Como surgiu e em que consiste a parceria estratégica entre a MDS e a Coverflex?
Ricardo Pinto dos Santos (RPS): A parceria entre a Coverflex e o Grupo MDS, anunciada em setembro de 2021, foi, mais do que uma parceria, um movimento estratégico. Consistiu na possibilidade de juntar à nossa história de inovação tecnológica e liderança no mercado de consultoria de seguros e riscos em Portugal, a oportunidade de proporcionar aos nossos clientes uma solução inovadora, ágil e de valor acrescentado. Em simultâneo, permite-nos colocar o nosso conhecimento ao serviço de uma startup de elevado potencial, liderada por uma equipa competente, dinâmica e criativa, contribuindo para acelerar o seu crescimento, nomeadamente, através do alargamento da oferta aos seus clientes.
Miguel Santo Amaro (MSA): Anunciámos esta parceria há um ano e foi para nós a materialização de uma estratégia de crescimento que nos permitiu acelerar a expansão no mercado nacional e, evidentemente, começar a olhar com atenção para a nossa estratégia internacional a partir de todas as aprendizagens que temos feito.
Que mais-valias têm retirado desta colaboração?
RPS: Gerir pessoas, captar e reter talento são, atualmente, alguns dos principais desafios das organizações. Por isso, a gestão de benefícios nunca foi tão importante e relevante como hoje. A parceria estratégica com a Coverflex permite-nos ter uma oferta distintiva no mercado, ajudando empresas e organizações a responderem aos desafios que enfrentam no atual cenário mundial.
MSA: Ter como parceira uma multinacional que é líder na consultoria de seguros e gestão de risco tem-nos permitido acelerar o nosso crescimento. Mas a mais-valia fundamental tem sido a forma como integramos a oferta para os nossos clientes. Disponibilizar, na mesma plataforma, Cartão Refeição, Benefícios flexíveis, Descontos e uma oferta tão alargada e personalizada de Seguros, graças à parceria estratégica com a MDS, tem sido a oportunidade de podermos oferecer um produto único ao mercado. E de, em conjunto, podermos operar uma revolução que tem como objetivo fundamental contribuirmos para a criação de uma nova categoria de produto: compensation-as-a-service, ou seja, a compensação num sentido alargado, acessível a todas as empresas, independentemente da sua dimensão.
Ter como parceira a MDS, líder na consultoria de seguros e gestão de risco, tem-nos permitido acelerar o nosso crescimento (Miguel Santo Amaro/Coverflex)
O que a caracteriza e distingue no mercado as soluções para as empresas da MDS?
RPS: Na MDS investimos nas nossas pessoas, o que nos permite contar com uma equipa com elevadas competências técnicas na construção e gestão de programas de seguros, as quais colocamos ao serviço dos nossos clientes. Esta competência, a par da nossa dimensão, reforça a nossa capacidade negocial junto do mercado e torna-nos no parceiro certo para apoiar as organizações na gestão de RH nas suas diferentes dimensões, oferecendo um conjunto de serviços complementares integrados.
Como garantem que os programas de benefícios que disponibilizam são customizados às necessidades dos clientes? Que papel tem a plataforma da Coverflex?
RPS: Cada cliente tem as suas necessidades específicas. O desenho de programas de benefícios resulta do alinhamento entre o diagnóstico efetuado aos clientes e a nossa expertise, assente nas melhores práticas do mercado, por setor de atividade.
Por sua vez, os utilizadores valorizam a experiência digital inovadora da plataforma da Coverflex, que possibilita a gestão administrativa dos seguros de saúde em conjunto com os demais benefícios, permitindo igualmente uma gestão mais eficiente dos processos e a rentabilização do tempo das áreas de RH e Financeira dos clientes.
MSA: A Coverflex vem digitalizar as soluções, tornando-as mais intuitivas, flexíveis e fáceis de usar. E indo ao encontro das necessidades de um mercado de trabalho onde, pela primeira vez, cinco gerações distintas estão a trabalhar no mesmo espaço. E valorizam, como é óbvio, coisas diferentes.
Os benefícios de proteção de colaboradores, como os seguros e PPR, estão, de certa forma, generalizados nas empresas. Efeito da pandemia?
RPS: A pandemia veio mudar muitas perceções, e os benefícios de proteção dos colaboradores não foram exceção. Se produtos como os seguros e os PPR eram já uma realidade na oferta de compensação de muitas empresas, a dinâmica do mercado global, cada vez mais competitivo, veio torná-los ainda mais preponderantes. Hoje, sabemos que os colaboradores e as empresas estão cada vez mais interessados em otimizar a sua compensação: por um lado, as pessoas querem retirar o máximo partido da sua remuneração; por outro, as empresas têm condicionantes como a gestão de talento, a motivação ou a escassez de mão de obra. Nota-se, cada vez mais, uma preocupação genuína nestas matérias e a sua relação com o salário emocional. E, se os últimos dois anos foram de enormes mudanças, estamos certos de que elas não vão parar por aqui.
Como têm evoluído as necessidades dos clientes na área dos benefícios de proteção dos colaboradores?
RPS: Em termos de mercado, verificamos que o aumento da procura por serviços de saúde privados, enquanto alternativa ao SNS, continua a refletir-se no crescimento dos seguros de saúde em Portugal – quer novos quer no reforço dos planos de garantias. Temáticas como a saúde mental e o bem-estar dos colaboradores, têm-se assumido como uma maior preocupação dos clientes. Na lógica da responsabilidade social, a maior consciencialização sobre matérias de reforma e previdência, tem tido igual impacto na procura de soluções sobre planos de pensões e seguros de vida, principalmente ao nível das PME. Noutra dimensão, destacava os benefícios fiscais para as empresas que investem neste tipo de produtos.
Que tendências preveem no âmbito da compensação/remuneração e como é que a MDS e a Coverflex pretendem acompanhá-las?
MSA: Acreditamos que a Coverflex e o Grupo MDS podem ser precursores na resposta a algumas das tendências mais marcantes da atualidade, sobretudo no que diz respeito à flexibilidade do trabalho, das condições laborais e das políticas de atração e retenção de talento. Saber que contamos com um parceiro estratégico que está, como nós, atento ao que acontece no mundo, é garantia de que a atenção redobrada vai dar-nos a capacidade de sermos observadores participantes destas transformações.
Coverflex
- Produtos: Cartão Refeição, seguros, benefícios flexíveis e descontos, tudo num só cartão
- N.º de benefícios: 11, entre os quais saúde e bem-estar, coverflex infância, poupança e reforma, formação profissional e despesas com educação
- N.º de colaboradores: 75 a trabalhar na Coverflex. Mais de 34.000 a usar a plataforma
- N.º de empresas clientes: 2.000
Sobre a Coverflex
Fundada em 2019 por Luís Rocha (ex-TUI Musement), Miguel Santo Amaro (ex-Uniplaces), Nuno Pinto (ex-Kide) e Rui Carvalho (ex-Unbabel), a Coverflex tem nas soluções de compensação flexível o seu core business. Esta startup é apoiada pelo fundo pan-europeu Breega e pelo Fundo 200M, tendo levantado, em 2021, a maior ronda pre-seed de sempre em Portugal e uma das maiores da Europa.
MDS Portugal
- N.º de colaboradores: +1100 Presença: + de 35 escritórios (Portugal, Brasil, Angola, Moçambique, Espanha, Suíça e Malta)
- Serviços: corretagem de seguros e resseguro; consultoria em benefícios, risk consulting e cativas
- Soluções na área de employee benefits: saúde, planos de pensões, vida, acidentes pessoais, viagem, expatriados, benefícios flexíveis, worksite, wellbeing, data & analytics, benchmarking
Sobre o Grupo MDS
O Grupo MDS é uma multinacional que atua nos setores da corretagem de seguro e resseguro, consultoria de riscos e gestão de benefícios. Está presente em mais de 126 países, com posição de grande destaque nos mercados de Portugal, Brasil e Angola. No final de 2021, os acionistas do MDS acordaram a sua integração no The Ardonagh Group, o maior grupo de corretagem independente do Reino Unido e um dos 20 maiores grupos de corretagem de seguros do mundo, estando a operação pendente das autorizações regulatórias.
Entrevista publicada na edição n.º 142 da RHmagazine, referente aos meses de setembro/outubro de 2022.
Siga-nos no LinkedIn, Facebook, Instagram e Twitter e assine aqui a nossa newsletter para receber as mais recentes notícias do setor a cada semana!