Os vencedores da quinta edição dos Prémios Índice da Excelência, o estudo de clima organizacional e desenvolvimento do capital humano, desenvolvido pela Neves de Almeida HR Consulting em parceria com a Human Resources Portugal, a Executive Digest e o ISCTE Executive Education, serão anunciados a 18 de fevereiro.
Os prémios serão revelados num evento em live streaming, distinguindo as empresas que mais investem em Recursos Humanos e no desenvolvimento e satisfação dos seus colaboradores.
Na sua quinta edição, o estudo analisou e destacou as boas práticas de gestão humana num panorama cada vez mais tecnológico, funcionando também como base de alerta ao tecido empresarial sobre as tendências e a importância do fator humano num mundo cada vez mais digital e moldado pelas novas formas de trabalho, que exigem, em contexto incerto e de constante adaptação, preparação de pessoas e organizações.
O objetivo principal do estudo é oferecer a cada organização a oportunidade de identificar áreas fortes e de melhoria na gestão do seu ativo humano, servindo como ferramenta de gestão na identificação de iniciativas a desenvolver para a melhoria da satisfação organizacional. Em cada edição, os prémios Índice da Excelência premeiam as organizações que apresentam um melhor clima organizacional e que se destacam como organizações de excelência em Portugal.
«O Índice da Excelência tem mantido ao longo das suas cinco edições o propósito inicial de disponibilizar uma avaliação da dimensão, completa e complexa, do Capital Humano em contexto organizacional, e compreender a sua relevância para uma estratégia global», refere Gonçalo de Salis Amaral, Partner da Neves de Almeida HR Consulting. «O estudo permite às organizações participantes aceder a informação que poderá suportar algumas decisões estratégicas, dando, em simultâneo, voz aos seus colaboradores, envolvendo-os em temas e decisões relevantes. Numa era cada vez mais pautada pela componente tecnológica e digital, o maior valor está nas pessoas», acrescenta o também responsável pela área de consultoria da empresa responsável pelo estudo.
Adicionalmente uma premiação no estudo ajuda ao reconhecimento público das organizações, o que tem impacto direto no recrutamento, nos resultados e na forma como são vistas pelos stakeholders. A utilização de inquéritos aos profissionais tem como objetivo aferir a sua opinião sobre práticas na organização, as suas expectativas e a forma como estes percecionam o seu ambiente profissional. A metodologia de avaliação integra a análise da dimensão global e de dimensões complementares de relacionamento com os colaboradores, dinâmica organizacional, processos, clima e gestão de recursos humanos.
O Índice da Excelência premeia organizações em categorias globais de dimensão, definidas por número de colaboradores, entre Grandes Empresas (mais de 251 colaboradores), Médias Empresas (entre 51 e 250) e Pequenas Empresas (entre 11 e 50). Vão igualmente ser premiadas organizações por setor macro de atividade, num total de nove áreas identificadas: Banca, Seguros e Serviços Financeiros; Construção, Infraestruturas, Transportes e Logística; Consultoria e Serviços Profissionais; Hotelaria, Turismo, Desporto e Ensino; Indústria; Retalho e Comércio; Saúde e Farmacêutica; Setor Público; Tecnologia, Media e Telecomunicações.
ASSINE AQUI A NOSSA NEWSLETTER SEMANAL E RECEBA OS MELHORES ARTIGOS DA SEMANA!