• IIRH
  • POLÍTICA DE PRIVACIDADE E PROTEÇÃO DE DADOS
ASSINAR NEWSLETTER
Quinta-feira, Agosto 18, 2022
  • Login
RHmagazine
  • RHmagazineAssine aqui!
    • Apresentação
    • Arquivo de edições
    • Assinatura da revista
    • ÁREA PESSOAL – Assinatura RHM Digital
  • MERCADO RH
    • COVID19
    • NOTÍCIAS DO MERCADO RH
    • AGENDA DE EVENTOS
    • PASSAPORTE
    • PESSOAS
    • CRÓNICAS & OPINIÃO
  • ESTRATEGIA
    • RECRUTAMENTO & ONBOARDING
    • APRENDIZAGEM, FORMAÇÃO E COACHING
    • SAÚDE E BEM ESTAR
    • COMPENSAÇÃO & REMUNERAÇÃO
    • SOFTWARES RH
    • DIREITO DO TRABALHO
    • TENDÊNCIAS RH
    • GESTÃO DA CARREIRA RH
    • ARTIGOS TÉCNICOS
  • PESSOAS
  • Newsletter
  • GUIARH
  • Webinars & Guias
    • Webinars
    • Guias, ebooks e estudos
  • FormaçãoRH
  • Quem somos
No Result
View All Result
RHmagazine
No Result
View All Result

Hugo Monteiro, ActionCOACH Lisboa: “A ActionCOACH está em mais de 76 países atualmente. Somos mais de mil coaches a nível mundial.”

Beatriz Santos Por Beatriz Santos
27 de Dezembro, 2021
em APRENDIZAGEM, FORMAÇÃO & COACHING, PESSOAS
0
Hugo Monteiro, ActionCOACH Lisboa: “A ActionCOACH está em mais de 76 países atualmente. Somos mais de mil coaches a nível mundial.”

Equipa ACTIONCOACH

17
Partilhas
188
Visualizações

Com mais de mil coaches a nível mundial, a ActionCOACH apresenta-se como especialista no negócio e compromete-se a trabalhar a “escada do empreendedor”. Hugo Monteiro, CEO e partner da ActionCOACH Lisboa, explica-nos o que está por trás de todo o processo de coaching de empresários.

A que tipo de pessoas se dirige a ActionCOACH?

Donos de empresas, em 90% dos casos, ou executivos. Mais especificamente, donos de empresas que têm aproximadamente até 500 colaboradores, como teto máximo.

Em que é que os donos das empresas podem beneficiar com a ActionCOACH?

O nosso propósito é a reeducação do empresário. É ir trabalhando a escada do empreendedor com o empresário, desde o autoemprego. Muitos empresários começam em autoemprego, ou seja, criam o seu posto de trabalho. O processo vai desde o autoemprego, até ao empresário trabalhar na parte da gestão, passar a dono, contratar um diretor-geral, tornar-se investidor e tornar-se empreendedor. A definição de negócio, para nós, é ter uma empresa comercial rentável, de receita previsível, que funcione sem a presença do empresário. Os benefícios passam por tornar a empresa vendável e valorizável, para que o empresário, se decidir vender ou expandir o negócio, não tenha de estar efetivamente no negócio.

Então o vosso coaching é mais para a empresa, certo? São muitos conhecimentos técnicos de gestão que vocês têm de transmitir ao dono?

Podemos dividir isto em dois grandes setores. Primeiro, o setor da gestão (finanças, entrega do produto, marketing, vendas, sistemas, cultura dentro da organização, recrutamento…). Nós disponibilizamos todas essas ferramentas de gestão. Depois, há outro pilar: a escada do empreendedor. Esta parte tem a ver com o mindset, com a parte comportamental do empresário. Há três áreas críticas que um empresário tem de trabalhar: tempo, dinheiro e equipa. Nós somos especialistas no negócio e trabalhamos com donos de empresas, e é nestas áreas que atuamos, preparando o negócio para que este não dependa do dono.

Os vossos coaches são profissionais com muita experiência. Por norma, que tipo de background têm?

Somos um franchising, usamos esta metodologia a nível mundial para aplicar no negócio. A ActionCOACH está em mais de 76 países atualmente. Somos mais de mil coaches a nível mundial. Todos são licenciados, e a maioria são economistas, marketeers, e muitos com MBA. De carreira profissional têm mais de 10 ou 20 anos de experiência em cargos de direção. Passam também por um exame muito profundo para poderem entrar, com oito semanas de preparação para a certificação.

Quanto tempo dura um acompanhamento “tipo”? Há vários tipos de acompanhamento?

No business coaching não há uma duração mínima nem máxima. Uma coisa é certa: isto é um trabalho de profundidade, de médio e longo prazos. Não se muda um empresário, a forma como ele pensa ou o crescimento da sua empresa, em três meses. Acreditamos que, num espaço de seis meses a um ano, existe um retorno sobre o investimento.

No início, esse acompanhamento é uma vez por semana ou mais do que isso?

Uma vez por semana no máximo. É o mais intenso que temos. E não recomendamos mais. Porque o business coaching começa primeiro num processo de alinhamento de sócio, ou de sócios, se existirem mais sócios. Este alinhamento consiste em colocar no papel a visão do dono sobre o seu negócio e o que ele espera do negócio daqui a um, três, cinco ou dez anos. Para depois construirmos um plano de ação do ano e um plano trimestral. Desenhamos o business plan, mas, mais importante que isso, criamos um plano de ação para executar, com tarefas à semana. Nas sessões de coaching, depois de se fazer esse plano, é prestar contas sobre essas tarefas, esses objetivos, e fazer um ponto de situação. Nesse plano de ação também estão linhas orientadoras da gestão. Quem define esse plano é o dono, não somos nós. Não queremos que ele dependa de nós, queremos que tenha a capacidade de fazer e desenvolver tudo o que é necessário para o negócio e delegar e aprender a delegar.

A vossa intervenção é, então, abrangente. Começa pelo sócio, mas depois vai alastrando, correto?

A equipa é um reflexo dos donos. Se queremos alterar algum resultado dentro de uma organização temos de começar pelo dono. Porque comportamento gera comportamento e é aí que queremos incidir. Há também uma intervenção com a equipa, para alinhar a equipa com base nos propósitos e objetivos dos donos. Essa sessão é liderada por um coach e é um momento em que toda a equipa participa e expõe de uma forma aberta o que é que podia ser melhorado dentro da organização.

Como é que vocês melhoram essa comunicação?

Temos várias ferramentas. Uma delas é o perfil DISC, que usamos como primeiro pequeno passo para entender o perfil comportamental individual, e depois entender o perfil comportamental do sócio e da equipa. Neste processo, o coach coloca questões perturbadoras aos sócios, para que os sentimentos sejam colocados em cima da mesa.


Entrevista publicada na edição n.º 134 da RHmagazine, referente aos meses de maio/junho de 2021.

Mais sobre action coachcoachingEntrevistaformacao
Notícia anterior

ESTUDO: O impacto da prática de mindfulness no trabalho

Notícia seguinte

Abaco Consulting une-se ao Grupo Valantic

Notícia seguinte
Abaco Consulting une-se ao Grupo Valantic

Abaco Consulting une-se ao Grupo Valantic

Assine aqui

Últimas entradas

Como a gamificação pode envolver pessoas e potenciar negócios – um caso prático

Como a gamificação pode envolver pessoas e potenciar negócios – um caso prático

Por Ana Rita Maciel
18 de Agosto, 2022
0

A Decskill – empresa na área do...

Pertence ao universo da tecnologia? A BI4ALL vai realizar já no próximo mês a 1.ª edição da Code Talent Academy dedicada ao Software Engineering

Pertence ao universo da tecnologia? A BI4ALL vai realizar já no próximo mês a 1.ª edição da Code Talent Academy dedicada ao Software Engineering

Por IIRH
18 de Agosto, 2022
0

A BI4ALL vai realizar, em setembro, a primeira...

«Qual a nova proposta de valor para atrair candidatos num mundo pós-pandemia?» – Conclusões de mais um webinar promovido pelo IIRH

OPINIÃO: Talento precisa-se! O que está a levar à fuga de talento e como retê-lo

Por IIRH
18 de Agosto, 2022
0

    Autora: Joana João Gonçalves, Manager...

Opinião: Hybrid People

Como podem líderes e colaboradores recuperar o equilíbrio na era híbrida?

Por IIRH
18 de Agosto, 2022
0

As férias de verão sugerem abrandar o ritmo, mas...

Passaporte (de) liderança: Como preparar as chefias operacionais para a era digital

Passaporte (de) liderança: Como preparar as chefias operacionais para a era digital

Por IIRH
17 de Agosto, 2022
0

  Autora: Elisabete Silvestre, Gestora de Projetos de...

VEJA MAIS

Compensação

Siga-nos

Setembro 2022
Set 23 - 27 2022

Conferência eXperience Agile Week

Outubro 2022
Out 18 - 19 2022

Formação: Como implementar as obrigações impostas pelo RGPC?

Out 20 - 21 2022

Formação: Design Thinking e Agile na Gestão de RH

Out 25 2022

Global Talent Day 2022

Auditório da Lispolis - Lisboa
Out 26 - 27 2022

Formação: Recrutamento e Seleção de Talento

Novembro 2022
Nov 07 - 08 2022

Formação: Gestão Administrativa dos RH

Nov 09 - 10 2022

Formação: 007. Missão Teletrabalho (Im)possível

Nov 10 - 11 2022

Formação: Otimização Fiscal das Remunerações

Nov 14 - 15 2022

Formação: Gestão da Remuneração e Compensação

Nov 14 - 16 2022

Formação: RGPD, Código do Trabalho e Gestão de Pessoas

Nov 16 - 17 2022

Formação: Balanced Scorecard na Gestão de RH

Nov 17 - 18 2022

Formação: Como melhorar o seu Employer Branding para captar talento

No event found!
Load More

O IIRH-Instituto de Informação em Recursos Humanos é o mais importante ponto de encontro do setor da Gestão de Pessoas de Portugal. Proporcionamos interações relevantes aos profissionais de Recursos Humanos, a empresas fornecedoras do setor e a estudiosos da área. Somos inovadores e influentes, criamos conhecimento através dos nossos Estudos e Publicações (RHmagazine, Guias práticos e eBooks) e proporcionamos experiências diferenciadoras de networking nos nossos eventos físicos (Fórum RH, Global Talent Day e Prémios RH) e digitais (webinares). 

Compartilhamos informações transformadoras para as empresas. Facilitamos o networking , criamos oportunidades!  

Somos 100% RH há 26 anos!

Twitter Facebook-f Youtube Instagram Linkedin

© 2020 IIRH. All rights reserved.

Made with ❤ by JCG

No Result
View All Result
  • RHmagazine
    • Apresentação
    • Arquivo de edições
    • Assinatura da revista
    • ÁREA PESSOAL – Assinatura RHM Digital
  • MERCADO RH
    • COVID19
    • NOTÍCIAS DO MERCADO RH
    • AGENDA DE EVENTOS
    • PASSAPORTE
    • PESSOAS
    • CRÓNICAS & OPINIÃO
  • ESTRATEGIA
    • RECRUTAMENTO & ONBOARDING
    • APRENDIZAGEM, FORMAÇÃO E COACHING
    • SAÚDE E BEM ESTAR
    • COMPENSAÇÃO & REMUNERAÇÃO
    • SOFTWARES RH
    • DIREITO DO TRABALHO
    • TENDÊNCIAS RH
    • GESTÃO DA CARREIRA RH
    • ARTIGOS TÉCNICOS
  • PESSOAS
  • Newsletter
  • GUIARH
  • Webinars & Guias
    • Webinars
    • Guias, ebooks e estudos
  • FormaçãoRH
  • Quem somos

© 2020 IIRH - All rights reserved. (function(e,t,o,n,p,r,i){e.visitorGlobalObjectAlias=n;e[e.visitorGlobalObjectAlias]=e[e.visitorGlobalObjectAlias]||function(){(e[e.visitorGlobalObjectAlias].q=e[e.visitorGlobalObjectAlias].q||[]).push(arguments)};e[e.visitorGlobalObjectAlias].l=(new Date).getTime();r=t.createElement("script");r.src=o;r.async=true;i=t.getElementsByTagName("script")[0];i.parentNode.insertBefore(r,i)})(window,document,"https://diffuser-cdn.app-us1.com/diffuser/diffuser.js","vgo"); vgo('setAccount', '610690736'); vgo('setTrackByDefault', true); vgo('process');

Welcome Back!

Login to your account below

Forgotten Password?

Retrieve your password

Please enter your username or email address to reset your password.

Log In

Add New Playlist