• IIRH
  • POLÍTICA DE PRIVACIDADE E PROTEÇÃO DE DADOS
ASSINAR NEWSLETTER
Sábado, Janeiro 23, 2021
  • Login
RHmagazine
  • RHmagazineAssine aqui!
    • Apresentação
    • Arquivo de edições
    • Assinatura da revista
    • ÁREA PESSOAL – Assinatura RHM Digital
  • MERCADO RH
    • COVID19
    • NOTÍCIAS DO MERCADO RH
    • AGENDA DE EVENTOS
    • PASSAPORTE
    • PESSOAS
    • CRÓNICAS & OPINIÃO
  • ESTRATEGIA
    • RECRUTAMENTO & ONBOARDING
    • APRENDIZAGEM, FORMAÇÃO E COACHING
    • SAÚDE E BEM ESTAR
    • COMPENSAÇÃO & REMUNERAÇÃO
    • SOFTWARES RH
    • DIREITO DO TRABALHO
    • TENDÊNCIAS RH
    • GESTÃO DA CARREIRA RH
    • ARTIGOS TÉCNICOS
  • PESSOAS
  • Newsletter
  • GUIARH
  • RECURSOS
    • Webinars
    • Guias, ebooks e estudos
  • Quem somos
No Result
View All Result
RHmagazine
No Result
View All Result

Francisco Miranda Duarte (Ordem da Trindade): “Instituições centenárias são atualmente uma raridade”

IIRH Por IIRH
23 Julho, 2020
em PESSOAS
0
Francisco Miranda Duarte (Ordem da Trindade): “Instituições centenárias são atualmente uma raridade”
22
Partilhas
239
Visualizações

Desde 1960, que a idade média de uma organização diminuiu de 67 para 15 anos. E atualmente são cada vez mais as organizações que nascem e morrem sem nunca atingir algumas décadas de maturidade.

O infoRH foi falar com Francisco Miranda Duarte, diretor geral da Ordem da Trindade, uma das instituições mais antigas do Porto e de Portugal, dedicada aos serviços de cuidados continuados e com origem oficial em 1755. Nesta entrevista, o responsável partilha o segredo de tal longevidade, a importância do propósito no dia a dia dos colaboradores e os desafios da gestão contemporânea de uma instituição centenária.

A Ordem da Trindade é uma das instituições mais antigas do Porto e de Portugal, somando já 265 anos de existência. Na sua opinião, o que tem contribuído para esta longevidade?
Gerir uma instituição como a Ordem da Trindade é uma situação particular, na medida em que, em Portugal, existem poucas com características semelhantes. Ainda assim, como instituição longeva, consideramos que uma das razões para termos perdurado prende-se com uma boa gestão. A maioria dos negócios, empresas e organizações procura “servir clientes, adquirir recursos, ser eficiente e crescer”. Mas as empresas com uma história vasta, para além do centenário, têm outras prioridades: deixar a sua marca na sociedade, tornarem-se melhores – em vez de maiores. Adicionalmente, a Ordem da Trindade tem, desde a sua fundação, uma forte missão e vincados valores.

Acredito que na base da nossa longevidade se encontra um quadro de valores muito sedimentado e que nos dá razão de ser. No nosso caso, sabemos que estamos aqui para cuidar com qualidade dos mais desfavorecidos ou fragilizados, com especial foco nos idosos, que queremos valorizar e desenvolver a nossa equipa e que devemos trabalhar com uma ética irrepreensível. São três aspetos muito simples, mas que nos responsabilizam muito e nos orientam nas situações mais complicadas.
Ao longo dos séculos, passámos por guerras, invasões, cercos da cidade, epidemias como a Gripe Espanhola, entre outras, e por todos estes acontecimentos conseguimos passar e manter a nossa missão de apoio social.

 

Como é que procuram transmitir e envolver os vossos colaboradores na história da instituição?
Instituições centenárias são, atualmente, uma raridade e, por isso são poucas as que retêm uma memória rica e vasta que seja verdadeiramente aplicável em situações diárias. Por outro lado, as organizações que se podem gabar de ter um maior tempo de vida, por vezes acabam por não o conseguir honrar da melhor forma, uma vez que os líderes e gestores encontram-se naturalmente focados nas tarefas do dia-a-dia.

Na Ordem da Trindade consideramos que ter uma visão alargada do passado é uma ferramenta muito importante para manter o presente e prever o futuro.

Como já mencionado, comunicar a história da instituição incute um sentido de identidade e propósito muito motivadores, algo que é crucial para que o trabalho diário de cada colaborador seja produtivo e empenhado.
Adicionalmente, uma história mais vasta pode colocar as situações adversas em perspetiva. Em alturas de crise, por exemplo, podemos sempre tirar paralelos com outras alturas desafiantes e assegurar os colaboradores que já passamos por muito, inspirando-os que a mesma irá conseguir ultrapassar os problemas existentes. A nossa história reforça também a nossa resiliência e a nossa recusa obstinada de “atirar a toalha ao chão”: encaramos os desafios de frente e a forma como todos nesta casa lidaram e estão a lidar com a pandemia foi bem exemplo disso.

E como é que essa história e testemunho se revela no desempenho das funções no dia a dia de cada um?
Em primeiro lugar dá-nos uma ponderação muito própria de cada decisão e uma gestão ativa do risco. É como quando em nossas casas lidamos um bem precioso, que está na família há muitas gerações: não brincamos com esse bem e não corremos o risco de o deixar cair e danificar-se. Aqui é o mesmo, há uma ponderação que pode fazer com que as decisões não sejam tão rápidas quanto às vezes podemos querer, mas que dão segurança a cada passo que vamos dar.

Depois há um cuidado particular de ouvir as pessoas que já passaram por situações semelhantes, muitas vezes há muitos anos: o modelo de governo da instituição favorece essa auscultação que é respeitadora do passado mas que, da minha experiência que é bastante recente tendo em conta a escala da vida da Ordem, não limita que se vão dando passos inovadores e que fazem a casa avançar decisivamente para um futuro que é muito diferente do passado que todos conhecemos.

Atualmente muito se fala da importância do propósito para as empresas e organizações. Podemos dizer que a Ordem da Trindade tem um propósito forte?
Não só temos um propósito forte como acreditamos que esta é uma das razões para nossa longevidade. Desde que tivemos origem oficial pela bula papal de Bento XIV, de 14 de maio de 1755, que temos fins de natureza “assistencial” e de “solidariedade social”. Atualmente, a nossa missão continua a ser auxiliar pessoas carentes de proteção social, promovendo o respeito pela assistência, beneficência e cuidados de saúde.

Ao longo dos anos, e com base no propósito inicial desenvolvemos também uma afinidade especial pelo foco no utente, através de cuidados especializados, personalizados e centrados na individualidade, construindo relações de confiança e de partilha. Como lidamos com pessoas fragilizadas, compreendemos a importância de cuidar do próximo, e sabemos que esta se traduz na qualidade dos cuidados prestados.

Quantos colaboradores têm atualmente?
A equipa da Ordem da Trindade é composta por profissionais altamente qualificados e com uma vasta experiência no domínio social e da saúde. Com o intuito de responder aos desafios e necessidades de pessoas mais fragilizadas, a Ordem da Trindade procura sempre fazer uma aposta nos melhores profissionais para responder às necessidades de cada um.

Atualmente a Ordem da Trindade conta uma equipa do quadro constituída por 61 colaboradores, 35 dos quais profissionais de saúde, e ainda por cerca de quatro dezenas de prestadores de serviços regulares.

Quais são os pilares da vossa estratégia de recursos humanos?
A política de recursos humanos da Ordem da Trindade orienta-se pelos seguintes quatro princípios: definição de objetivos e planos de desenvolvimento individuais atualizados numa base anual e ligados a um plano de formação; um sistema de avaliação de desempenho anual que abrangerá os colaboradores e os prestadores de serviços; compensação ajustada ao desempenho, com uma componente variável ajustada ano a ano na medida das possibilidades da instituição; e equilíbrio entre colaboradores do quadro e prestadores de serviço, na medida das necessidades de cada unidade funcional.

Adicionalmente e como facilitador de todo o processo, damos uma grande relevância ao desenvolvimento de ferramentas e ações de comunicação e motivação para manter todos informados sobre os desenvolvimentos da Ordem e sobre a sua matriz de valores e para permitir a todos darem contributos.

Numa empresa com tal longevidade, deixe-me perguntar qual é a vossa taxa de turnover? E a idade média dos colaboradores?
Temos uma preocupação de fixar e reter os melhores colaboradores e não temos uma rotação muito significativa, sendo que a principal fonte de saídas são as reformas.

Quanto à idade média dos colaboradores temos dois subgrupos bastante distintos: os trabalhadores do quadro com uma idade média de cerca de 50 anos e os trabalhadores prestadores de serviço com uma idade média de cerca de 30 anos.

A renovação da equipa passa precisamente pela substituição das reformas por novos colaboradores ou por prestadores de serviço que mais se vão distinguindo ao nosso serviço.

Notícia anterior

Nathalie Ballan (Sair da Casca): “As empresas precisam de mostrar concretamente aos seus colaboradores a dimensão do seu compromisso com a sociedade”

Notícia seguinte

Microsoft Portugal tem nova diretora de marketing e comunicação

Notícia seguinte
Microsoft Portugal tem nova diretora de marketing e comunicação

Microsoft Portugal tem nova diretora de marketing e comunicação

RHmagazine

Últimas entradas

Estes são os maiores desafios dos líderes atuais

Estes são os maiores desafios dos líderes atuais

Por IIRH
22 Janeiro, 2021
0

Uma liderança eficaz pressupõe a capacidade dos...

Pais vão ter direito a um apoio de 66% do salário

Pais vão ter direito a um apoio de 66% do salário

Por Beatriz Cassona
22 Janeiro, 2021
0

À semelhança do que aconteceu no primeiro...

Global Risks Report 2021: O mundo precisa de acordar para os riscos a longo-prazo

Global Risks Report 2021: O mundo precisa de acordar para os riscos a longo-prazo

Por IIRH
22 Janeiro, 2021
0

Nos últimos 15 anos, o Global Risks Report...

Poderá fazer estes cursos da ISQ Academy e pagar apenas quando arranjar emprego

Poderá fazer estes cursos da ISQ Academy e pagar apenas quando arranjar emprego

Por IIRH
21 Janeiro, 2021
0

A ISQ Academy associou-se ao Programa ISA...

Equipas remotas exigem compensações, flexibilidade e apoio técnico

Equipas remotas exigem compensações e apoio técnico

Por IIRH
21 Janeiro, 2021
0

Um estudo recente realizado pela Kaspersky determinou em...

VEJA MAIS

Siga-nos

AGENDA

Maio 2021
Mai 11 2021

Fórum RH 2021

No event found!

O IIRH-Instituto de Informação em Recursos Humanos é o mais importante ponto de encontro do setor da Gestão de Pessoas de Portugal. Proporcionamos interações relevantes aos profissionais de Recursos Humanos, a empresas fornecedoras do setor e a estudiosos da área. Somos inovadores e influentes, criamos conhecimento através dos nossos Estudos e Publicações (RHmagazine, Guias práticos e eBooks) e proporcionamos experiências diferenciadoras de networking nos nossos eventos físicos (Fórum RH, Global Talent Day e Prémios RH) e digitais (webinares). 

 

Compartilhamos informações transformadoras para as empresas. Facilitamos o networking , criamos oportunidades!  

 

Somos 100% RH há 25 anos!

 

Twitter
Facebook-f
Youtube
Instagram
Linkedin

© 2020 IIRH. All rights reserved.

Made with ❤ by JCG

No Result
View All Result
  • RHmagazine
    • Apresentação
    • Arquivo de edições
    • Assinatura da revista
    • ÁREA PESSOAL – Assinatura RHM Digital
  • MERCADO RH
    • COVID19
    • NOTÍCIAS DO MERCADO RH
    • AGENDA DE EVENTOS
    • PASSAPORTE
    • PESSOAS
    • CRÓNICAS & OPINIÃO
  • ESTRATEGIA
    • RECRUTAMENTO & ONBOARDING
    • APRENDIZAGEM, FORMAÇÃO E COACHING
    • SAÚDE E BEM ESTAR
    • COMPENSAÇÃO & REMUNERAÇÃO
    • SOFTWARES RH
    • DIREITO DO TRABALHO
    • TENDÊNCIAS RH
    • GESTÃO DA CARREIRA RH
    • ARTIGOS TÉCNICOS
  • PESSOAS
  • Newsletter
  • GUIARH
  • RECURSOS
    • Webinars
    • Guias, ebooks e estudos
  • Quem somos

© 2020 IIRH - All rights reserved. (function(e,t,o,n,p,r,i){e.visitorGlobalObjectAlias=n;e[e.visitorGlobalObjectAlias]=e[e.visitorGlobalObjectAlias]||function(){(e[e.visitorGlobalObjectAlias].q=e[e.visitorGlobalObjectAlias].q||[]).push(arguments)};e[e.visitorGlobalObjectAlias].l=(new Date).getTime();r=t.createElement("script");r.src=o;r.async=true;i=t.getElementsByTagName("script")[0];i.parentNode.insertBefore(r,i)})(window,document,"https://diffuser-cdn.app-us1.com/diffuser/diffuser.js","vgo"); vgo('setAccount', '610690736'); vgo('setTrackByDefault', true); vgo('process');

Welcome Back!

Login to your account below

Forgotten Password?

Create New Account!

Fill the forms bellow to register

All fields are required. Log In

Retrieve your password

Please enter your username or email address to reset your password.

Log In

RECEBA A NOSSA

NEWSLETTER SEMANAL

CLIQUE AQUI