POR:
Davide Silva, Diretor de Marketing da Sendit
Enviou, nos últimos dias, uma mensagem motivacional por voz aos seus colaboradores?
Se ainda não o fez, está na altura de pensar o que a sua organização já está a fazer para comunicar com os seus recursos humanos. Numa altura em que muitos se encontram a trabalhar fora do escritório ou em isolamento social, na sequência da evolução da Covid-19, que veio alterar as nossas vidas a vários níveis, muitas estruturas tiveram de se adaptar a novas rotinas e encontrar formas diferentes de passar a mensagem, de motivar e de reforçar o espírito de equipa. Uma adaptação que nem sempre é fácil e que implica uma mudança e um maior investimento por parte das empresas nas suas estratégias de comunicação, de forma a contribuir para partilhar as melhores práticas, informar sobre os novos procedimentos ou cuidar das pessoas e, consequentemente, olhar pelos seus resultados.
Por isso, uma comunicação eficaz e diferenciadora com a sua equipa será certamente um dos passos mais importantes para ultrapassar o momento que se vive. Seja num um gesto de proximidade, de compreensão face à situação atual ou na partilha de informação útil, há muitas formas que cada marca ou organização pode usar para se diferenciar num mundo cada vez mais digital e em que praticamente tudo pode acontecer a partir de um computador ou dispositivo móvel.
E o que pode fazer?
- Tome a iniciativa de enviar mensagens importantes da empresa ou simplesmente motivacionais por voz;
- faça questionários de satisfação ou dê a palavra aos seus colaboradores para que algumas das suas sugestões possam ser implementadas;
- comunique as alterações nos processamentos de salários ou despesas;
- partilhe documentos, os mecanismos de apoio para os seus colaboradores e famílias;
- conteúdos para formações online ou avaliações por email, nos novos “espaços” digitais de trabalho ou, simplesmente, através de SMS;
- envie mensagens a agradecer o esforço e dedicação dos seus colaboradores.
Os recursos humanos são – e continuarão a ser – o principal ativo das empresas. Por isso, adaptar as políticas da empresa, não só em relação à situação que se vive no presente, mas também para fazer face a outras eventualidades que surgirão no futuro criará organizações mais resilientes.