Com uma equipa de médicos e outros profissionais de saúde bastante robusta, e a videoconsulta a ganhar destaque, a Knower™ quis apostar num serviço de consultas à distância – projeto que saiu reforçado com a pandemia. Em julho de 2021 lançou oficialmente a plataforma Knower™ Care Center.
E
m que consiste, concretamente, a plataforma Knower™ Care Center?
A Knower™ Care Center é uma plataforma de videoconsultas e de serviços de saúde complementares, na medida em que qualquer pessoa pode aceder a consultas de especialidades médicas, tais como medicina geral e familiar, pediatria, medicina interna, ortopedia, medicina desportiva, cardiologia, consulta do viajante, entre outras, e especialidades técnicas, como por exemplo nutrição e psicologia. Através da nossa plataforma pode, inclusive, solicitar serviços de enfermagem, apoio domiciliário e outros serviços de saúde. A nossa intenção é eliminar obstáculos no acesso à saúde, tirando o melhor partido da tecnologia disponível e favorecendo as sinergias entre os pacientes, os profissionais de saúde e a Knower™. Resultado disso é o fecho de parcerias com municípios e empresas para que possam adaptar o nosso serviço às suas realidades.
A Knower™ Care Center parte de uma área de prestação de serviços de saúde bastante sólida, pelo que conseguimos desenvolver serviços de saúde à medida das instituições, recorrendo às nossas equipas de profissionais e à nossa experiência em gestão operacional.
Que mais-valias pode retirar uma empresa que ofereça aos seus colaboradores a possibilidade de usufruírem desta solução?
Para começar, a diminuição do absentismo, pois os colaboradores não têm de abandonar o local de trabalho para ir a uma consulta, o que, paralelamente, se repercute positivamente na produtividade global. Os empregadores podem utilizar a plataforma para promover o bem-estar entre os seus trabalhadores e ser parte ativa na promoção de saúde e na melhoria de hábitos quotidianos. A pensar neles, a Knower™ Care Center desenvolveu um plano de saúde corporate para que as empresas e o seu quadro de pessoal tenham condições bastante vantajosas, sendo que as organizações aderentes utilizam esta solução como um benefício salarial.
As organizações aderentes utilizam esta solução como um benefício salarial
É um benefício forte no momento de atrair e reter talentos?
A proteção na saúde é um benefício percebido como muito importante… diria que, para todos os cidadãos. Falando por experiência própria, se tiver de optar entre uma empresa que me oferece um plano de saúde ou uma que não o faça, optarei pela primeira. Assim como, durante a minha carreira fui confrontada com várias pessoas que, em entrevista, me perguntaram objetivamente se oferecíamos um plano ou seguro de saúde.
E para os colaboradores, quais as vantagens da telemedicina?
Facilidade, conforto, rapidez e eficiência. Quando fazemos uma videoconsulta percebemos o quão próximos estamos daquele médico que nos atende e está ali só para nós, sem distrações ou pressões. Para além disto, poupamos tempo em deslocações e deixamos de adiar a nossa saúde. Por exemplo, muitas vezes o que precisamos é apenas de uma renovação de receituário ou algo mais “administrativo” da parte dos médicos, o que se resolve em poucos minutos numa videoconsulta. Hoje, não se justifica o adiamento de pedidos de exames, análises, receitas, declarações ou outros. E não esqueçamos a facilidade de falar com um psicólogo ou psiquiatra, pois em poucos minutos pode ter uma consulta em caso de necessidade imediata e, inclusive, pode ser seguido(a) pelo mesmo profissional de saúde na plataforma Knower™ Care Center.
Acelerada pela pandemia, a digitalização dos serviços de saúde veio para ficar e afigura-se uma tendência para os próximos anos?
Sem dúvida. A pandemia acelerou os processos digitais em todas as áreas e sobremaneira na tele e videoconsulta. Ambas permanecerão nas nossas vidas durante muito tempo, porém, a consulta por vídeo será a modalidade mais persistente e a que sofrerá grandes evoluções, pelo que, a teleconsulta (consulta por telefone) tenderá a perder terreno por obsolescência. Acredito que muito estará por vir. As consultas remotas terão cada vez mais peso nas nossas rotinas de saúde física e mental, os exames complementares de diagnóstico ganharão novos contornos, a telemonitorização tornar-se-á imprescindível e o apoio domiciliário será mais ágil.
Knower™ Care Center
- Serviços: Videoconsulta, teleconsultas e apoio domiciliário
- Especialidades médicas: 12
- Nº de pacientes registados: 117
- Nº de profissionais de saúde registados: 58
Entrevista publicada na edição n.º 142 da RHmagazine, referente aos meses de setembro/outubro de 2022.
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