• IIRH
  • POLÍTICA DE PRIVACIDADE E PROTEÇÃO DE DADOS
ASSINAR NEWSLETTER
Segunda-feira, Junho 27, 2022
  • Login
RHmagazine
  • RHmagazineAssine aqui!
    • Apresentação
    • Arquivo de edições
    • Assinatura da revista
    • ÁREA PESSOAL – Assinatura RHM Digital
  • MERCADO RH
    • COVID19
    • NOTÍCIAS DO MERCADO RH
    • AGENDA DE EVENTOS
    • PASSAPORTE
    • PESSOAS
    • CRÓNICAS & OPINIÃO
  • ESTRATEGIA
    • RECRUTAMENTO & ONBOARDING
    • APRENDIZAGEM, FORMAÇÃO E COACHING
    • SAÚDE E BEM ESTAR
    • COMPENSAÇÃO & REMUNERAÇÃO
    • SOFTWARES RH
    • DIREITO DO TRABALHO
    • TENDÊNCIAS RH
    • GESTÃO DA CARREIRA RH
    • ARTIGOS TÉCNICOS
  • PESSOAS
  • Newsletter
  • GUIARH
  • Webinars & Guias
    • Webinars
    • Guias, ebooks e estudos
  • FormaçãoRH
  • Quem somos
No Result
View All Result
RHmagazine
No Result
View All Result

ESTUDO: Políticas de D&I são (largamente) reconhecidas como alavancas para o sucesso global das empresas

IIRH Por IIRH
20 de Junho, 2022
em GESTÃO DA CARREIRA RH, TENDÊNCIAS RH
0
EXCLUSIVO: Diversidade e inclusão: O que está a falhar nas empresas?
8
Partilhas
88
Visualizações

A Michael Page, empresa de recrutamento especializado, realizou o estudo “Diversidade & Inclusão: A influência da Sociedade nas Políticas de Diversidade”, com o objetivo de analisar as políticas de diversidade das empresas em Portugal e perceber até que ponto são inclusivas. Através deste estudo procurou-se também compreender se a recente pandemia da COVID-19 teve influência nas políticas de diversidade.

Analisando a influência da sociedade na política das empresas, o estudo conclui que uma elevada percentagem de inquiridos (69,1%) considera que a sua empresa se preocupou com a gestão da diversidade nos últimos dois anos. Apesar de 42% considerar que a diversidade é uma parte importante da cultura corporativa, apenas 26,5% refere que a sua organização lançou efetivamente programas e iniciativas, e 22,8% indica que ainda não o fez, embora esteja nos planos da empresa.

Sobre as razões pelas quais as empresas ainda não terem o seu foco na diversidade e na gestão da diversidade, 40% afirma que o tema não tem interesse e não traz valor acrescentado para a organização, enquanto 30% atribui ao facto de não saber como abordar a questão.

O estudo conclui que mais de metade dos inquiridos (64,5%) tem conhecimento sobre a estratégia da sua empresa relativamente às iniciativas de diversidade e inclusão, sendo que 58,3% refere o departamento de Recursos Humanos como o principal implementador das ações, seguindo-se os elementos da Gestão Sénior (diretores e outros responsáveis).

58,3% refere o departamento de Recursos Humanos como o principal implementador das ações [de D&I]

No que diz respeito às atividades promovidas no âmbito da Diversidade e Inclusão, 89,3% refere o equilíbrio de género. Segue-se a integração de pessoas com diferentes backgrounds culturais (73,8%) e a empregabilidade de pessoas de várias idades, referida por 71,4%. Mais de metade dos entrevistados (56%) menciona ainda a integração de pessoas com incapacidade e 32,1% a contratação de pessoas com background LGBT.

Álvaro Fernandez, diretor-geral da Michael Page em Portugal, refere: “Criar uma equipa diversificada não chega; é preciso também criar uma cultura aberta enquanto empresa. Os debates recentes na sociedade tiveram inquestionavelmente uma influência nesta matéria. Outra razão é a globalização do mercado de trabalho. Os mercados de venda de muitas empresas são internacionais. Uma cultura diversificada e inclusiva ajuda as organizações que desenvolvem a sua atividade também no estrangeiro. Em simultâneo, as organizações que apostam na diversidade são geralmente mais bem sucedidas. Os estudos mostram que as empresas com equipas de gestão diversificadas têm 19% mais receitas graças à inovação“.

Confrontados sobre a divulgação da política de diversidade no processo de recrutamento de novos colaboradores, 46,4% responde afirmativamente, enquanto 42% desconhece essa comunicação.

Entre os suportes de comunicação mais utilizados nas mensagens sobre diversidade, 59% refere que constam da declaração de missão da empresa e também dos seus programas e iniciativas. Mais de metade (56,4%) refere que a informação é transmitida durante a entrevista de trabalho e 48,7% refere as redes sociais.

Defendendo a necessidade de as empresas promoverem a diversidade a nível interno, o estudo revela que os modelos flexíveis de horário de trabalho e as iniciativas para promover o equilíbrio entre vida profissional e pessoal são as mais apontadas (64,3%). A comunicação de iniciativas de diversidade (internet e intranet, brochuras, workshops internos, palestras em conferências e publicações) surge como a segunda forma mais utilizada (54,8%), seguindo-se a formação e incentivo de equipas interculturais. A reestruturação dos processos de recrutamento (por exemplo, reformulação dos anúncios de emprego, adaptação do processo de candidatura e do processo de seleção) é referida por 28,6% e os programas de mentoring e intercâmbio internacional de colaboradores por 27, 4%, em ex aequo.

Quanto ao sucesso e mudanças alcançadas pela empresa através de iniciativas de gestão da diversidade, a maioria dos entrevistados (54,2%) refere a melhoria de imagem e employer branding, ou seja, a atratividade da empresa para os candidatos. São ainda referidos outros aspetos como a abertura de novos mercados/clientes por 25,3% dos inquiridos e a respetiva retenção de clientes e fornecedores de serviços (21,7%). A nível interno, a motivação dos colaboradores, um ambiente de trabalho mais estimulante e a mudança da cultura corporativa, são as principais vantagens reveladas pelo estudo.

O estudo conclui ainda que a avaliação do sucesso das iniciativas de gestão da diversidade se baseia fundamentalmente em estudos junto dos colaboradores (83%), seguindo-se as análises de ratios (58,3%) e entrevistas com colaboradores (30,6%).

Quando questionados sobre os principais benefícios que a empresa espera obter com a gestão da diversidade nos próximos dois anos, o aumento da satisfação do colaborador é o aspeto mais referido, por mais de metade dos inquiridos, seguido da atração que a empresa pode representar para captar novos talentos. A maioria (95,1%) considera que a gestão da diversidade contribui para o sucesso (global) da sua empresa e apenas 4,9% afirma não considerar relevante.

A maioria (95,1%) considera que a gestão da diversidade contribui para o sucesso (global) da sua empresa

Na abordagem sobre como a empresa gere a diversidade durante o processo de seleção de candidatos, o estudo apresenta as seguintes conclusões: 75,4% verifica as competências dos candidatos em relação às competências de negócios relevantes para evitar discriminação; 31,1% tem um processo de candidatura a emprego anónimo, e menos de 10% usa um sistema de cotas para ser mais representativo da sociedade.

O estudo sublinha ainda que a inclusão é uma parte importante da visão da empresa, comprovada pela maioria (98,8%). No entanto, o significado do conceito de inclusão é interpretado de diferentes formas pelos inquiridos. Segundo o estudo, 66,3% refere-se à inclusão como tratar todos os funcionários com respeito; para 58,8% trata-se de um ambiente de trabalho livre de assédio, intimidação e discriminação; 42,5% associa a um ambiente de trabalho em que diferentes ideias e perspetivas são valorizadas e 40% defende que se trata de um ambiente em que os colaboradores se podem expressar como realmente são.

A promoção de uma cultura inclusiva no local de trabalho varia também na sua forma. 57% afirma que as questões sobre inclusão são parte integrante dos estudos de satisfação de colaboradores; 53% refere as políticas de antidiscriminação estabelecidas, transparentes para todos; e 38% indica a intervenção por parte dos gestores na promoção ativa da inclusão.

Quando analisado o efeito da crise de saúde nos programas de D&I, 41% afirmam ter tido impacto e 61,9% indicam que as prioridades da empresa se alteraram no contexto da pandemia, nomeadamente na alteração do scope das ações, adiamento e cancelamento de iniciativas.

As conclusões do estudo no que diz respeito à contratação de funções de D&I acompanham a tendência europeia (67% de crescimento) na EMEA. Os cargos que registam maior crescimento são os de liderança (77%), designadamente Director of Diversity, Diversity Officer e Head of Diversity, refletindo o desejo das organizações de construir futuras equipas de D&I começando com a posição sénior e abrindo caminho para a criação de funções juniores.

Siga-nos no LinkedIn, Facebook, Instagram e Twitter e assine aqui a nossa newsletter para receber as mais recentes notícias do setor a cada semana!

Mais sobre Diversidade e inclusãoestudoMichael PageMichael Page PortugalPolíticas de diversidade e inclusãoTendências 2022
Notícia anterior

Recrutar de forma “agile”… O que ter em conta?

Notícia seguinte

Conheça Bruno Ferrão, o novo Diretor de Serviços & Nearshore da Neotalent

Notícia seguinte
Conheça Bruno Ferrão, o novo Diretor de Serviços & Nearshore da Neotalent

Conheça Bruno Ferrão, o novo Diretor de Serviços & Nearshore da Neotalent

Deixe uma resposta Cancelar resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Assine aqui

Últimas entradas

EDP distinguida como empresa familiarmente responsável

Já se sabe quais as marcas portuguesas mais valiosas em 2022. EDP ocupa o 1.º lugar

Por IIRH
24 de Junho, 2022
0

A Consultora OnStrategy apresenta os resultados do...

OPINIÃO: Da Produtividade para a UltraProdutividade

Portugal está entre os países da UE com rendimentos e produtividade mais baixos. Estarão estes dois indicadores correlacionados?

Por Ana Rita Maciel
24 de Junho, 2022
0

Este ano, a nova edição do “Estado da...

OPINIÃO: Formação: missão, solução ou objeção?

Saiba como tirar o maior partido do investimento em programas de reskilling e/ou upskilling

Por IIRH
24 de Junho, 2022
0

​Mais do que viabilizar a aprendizagem de...

Sente a sua produtividade a decrescer? Fique a par destas 5 estratégias para fazer uma melhor gestão do tempo

Sente a sua produtividade a decrescer? Fique a par destas 5 estratégias para fazer uma melhor gestão do tempo

Por IIRH
24 de Junho, 2022
0

A GoodHabitz, plataforma de e-learning, sugere cinco...

Escritórios não fazem parte dos planos desta tecnológica – que quer duplicar equipa 100% remota até ao final do ano

Escritórios não fazem parte dos planos desta tecnológica – que quer duplicar equipa 100% remota até ao final do ano

Por IIRH
23 de Junho, 2022
0

A Alts Digital espera contratar pelo menos...

VEJA MAIS

Compensação

Siga-nos

Junho 2022
Jun 27 2022

Conferência Compensação: muito mais do que salário

Auditório da Lispolis - Lisboa
Jun 27 - 28 2022

Formação: Recrutamento e Seleção de Talento

Jun 27 - 28 2022

Formação: RGPD, Código do Trabalho e Gestão de Pessoas

Jun 28 - 29 2022

Formação: Organização pessoal e Gestão do Tempo com Outlook

Jun 29 - 30 2022

Formação: 007. Missão Teletrabalho (Im)Possível

Jun 29 - 30 2022

Formação: Plano de Formação e a sua Avaliação

Jun 29 - 30 2022

Formação: Data Driven Recruitment Marketing

Jun 30 2022 - Jul 01 2022

Formação: Otimização fiscal das remunerações

Setembro 2022
Set 23 - 27 2022

Conferência eXperience Agile Week

Outubro 2022
Out 20 - 21 2022

Formação: Design Thinking e Agile na Gestão de RH

Out 25 2022

Global Talent Day 2022

Auditório da Lispolis - Lisboa
Novembro 2022
Nov 07 - 08 2022

Formação: Gestão Administrativa dos RH

No event found!
Load More

O IIRH-Instituto de Informação em Recursos Humanos é o mais importante ponto de encontro do setor da Gestão de Pessoas de Portugal. Proporcionamos interações relevantes aos profissionais de Recursos Humanos, a empresas fornecedoras do setor e a estudiosos da área. Somos inovadores e influentes, criamos conhecimento através dos nossos Estudos e Publicações (RHmagazine, Guias práticos e eBooks) e proporcionamos experiências diferenciadoras de networking nos nossos eventos físicos (Fórum RH, Global Talent Day e Prémios RH) e digitais (webinares). 

Compartilhamos informações transformadoras para as empresas. Facilitamos o networking , criamos oportunidades!  

Somos 100% RH há 26 anos!

Twitter Facebook-f Youtube Instagram Linkedin

© 2020 IIRH. All rights reserved.

Made with ❤ by JCG

No Result
View All Result
  • RHmagazine
    • Apresentação
    • Arquivo de edições
    • Assinatura da revista
    • ÁREA PESSOAL – Assinatura RHM Digital
  • MERCADO RH
    • COVID19
    • NOTÍCIAS DO MERCADO RH
    • AGENDA DE EVENTOS
    • PASSAPORTE
    • PESSOAS
    • CRÓNICAS & OPINIÃO
  • ESTRATEGIA
    • RECRUTAMENTO & ONBOARDING
    • APRENDIZAGEM, FORMAÇÃO E COACHING
    • SAÚDE E BEM ESTAR
    • COMPENSAÇÃO & REMUNERAÇÃO
    • SOFTWARES RH
    • DIREITO DO TRABALHO
    • TENDÊNCIAS RH
    • GESTÃO DA CARREIRA RH
    • ARTIGOS TÉCNICOS
  • PESSOAS
  • Newsletter
  • GUIARH
  • Webinars & Guias
    • Webinars
    • Guias, ebooks e estudos
  • FormaçãoRH
  • Quem somos

© 2020 IIRH - All rights reserved. (function(e,t,o,n,p,r,i){e.visitorGlobalObjectAlias=n;e[e.visitorGlobalObjectAlias]=e[e.visitorGlobalObjectAlias]||function(){(e[e.visitorGlobalObjectAlias].q=e[e.visitorGlobalObjectAlias].q||[]).push(arguments)};e[e.visitorGlobalObjectAlias].l=(new Date).getTime();r=t.createElement("script");r.src=o;r.async=true;i=t.getElementsByTagName("script")[0];i.parentNode.insertBefore(r,i)})(window,document,"https://diffuser-cdn.app-us1.com/diffuser/diffuser.js","vgo"); vgo('setAccount', '610690736'); vgo('setTrackByDefault', true); vgo('process');

Welcome Back!

Login to your account below

Forgotten Password?

Retrieve your password

Please enter your username or email address to reset your password.

Log In