ASSINAR NEWSLETTER
Domingo, Agosto 2, 2026
  • Login
RHmagazine
  • RHmagazineLEIA AQUI GRATUITAMENTE!
    • Ler a RHmagazine Digital GRATUITAMENTE
    • Saiba mais sobre a RHmagazine
    • Arquivo de edições da RHmagazine
    • Assinar a RHmagazine (papel)
  • ATUALIDADE
    • MERCADORH
      • NOTÍCIAS DO MERCADORH
      • PESSOASRH
      • PASSAPORTE
      • CRÓNICAS & OPINIÃO
      • MERCADO DOS BENEFÍCIOS by Edenred
    • ESTRATÉGIA
      • RECRUTAMENTO & ONBOARDING
      • APRENDIZAGEM, FORMAÇÃO E COACHING
      • SAÚDE E BEM ESTAR
      • COMPENSAÇÃO & REMUNERAÇÃO
      • SOFTWARES RH
      • DIREITO DO TRABALHO
      • TENDÊNCIAS RH
      • GESTÃO DA CARREIRA RH
      • ARTIGOS TÉCNICOS
  • EVENTOSRH
    • EVENTOS ONLINE WEBINARS
    • EVENTOS PRESENCIAIS
  • BIBLIOTECARH
    • GUIAS | EBOOKS | ESTUDOS
    • PODCASTS
  • FORNECEDORESRH
  • FormaçãoRH
  • Sobre nós
No Result
View All Result
RHmagazine
No Result
View All Result

EXCLUSIVO: Bem-estar – a resposta necessária aos desafios do Trabalho Remoto

IIRH Por IIRH
1 de Janeiro, 2021
em ARTIGOS TÉCNICOS, SAÚDE E BEM-ESTAR
0
7 dicas para obter a felicidade

Pessoas felizes fazem mais, melhor e durante mais tempo

57
Partilhas
511
Visualizações


Por: Tânia Santos
Happiness Manager da
Decode

 

Mais do que nunca e face aos desafios e mudanças com os quais somos confrontados, a implementação de estratégias que visam melhorar o bem-estar e o desenvolvimento dos colaboradores é urgente e este deverá ser um dos maiores focos das empresas neste momento. Afinal, e de acordo com diversos estudos, colaboradores felizes e realizados são a chave para o crescimento das mesmas.

 

Covid-19: as novas regras do jogo

Com a pandemia, as empresas foram obrigadas a aderir de um momento para o outro ao trabalho remoto. Os colaboradores viram-se de forma repentina e sem qualquer tipo de pré-aviso, expostos a um estilo de vida muito diferente e para o qual não estavam nem nunca foram preparados.

Como qualquer mudança que acontece na nossa vida, primeiro sentimos um desconforto enorme e somos expostos às incertezas, medos e resistências geradas pelo que nos é ainda desconhecido. Mas o processo de adaptação tem várias fases e a verdade é que grande parte das vezes, para não dizer sempre, as mudanças depois de ultrapassada a zona de desconforto revelam-se como verdadeiras oportunidades de crescimento. Seria ingénuo pensar que desta vez será diferente e que depois de tudo iremos querer voltar ao que era a nossa realidade.

 

Trabalho remoto: ultrapassar os desafios e acolher o Futuro

Segundo um estudo recente feito em Portugal pela Faculdade de Ciências Empresariais e Sociais da Universidade Europeia, parece que o futuro chegou mais cedo do que se previa e trouxe consigo novos desafios e oportunidades. De acordo com o mesmo, uma grande parte dos profissionais portugueses encontra-se bastante satisfeita com o trabalho remoto e as vantagens que este traz, no entanto, a preferência recai sobre um regime de trabalho misto. As principais causas apresentadas para justificar esta preferência, assentam no facto de, num regime de trabalho 100% remoto, se verem suprimidas algumas das necessidades básicas humanas mais importantes. Quando isto acontece, verifica-se o aumento de casos em que se experiencia solidão e isolamento social, dificuldade de separar a vida profissional e pessoal e o sentimento de falta de apoio e contribuição, que quando não controlados podem vir a dar origem a uma maior desmotivação, stress e falta de engajamento com a equipa e a empresa.

 

Tempos de mudança e evolução

Apesar dos desafios e da falta de preparação ainda sentida por muitos, não podemos descartar na totalidade um regime de trabalho que traz consigo imensas vantagens para todos os envolvidos. Isso seria aceitar não progredir e não abraçar a oportunidade dos colaboradores, das empresas, e até dos próprios Governos, arranjarem formas eficazes de solucionar alguns dos maiores problemas e desafios da sociedade atual. Por exemplo, o ganho considerável de tempo, a melhoria da qualidade de vida, o aumento da produtividade, a redução do absentismo, redução de custos de todos os envolvidos, maior igualdade de oportunidades de trabalho, descentralização e redução dos níveis de poluição.

É, portanto, importante que as empresas comecem a arranjar rapidamente soluções para os desafios que o trabalho remoto apresenta uma vez que, e tal como a Teoria da Evolução de Darwin defende, “aquele que sobrevive não é necessariamente o mais forte e, sim, o que melhor se adapta às condições do ambiente em que vive”.

 

Bem-estar e Felicidade no trabalho: o melhor aliado

Há alguns anos para cá, e cada vez mais, a importância e o impacto positivo do bem-estar e da felicidade aplicados num ambiente profissional, vem a ser debatida e a sua eficácia comprovada.

Vários estudos nesta área, já demonstraram que colaboradores que experienciam um maior nível de bem-estar no trabalho são mais criativos, aprendem mais rápido, são mais resilientes, apresentam melhores níveis de motivação e produtividade, estão mais vinculados à empresa em que se encontram e apresentam melhores resultados.

Um estudo realizado por Ryan Howell e a sua equipa, em 2007, concluiu que o impacto positivo do bem-estar se estende também à saúde; contribuindo para um melhor funcionamento do sistema imunitário, aumentando a tolerância à dor e reduzindo os efeitos do stress, mostrando que os benefícios do bem-estar têm um impacto não só a nível individual, mas também a nível de custos globais associados à saúde.

Este efeito acaba por se estender e ter impacto nas mais diversas áreas da nossa vida, uma vez que a saúde é um dos principais fatores para nos sentirmos bem e produtivos. Por outro lado, para as empresas, vai representar a redução dos custos associados ao absentismo e indiretamente à obtenção de melhores resultados e equipas mais motivadas.

 

Como aplicar a Felicidade remotamente

Mas então de que forma é que o foco no bem-estar e felicidade dos colaboradores, pode e deve ser também utilizado para fazer frente aos desafios que se fazem sentir com a implementação do trabalho remoto?

A verdade é que ao se implementar e promover a difusão de estratégias e ferramentas que promovam o bem-estar, as empresas estarão a colaborar de forma direta e socialmente responsável para o desenvolvimento pessoal de cada um dos seus colaboradores, permitindo o acesso a conteúdo, experiências e novos paradigmas que irão ajudar a desenvolver e melhorar a inteligência emocional e competências como a comunicação, empatia e gratidão.

Este desenvolvimento permitirá uma melhor gestão emocional, um aumento da saúde mental e melhoria do bem-estar individual e coletivo, imprescindíveis para que cada um de nós consiga ultrapassar as maiores adversidades a que somos constantemente expostos, entre elas as que o trabalho remoto nos traz, como o sentimento de solidão, a falta de conexão e a sensação de desequilíbrio entre a vida profissional e pessoal.

 

Primeiro, vêm as pessoas

O futuro chegou e com ele trouxe a imposição de nos guiarmos por valores mais altos do que aqueles que têm regido a economia e o mundo corporativo até aqui. Cuidar e ajudar a proporcionar momentos de bem-estar, não é mais um termo novo e que está na moda. É uma necessidade básica e direito do ser humano e as empresas que mais rapidamente se adaptarem a esta nova realidade, irão certamente obter melhores resultados e crescer.

 

Mais sobre Artigobem estarFelicidade organizacionalGestão
Notícia anterior

Lola Normajean tem novo director criativo

Notícia seguinte

LA REDOUTE ajusta política de Recursos Humanos à nova realidade

Recomendamos

Responde a e-mails nas férias? Há cinco formas de evitar que isso aconteça

Responde a e-mails nas férias? Há cinco formas de evitar que isso aconteça

28 de Julho, 2026
Artigo técnico. Perceções de exploração organizacional: impacto no bem-estar dos trabalhadores

Artigo técnico. Perceções de exploração organizacional: impacto no bem-estar dos trabalhadores

28 de Julho, 2026
O direito a desligar não é uma sugestão. ACT deixa aviso aos empregadores

O direito a desligar não é uma sugestão. ACT deixa aviso aos empregadores

22 de Julho, 2026
Trabalho Híbrido e stress: conheça as origens do problema

As férias ainda nem começaram e já está de rastos? Eis cinco formas de reduzir o stress

17 de Julho, 2026
Conceição Carvalho, novobanco: “O bem-estar não é uma ação pontual. É parte da proposta de valor para os colaboradores”

Conceição Carvalho, novobanco: “O bem-estar não é uma ação pontual. É parte da proposta de valor para os colaboradores”

13 de Julho, 2026
O burnout é só a ponta do icebergue. Há outros três fenómenos a preocupar (e muito) as empresas

O burnout é só a ponta do icebergue. Há outros três fenómenos a preocupar (e muito) as empresas

9 de Julho, 2026
VEJA MAIS
Notícia seguinte
LA REDOUTE ajusta política de Recursos Humanos à nova realidade

LA REDOUTE ajusta política de Recursos Humanos à nova realidade

  • MAIS POPULARES
  • ÚLTIMAS
Academias de formação: da visão à transformação

Academias de formação: da visão à transformação

11 de Março, 2026
Carla Caracol assume liderança de RH de Engineering & Construction na Proman

Carla Caracol assume liderança de RH de Engineering & Construction na Proman

10 de Março, 2026
Já disponíveis as tabelas de retenção de IRS para 2026. Veja aqui!

Já disponíveis as tabelas de retenção de IRS para 2026. Veja aqui!

6 de Janeiro, 2026
Crónica: O que é isso de Mindset Digital? – por Catarina João Morgado, PwC’s Academy

Crónica. “Entre a crítica, a leveza e 100.000 pessoas a dançar”, por Catarina João Morgado

31 de Julho, 2026
“Simples, eficaz e integrada”: Michael Page aposta em marca única para reforçar resposta às empresas

“Simples, eficaz e integrada”: Michael Page aposta em marca única para reforçar resposta às empresas

31 de Julho, 2026
Tem uma proposta de emprego em vista? Nova funcionalidade da Coverflex quer garantir que não lhe escapa nenhum detalhe

Tem uma proposta de emprego em vista? Nova funcionalidade da Coverflex quer garantir que não lhe escapa nenhum detalhe

30 de Julho, 2026

Agenda de Eventos

Out 20
8:30 - 18:00

Global Talent Day 2026

Nov 3
Novembro 3 @ 8:00 - Novembro 5 @ 17:00

Conferência: Labour Law Day

Nov 4
Novembro 4 @ 8:00 - Novembro 6 @ 17:00

Conferência: Transparência Salarial

Nov 5
10:00 - 16:00

This Is Me- Associação Salvador

Nov 24
Novembro 24 @ 8:00 - Novembro 26 @ 17:00

Conferência: Total Rewards Day

Ver calendário
TODOS OS EPISÓDIOS AQUI

Passaporte

Novo ciclo no ISEG. Mário Caldeira assume presidência até 2030

Novo ciclo no ISEG. Mário Caldeira assume presidência até 2030

30 de Julho, 2026
A arquitetura do futuro é híbrida e desenha-se na S+A. Entrevista a Mafalda Carvalho

Mafalda Carvalho é a nova DRH da SER – Senior Exclusive Residences

28 de Julho, 2026
Gi Group Holding Portugal anuncia nova liderança. Saiba quem sucede a Thomas Marra

Gi Group Holding Portugal anuncia nova liderança. Saiba quem sucede a Thomas Marra

15 de Julho, 2026

Newsletter Semanal

  • 15.2k Fans
  • 3k Followers
  • 1.4k Subscribers

RHmagazine | Leia gratuitamente

Vídeos | Eventos by iiRH

https://www.youtube.com/watch?v=gaMUX4V0g_k
https://www.youtube.com/watch?v=2vJi28grd30&t=16s

assinatura da newsletter

O IIRH-Instituto de Informação em Recursos Humanos é o mais importante ponto de encontro do setor da Gestão de Pessoas de Portugal e é detentor da marca RHmagazine. No IIRH proporcionamos interações relevantes aos profissionais de Recursos Humanos, a empresas fornecedoras do setor e a estudiosos da área. Somos inovadores e influentes, criamos conhecimento através dos nossos Estudos e Publicações (RHmagazine, Guias práticos e eBooks) e proporcionamos experiências diferenciadoras de networking nos nossos eventos físicos (Fórum RH, Global Talent Day e Prémios RH) e digitais (webinares). 

Compartilhamos informações transformadoras para as empresas. Facilitamos o networking , criamos oportunidades!  

Somos 100% RH há 28 anos!

Acompanhe-nos nas Redes Socias

Twitter Facebook-f Youtube Instagram Linkedin

© 2020 IIRH. All rights reserved.

Made with ❤ by JCG

Welcome Back!

Login to your account below

Forgotten Password?

Retrieve your password

Please enter your username or email address to reset your password.

Log In

Add New Playlist

No Result
View All Result
  • RHmagazine
    • Ler a RHmagazine Digital GRATUITAMENTE
    • Saiba mais sobre a RHmagazine
    • Arquivo de edições da RHmagazine
    • Assinar a RHmagazine (papel)
  • ATUALIDADE
    • MERCADORH
      • NOTÍCIAS DO MERCADORH
      • PESSOASRH
      • PASSAPORTE
      • CRÓNICAS & OPINIÃO
      • MERCADO DOS BENEFÍCIOS by Edenred
    • ESTRATÉGIA
      • RECRUTAMENTO & ONBOARDING
      • APRENDIZAGEM, FORMAÇÃO E COACHING
      • SAÚDE E BEM ESTAR
      • COMPENSAÇÃO & REMUNERAÇÃO
      • SOFTWARES RH
      • DIREITO DO TRABALHO
      • TENDÊNCIAS RH
      • GESTÃO DA CARREIRA RH
      • ARTIGOS TÉCNICOS
  • EVENTOSRH
    • EVENTOS ONLINE WEBINARS
    • EVENTOS PRESENCIAIS
  • BIBLIOTECARH
    • GUIAS | EBOOKS | ESTUDOS
    • PODCASTS
  • FORNECEDORESRH
  • FormaçãoRH
  • Sobre nós

© 2020 IIRH - All rights reserved. (function(e,t,o,n,p,r,i){e.visitorGlobalObjectAlias=n;e[e.visitorGlobalObjectAlias]=e[e.visitorGlobalObjectAlias]||function(){(e[e.visitorGlobalObjectAlias].q=e[e.visitorGlobalObjectAlias].q||[]).push(arguments)};e[e.visitorGlobalObjectAlias].l=(new Date).getTime();r=t.createElement("script");r.src=o;r.async=true;i=t.getElementsByTagName("script")[0];i.parentNode.insertBefore(r,i)})(window,document,"https://diffuser-cdn.app-us1.com/diffuser/diffuser.js","vgo"); vgo('setAccount', '610690736'); vgo('setTrackByDefault', true); vgo('process');