A Get The Job é uma consultora que providencia soluções customizadas de aquisição de talento, em diversas indústrias e setores, para organizações de qualquer dimensão. Com a concorrência global a aumentar, qual será a vantagem de as empresas recorrerem a soluções de recrutamento externo?
Que vantagens têm as empresas que recorrem a soluções de recrutamento externo?
Existem cada vez mais e melhores empresas no mercado, o que aumenta a competitividade. Colocar um anúncio e esperar que os candidatos tenham a iniciativa de se candidatarem, é muito redutor. A maioria das áreas tem uma dificuldade crescente na contratação de profissionais, pelo que o caminho terá de passar obrigatoriamente por se investir em meios para recrutar mais e melhores talentos. Uma consultora de Recrutamento e Seleção, como a Get The Job, é um parceiro imprescindível nos tempos que correm. A aquisição de talento é um desafio de negócio, já o dizíamos em 2016, quando começámos a atuar, e hoje essa visão está mais do que confirmada. As empresas que apostam em parcerias nesta área, poupam tempo para se dedicarem a crescer no seu negócio, agilizam a sua estrutura interna para todos os temas relacionados com a pós-contratação e trabalham a sua marca diariamente. Ter os melhores profissionais alinhados com a cultura da empresa é peça chave para estar mais perto do sucesso.
De que forma a Get The Job se distingue no mercado de recrutamento e seleção?
A Get The Job sempre teve como premissa principal a sua diferenciação através da comunicação, do acompanhamento e da exigência interna para melhorar constantemente o que se faz. As empresas que confiam em nós para a aquisição de talento são empresas focadas em inovação, extremamente competitivas no seu mercado, e querem os melhores profissionais alinhados com a sua cultura. Diria que a personalização do trabalho e a adaptabilidade ao pretendido pelo cliente são dois dos aspetos mais valorizados pelas empresas que trabalham connosco e permite-nos trabalhar com organizações de todas as dimensões, presentes em Portugal. O investimento que fizemos em 2020 nos nossos ATS e CRM, bem como na formação interna da equipa, são fatores distintivos, e os resultados de 2021 são exemplo disso.
Referem que o processo de recrutar não pode ser encarado como simplesmente colocar um anúncio, com base num descritivo de funções. O que torna o recrutamento um sucesso nos dias de hoje?
Agir, ao invés de reagir. Deparamo-nos frequentemente com as habituais “necessidades para ontem”, que, por vezes, resultam da falta de planeamento dos empregadores. O planeamento das necessidades por parte dos nossos clientes, o estabelecimento de parcerias de média e longa duração (que permitem aumentar a experiência e a cumplicidade entre os técnicos e os hiring managers) e processos bem definidos, flexíveis, baseados em métricas e indicadores por parte das consultoras, aumentam exponencialmente o sucesso de qualquer missão. Se a isto juntarmos um mindset focado no cliente, apoiado por investimentos robustos em ferramentas tecnológicas, diria que temos o melhor de todos os mundos.
O planeamento das necessidades por parte dos nossos clientes, o estabelecimento de parcerias e processos bem definidos e flexíveis aumentam o sucesso de qualquer missão
Mencionam como prioridade uma personalização do vosso trabalho com os parceiros. Em que se traduz, concretamente, esta ideia?
Enquanto consultora de recrutamento e seleção, temos um papel fundamental de responsabilidade no mercado, ligando diariamente pessoas a oportunidades de emprego – situação que pode alterar, no limite, a vida das pessoas e o futuro das empresas. Um dos nossos objetivos principais é tornar a comunicação clara para todos os intervenientes, de modo a que todos tenham a capacidade de entender a personalização real que queremos estabelecer com as pessoas que contactam diariamente connosco. Por isso, embora sejamos inequivocamente uma empresa ligada à inovação, temos a capacidade de olhar para outros mercados e aplicar conceitos que nos parecem adequados ao nosso negócio, tal como o de gestor de conta e o de gestor de processos, que visa personalizar cada um dos contactos que seja necessário realizar e tornar o processo mais humano e percetível para todos.
O que ambicionam para 2022?
Continuar o nosso processo de crescimento e de maturidade, como organização que tem como objetivo ser uma referência no mercado nacional, no seu setor. Vamos continuar a inovar, a investir em ferramentas e a melhorar a formação e os nossos processos. Temos experiência em crescer, mesmo em contextos conturbados e, eventualmente por isso, possuímos uma resiliência notável. Somos uma empresa que não tem um serviço global de recursos humanos (outsourcing, trabalho temporário, formação, consultoria, coaching, headhunting, etc.), pois acreditamos na especialização e num conceito de boutique.
Entrevista publicada na edição n.º 139 da RHmagazine, referente aos meses de março/abril de 2022.
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