A responsável pelos Recursos Humanos (RH) da Capgemini, empresa mundial de consultoria, serviços tecnológicos e transformação digital falou à RHmagazine da sua chegada à empresa e expectativas, de como ter uma identidade comum estando presente em tantos países e dos temas prioritários na agenda das organizações: recrutamento e retenção, formação e sustentabilidade e responsabilidade social.
Chegou à Capgemini muito recentemente, vinda de um setor completamente diferente – a banca. Por que aceitou este desafio?
O desafio da Capgemini representa a conjugação de três principais diferenciadores que procuro ter sempre na minha carreira: transformação (nunca parar e aproveitar a mudança como princípio), paixão (dinamismo, vontade e atitude) e impacto (fazer acontecer). Além do setor estar em constante mudança, pela inerência da tecnologia e procura da inovação – o que só por si é um aspeto muito enriquecedor –, a Capgemini constitui também um excelente exemplo no equilíbrio entre a robustez técnica e de qualidade nas soluções que apresenta com o foco nas pessoas e na sua motivação, constituindo um excelente ponto de partida para poder acrescentar na construção de uma Capgemini ainda melhor, do ponto de vista de Recursos Humanos (RH).
Tendo em conta a sua expertise na área, o que pretende trazer a esta organização?
Além da consolidação das boas práticas já existentes na Capgemini, os meus objetivos relacionam-se com o reforço do posicionamento de RH, criando programas inovadores e que facilitem a transformação da organização, o reforço cultural e a gestão do talento de forma integrada, bem como a adoção de formas de trabalho mais ágeis e ajustadas ao dinamismo do setor, nunca esquecendo a gestão com sucesso dos desafios na atração de novos talentos com propostas diferenciadoras e que nos permitam manter sempre o reconhecimento dos nossos colaboradores.
A Capgemini está presente em mais de 50 países, tendo cerca de 325.000 profissionais. Como se trabalha a employer branding de uma marca tão global?
A cultura Capgemini está bastante enraizada nos diferentes países e o sentimento de orgulho em fazer parte desta networking global é muitíssimo presente em Portugal, potenciando o quão diferenciadora é a componente internacional, pela riqueza de oportunidades, através da colaboração e abrangência no contacto com diferentes realidades nacionais, bem como utilizando as inúmeras fontes de aprendizagem e de desenvolvimento profissional. A procura de sinergias internacionais em determinados projetos e na criação de propostas inovadoras e mais completas para os clientes são comportamentos cada vez mais promovidos e que as equipas adotam no seu dia a dia.
Qual a vossa EVP? O que pode esperar um jovem talento recrutado pela Capgemini?
Paixão pelos clientes e pelas pessoas, demonstrada através de um acompanhamento bastante customizado do seu percurso e com vista ao seu crescimento e evolução como profissional Capgemini, com planos de capacitação e diversificação de experiências e competências, bem como uma constante inovação e um ambiente de trabalho catalisador de motivação, colaboração e sucessos!
Os perfis tecnológicos são especialmente difíceis de recrutar e reter. Como trabalham estes aspetos, neste segmento?
Todas as nossas práticas e políticas colocam as pessoas no centro do negócio e acreditamos que esta cultura é um fator diferenciador na atração e retenção destes perfis, com uma particular atenção ao seu processo de integração, à sua contínua capacitação técnica e desenvolvimento pessoal, bem como na gestão de carreira que pauta pela diversidade de oportunidades e reconhecimento. As academias direcionadas para jovens talentos constituem um programa essencial, bem como o desenvolvimento de parcerias com universidades e comunidades de investigação nacionais e internacionais, permitindo ainda um papel determinante na inovação em tecnologia para a Capgemini e para os estudantes/novos colaboradores.
As academias direcionadas para jovens talentos constituem um programa essencial, bem como o desenvolvimento de parcerias com universidades e comunidades de investigação nacionais e internacionais
O que propõem na área da formação proporcionada aos colaboradores?
A formação contínua e direcionada aos desafios e mudança constante da nossa realidade é essencial e na Capgemini os objetivos de certificação e capacitação técnica das nossas equipas são transversais a todos os departamentos, promovendo o seu crescimento e robustez, assim como a sua evolução em termos de competências interpessoais, através de programas de gestão de talento com planos individualizados de formação e planos de capacitação em domínios transversais como negociação, comunicação ou inovação, apenas como exemplos.
Como estão a trabalhar as áreas da sustentabilidade, diversidade e inclusão?
A sustentabilidade e a diversidade são valores vividos diariamente e que estão na base de muitas das nossas práticas de gestão e de RH, através da implementação de planos de igualdade de género, com programas de diversidade na atração de novos talentos, foco em temas de inclusão e sustentabilidade em ações de responsabilidade social, entre muitos outros exemplos.
Entrevista publicada na edição n.º 139 da RHmagazine, referente aos meses de março/abril de 2022.
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