• IIRH
  • POLÍTICA DE PRIVACIDADE E PROTEÇÃO DE DADOS
ASSINAR NEWSLETTER
Quinta-feira, Setembro 21, 2023
  • Login
RHmagazine
  • RHmagazineLEIA AQUI GRATUITAMENTE!
    • Ler a RHmagazine Digital GRATUITAMENTE
    • Saiba mais sobre a RHmagazine
    • Arquivo de edições
    • Assinar a RHmagazine (papel)
  • MERCADO RH
    • NOTÍCIAS DO MERCADO RH
    • AGENDA DE EVENTOS
    • PASSAPORTE
    • PESSOAS
    • CRÓNICAS & OPINIÃO
  • ESTRATEGIA
    • RECRUTAMENTO & ONBOARDING
    • APRENDIZAGEM, FORMAÇÃO E COACHING
    • SAÚDE E BEM ESTAR
    • COMPENSAÇÃO & REMUNERAÇÃO
    • SOFTWARES RH
    • DIREITO DO TRABALHO
    • TENDÊNCIAS RH
    • GESTÃO DA CARREIRA RH
    • ARTIGOS TÉCNICOS
  • PESSOAS
  • Newsletter
  • GUIARH
  • Webinars & Guias
    • Webinars
    • Guias, ebooks e estudos
  • FormaçãoRH
  • Quem somos
No Result
View All Result
RHmagazine
No Result
View All Result

Filipa Gamanho Esteves, Capgemini: “A nossa EVP é a paixão pelos clientes e pelas pessoas”

Ana Rita Maciel Por Ana Rita Maciel
28 de Julho, 2022
em DESTAQUES, PESSOAS
0
Filipa Gamanho Esteves, Capgemini: “A nossa EVP é a paixão pelos clientes e pelas pessoas”
22
Partilhas
246
Visualizações

A responsável pelos Recursos Humanos (RH) da Capgemini, empresa mundial de consultoria, serviços tecnológicos e transformação digital falou à RHmagazine da sua chegada à empresa e expectativas, de como ter uma identidade comum estando presente em tantos países e dos temas prioritários na agenda das organizações: recrutamento e retenção, formação e sustentabilidade e responsabilidade social.

Chegou à Capgemini muito recentemente, vinda de um setor completamente diferente – a banca. Por que aceitou este desafio?

O desafio da Capgemini representa a conjugação de três principais diferenciadores que procuro ter sempre na minha carreira: transformação (nunca parar e aproveitar a mudança como princípio), paixão (dinamismo, vontade e atitude) e impacto (fazer acontecer). Além do setor estar em constante mudança, pela inerência da tecnologia e procura da inovação – o que só por si é um aspeto muito enriquecedor –, a Capgemini constitui também um excelente exemplo no equilíbrio entre a robustez técnica e de qualidade nas soluções que apresenta com o foco nas pessoas e na sua motivação, constituindo um excelente ponto de partida para poder acrescentar na construção de uma Capgemini ainda melhor, do ponto de vista de Recursos Humanos (RH).

Tendo em conta a sua expertise na área, o que pretende trazer a esta organização?

Além da consolidação das boas práticas já existentes na Capgemini, os meus objetivos relacionam-se com o reforço do posicionamento de RH, criando programas inovadores e que facilitem a transformação da organização, o reforço cultural e a gestão do talento de forma integrada, bem como a adoção de formas de trabalho mais ágeis e ajustadas ao dinamismo do setor, nunca esquecendo a gestão com sucesso dos desafios na atração de novos talentos com propostas diferenciadoras e que nos permitam manter sempre o reconhecimento dos nossos colaboradores.

A Capgemini está presente em mais de 50 países, tendo cerca de 325.000 profissionais. Como se trabalha a employer branding de uma marca tão global?

A cultura Capgemini está bastante enraizada nos diferentes países e o sentimento de orgulho em fazer parte desta networking global é muitíssimo presente em Portugal, potenciando o quão diferenciadora é a componente internacional, pela riqueza de oportunidades, através da colaboração e abrangência no contacto com diferentes realidades nacionais, bem como utilizando as inúmeras fontes de aprendizagem e de desenvolvimento profissional. A procura de sinergias internacionais em determinados projetos e na criação de propostas inovadoras e mais completas para os clientes são comportamentos cada vez mais promovidos e que as equipas adotam no seu dia a dia.

Qual a vossa EVP? O que pode esperar um jovem talento recrutado pela Capgemini?

Paixão pelos clientes e pelas pessoas, demonstrada através de um acompanhamento bastante customizado do seu percurso e com vista ao seu crescimento e evolução como profissional Capgemini, com planos de capacitação e diversificação de experiências e competências, bem como uma constante inovação e um ambiente de trabalho catalisador de motivação, colaboração e sucessos!

Os perfis tecnológicos são especialmente difíceis de recrutar e reter. Como trabalham estes aspetos, neste segmento?

Todas as nossas práticas e políticas colocam as pessoas no centro do negócio e acreditamos que esta cultura é um fator diferenciador na atração e retenção destes perfis, com uma particular atenção ao seu processo de integração, à sua contínua capacitação técnica e desenvolvimento pessoal, bem como na gestão de carreira que pauta pela diversidade de oportunidades e reconhecimento. As academias direcionadas para jovens talentos constituem um programa essencial, bem como o desenvolvimento de parcerias com universidades e comunidades de investigação nacionais e internacionais, permitindo ainda um papel determinante na inovação em tecnologia para a Capgemini e para os estudantes/novos colaboradores.

As academias direcionadas para jovens talentos constituem um programa essencial, bem como o desenvolvimento de parcerias com universidades e comunidades de investigação nacionais e internacionais

O que propõem na área da formação proporcionada aos colaboradores?

A formação contínua e direcionada aos desafios e mudança constante da nossa realidade é essencial e na Capgemini os objetivos de certificação e capacitação técnica das nossas equipas são transversais a todos os departamentos, promovendo o seu crescimento e robustez, assim como a sua evolução em termos de competências interpessoais, através de programas de gestão de talento com planos individualizados de formação e planos de capacitação em domínios transversais como negociação, comunicação ou inovação, apenas como exemplos.

Como estão a trabalhar as áreas da sustentabilidade, diversidade e inclusão?

A sustentabilidade e a diversidade são valores vividos diariamente e que estão na base de muitas das nossas práticas de gestão e de RH, através da implementação de planos de igualdade de género, com programas de diversidade na atração de novos talentos, foco em temas de inclusão e sustentabilidade em ações de responsabilidade social, entre muitos outros exemplos.


Entrevista publicada na edição n.º 139 da RHmagazine, referente aos meses de março/abril de 2022.

Siga-nos no LinkedIn, Facebook, Instagram e Twitter e assine aqui a nossa newsletter para receber as mais recentes notícias do setor a cada semana!

Mais sobre CapgeminiCapgemini PortugalDRHEmployer BrandingEntrevistaEVPexperiência do candidatoproposta de valorRHmagazine
Notícia anterior

OPINIÃO: Os desafios do recrutamento no mundo BANI

Notícia seguinte

Já conhece Helena Freitas? É a nova Country Lead da Sanofi Portugal

Notícia seguinte
Já conhece Helena Freitas? É a nova Country Lead da Sanofi Portugal

Já conhece Helena Freitas? É a nova Country Lead da Sanofi Portugal

Leia aqui a ultima edição

Últimas entradas

Agile

Hugo Lourenço, Agile Thinkers: “A pessoa que cuida da organização, também cuida dos seus clientes”

Por Guilherme Lopes
21 de Setembro, 2023
0

Entre 22 e 26 de setembro realiza-se...

Cegid: Compromisso com Clientes e Parceiros e IA Generativa como aliada

Cegid: Compromisso com Clientes e Parceiros e IA Generativa como aliada

Por Ana Silva
21 de Setembro, 2023
0

A Cegid, soluções de gestão baseadas na...

Minisait

Minisait tem uma nova Diretora de Cibersegurança em Portugal

Por IIRH
21 de Setembro, 2023
0

A Minsait, uma empresa da Indra, líder...

Green Economy

Green Economy: Como é que as empresas querem assegurar o futuro?

Por Guilherme Lopes
21 de Setembro, 2023
0

O termo “Green Economy” pode ser definido...

DSPA lança primeira certificação portuguesa em IA Generativa

DSPA lança primeira certificação portuguesa em IA Generativa

Por IIRH
21 de Setembro, 2023
0

A Data Science Portuguese Association (DSPA), associação...

ISEG

ISEG surpreende novos alunos com Mural do Clima

Por IIRH
20 de Setembro, 2023
0

O ISEG, em colaboração com o IPP...

VEJA MAIS

Compensação

Agenda de Eventos RH

10 Out

Global Talent Day 2023

Terça-feira, Fórum Tecnológico da Lispolis
EVENT DETAIL
23 - 24 Nov

People Analytics Day

Quinta-feira, Lisboa
EVENT DETAIL
No event found!

Siga-nos nas Redes Socias

O IIRH-Instituto de Informação em Recursos Humanos é o mais importante ponto de encontro do setor da Gestão de Pessoas de Portugal e é detentor da marca RHmagazine. No IIRH proporcionamos interações relevantes aos profissionais de Recursos Humanos, a empresas fornecedoras do setor e a estudiosos da área. Somos inovadores e influentes, criamos conhecimento através dos nossos Estudos e Publicações (RHmagazine, Guias práticos e eBooks) e proporcionamos experiências diferenciadoras de networking nos nossos eventos físicos (Fórum RH, Global Talent Day e Prémios RH) e digitais (webinares). 

Compartilhamos informações transformadoras para as empresas. Facilitamos o networking , criamos oportunidades!  

Somos 100% RH há 28 anos!

Acompanhe-nos nas Redes Socias

Twitter Facebook-f Youtube Instagram Linkedin

© 2020 IIRH. All rights reserved.

Made with ❤ by JCG

No Result
View All Result
  • RHmagazine
    • Ler a RHmagazine Digital GRATUITAMENTE
    • Saiba mais sobre a RHmagazine
    • Arquivo de edições
    • Assinar a RHmagazine (papel)
  • MERCADO RH
    • NOTÍCIAS DO MERCADO RH
    • AGENDA DE EVENTOS
    • PASSAPORTE
    • PESSOAS
    • CRÓNICAS & OPINIÃO
  • ESTRATEGIA
    • RECRUTAMENTO & ONBOARDING
    • APRENDIZAGEM, FORMAÇÃO E COACHING
    • SAÚDE E BEM ESTAR
    • COMPENSAÇÃO & REMUNERAÇÃO
    • SOFTWARES RH
    • DIREITO DO TRABALHO
    • TENDÊNCIAS RH
    • GESTÃO DA CARREIRA RH
    • ARTIGOS TÉCNICOS
  • PESSOAS
  • Newsletter
  • GUIARH
  • Webinars & Guias
    • Webinars
    • Guias, ebooks e estudos
  • FormaçãoRH
  • Quem somos

© 2020 IIRH - All rights reserved. (function(e,t,o,n,p,r,i){e.visitorGlobalObjectAlias=n;e[e.visitorGlobalObjectAlias]=e[e.visitorGlobalObjectAlias]||function(){(e[e.visitorGlobalObjectAlias].q=e[e.visitorGlobalObjectAlias].q||[]).push(arguments)};e[e.visitorGlobalObjectAlias].l=(new Date).getTime();r=t.createElement("script");r.src=o;r.async=true;i=t.getElementsByTagName("script")[0];i.parentNode.insertBefore(r,i)})(window,document,"https://diffuser-cdn.app-us1.com/diffuser/diffuser.js","vgo"); vgo('setAccount', '610690736'); vgo('setTrackByDefault', true); vgo('process');

Welcome Back!

Login to your account below

Forgotten Password?

Retrieve your password

Please enter your username or email address to reset your password.

Log In

Add New Playlist