ASSINAR NEWSLETTER
Sexta-feira, Setembro 18, 2026
  • Login
RHmagazine
  • RHmagazineLEIA AQUI GRATUITAMENTE!
    • Ler a RHmagazine Digital GRATUITAMENTE
    • Saiba mais sobre a RHmagazine
    • Arquivo de edições da RHmagazine
    • Assinar a RHmagazine (papel)
  • ATUALIDADE
    • MERCADORH
      • NOTÍCIAS DO MERCADORH
      • PESSOASRH
      • PASSAPORTE
      • CRÓNICAS & OPINIÃO
      • MERCADO DOS BENEFÍCIOS by Edenred
    • ESTRATÉGIA
      • RECRUTAMENTO & ONBOARDING
      • APRENDIZAGEM, FORMAÇÃO E COACHING
      • SAÚDE E BEM ESTAR
      • COMPENSAÇÃO & REMUNERAÇÃO
      • SOFTWARES RH
      • DIREITO DO TRABALHO
      • TENDÊNCIAS RH
      • GESTÃO DA CARREIRA RH
      • ARTIGOS TÉCNICOS
  • EVENTOSRH
    • EVENTOS ONLINE WEBINARS
    • EVENTOS PRESENCIAIS
  • BIBLIOTECARH
    • GUIAS | EBOOKS | ESTUDOS
    • PODCASTS
  • FORNECEDORESRH
  • FormaçãoRH
  • Sobre nós
No Result
View All Result
RHmagazine
No Result
View All Result

Já nas bancas: RHmagazine 140 – Revolução nas Competências: as que procurar nos candidatos e desenvolver nas equipas

IIRH Por IIRH
2 de Junho, 2022
em DESTAQUES, TENDÊNCIAS RH
0
Já nas bancas: RHmagazine 140 – Revolução nas Competências: as que procurar nos candidatos e desenvolver nas equipas
30
Partilhas
328
Visualizações

O destaque da edição 140 da RHmagazine (maio/junho) vai para o tema de capa «Soft Skills: As competências que estão a revolucionar o mundo do trabalho». Levantamos a ponta do véu, para que conheça alguns dos conteúdos que poderá encontrar na nova edição da nossa revista!

Se antes as hard skills pareciam receber atenção prioritária por parte dos empregadores no momento de contratar e reter talentos, hoje – e sobretudo com o despoletar da pandemia – são as soft skills que fazem a diferença na escolha do candidato ideal ou na permanência de um colaborador. Segundo o estudo “The Future of Jobs 2020” realizado pelo World Economic Forum, em 2025, a aprendizagem ativa, a resolução de problemas, a resiliência, a tolerância ao stress e a flexibilidade, a persuasão e a negociação, a criatividade, a originalidade e a iniciativa vão constar no ‘Top 15’ das skills mais procuradas num colaborador. Como é que os especialistas olham para esta temática? É isso que poderá ficar a saber no artigo de tema de capa da edição 140 da revista «Soft Skills: As competências que estão a revolucionar o mundo do trabalho» – complementado com os testemunhos da Mercer, das Farmácias Holon, do Pestana Hotel Group, da Cimpor, da ISQ Academy e do ISEG Executive Education.

Ainda a respeito do tema de capa, poderá contar com o artigo de Elisabete Silvestre, Gestora de Projetos de Desenvolvimento Pessoal e Organizacional na ATEC – Academia de Formação, sobre o programa formativo desenvolvido pela escola – “Passaporte (de) Liderança” -, que trabalha as temáticas basilares da liderança; o artigo de Duarte Pacheco de Carvalho, Account Director & Strategic Consultant na CoachHub, que aborda a importância de ações focadas no bem-estar, como o coaching, nestes tempos de incerteza; o artigo de Ricardo Fortes da Costa, Partner da The Key Talent Portugal, Professor do ISEG, Diretor da RHmagazine e Vice-Presidente da APG, relativo à “reskilling revolution”; o artigo de Tiago Borges, Business Leader de Career da Mercer Portugal, que incide sobre o aspeto crítico e multidimensional do desafio do reskilling nas organizações, apontado no estudo elaborado pela empresa “Global Talent Trends” de 2022 (cujas principais conclusões poderá também encontrar no interior da nossa revista); o artigo de Margarida Segard, Diretora da ISQ Academy, que foca nos pilares críticos da mudança para a gestão da IA e humanização das pessoas nas empresas, apresentando soluções inovadoras oferecidas pelo ISQ; o artigo de Paula Fernandes, Modern Work & Security Business Group Lead da Microsoft Portugal, sobre o Viva Learning, módulo da plataforma de employee experience Microsoft Viva, que traz a aprendizagem contínua para o fluxo de trabalho; e, por último, o artigo de Isabel Rita Alves, Head of Training & Team Building da Neves de Almeida, que apresenta as vantagens da gamificação com formato de aprendizagem.

Não perca também a oportunidade de ler as duas entrevistas principais desta edição da RHmagazine a Sandra Barranquinho, Diretora de Recursos Humanos do BNP Paribas Personal Finance – que aborda o processo de transformação agile, pelo qual a empresa de crédito pessoal está a atravessar –, e a Thierry Ligonnière, CEO da ANA – Aeroportos de Portugal que foca a pretensão da empresa do setor da aviação em implementar ferramentas de remuneração variável, baseadas no desenvolvimento de competências dos colaboradores.

Conseguimos despertar-lhe a curiosidade? E ainda há muito mais para ler na edição n.º 140 da RHmagazine!

O que mais pode encontrar na nova edição da revista…

Esta edição conta com dois Dossiers Especiais: Outsourcing RH & Processamento Salarial e Escola de Línguas. No primeiro, leia as entrevistas a Sónia Nunes, Administradora e Responsável da Área da Gestão de Pessoas no Grupo NUCASE, e a Mário Caninhas Machado, Diretor de Outsourcing do Grupo SOFT, que, para além de apresentarem as soluções das suas empresas, falam das vantagens de uma empresa externalizar os seus serviços de payroll e cuidados que devem ser assegurados. No segundo, apresentamos-lhe a Fluentify pela “voz” de Stefano Libertazzi, Key Account Manager Portugal & LATAM da escola de línguas, que oferece uma plataforma tecnológica inovadora, permitindo aos formandos escolher o seu tutor e aceder ao progresso alcançado, a certificados, performance, feedbacks, sessões agendadas, etc.; e damos-lhe a conhecer o método de ensino da escola de inglês Wall Street English, num artigo da autoria de Diogo Reis Pereira, Marketing & Brand Manager da escola.

Destaque, ainda, para as entrevistas especiais no âmbito do Fórum RH 2022 a Teresa Fonseca Santos, Diretora Comercial da Edenred, e a Pedro Reis Coelho, Sales & Marketing Director do ISQe – empresas patrocinadoras premium do evento.

Na secção Talento Além-Fronteiras conheça Sofia Veríssimo, VP HR Europe da American Tower Corporation – gigante de Real Estate Investments Trust (REITS) no setor das telecomunicações -, que rumou até Madrid, Espanha para desempenhar o cargo. Por sua vez, o nosso perfilado desta edição é Paulo Barreto, Diretor de Recursos Humanos do Crédito Agrícola, que detalha pormenores divertidos da sua vida para lá do mundo do trabalho.

Como é habitual, encontrará na secção NOW algumas breves notícias do setor em destaque e no Passaporte as movimentações mais recentes dos profissionais no mercado RH. Quem são os novos diretores de RH das empresas? Fique a saber!

Edição Especial: Melhores Práticas RH

A edição 140 da RHmagazine veio acompanhada por uma novidade: Às 94 páginas do caderno principal juntou-se o suplemento especial “Melhores Práticas em RH”, a partir do qual poderá ficar a conhecer as melhores práticas de gestão de RH de 13 empresas em Portugal: Capgemini, Deco Proteste, Dia, Doutor Finanças, Edenred, Euronext, Grupo Boticário, Grupo DreamMedia, Inetum, ISQe, Lidl, Norauto e Prosegur.

Do que é que está à espera? Faça já hoje a assinatura da RHmagazine, digital ou em papel, e leia sobre tudo isto e muito mais!

Siga-nos no LinkedIn, Facebook, Instagram e Twitter e assine aqui a nossa newsletter para receber as mais recentes notícias do setor a cada semana!

Mais sobre Artigosassinatura revistabancasCompetênciasentrevistasFórum RH 2022RHmagazinesoft skillsTendências 2022Tendências RH
Notícia anterior

ARTIGO: Agile HR – Um novo mindset na Gestão de Recursos Humanos

Notícia seguinte

Rosária Jorge, Operação Nariz Vermelho: “São as pessoas que asseguram a manutenção da nossa missão” (c/ FOTOS)

Recomendamos

Entrevista a Maria Antónia Cadillón. O código define, os embaixadores fazem o resto: assim se vive a ética na Lactogal

Entrevista a Maria Antónia Cadillón. O código define, os embaixadores fazem o resto: assim se vive a ética na Lactogal

17 de Setembro, 2026
Porque saem os colaboradores e o que ainda os faz querer ficar (segundo 258 DRH)

Vai despedir-se? Não entregue a carta antes de saber isto

17 de Setembro, 2026
Licença parental. Atenção: pode estar a perder direitos por acreditar nestes quatro mitos

Licença parental. Atenção: pode estar a perder direitos por acreditar nestes quatro mitos

17 de Setembro, 2026
Pressão dos custos leva empresas portuguesas a rever benefícios

Novo corte do IRS chega aos salários em novembro. Fizemos as contas e há um “mas” que os RH (e trabalhadores) devem saber

16 de Setembro, 2026
Regresso às aulas. Tem filhos? Este direito que “quase ninguém usa” pode ajudá-lo a conciliar trabalho e escola

Regresso às aulas. Tem filhos? Este direito que “quase ninguém usa” pode ajudá-lo a conciliar trabalho e escola

15 de Setembro, 2026
Trabalhadores estrangeiros em Portugal: o panorama legal atual

Do “no-poach” aos salários: a Concorrência está cada vez mais de olhos postos nos recursos humanos

15 de Setembro, 2026
VEJA MAIS
Notícia seguinte
Rosária Jorge, Operação Nariz Vermelho: “São as pessoas que asseguram a manutenção da nossa missão” (c/ FOTOS)

Rosária Jorge, Operação Nariz Vermelho: "São as pessoas que asseguram a manutenção da nossa missão" (c/ FOTOS)

  • MAIS POPULARES
  • ÚLTIMAS
Pressão dos custos leva empresas portuguesas a rever benefícios

Novo corte do IRS chega aos salários em novembro. Fizemos as contas e há um “mas” que os RH (e trabalhadores) devem saber

16 de Setembro, 2026
RH Talk – O Paradoxo de 2026: mais tecnologia, menos energia humana?

RH Talk – O Paradoxo de 2026: mais tecnologia, menos energia humana?

25 de Junho, 2026
Sabe em que condições pode aplicar a isenção de horário de trabalho?

Sabe em que condições pode aplicar a isenção de horário de trabalho?

11 de Novembro, 2024
Já são conhecidos os vencedores dos Wellbeing Awards 2026. Espreite a lista completa

Já são conhecidos os vencedores dos Wellbeing Awards 2026. Espreite a lista completa

17 de Setembro, 2026
Entrevista a Maria Antónia Cadillón. O código define, os embaixadores fazem o resto: assim se vive a ética na Lactogal

Entrevista a Maria Antónia Cadillón. O código define, os embaixadores fazem o resto: assim se vive a ética na Lactogal

17 de Setembro, 2026
Porque saem os colaboradores e o que ainda os faz querer ficar (segundo 258 DRH)

Vai despedir-se? Não entregue a carta antes de saber isto

17 de Setembro, 2026

Agenda de Eventos

Set 19
9:00 - 19:00

EU DECIDO 2026

Set 30
9:00 - 12:30

Employer Branding by iiRH 2026

Out 1
10:00 - 11:00

Human Risk Insights Talks

Out 20
8:30 - 18:00

Global Talent Day 2026

Nov 3
Novembro 3 @ 8:00 - Novembro 5 @ 17:00

Conferência: Labour Law Day

Ver calendário
TODOS OS EPISÓDIOS AQUI

Passaporte

LeYa inicia novo capítulo com Sofia Correia de Barros como CEO

LeYa inicia novo capítulo com Sofia Correia de Barros como CEO

7 de Setembro, 2026
Carla Sousa é a nova Business Director da Unidade de Serviços da Talenter

Carla Sousa é a nova Business Director da Unidade de Serviços da Talenter

4 de Setembro, 2026
Manuel Flahault é o novo rosto da liderança da Air France-KLM na Península Ibérica

Manuel Flahault é o novo rosto da liderança da Air France-KLM na Península Ibérica

1 de Setembro, 2026

Newsletter Semanal

  • 15.2k Fans
  • 3k Followers
  • 1.4k Subscribers

RHmagazine | Leia gratuitamente

Vídeos | Eventos by iiRH

https://www.youtube.com/watch?v=gaMUX4V0g_k
https://www.youtube.com/watch?v=2vJi28grd30&t=16s

assinatura da newsletter

O IIRH-Instituto de Informação em Recursos Humanos é o mais importante ponto de encontro do setor da Gestão de Pessoas de Portugal e é detentor da marca RHmagazine. No IIRH proporcionamos interações relevantes aos profissionais de Recursos Humanos, a empresas fornecedoras do setor e a estudiosos da área. Somos inovadores e influentes, criamos conhecimento através dos nossos Estudos e Publicações (RHmagazine, Guias práticos e eBooks) e proporcionamos experiências diferenciadoras de networking nos nossos eventos físicos (Fórum RH, Global Talent Day e Prémios RH) e digitais (webinares). 

Compartilhamos informações transformadoras para as empresas. Facilitamos o networking , criamos oportunidades!  

Somos 100% RH há 28 anos!

Acompanhe-nos nas Redes Socias

Twitter Facebook-f Youtube Instagram Linkedin

© 2020 IIRH. All rights reserved.

Made with ❤ by JCG

Welcome Back!

Login to your account below

Forgotten Password?

Retrieve your password

Please enter your username or email address to reset your password.

Log In

Add New Playlist

No Result
View All Result
  • RHmagazine
    • Ler a RHmagazine Digital GRATUITAMENTE
    • Saiba mais sobre a RHmagazine
    • Arquivo de edições da RHmagazine
    • Assinar a RHmagazine (papel)
  • ATUALIDADE
    • MERCADORH
      • NOTÍCIAS DO MERCADORH
      • PESSOASRH
      • PASSAPORTE
      • CRÓNICAS & OPINIÃO
      • MERCADO DOS BENEFÍCIOS by Edenred
    • ESTRATÉGIA
      • RECRUTAMENTO & ONBOARDING
      • APRENDIZAGEM, FORMAÇÃO E COACHING
      • SAÚDE E BEM ESTAR
      • COMPENSAÇÃO & REMUNERAÇÃO
      • SOFTWARES RH
      • DIREITO DO TRABALHO
      • TENDÊNCIAS RH
      • GESTÃO DA CARREIRA RH
      • ARTIGOS TÉCNICOS
  • EVENTOSRH
    • EVENTOS ONLINE WEBINARS
    • EVENTOS PRESENCIAIS
  • BIBLIOTECARH
    • GUIAS | EBOOKS | ESTUDOS
    • PODCASTS
  • FORNECEDORESRH
  • FormaçãoRH
  • Sobre nós

© 2020 IIRH - All rights reserved. (function(e,t,o,n,p,r,i){e.visitorGlobalObjectAlias=n;e[e.visitorGlobalObjectAlias]=e[e.visitorGlobalObjectAlias]||function(){(e[e.visitorGlobalObjectAlias].q=e[e.visitorGlobalObjectAlias].q||[]).push(arguments)};e[e.visitorGlobalObjectAlias].l=(new Date).getTime();r=t.createElement("script");r.src=o;r.async=true;i=t.getElementsByTagName("script")[0];i.parentNode.insertBefore(r,i)})(window,document,"https://diffuser-cdn.app-us1.com/diffuser/diffuser.js","vgo"); vgo('setAccount', '610690736'); vgo('setTrackByDefault', true); vgo('process');