• IIRH
  • POLÍTICA DE PRIVACIDADE E PROTEÇÃO DE DADOS
ASSINAR NEWSLETTER
Quarta-feira, Maio 25, 2022
  • Login
RHmagazine
  • RHmagazineAssine aqui!
    • Apresentação
    • Arquivo de edições
    • Assinatura da revista
    • ÁREA PESSOAL – Assinatura RHM Digital
  • MERCADO RH
    • COVID19
    • NOTÍCIAS DO MERCADO RH
    • AGENDA DE EVENTOS
    • PASSAPORTE
    • PESSOAS
    • CRÓNICAS & OPINIÃO
  • ESTRATEGIA
    • RECRUTAMENTO & ONBOARDING
    • APRENDIZAGEM, FORMAÇÃO E COACHING
    • SAÚDE E BEM ESTAR
    • COMPENSAÇÃO & REMUNERAÇÃO
    • SOFTWARES RH
    • DIREITO DO TRABALHO
    • TENDÊNCIAS RH
    • GESTÃO DA CARREIRA RH
    • ARTIGOS TÉCNICOS
  • PESSOAS
  • Newsletter
  • GUIARH
  • Webinars & Guias
    • Webinars
    • Guias, ebooks e estudos
  • FormaçãoRH
  • Quem somos
No Result
View All Result
RHmagazine
No Result
View All Result

Filipa Figueira, MSD Portugal: “Estamos a evoluir para novas formas de trabalhar, no modo como lideramos equipas e no modelo de negócio”

Rita Miguel Por Rita Miguel
18 de Abril, 2022
em PESSOAS, SAÚDE E BEM-ESTAR
0
Filipa Figueira, MSD Portugal: “Estamos a evoluir para novas formas de trabalhar, no modo como lideramos equipas e no modelo de negócio”
117
Partilhas
1.3k
Visualizações

Os últimos tempos foram desafiantes e as empresas sentiram a necessidade de se reinventar. Filipa Figueira, HR associate director da MSD Portugal foca a importância da saúde e bem-estar dos colaboradores e partilha algumas iniciativas para promover um modelo de trabalho mais flexível e dinâmico, onde cada um pode fazer a diferença.

Como é que a MSD enfrentou os desafios impostos pela pandemia e acompanhou os colaboradores?

Desde o início da pandemia, ativámos um plano de contingência que incluiu manter o maior número possível de colaboradores em teletrabalho, salvaguardando a sua segurança e das suas famílias. Através de uma comunicação próxima e regular conseguimos manter os colaboradores envolvidos e informados, mas também mais seguros e confiantes no futuro. Estávamos tecnologicamente preparados para o desafio. Naturalmente, os colaboradores que passavam, antes, grande parte do tempo no escritório acabaram por ter uma adaptação mais rápida ao teletrabalho do que as equipas da área comercial, habituadas a uma realidade diferente. A pandemia mostrou que é possível manter a atividade laboral e assegurar resultados com as equipas em teletrabalho.
Estamos a evoluir para novas formas de trabalhar, no modo como lideramos equipas e no modelo de negócio.

Pode dar exemplos de ações concretas que adotaram para acompanhar os colaboradores?

Procurámos continuar a assinalar momentos importantes ao longo do ano. No verão de 2020, enviámos para casa de todos os colaboradores o kit Live It!, composto por essenciais de praia, incentivando-os a aproveitar as férias em família. Transferimos a festa de Natal para um palco digital, mas mantivemos a interatividade e as atividades, com a entrega de certificados de antiguidade e de um cabaz.

Assinalámos o Dia da Família, com a entrega de pipocas e os ingredientes e toppings necessários para fazer panquecas na melhor companhia. Por último, não quisemos deixar de apoiar a seleção nacional de futebol durante o Euro 2020, criando uma atividade interna com diferentes rubricas. Voltámos, também, a lançar o Resources for Living, o nosso employee assistance program, que oferece aconselhamento emocional e apoio para gerir questões da vida pessoal e profissional, 24 horas por dia, sete dias por semana.

Que tipo de acompanhamento fizeram com as chefias?

Partilhámos algumas boas práticas de como liderar remotamente e, também, uma iniciativa simples mas poderosa, o Are U OK?, que pretende incentivar os colaboradores a perguntar ao outro se está tudo bem, a ouvir a resposta e perceber se é possível fazer algo para ajudar. Ainda neste contexto, a nossa equipa de liderança participou num programa sobre o futuro do negócio, com foco em práticas de liderança, pensamento estratégico, inovação e desenvolvimento das pessoas. Desenvolvemos, também, uma pós-graduação — “360ºLeaders” — com um grupo diverso de colaboradores, incluindo os managers atuais e os talentos que, no futuro, poderão ser os novos líderes da MSD.

Que modelo vão implementar no regresso ao escritório?

No início de setembro, anunciámos a toda a companhia a adoção do modelo híbrido, que tem como objetivo promover três pontos essenciais: cultura da empresa, colaboração entre equipas e produtividade. Nesse sentido, os dias no escritório querem-se dedicados a atividades como reuniões de equipa, projetos colaborativos e convívio entre todos. O modelo híbrido dá liberdade e autonomia aos colaboradores para escolherem como e onde trabalhar, respeitando a sua singularidade e necessidades.

Anunciaram recentemente a possibilidade de os colaboradores não trabalharem à sexta-feira à tarde. Porquê esta decisão?

Ao longo do ano, temos momentos de avaliação da satisfação dos colaboradores, através de um inquérito interno, o Pulse Survey, que analisa, entre outros fatores, o wellbeing, a inclusão e o speak up. Na última auscultação, verificámos uma maior preocupação com o equilíbrio entre a vida profissional, pessoal e familiar, bem como a necessidade de aliviar o stress. Estamos cientes dos perigos do burnout. Esta medida preventiva pretende oferecer mais flexibilidade e autonomia aos colaboradores para gerir o seu tempo, com o compromisso de alinhamento com a companhia, mantendo o foco nos resultados e nas nossas prioridades.

Em que consiste a vossa política de desconexão digital?

Numa fase em que as interações têm sido maioritariamente digitais, é necessário fazer algo que ajude os colaboradores a “desconectarem-se”. Foi nesse contexto que lançámos recomendações internamente, sob o mote “unplug”. Bloquear a hora de almoço ou tempo para tarefas que exigem maior grau de concentração, evitar comunicações à sexta-feira à tarde, fins de semana e férias, bem como aplicar o ‘modo silêncio’ entre as 18h30 e as 08h00 têm sido algumas das recomendações.

Entrevista publicada na edição n.º 136 da RHmagazine, referente aos meses de setembro/outubro de 2021.

Mais sobre desconexãoEntrevistaEscritóriosliderança à distânciapandemiaRegresso ao escritórioteletrabalho
Notícia anterior

Erin Martinez, KuantoKusta: “As ofertas em full remote estão a gerar escassez de perfis de TI nas empresas portuguesas”

Notícia seguinte

Conheça Cristina Mourão Pescada, a nova Country Manager da Talentoo Portugal

Notícia seguinte
Conheça Cristina Mourão Pescada, a nova Country Manager da Talentoo Portugal

Conheça Cristina Mourão Pescada, a nova Country Manager da Talentoo Portugal

Assine aqui

Últimas entradas

O Fórum RH está de volta ao Estádio do Sport Lisboa e Benfica! Acompanhe ao minuto tudo o que se passa no evento de referência do setor (c/ VÍDEOS)

O Fórum RH está de volta ao Estádio do Sport Lisboa e Benfica! Acompanhe ao minuto tudo o que se passa no evento de referência do setor (c/ VÍDEOS)

Por Ana Rita Maciel
24 de Maio, 2022
0

Sete meses depois da última edição do...

ISEG lança uma nova identidade de marca e assinatura

ISEG no ‘Top 50’ das Melhores Escolas de Gestão! Quem o diz é o Financial Times

Por IIRH
23 de Maio, 2022
0

O ISEG foi classificado entre as 50...

Agilidade e transparência na formação e avaliação de desempenho

Metro de Lisboa tem 10 vagas disponíveis para estágios remunerados. Candidate-se até 10 de junho!

Por IIRH
23 de Maio, 2022
0

O Metropolitano de Lisboa (ML) acaba de...

A RHmagazine e a Universidade Europeia comemoram juntas o Dia Internacional dos Recursos Humanos

A RHmagazine e a Universidade Europeia comemoram juntas o Dia Internacional dos Recursos Humanos

Por Ana Rita Maciel
20 de Maio, 2022
0

Foi na tarde de 20 de maio...

ManpowerGroup: Planos de contratação mais fortes no último trimestre do ano

41% dos empregadores portugueses esperam aumentar as suas equipas no 3.º trimestre de 2022

Por IIRH
20 de Maio, 2022
0

Os empregadores nacionais avançam com perspetivas muito...

VEJA MAIS

Compensação

Siga-nos

Junho 2022
Jun 01 - 02 2022

Formação: Atração De Talento Na Era Digital

Setembro 2022
Set 23 - 27 2022

Conferência eXperience Agile Week

Outubro 2022
Out 25 2022

Global Talent Day 2022

Auditório da Lispolis - Lisboa
No event found!

O IIRH-Instituto de Informação em Recursos Humanos é o mais importante ponto de encontro do setor da Gestão de Pessoas de Portugal. Proporcionamos interações relevantes aos profissionais de Recursos Humanos, a empresas fornecedoras do setor e a estudiosos da área. Somos inovadores e influentes, criamos conhecimento através dos nossos Estudos e Publicações (RHmagazine, Guias práticos e eBooks) e proporcionamos experiências diferenciadoras de networking nos nossos eventos físicos (Fórum RH, Global Talent Day e Prémios RH) e digitais (webinares). 

Compartilhamos informações transformadoras para as empresas. Facilitamos o networking , criamos oportunidades!  

Somos 100% RH há 26 anos!

Twitter Facebook-f Youtube Instagram Linkedin

© 2020 IIRH. All rights reserved.

Made with ❤ by JCG

No Result
View All Result
  • RHmagazine
    • Apresentação
    • Arquivo de edições
    • Assinatura da revista
    • ÁREA PESSOAL – Assinatura RHM Digital
  • MERCADO RH
    • COVID19
    • NOTÍCIAS DO MERCADO RH
    • AGENDA DE EVENTOS
    • PASSAPORTE
    • PESSOAS
    • CRÓNICAS & OPINIÃO
  • ESTRATEGIA
    • RECRUTAMENTO & ONBOARDING
    • APRENDIZAGEM, FORMAÇÃO E COACHING
    • SAÚDE E BEM ESTAR
    • COMPENSAÇÃO & REMUNERAÇÃO
    • SOFTWARES RH
    • DIREITO DO TRABALHO
    • TENDÊNCIAS RH
    • GESTÃO DA CARREIRA RH
    • ARTIGOS TÉCNICOS
  • PESSOAS
  • Newsletter
  • GUIARH
  • Webinars & Guias
    • Webinars
    • Guias, ebooks e estudos
  • FormaçãoRH
  • Quem somos

© 2020 IIRH - All rights reserved. (function(e,t,o,n,p,r,i){e.visitorGlobalObjectAlias=n;e[e.visitorGlobalObjectAlias]=e[e.visitorGlobalObjectAlias]||function(){(e[e.visitorGlobalObjectAlias].q=e[e.visitorGlobalObjectAlias].q||[]).push(arguments)};e[e.visitorGlobalObjectAlias].l=(new Date).getTime();r=t.createElement("script");r.src=o;r.async=true;i=t.getElementsByTagName("script")[0];i.parentNode.insertBefore(r,i)})(window,document,"https://diffuser-cdn.app-us1.com/diffuser/diffuser.js","vgo"); vgo('setAccount', '610690736'); vgo('setTrackByDefault', true); vgo('process');

Welcome Back!

Login to your account below

Forgotten Password?

Retrieve your password

Please enter your username or email address to reset your password.

Log In