• IIRH
  • POLÍTICA DE PRIVACIDADE E PROTEÇÃO DE DADOS
ASSINAR NEWSLETTER
Segunda-feira, Dezembro 4, 2023
  • Login
RHmagazine
  • RHmagazineLEIA AQUI GRATUITAMENTE!
    • Ler a RHmagazine Digital GRATUITAMENTE
    • Saiba mais sobre a RHmagazine
    • Arquivo de edições da RHmagazine
    • Assinar a RHmagazine (papel)
  • MERCADORH
    • NOTÍCIAS DO MERCADO RH
    • AGENDA DE EVENTOS RH
    • PASSAPORTE
    • PESSOAS
    • CRÓNICAS & OPINIÃO
  • ESTRATÉGIA
    • RECRUTAMENTO & ONBOARDING
    • APRENDIZAGEM, FORMAÇÃO E COACHING
    • SAÚDE E BEM ESTAR
    • COMPENSAÇÃO & REMUNERAÇÃO
    • SOFTWARES RH
    • DIREITO DO TRABALHO
    • TENDÊNCIAS RH
    • GESTÃO DA CARREIRA RH
    • ARTIGOS TÉCNICOS
  • PESSOASRH
  • Webinars & Guias
    • Webinars
    • Guias, ebooks e estudos
  • Newsletter
  • GUIARH
  • FormaçãoRH
  • Quem somos
No Result
View All Result
RHmagazine
No Result
View All Result

Uma empresa, quatro gerações. Sabe o que as distingue?

Mónica Felicidade Por Mónica Felicidade
21 de Junho, 2019
em MERCADO RH, TENDÊNCIAS RH
0
Uma empresa, quatro gerações. Sabe o que as distingue?
56
Partilhas
444
Visualizações

A resposta está, por exemplo, na importância que conferem ao salário, segundo o relatório desenvolvido pela Hays.

Une-as o interesse pela área aquando da mudança de emprego. Separa-as a importância que conferem ao salário. Na suas tomadas de decisão, é o “gosto pela área” que mais influencia os baby boomers, a geração X, a geração Y ou millennials e a geração Z. O vencimento não exerce influência nos mais novos. A Hays divulgou os resultados do relatório nacional “Talento Z: Os nativos digitais no mercado laboral”, que identifica as principais tendências de mercado das quatro gerações.

“O salário tem também bastante influência nos baby boomers (7%), na geração X (12%) e nos millennials (9%), mas não tem relevância para a geração Z (0%). A mais recente geração importa-se mais com as saídas profissionais, do que qualquer outra geração”, refere a consultora de recrutamento. E no que diz respeito a áreas, de acordo com o estudo da Hays, a geração Z prefere apostar em áreas como a gestão. Já se os baby boomers, os millennials e a geração X pudessem investir numa outra área de formação, investiriam nas áreas de gestão e tecnologias de informação.

Um mercado de trabalho, quatro gerações

A geração Z irá trabalhar durante mais anos e, comparativamente com as restantes gerações analisadas, é “a que quer trabalhar em menos empresas diferentes”. Segundo Paula Baptista, managing director da Hays Portugal, “ao analisar o relatório, percebe-se também que, à medida que as gerações vão avançado, as expectativas em relação ao tempo de espera por uma promoção vai reduzindo”. “Ou seja, as primeiras gerações são mais pacientes para verem os resultados e benefícios do seu trabalho do que as novas gerações, que querem ser valorizadas mais de imediato”, afirma a responsável.

O seguro de saúde é o benefício referido pelas quatro gerações quando se trata de atrair os profissionais e fazê-los permanecer nas empresas. Os baby boomers referem como os três principais benefícios o seguro de saúde (86%), formação e certificações (66%) e automóvel para uso pessoal (61%). A geração X aponta o seguro de saúde (88%), a formação e certificações (80%) e a flexibilidade de horários (76%). Os millennials referem também o seguro de saúde (82%), formação e certificações (79%) e a flexibilidade de horários (76%). E, por fim, entre os três principais benefícios para a geração Z encontra-se a possibilidade de trabalhar a partir de casa (72%), o seguro de saúde (72%) e flexibilidade de horários (70%).

De acordo com os dados do estudo da Hays, a geração Z é a geração que mais valoriza o refeitório (46%), o cartão refeição (38%), o subsídio de transporte (52%), ao cesso à internet para uso pessoal (26%), os descontos em produtos ou serviços (50%) e dias de férias extra (60%). “No entanto, esta geração não demonstra particular interesse em ter automóvel para uso pessoal como benefício. Aliás, este benefício tem vindo a decrescer gradualmente em importância a cada nova geração”, nota a consultora de recrutamento.

Segundo o relatório “Talento Z: Os nativos digitais no mercado laboral”, as gerações X e Y concordam em considerar que os seus superiores não têm as soft skills necessárias para desenvolverem a função. Como justificação, descrevem que uma chefia ideal seria motivadora, justa, ética, transparente e experiente.

A boa conjuntura da economia portuguesa e a dinâmico do mercado laboral têm contribuído, segundo a Hays, para o abrandamento nas tendências de fuga de talento para o estrangeiro, nos últimos anos. “Ao analisar os resultados, nenhuma das gerações revela particular interesse em emigrar, num futuro próximo”, realça.

Caso a geração Z tivesse de emigrar, os Estados Unidos seriam o país mais apelativo, seguido da Alemanha e Espanha. Para as restantes gerações, as preferências recaem, igualmente, em Espanha e Alemanha e em Angola e Reino Unido.

Mais sobre Baby boomersGeração Xgeração ZMercado de trabalhomillennials
Notícia anterior

ENTREVISTA: Sérgio Vieira, cofundador e CEO da 360imprimir

Notícia seguinte

ESTUDO: Missão. Colaboradores identificam-se com ela?

Notícia seguinte
ESTUDO: Missão. Colaboradores identificam-se com ela?

ESTUDO: Missão. Colaboradores identificam-se com ela?

Leia aqui a ultima edição GRATUITAMENTE

Últimas entradas

Top 3 das profissões mais procuradas em Regime de Trabalho Temporário

Opinião: Win-win: a promoção do bem-estar dos trabalhadores

Por IIRH
4 de Dezembro, 2023
0

 Autor: Luíza Lima, Office Manager da New...

Howden Portugal

Ana Jaime é a nova Head of Human Capital & Benefits da Howden Portugal

Por IIRH
4 de Dezembro, 2023
0

A Howden, grupo independente destacado na oferta...

IKEA

IKEA vai investir 8,5 milhões de euros em benefícios para os colaboradores

Por IIRH
4 de Dezembro, 2023
0

A IKEA Portugal vai iniciar 2024 com...

Nestlé celebra impacto positivo na empregabilidade nacional e prepara o futuro

Nestlé celebra impacto positivo na empregabilidade nacional e prepara o futuro

Por Guilherme Lopes
1 de Dezembro, 2023
0

A Nestlé celebra uma década da sua...

VEJA MAIS

Compensação

Siga-nos nas Redes Socias

Agenda de Eventos RH

  • There are no upcoming eventos.

O IIRH-Instituto de Informação em Recursos Humanos é o mais importante ponto de encontro do setor da Gestão de Pessoas de Portugal e é detentor da marca RHmagazine. No IIRH proporcionamos interações relevantes aos profissionais de Recursos Humanos, a empresas fornecedoras do setor e a estudiosos da área. Somos inovadores e influentes, criamos conhecimento através dos nossos Estudos e Publicações (RHmagazine, Guias práticos e eBooks) e proporcionamos experiências diferenciadoras de networking nos nossos eventos físicos (Fórum RH, Global Talent Day e Prémios RH) e digitais (webinares). 

Compartilhamos informações transformadoras para as empresas. Facilitamos o networking , criamos oportunidades!  

Somos 100% RH há 28 anos!

Acompanhe-nos nas Redes Socias

Twitter Facebook-f Youtube Instagram Linkedin

© 2020 IIRH. All rights reserved.

Made with ❤ by JCG

No Result
View All Result
  • RHmagazine
    • Ler a RHmagazine Digital GRATUITAMENTE
    • Saiba mais sobre a RHmagazine
    • Arquivo de edições da RHmagazine
    • Assinar a RHmagazine (papel)
  • MERCADORH
    • NOTÍCIAS DO MERCADO RH
    • AGENDA DE EVENTOS RH
    • PASSAPORTE
    • PESSOAS
    • CRÓNICAS & OPINIÃO
  • ESTRATÉGIA
    • RECRUTAMENTO & ONBOARDING
    • APRENDIZAGEM, FORMAÇÃO E COACHING
    • SAÚDE E BEM ESTAR
    • COMPENSAÇÃO & REMUNERAÇÃO
    • SOFTWARES RH
    • DIREITO DO TRABALHO
    • TENDÊNCIAS RH
    • GESTÃO DA CARREIRA RH
    • ARTIGOS TÉCNICOS
  • PESSOASRH
  • Webinars & Guias
    • Webinars
    • Guias, ebooks e estudos
  • Newsletter
  • GUIARH
  • FormaçãoRH
  • Quem somos

© 2020 IIRH - All rights reserved. (function(e,t,o,n,p,r,i){e.visitorGlobalObjectAlias=n;e[e.visitorGlobalObjectAlias]=e[e.visitorGlobalObjectAlias]||function(){(e[e.visitorGlobalObjectAlias].q=e[e.visitorGlobalObjectAlias].q||[]).push(arguments)};e[e.visitorGlobalObjectAlias].l=(new Date).getTime();r=t.createElement("script");r.src=o;r.async=true;i=t.getElementsByTagName("script")[0];i.parentNode.insertBefore(r,i)})(window,document,"https://diffuser-cdn.app-us1.com/diffuser/diffuser.js","vgo"); vgo('setAccount', '610690736'); vgo('setTrackByDefault', true); vgo('process');

Welcome Back!

Login to your account below

Forgotten Password?

Retrieve your password

Please enter your username or email address to reset your password.

Log In

Add New Playlist