• IIRH
  • POLÍTICA DE PRIVACIDADE E PROTEÇÃO DE DADOS
ASSINAR NEWSLETTER
Domingo, Setembro 24, 2023
  • Login
RHmagazine
  • RHmagazineLEIA AQUI GRATUITAMENTE!
    • Ler a RHmagazine Digital GRATUITAMENTE
    • Saiba mais sobre a RHmagazine
    • Arquivo de edições
    • Assinar a RHmagazine (papel)
  • MERCADO RH
    • NOTÍCIAS DO MERCADO RH
    • AGENDA DE EVENTOS
    • PASSAPORTE
    • PESSOAS
    • CRÓNICAS & OPINIÃO
  • ESTRATEGIA
    • RECRUTAMENTO & ONBOARDING
    • APRENDIZAGEM, FORMAÇÃO E COACHING
    • SAÚDE E BEM ESTAR
    • COMPENSAÇÃO & REMUNERAÇÃO
    • SOFTWARES RH
    • DIREITO DO TRABALHO
    • TENDÊNCIAS RH
    • GESTÃO DA CARREIRA RH
    • ARTIGOS TÉCNICOS
  • PESSOAS
  • Newsletter
  • GUIARH
  • Webinars & Guias
    • Webinars
    • Guias, ebooks e estudos
  • FormaçãoRH
  • Quem somos
No Result
View All Result
RHmagazine
No Result
View All Result

Descubra como mudaram os trabalhadores portugueses numa década

Os trabalhadores portugueses são mais velhos, mais qualificados e estão cada vez mais longe das profissões tradicionais.

IIRH Por IIRH
31 de Maio, 2023
em MERCADO RH
0
Trabalhadores Portugueses
8
Partilhas
84
Visualizações

OUniverso de trabalhadores com qualificação superior aumentou 8% em Portugal, entre 2011 e 2021. A presença de licenciados no mercado de trabalho cresceu transversalmente em todas as profissões qualificadas, mas também nas áreas das vendas e “outras profissões elementares”, como estafetas, bagageiros e distribuidores, traçando um cenário de sobre qualificação do emprego.

De acordo com o Instituto Nacional de Estatística (INE), no mesmo período, Portugal também aumentou a taxa de feminização do emprego. Estas são boas notícias, em matéria de qualificação e emprego, que decorrem da análise dos resultados definitivos do XVI Recenseamento Geral da População e VI Recenseamento Geral da Habitação – Censos 2021, divulgados no dia 23 de maio pelo Instituto Nacional de Estatística.

No entanto, o documento também identifica más notícias. Se é verdade que os “Especialistas das atividades intelectuais e científicas” foram, no período analisado pelo INE, o grupo profissional em que se verificou o maior crescimento da população empregada (3,3 p.p.), importa destacar que o segundo grupo com maior aumento foi o dos trabalhadores não qualificados que passou a representar 15,4% da população empregada no país.

O aumento da escolaridade – traduzido não só no reforço da população com ensino superior, mas também secundário e pós-secundário – foi uma das principais alterações com impacto no panorama do mercado de trabalho nacional entre 2011 e 2021. Durante este período, a percentagem da população com 15 ou mais anos detentora de qualificação superior aumentou de 13,9% para 19,8%.

 

População empregada com 15 ou mais anos por nível de escolaridade

População empregada por grupo profissional | Fonte: INE/Expresso

Restringindo a análise apenas ao universo da população empregada em 2021, os dados dos Censos 2021 mostram que a proporção com ensino superior ascendia a 30,3%. Um crescimento de 8,0 p.p. face aos 22,3% apurados em 2011.

Este incremento da população empregada com ensino superior foi transversal a todos os grupos profissionais, mas assumiu particular relevo no grupo dos “Representantes do poder legislativo e de órgãos executivos, dirigentes, diretores e gestores executivos” (18,6 p.p.), no “Pessoal administrativo” (11,8 p.p.) e nos “Técnicos e profissões de nível intermédio” (11,2 p.p.).

População empregada por nível de escolaridade

População empregada por nível profissional | Fonte: INE/Expresso

Os “Especialistas das atividades intelectuais e científicas” foram o grupo profissional que registou maior o maior crescimento da população empregada (3,3 p.p.). Mas merece também destaque o grupo dos “Especialistas em finanças e contabilidade” (151,8%), onde se incluem profissões como contabilistas, consultor financeiro, analista financeiro e o grupo dos “Especialistas em organização administrativa” (136,9%), que registaram crescimentos na última década muito significativos.

Já no grupo dos “Técnicos e profissões de nível intermédio” os acréscimos mais significativos ocorreram nos “Técnicos e assistente de veterinários” (165,2%) e nos “Técnicos de atividade física e de desporto” (91,1%).

 

Grupo dos “não qualificados” ganha peso na população empregada

Mas nem tudo é céu azul e os dados do organismo oficial de estatística, que esta terça-feira completa 88 anos de vida, mostram que a percentagem de “Trabalhadores não qualificados” entre a população empregada também aumentou no período considerado, passando a representar 15,4% (mais 2,3 p.p. do que em 2011).

Neste grupo, há a destacar o reforço expressivo de algumas profissões “não qualificadas”, como os “Assistentes de preparação de refeições” (281,8%), que inclui as profissões de “Preparador de refeições rápidas” e “Ajudante de cozinha”.

População empregada por grupo profissional

População empregada por grupo profissional | Fonte: INE/Expresso

Em sentido inverso, o maior decréscimo da população empregada observou-se no grupo dos “Trabalhadores qualificados da indústria, construção e artífices” (-2,1 p.p.), registando-se também uma redução do número de operadores de instalações e máquinas e trabalhadores da montagem, nos profissionais da agricultura e pescas e das forças armadas.

“Os decréscimos mais significativos foram registados em algumas profissões relacionadas com a agricultura e a criação de animais, com quebras acima dos 80%, como sejam Agricultor e criador de animais de produção combinada, de subsistência e Diretores de produção na agricultura, produção animal, floresta e pesca”, sinaliza o INE.

Sobre qualificados para a função

Paralelamente, os dados apontam para um aumento significativo da população com escolaridade superior nos “Empregados de escritório, secretários em geral e operadores de processamento de dados” (14,4 p.p.) e no “Pessoal de apoio direto a clientes” (12,5 p.p.), onde se incluem as profissões “Empregado dos centros de chamadas” (call-center) e rececionistas. No mesmo período, indica o INE, assistiu-se ainda ao acréscimo de trabalhadores com ensino superior nos “Vendedores” e em “Outras profissões elementares”, onde se incluem, por exemplo, estafetas, bagageiros e distribuidores. Segundo o organismo de estatística, este reforço “pode indiciar alguma sobre qualificação do emprego”.

Outro aspeto que os dados dos Censos 2021 também confirma é o envelhecimento da população empregada em Portugal. Numa década, a idade média da população empregada no país subiu de 41,4 anos, em 2011, para 44,2 anos, em 2021, o que traduz o progressivo envelhecimento da população residente. A análise detalhada por profissão aponta o grupo dos “Professores” como aquele que restou maior aumento da idade média para 48,7 anos, mais 6,9 anos do que em 2011. O subgrupo “Professor dos ensinos básico (2º e 3º ciclos) e secundário” registavam em 2021 com uma média etária de 50,2 anos (42,8 anos, em 2011).

A desagregação dos indicadores por género mostra também que as mulheres ganharam peso na população empregada face a 2011. O efeito é mais notório em grupos como o dos “Representantes do poder legislativo e de órgãos executivos, dirigentes, diretores e gestores executivos” (+8,3%) e no grupo “Técnicos e profissões de nível intermédio” (+5,4%).

Por último, os Censos 2021 lançam um sinal de alerta: o mercado de trabalho está mais polarizado. Na última década, vinca o INE, “a população empregada entre os 15 e 29 anos aumentou principalmente em dois grupos profissionais, o dos ‘Especialistas das atividades intelectuais e científicas’ (de 16,1% para 19,2%) e o dos “Trabalhadores não qualificados” (de 11,8% para 15,6%)”, sinal de que de uma alguma polarização no mercado de trabalho neste grupo etário, a que é preciso estar atento.

 


Siga-nos no LinkedIn, Facebook, Instagram e Twitter e assine aqui a nossa newsletter para receber as mais recentes notícias do setor a cada semana!

Mais sobre envelhecimentoINEpopulação ativaprofissões qualificadas
Notícia anterior

Merkle vai contratar 120 trabalhadores até ao final do ano

Notícia seguinte

Conheça Gisela Ventura: a nova Head of People na Score Consulting

Notícia seguinte
Score

Conheça Gisela Ventura: a nova Head of People na Score Consulting

Leia aqui a ultima edição

Últimas entradas

People Analytics

Como assegurar os objetivos de Recursos Humanos deste ano?

Por IIRH
22 de Setembro, 2023
0

As exigências e necessidades dos colaboradores organizacionais...

Great Place to Work

Great Place to Work reconhece 150 empresas como “Best Workplaces Europa” em 2023

Por IIRH
22 de Setembro, 2023
0

A Great Place to Work (GPTW) anunciou...

formação

Um em cada três portugueses aprendeu através de formação online em 2022

Por IIRH
22 de Setembro, 2023
0

A Fundação José Neves (FJN) apresentou recentemente...

Flexibilidade no trabalho é “novo normal”, segundo a Business Round Table

Coverflex prepara uma nova edição do estudo sobre o mercado do trabalho

Por IIRH
22 de Setembro, 2023
0

Quantas horas trabalha por dia? Qual é...

Agile

Hugo Lourenço, Agile Thinkers: “A pessoa que cuida da organização, também cuida dos seus clientes”

Por Guilherme Lopes
21 de Setembro, 2023
0

Entre 22 e 26 de setembro realiza-se...

Cegid: Compromisso com Clientes e Parceiros e IA Generativa como aliada

Cegid: Compromisso com Clientes e Parceiros e IA Generativa como aliada

Por Ana Silva
21 de Setembro, 2023
0

A Cegid, soluções de gestão baseadas na...

VEJA MAIS

Compensação

Agenda de Eventos RH

10 Out

Global Talent Day 2023

Terça-feira, Fórum Tecnológico da Lispolis
EVENT DETAIL
23 - 24 Nov

People Analytics Day

Quinta-feira, Lisboa
EVENT DETAIL
No event found!

Siga-nos nas Redes Socias

O IIRH-Instituto de Informação em Recursos Humanos é o mais importante ponto de encontro do setor da Gestão de Pessoas de Portugal e é detentor da marca RHmagazine. No IIRH proporcionamos interações relevantes aos profissionais de Recursos Humanos, a empresas fornecedoras do setor e a estudiosos da área. Somos inovadores e influentes, criamos conhecimento através dos nossos Estudos e Publicações (RHmagazine, Guias práticos e eBooks) e proporcionamos experiências diferenciadoras de networking nos nossos eventos físicos (Fórum RH, Global Talent Day e Prémios RH) e digitais (webinares). 

Compartilhamos informações transformadoras para as empresas. Facilitamos o networking , criamos oportunidades!  

Somos 100% RH há 28 anos!

Acompanhe-nos nas Redes Socias

Twitter Facebook-f Youtube Instagram Linkedin

© 2020 IIRH. All rights reserved.

Made with ❤ by JCG

No Result
View All Result
  • RHmagazine
    • Ler a RHmagazine Digital GRATUITAMENTE
    • Saiba mais sobre a RHmagazine
    • Arquivo de edições
    • Assinar a RHmagazine (papel)
  • MERCADO RH
    • NOTÍCIAS DO MERCADO RH
    • AGENDA DE EVENTOS
    • PASSAPORTE
    • PESSOAS
    • CRÓNICAS & OPINIÃO
  • ESTRATEGIA
    • RECRUTAMENTO & ONBOARDING
    • APRENDIZAGEM, FORMAÇÃO E COACHING
    • SAÚDE E BEM ESTAR
    • COMPENSAÇÃO & REMUNERAÇÃO
    • SOFTWARES RH
    • DIREITO DO TRABALHO
    • TENDÊNCIAS RH
    • GESTÃO DA CARREIRA RH
    • ARTIGOS TÉCNICOS
  • PESSOAS
  • Newsletter
  • GUIARH
  • Webinars & Guias
    • Webinars
    • Guias, ebooks e estudos
  • FormaçãoRH
  • Quem somos

© 2020 IIRH - All rights reserved. (function(e,t,o,n,p,r,i){e.visitorGlobalObjectAlias=n;e[e.visitorGlobalObjectAlias]=e[e.visitorGlobalObjectAlias]||function(){(e[e.visitorGlobalObjectAlias].q=e[e.visitorGlobalObjectAlias].q||[]).push(arguments)};e[e.visitorGlobalObjectAlias].l=(new Date).getTime();r=t.createElement("script");r.src=o;r.async=true;i=t.getElementsByTagName("script")[0];i.parentNode.insertBefore(r,i)})(window,document,"https://diffuser-cdn.app-us1.com/diffuser/diffuser.js","vgo"); vgo('setAccount', '610690736'); vgo('setTrackByDefault', true); vgo('process');

Welcome Back!

Login to your account below

Forgotten Password?

Retrieve your password

Please enter your username or email address to reset your password.

Log In

Add New Playlist