Mais um fim de ano que se aproxima e com ele encerramos mais uma série de webinars promovidos pelo IIRH. Foram 18 EncontRHos online que realizamos em 2021 e nos quais contamos com cerca de 10.000 visualizações. Obrigada por ter estado connosco e não deixe de passar no nosso canal de Youtube para ver ou rever os debates. Agora, trazemos-lhe as principais conclusões sobre «Tendências no recrutamento para 2022».
Na passada quinta-feira (dia 16), o IIRH – Instituto de Informação em Recursos Humanos dinamizou o seu o 29.º EncontRHo online – o último do ano –, que contou com o apoio da Multipessoal, empresa com quase 30 anos de existência que oferece soluções integradas na área da gestão de RH. Desta vez, e como estamos prestes a entrar num novo ano, debatemos sobre as «Tendências no recrutamento para 2022», com Ricardo Carneiro – diretor da área de Recrutamento e Seleção Especializado da Multipessoal –, Vanessa Neves – DRH da Perfumes & Companhia –, e Joana Cambas – Recruitment & Sourcing manager da IKEA Portugal.
Os oradores começam por destacar os principais desafios enfrentados nas empresas ao nível do recrutamento, durante o contexto pandémico. A escassez de talento sentiu-se de forma generalizada. Houve, sobretudo, muita procura de quadros qualificados em vários setores (para além das TI) – uma procura que encontrou, nada mais nada menos, do que escassez. Ricardo Carneiro, começa por referir que as “regras do jogo” do recrutamento inverteram-se: se se costumava ouvir que os candidatos devem ter mais do que um currículo, uma proposta de valor para as empresas, agora isso é também uma realidade do lado das organizações – devido essencialmente à transformação digital, as empresas tiveram de se desafiar com questões relacionadas com a diferenciação da sua própria proposta de valor.
“A empresa deve ter uma boa imagem no mercado – o employer branding era algo que já vinha a ser falado, mas agora está mais ‘quente’, devido à escassez –; deve comunicar os seus valores e cultura de forma consistente e clara, e ter um processo de recrutamento simples sem fases em demasia, já que em algumas área isso significa perder candidatos”, refere o diretor da área de Recrutamento e Seleção Especializado da Multipessoal.
“As organizações devem repensar a forma como se posicionam no mercado para competir pelo talento”, acrescenta.
Também Vanessa Neves sublinha a escassez de candidatos sentida na Perfumes & Companhia. A empresa notou que no momento de abrir processos de recrutamento para determinadas cidades, a resposta do mercado foi muito inferior à realidade a que estavam habituados. Para pelo menos conseguirem recrutar os talentos que se candidatam, Vanessa Neves explica a estratégia utilizada: “Como empresa, uma estratégia que temos utilizado é a de ter uma escuta bastante ativa no momento de recrutamento – mesmo que a pessoa não esteja muito interessada naquilo que estamos a dizer, há que ouvi-la e ouvir as suas necessidades”.
Como não poderia ser diferente, Joana Cambas enfatiza igualmente a escassez de talento sentida na IKEA Portugal. “No ano de 2020, sentimos que o mercado estava a libertar talentos com experiência, mas isso durou pouco tempo. Abrimos recentemente um estudo de planificação em Setúbal e Coimbra e foi uma grande surpresa a escassez de candidaturas que tivemos”, revela a Recruitment & Sourcing manager da empresa especializada na venda de móveis de “baixo custo”. Joana Cambas aborda ainda como desafio a falta de perfis com competências importantes, mais adaptadas a esta fase de pandemia. A oradora destaca a flexibilidade, a capacidade de lidar com o imprevisto e a resiliência como competências-chave para o período que atravessamos.
Reskilling e upskilling, diversidade e inclusão, recrutamento virtual, compensação flexível…as tendências para 2022!
Como tendências para o setor, Joana Cambas refere: o foco na mobilidade interna dos colaboradores, com a necessidade de reskilling e upskilling, para adaptá-los a novas funções ou funções mais especializadas; as empresas serem mais proativas no momento de divulgação de vagas – “já não basta colocar o anúncio no site e esperar que a pessoa vá à procura; há que ter mais iniciativa, ter diversos canais de comunicação, não só para divulgar as vagas, mas aquilo que é a marca empregadora”; o foco no recrutamento de perfis diversos, com diferentes backgrounds, de forma a reforçar-se um ambiente de trabalho diverso e inclusivo – algo cada vez mais valorizado pelos talentos; e, por fim, o recrutamento virtual.
Do lado da Perfumes & Companhia, a maior cadeia de perfumarias seletivas em Portugal teve de se adaptar aos desafios trazidos pela COVID-19 e transformou o seu processo de recrutamento, passando a primeira fase pelo supervisor de zona e o segundo contacto pelo DRH, que faz um “profiling” maior. As entrevistas realizaram-se através de uma plataforma online, acedida através de um link disponibilizado aos candidatos. Vanessa Neves revela que “o maior desafio teve a ver com a disponibilidade apresentada pelos candidatos”. “Percebemos que havia necessidade de reajustar e repensar funções, porque não fazia sentido ter toda uma equipa em full time; acabamos por reenquadrar as pessoas dentro da loja, conforme as necessidades do cliente, em primeiro lugar, mas também do candidato, consoante a sua disponibilidade”, acrescenta a DRH da empresa.
A oradora sublinha ainda a criatividade cada vez mais necessária nos dias de hoje para atrair talentos. “Hoje em dia, temos de estar posicionados onde o nosso target de candidatos está presente, seja no Instagram ou no Tik Tok.”
“Hoje, vimos a empresa como comunidade e não apenas como entidade empregadora, e temos de despoletar a vontade do candidato de entrar na comunidade. Temos de trazer para a comunidade pessoas que se identifiquem com os nossos valores e missão de forma apelativa”, defende Vanessa Neves.
Na linha da criatividade, Ricardo Carneiro destaca a compensação flexível como forma de atrair e reter talentos.
“As empresas devem ter uma forma de compensação que possa ir ao encontro da individualidade das pessoas. Não importa só o salário, é o pacote de compensação que tem de ser pensado”, defende o orador.
Reveja este e outros EncontRHos online realizados em 2021 no nosso canal de Youtube, e volte connosco para mais debates enriquecedores que prometemos trazer em 2022!