Em operação desde meados de 2016, a Gamefic é uma solução que promove as interações profissionais, através de técnicas de jogos que visam aumentar o engagement das equipas e ampliar resultados, usando a inteligência artificial.
Com origem no Brasil, a empresa chega agora a Portugal com o objetivo de transformar o ambiente corporativo. A gamificação tem vindo a conquistar o mundo profissional, graças à sua versatilidade, seja para promover o engagement, maximizar produtividade, ou como ferramenta motivacional. Fomos falar com Eduardo Continentino, business partner da Gamefic em Portugal e África, para ficarmos a conhecer melhor estas soluções lúdicas.
A Gamefic surgiu no Brasil e integra agora o mercado português e angolano. Antes de mais, o que traz a Gamefic às empresas? De que forma podem ser usados estes jogos para aumentar o engagement das equipas e a produtividade?
A Gamefic é uma solução gamificada, que auxilia na gestão, promovendo o engagement e a melhoria de performance nas diversas equipas da empresa. Através de elementos lúdicos, estímulos e recompensas, a plataforma cria um ambiente de competição saudável entre os colaboradores, estimulando as equipas a estarem em constante melhoria de desempenho.
A Gamefic permite feedbacks instantâneos, formações e comunicação efetiva entre líderes e liderados, criando uma cultura de alta performance e resultado. Com colaboradores mais envolvidos e um ambiente culturalmente competitivo, há um consequente aumento nos resultados, principalmente no atual momento da consolidação do home office.
Que tipo de jogos e de formações estão disponíveis? Cada jogo tem um objetivo diferente?
São diferentes temas de jogos, como corrida, surf ou zumbies. Todos partem da premissa básica de estar no pódio no final do percurso, sendo o objetivo macro definido através de missões. Enquanto isso, os líderes definem as metas e KPIs, de acordo com a necessidade da empresa, para que os jogadores façam progresso dentro do jogo, de acordo com os objetivos estipulados.
As formações são uma das principais funcionalidades da plataforma. Permite que o gestor ou a área de Formação e Desenvolvimento do RH possam realizar o feed de conteúdos desenvolvidos especificamente para uma necessidade, ou até mesmo importar conteúdos genéricos do YouTube. Além disso, pode ser criado na própria ferramenta, de maneira fácil e intuitiva, um quiz, dentro do conceito de micro learning.
No vosso site, lê-se: «A ferramenta analisa o perfil do utilizador, sendo capaz de entender os seus padrões de utilização. Dessa forma, o sistema recolhe informações importantes para conseguir auxiliar os gestores nas suas tomadas de decisão.» O objetivo é, então, que um gestor possa ficar a conhecer melhor o seu colaborador, ao mesmo tempo que promove a interação entre equipas?
Exatamente. É através da Inteligência Artificial contida na plataforma que, com o uso, a ferramenta consegue captar dados e informações para gerar relatórios de performance das equipas. Isso permite que gestores possam analisaras suas equipas sob a perspetiva de dados. Ou seja, uma análise muito mais específica e objetiva, que auxilia nos feedbacks.
Quais são os objetivos da Gamefic para Portugal? Trabalham com todo o tipo de empresas? Seja a nível de dimensão ou setor?
Ao trazermos a Gamefic para Portugal, temos como objetivo oferecer às empresas e profissionais de RH uma ferramenta já testada por várias empresas de pequena, média e grande dimensão no Brasil, que oferece uma solução completa de gamificação a um custo justo, e de implementação rápida, pois já temos os principais softwares de gestão ERP integrados à nossa plataforma. Por isso, qualquer empresa em Portugal, de todo o tamanho ou setor, poderá criar engagement e melhor comunicar com os seus colaboradores, aumentando consequentemente a motivação e a performance.
Em que é que a Gamefic pode ser vantajosa, quando comparada a outras opções de interação entre equipas e de aumento de engagement?
A Gamefic tem algumas vantagens exclusivas, como: realidade aumentada, inteligência artificial, loja para troca de itens, diferentes temas de jogos e uma ferramenta toda pensada a partir de técnicas de User Experience (UX). Ou seja, é uma plataforma idealizada para ser de fácil e agradável utilização. Além disso, por ser multiplataforma, permite que o seu acesso seja feito via aparelhos móveis, desktop ou grandes ecrãs para ambientes abertos, como os Call Centers.
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