Numa era em que, cada vez mais, os talentos escolhem as empresas para as quais querem trabalhar e não o contrário, o salário já não é suficiente. Ciente disso, a OLX procurou os serviços do Urban Sports Club, para oferecer um pacote com atividades desportivas e de bem-estar aos seus colaboradores.

Na OLX, o bem-estar das pessoas e a diversidade e inclusão estão no centro da sua cultura. A empresa de e-commerce acredita firmemente que o bem-estar físico e mental são a chave para alcançar o potencial profissional e construir uma carreira sustentável. Neste sentido, promovem várias iniciativas relacionadas com saúde, nutrição, desporto e voluntariado, desenhadas de forma inclusiva, permitindo a participação dos colaboradores com diferentes necessidades, origens e motivações. Com o intuito de garantir aos colaboradores acesso a um pacote com atividades desportivas e de bem-estar – que representasse uma oferta diversificada em termos de tipo de desporto, atividades de equipa, mas também inclusiva em aspetos como geolocalização, instalações e necessidades específicas –, a OLX decidiu criar uma parceria com o Urban Sports Club, uma plataforma de desporto e bem-estar que tem como missão inspirar as pessoas a levarem uma vida mais ativa e saudável.
Em Portugal, o Urban Sports Club tem mais de 700 parceiros em várias cidades, o que permite que os seus membros possam usufruir de mais de 50 atividades em qualquer uma das localidades onde estão presentes. Para além da atividade física presencial, o serviço dispõe ainda de uma componente online, com aulas em direto ou on-demand, para que qualquer pessoa possa treinar quando, onde e o que quiser. Enquanto benefício corporativo, existem vários tipos de formato disponíveis: as empresas podem oferecer a subscrição na totalidade a todos os colaboradores ou suportar uma parte do custo da subscrição.
A OLX oferece a subscrição M-Pro aos seus colaboradores, que lhes permite praticar desporto uma vez por dia em mais de 10.000 parceiros Urban Sports Club na Europa, num formato híbrido, podendo os utilizadores usufruir dos espaços desportivos dos parceiros, treinar ao ar livre ou online. Para além disto, o pacote possibilita 30 check-ins mensais em qualquer um dos parceiros Urban Sports Club, independentemente do local geográfico onde se encontrem os colaboradores.
Re(Leia), aqui, a entrevista a Elizabeth Andrews, Managing Director Iberia do Urban Sports Club
O ‘top’ de preferências desportivas
Mas que vantagem pode a OLX – e as organizações, em geral – retirar deste tipo de benefício extrassalarial?
“Um colaborador que pratique atividade física regularmente vai estar mais disposto física e psicologicamente para os desafios do seu dia a dia, e isto é relevante nas empresas, pois refletir-se-á em parâmetros como a produtividade, felicidade, cultura da empresa e lealdade – principalmente quando a empresa oferece e promove estes benefícios”, defende Ana Morais, Marketing Manager Portugal do Urban Sports Club.
A plataforma Urban Sports Club disponibiliza mais de 50 atividades desportivas e de bem-estar aos seus utilizadores
De facto, de acordo com Aleksandra Pilecka, Head of HR Europe Product, Data, Technology and Motors (Automotive) do Grupo OLX (Prosus company), o feedback que a empresa tem retirado da parceria com o Urban Sports Club tem sido muito positivo.
“Sem dúvida que este benefício tem tido um impacto positivo, ao encorajar os nossos colaboradores a terem um bom equilíbrio entre trabalho e atividades de bem-estar/desporto, assim como a ‘reenergizarem-se’ e a sentirem maior foco durante o horário de trabalho”, diz.
“Dada a oferta bastante diversificada de treinos, o Urban Sports Club permite que os seus utilizadores descubram novas formas de movimento, meditação, treino, técnicas de respiração, que estimulam o trabalho cerebral e a criatividade”, acrescenta Aleksandra Pilecka, revelando que muitos dos colaboradores da OLX começaram a praticar novas atividades que nunca tinham experimentado antes e a explorar instalações desportivas, em Portugal e noutros países, quando viajam em trabalho.
Relativamente às atividades preferidas dos profissionais, a Head of HR Europe Product, Data, Technology and Motors (Automotive) do Grupo OLX aponta o treino livre no ginásio, padel, fitness e boxing. Algumas equipas têm também usufruído da parceria para realizarem eventos de team building, com atividades em equipa, como
escalada ou outras ao ar livre.
“Já organizamos torneios de padel que se verificaram um grande sucesso, tanto entre jogadores experientes, como iniciantes. Foi uma excelente oportunidade para desfrutar de bons momentos em equipa”, refere.
“Já estamos a planear as próximas atividades de equipa”, conclui Aleksandra Pilecka, enfatizando o impacto positivo destas ações na atração e retenção de talentos.
Dados OLX
N.º de países: +30
N.º de marcas (a nível mundial): +20
N.º total de colaboradores: +10.000
N.º de marcas (em Portugal): 3 (OLX, Standvirtual e Imovirtual)
N.º de colaboradores (em Portugal): 440
Business Case publicado na edição n.º 142 da RHmagazine, referente aos meses de setembro/outubro de 2022.
Siga-nos no LinkedIn, Facebook, Instagram e Twitter e assine aqui a nossa newsletter para receber as mais recentes notícias do setor a cada semana!