• IIRH
  • POLÍTICA DE PRIVACIDADE E PROTEÇÃO DE DADOS
ASSINAR NEWSLETTER
Domingo, Março 26, 2023
  • Login
RHmagazine
  • RHmagazineLEIA AQUI GRATUITAMENTE!
    • Ler a RHmagazine Digital – ÁREA PESSOAL
    • Apresentação
    • Arquivo de edições
    • Assinar a RHmagazine
  • MERCADO RH
    • NOTÍCIAS DO MERCADO RH
    • AGENDA DE EVENTOS
    • PASSAPORTE
    • PESSOAS
    • CRÓNICAS & OPINIÃO
  • ESTRATEGIA
    • RECRUTAMENTO & ONBOARDING
    • APRENDIZAGEM, FORMAÇÃO E COACHING
    • SAÚDE E BEM ESTAR
    • COMPENSAÇÃO & REMUNERAÇÃO
    • SOFTWARES RH
    • DIREITO DO TRABALHO
    • TENDÊNCIAS RH
    • GESTÃO DA CARREIRA RH
    • ARTIGOS TÉCNICOS
  • PESSOAS
  • Newsletter
  • GUIARH
  • Webinars & Guias
    • Webinars
    • Guias, ebooks e estudos
  • FormaçãoRH
  • Quem somos
No Result
View All Result
RHmagazine
No Result
View All Result

François Pierre Puech, Robert Walters: “Portugal é o novo hub tecnológico da Europa”

IIRH Por IIRH
11 de Julho, 2022
em PESSOAS
0
François Pierre Puech, Robert Walters: “Portugal é o novo hub tecnológico da Europa”
16
Partilhas
180
Visualizações

Nas respostas à RHmagazine, o líder da Robert Walters em Portugal traça o retrato sobre a atualidade e as perspetivas no universo dos Recursos Humanos: recrutamento e remunerações, especificidade de Portugal e tendências do local físico de trabalho. Sem esquecer o posicionamento próprio da prestigiada consultora, especializada na seleção de cargos intermédios e de direção.

Como vê o mercado atual de recrutamento? Quais são as vossas expectativas para 2022?

Estamos bastante otimistas para 2022. O PRR que, deverá chegar a Portugal em 2022 vai tocar muitos setores importantes para o desenvolvimento do país, como as energias renováveis, as infraestruturas de transportes, o imobiliário e a construção, pelo que nos mantemos otimistas. Acreditamos que a dinâmica dos anos anteriores vai-se manter. O chumbo do orçamento e as eleições vão provavelmente atrasar um pouco o PRR, que representa cerca de 40% da riqueza que se espera criar no país em 2022 (entre 1.5 e 2.4% do PIB) para o país. No entanto, acreditamos que o “new green deal” vai ter um grande impacto na economia. 2021 foi um ano recorde de investimento estrangeiro no país, o que faz com que acredite que o crescimento deverá manter-se. O desemprego também continua baixo, pelo que estamos bastante otimistas.

Que tipo de funções são mais requisitadas pelo mercado?

O mercado continua a pedir muitas funções nos setores tecnológicos, nos centros de serviços partilhados, mas não apenas em funções de suporte (por exemplo, recursos humanos) mas também em compras, gestão de projetos, qualidade, engenharia, entre outras.

O setor industrial – com as energias renováveis na frente – também continua com muita procura, assim como a construção civil. Muitas multinacionais industriais veem Portugal como uma solução de qualidade para suprir as suas necessidades.

Obviamente, as eleições podem atrasar alguns projetos, mas 2022 deverá confirmar o que já está a acontecer, ou seja, uma necessidade de mão de obra, de perfis qualificados nos setores industriais e tecnológicos principalmente.

Como respondem ao mercado atualmente?

Na Robert Walters temos três divisões: Engineering & Operations, Finance, HR & Legal e IT e Digital. Trabalhamos funções muito especializadas em temas de transformação digital, de gestão de projetos, e-commerce e até algumas muito específicas para a exportação.

Estamos preparados para responder às tendências do mercado. Salientaria, primeiro, as fintech, startups, centros de competências tech, data centers, etc. Portugal é o novo hub tecnológico europeu. Era Barcelona há uns anos, agora é Lisboa mas também o Porto, Coimbra ou até Leiria. Portugal é visto no seu todo e não só Lisboa, o que é bom para o país. Depois, a indústria – algumas empresas industriais multinacionais estão a trazer de volta os centros de competências e de engenharia para a Europa. Nesses casos, Portugal é visto como um centro industrial capaz de produzir com um muito bom nível de qualidade a preços aceitáveis para a Europa.

A terceira tendência é o setor das energias renováveis, que está em crescimento acelerado com investimentos importantes nos últimos anos e que se prevê que continue a crescer em Portugal.

Estas tendências exigem perfis técnicos, mas também os de suporte, como recursos humanos, compliance, finanças, legal, risco. Aliás, estes perfis são cada vez mais especializados para cada setor.

Prevê um aumento dos vencimentos fruto da pouca oferta no mercado para alguns perfis?

Portugal é um país com demografia negativa. Em cada ano, o país perde habitantes e portanto profissionais, pelo que os vencimentos vão aumentar nos perfis mais procurados, que são o IT e o digital. No entanto, se há alguns anos um profissional destas áreas que mudava de empresa poderia esperar uma revalorização salarial de 15% ou até 20%, agora já não é assim. Este mesmo profissional hoje pode esperar um aumento de 5% a 8% em média.

Notamos também um peso cada vez mais importante da parte variável, dos bónus oferecidos aos profissionais que são capazes de trazer crescimento à empresa. Esta tendência verifica-se em funções que há alguns anos não tinham qualquer parte variável. Já começamos a ver este tipo de remunerações em funções financeiras ou até de recursos humanos. Cada vez mais as empresas tentam remunerar em função do que o colaborador traz à empresa, da sua produtividade e de resultados demonstráveis.

Vemos também mais pessoas que não vão mudar de empresa para ter um aumento salarial, mas que procuram um propósito no que fazem. Desejam juntar-se a projetos que lhes façam sentido naquele momento da sua vida e não olham apenas à remuneração.

O trabalho híbrido já é a norma para os potenciais colaboradores?

Não acho que se possa falar de norma. Implementaram-se coisas muito interessantes nas empresas, como os horários flexíveis ou o teletrabalho, quando faz sentido e é possível. Fizeram-se muitas experiências para ver o que funcionava para cada pessoa, equipa ou empresa. No entanto, também existem muitos funcionários que querem voltar ao escritório porque não têm condições – por vezes até condições de habitação – para estar em teletrabalho total. As empresas também já começaram a notar uma certa perda do sentido de pertença à organização quando os colaboradores estão em fully remote.

Somos animais sociais, precisamos de nos encontrar nas empresas, os jovens querem aprender com os mais velhos, os mais velhos querem ensinar aos jovens. Todas as empresas estão a refletir sobre estas questões e não vejo que já tenham as respostas. O trabalho híbrido ainda não é a norma. O que sim, já se pode dizer, é que os locais de trabalho vão ter de se adaptar a esta nova realidade.

Uma das preocupações atuais é conseguir incutir nas pessoas a vontade de voltar ao escritório. Para o conseguir, os workplaces deverão evoluir, por exemplo, para propostas de wellness e refeitórios com alimentação saudável disponibilizados aos colaboradores. Regressamos ao escritório com muita vontade, mas agora os locais de trabalho precisam de se adaptar. As empresas têm de conseguir proteger os colaboradores, mas também a nossa economia e as próprias empresas, porque são o nosso futuro.

As empresas também já começaram a notar uma certa perda do sentido de pertença à organização quando os colaboradores estão em fully remote

Entrevista publicada na edição n.º 137 da RHmagazine, referente aos meses de novembro/dezembro de 2021.

Siga-nos no LinkedIn, Facebook, Instagram e Twitter e assine aqui a nossa newsletter para receber as mais recentes notícias do setor a cada semana!

Mais sobre François-Pierre PuechNovos modelos de trabalhoRHmagazineRobert WaltersRobert Walters PortugalTendências 2022
Notícia anterior

ESTUDO: 6 em 10 colaboradores apenas se irão juntar ou permanecer numa organização se puderem trabalhar remotamente/em modelo híbrido

Notícia seguinte

Católica Porto Business School está de parabéns! A escola de negócios volta a ser acreditada pela EQUIS e mantém-se entre as melhores do mundo

Notícia seguinte
Católica Porto Business School está de parabéns! A escola de negócios volta a ser acreditada pela EQUIS e mantém-se entre as melhores do mundo

Católica Porto Business School está de parabéns! A escola de negócios volta a ser acreditada pela EQUIS e mantém-se entre as melhores do mundo

Leia aqui a ultima edição

Últimas entradas

Ricardo Freitas é o novo HCM Sales Manager da Cegid em Portugal

Ricardo Freitas é o novo HCM Sales Manager da Cegid em Portugal

Por Guilherme Lopes
25 de Março, 2023
0

Com 22 anos de experiência no mundo...

Luís Lopes é o novo CEO da Vodafone Portugal

Luís Lopes é o novo CEO da Vodafone Portugal

Por Guilherme Lopes
24 de Março, 2023
0

AVodafone Portugal anuncia que, a partir de...

4 formações do IIRH a não perder de vista este ano

4 formações do IIRH a não perder de vista

Por IIRH
25 de Março, 2023
0

A formação é cada vez mais uma...

Alexandra Andrade, Adecco: “Hoje em dia, quem tem o candidato é rei”

Alexandra Andrade, Adecco: “Hoje em dia, quem tem o candidato é rei”

Por IIRH
23 de Março, 2023
0

Na Adecco Portugal, o que é que...

Diversidade e Inclusão

Diversidade e Inclusão: Como podem as empresas passar da teoria à prática?

Por Sara Moutinho Lopes
23 de Março, 2023
0

De acordo com uma pesquisa levada a...

Relatório único

Atualidade Laboral: Relatório Único – Dados referentes a 2022, prazo de entrega iniciou a 16 de março de 2023

Por Orlando Santos Silva
23 de Março, 2023
0

  Autor: Orlando Santos Silva, Advogado    ...

VEJA MAIS

Compensação

Agenda de Eventos RH

Março 2023
Mar 29 - 30 2023

Expo RH

Centro de Congressos Estoril
Abril 2023
Abr 10 2023

Formação: Cálculo e processamento salarial – OE2023

Abr 12 - 18 2023

Formação: People Management

Abr 12 - 18 2023

Formação: Equipas de Alto Desempenho

Abr 17 - 21 2023

ESG WEEK 2023

Atmosfera M
Abr 19 - 20 2023

Formação: Gestão da remuneração e compensação

Congresso RH volta a debater as melhores práticas em gestão de pessoas
Abr 20 2023

Congresso RH

Coimbra Business School | ISCAC
Abr 20 - 21 2023

Formação: Otimização fiscal das remunerações

Maio 2023
Mai 03 - 04 2023

Formação: Design Thinking e Agile na Gestão de RH

Mai 09 - 10 2023

Formação: Balanced Scorecards: conceber um quadro de indicadores de RH

Mai 11 - 12 2023

Formação: Como melhorar o seu Employer Branding para captar talento

Mai 23 2023

Fórum RH 2023

Estádio Sport Lisboa e Benfica
No event found!
Load More

Siga-nos nas Redes Socias

O IIRH-Instituto de Informação em Recursos Humanos é o mais importante ponto de encontro do setor da Gestão de Pessoas de Portugal. Proporcionamos interações relevantes aos profissionais de Recursos Humanos, a empresas fornecedoras do setor e a estudiosos da área. Somos inovadores e influentes, criamos conhecimento através dos nossos Estudos e Publicações (RHmagazine, Guias práticos e eBooks) e proporcionamos experiências diferenciadoras de networking nos nossos eventos físicos (Fórum RH, Global Talent Day e Prémios RH) e digitais (webinares). 

Compartilhamos informações transformadoras para as empresas. Facilitamos o networking , criamos oportunidades!  

Somos 100% RH há 26 anos!

Twitter Facebook-f Youtube Instagram Linkedin

© 2020 IIRH. All rights reserved.

Made with ❤ by JCG

No Result
View All Result
  • RHmagazine
    • Ler a RHmagazine Digital – ÁREA PESSOAL
    • Apresentação
    • Arquivo de edições
    • Assinar a RHmagazine
  • MERCADO RH
    • NOTÍCIAS DO MERCADO RH
    • AGENDA DE EVENTOS
    • PASSAPORTE
    • PESSOAS
    • CRÓNICAS & OPINIÃO
  • ESTRATEGIA
    • RECRUTAMENTO & ONBOARDING
    • APRENDIZAGEM, FORMAÇÃO E COACHING
    • SAÚDE E BEM ESTAR
    • COMPENSAÇÃO & REMUNERAÇÃO
    • SOFTWARES RH
    • DIREITO DO TRABALHO
    • TENDÊNCIAS RH
    • GESTÃO DA CARREIRA RH
    • ARTIGOS TÉCNICOS
  • PESSOAS
  • Newsletter
  • GUIARH
  • Webinars & Guias
    • Webinars
    • Guias, ebooks e estudos
  • FormaçãoRH
  • Quem somos

© 2020 IIRH - All rights reserved. (function(e,t,o,n,p,r,i){e.visitorGlobalObjectAlias=n;e[e.visitorGlobalObjectAlias]=e[e.visitorGlobalObjectAlias]||function(){(e[e.visitorGlobalObjectAlias].q=e[e.visitorGlobalObjectAlias].q||[]).push(arguments)};e[e.visitorGlobalObjectAlias].l=(new Date).getTime();r=t.createElement("script");r.src=o;r.async=true;i=t.getElementsByTagName("script")[0];i.parentNode.insertBefore(r,i)})(window,document,"https://diffuser-cdn.app-us1.com/diffuser/diffuser.js","vgo"); vgo('setAccount', '610690736'); vgo('setTrackByDefault', true); vgo('process');

Welcome Back!

Login to your account below

Forgotten Password?

Retrieve your password

Please enter your username or email address to reset your password.

Log In

Add New Playlist