ASSINAR NEWSLETTER
Sábado, Outubro 31, 2026
  • Login
RHmagazine
  • RHmagazineLEIA AQUI GRATUITAMENTE!
    • Ler a RHmagazine Digital GRATUITAMENTE
    • Saiba mais sobre a RHmagazine
    • Arquivo de edições da RHmagazine
    • Assinar a RHmagazine (papel)
  • ATUALIDADE
    • MERCADORH
      • NOTÍCIAS DO MERCADORH
      • PESSOASRH
      • PASSAPORTE
      • CRÓNICAS & OPINIÃO
      • MERCADO DOS BENEFÍCIOS by Edenred
    • ESTRATÉGIA
      • RECRUTAMENTO & ONBOARDING
      • APRENDIZAGEM, FORMAÇÃO E COACHING
      • SAÚDE E BEM ESTAR
      • COMPENSAÇÃO & REMUNERAÇÃO
      • SOFTWARES RH
      • DIREITO DO TRABALHO
      • TENDÊNCIAS RH
      • GESTÃO DA CARREIRA RH
      • ARTIGOS TÉCNICOS
  • EVENTOSRH
    • EVENTOS ONLINE WEBINARS
    • EVENTOS PRESENCIAIS
  • BIBLIOTECARH
    • GUIAS | EBOOKS | ESTUDOS
    • PODCASTS
  • FORNECEDORESRH
  • employer branding
  • FormaçãoRH
  • Sobre nós
No Result
View All Result
RHmagazine
No Result
View All Result

84% das empresas afirmam que os seus negócios têm uma cultura ativa de inovação

Dell Technologies apresenta os resultados de um estudo que apresenta a inovação como um dos fatores fundamentais para o êxito e crescimento das empresas.

IIRH Por IIRH
21 de Abril, 2023
em MERCADO RH
0
Empresas
7
Partilhas
81
Visualizações

Um estudo conduzido pela multinacional americana, em mais de 45 países, incluindo Portugal, concluiu que a inovação é um dos fatores fundamentais para o êxito e crescimento das empresas, diferenciando os “líderes” dos “retardatários” em inovação.

Em comunicado, a Dell Technologies explica que, no geral, as empresas estão otimistas sobre a força dos seus negócios e inovação. “84% concorda que os seus negócios têm uma cultura ativa de inovação e 79% refere ter os negócios resguardados da volatilidade económica”, indica.

Mesmo com estes dados positivos, a Dell confirma que existe uma lacuna entre a perceção e a inovação propriamente dita: apenas 18% das organizações são definidas como líderes em inovação; 64% dos colaboradores admite que a cultura da sua empresa os impede de serem tão inovadores quanto desejavam.

“É importante reduzir a lacuna entre percepção de inovação e realização de inovação. As organizações definidas como líderes em inovação têm o dobro de hipóteses de acelerar a inovação durante períodos económicos desafiadores”, explica a Dell em comunicado.

Inovação dirigida pelas pessoas

As organizações necessitam de ajuda para desenvolver uma cultura de inovação onde todas as ideias podem fazer diferença e a aprendizagem, através do fracasso, é incentivada.

A Dell indica no seu estudo que este é um dado que as empresas reconhecem e estão confiantes na sua capacidade de integrar. “Mais de três quartos (78%) acredita que, em parte, as pessoas ingressam na sua organização porque terão o poder de inovar, o que é uma vantagem”, justificam.

Mesmo assim, afirma a Dell, é necessário garantir que corrigem a lacuna da inovação. 59% dos entrevistados também acredita que as pessoas deixam a empresa porque não conseguiram inovar tanto quanto esperavam e 64% admite que aspetos da cultura empresarial os impede de serem tão inovadores quanto desejavam. O relatório fornece, ainda, às empresas, um guia sobre como corrigir problemas, destacando tanto as oportunidades de inovar, quanto as barreiras que afetam a inovação.

Processos como base da inovação

Aliado ao processo das mudanças especificas com pessoas, as empresas também devem ter em conta podem melhorar os seus processos em torno da inovação. Para a Dell, a principal barreira para os entrevistados é a falta de tempo para inovar, o que destaca a importância da priorização de modelos de liderança sénior. 

Atualmente, 68% dos entrevistados diz que os seus líderes estão mais focados no quotidiano do negócio do que na inovação. Sem um compromisso visível a nível de liderança, indivíduos ambiciosos e qualificados não podem atingir todo o seu potencial em inovação.

Fornecer mais estrutura em torno da inovação também pode levar a melhores resultados. Embora, por natureza, a inovação possa ser vista como uma busca orgânica, 63% dos líderes e adotantes de inovação dizem que esta é impulsionada por projetos especiais e dedicados. 

Inovação baseada em tecnologia

Os resultados do estudo apontam para o poder da tecnologia na inovação e as consequências de atrasos. A grande maioria (86%) está ativamente à procura de tecnologias que ajudam a atingir as suas metas de inovação. Por outro lado, 57% acredita que a sua tecnologia não é de ponta e teme ficar atrasada em relação à concorrência.

O estudo também explora os setores onde as organizações estão a obter mais lucros, enfrentando obstáculos em cinco grandes catalisadores de tecnologia para a inovação: multicloud, edge, modernização da infraestrutura de dados, trabalho em qualquer lugar e segurança cibernética. Em quase todos, o maior obstáculo para liberar o potencial é a complexidade.

As maiores evidências encontram-se nos obstáculos tecnológicos globais mais próximos à inovação: custos crescentes de cloud; dificuldades em integrar a arquitetura geral do negócio com a da infraestrutura de TI; tempo e dinheiro gastos para migrar aplicações para novos ambientes de cloud; ameaças à segurança cibernética; e falta de infraestrutura de TI para processar dados em edge.

 


Siga-nos no LinkedIn, Facebook, Instagram e Twitter e assine aqui a nossa newsletter para receber as mais recentes notícias do setor a cada semana!

Mais sobre CloudCrescimentocultura empresarialDellEmpresasInovaçãosegurança cibernéticaTI
Notícia anterior

IKEA abre mais de 200 vagas para o verão

Notícia seguinte

82% dos trabalhadores portugueses consideram diversidade e inclusão no local de trabalho importante

Recomendamos

Turnos, confiança e compromisso: uma nova prioridade para as empresas

Turnos, confiança e compromisso: uma nova prioridade para as empresas

28 de Outubro, 2026
Factorial apresenta novo posicionamento. Saiba o que está por detrás da mudança

Factorial apresenta novo posicionamento. Saiba o que está por detrás da mudança

26 de Outubro, 2026
Pilhas de currículos para analisar? Esta startup portuguesa quer dar uma ajuda aos RH com IA

Pilhas de currículos para analisar? Esta startup portuguesa quer dar uma ajuda aos RH com IA

26 de Outubro, 2026
“Um bom kit funciona quando cada elemento cumpre uma função clara”

“Um bom kit funciona quando cada elemento cumpre uma função clara”

19 de Outubro, 2026
Os benefícios existem, mas os seus colaboradores usam-nos?

Os benefícios existem, mas os seus colaboradores usam-nos?

16 de Outubro, 2026
A nova fase da Talenter começa com um regresso às origens

A nova fase da Talenter começa com um regresso às origens

14 de Outubro, 2026
VEJA MAIS
Notícia seguinte
Diversidade e Inclusão

82% dos trabalhadores portugueses consideram diversidade e inclusão no local de trabalho importante

  • MAIS POPULARES
  • ÚLTIMAS
Luís García Bocos começou como estagiário na Vodafone. Mais de uma década depois, assume a direção de RH em Portugal

Luís García Bocos começou como estagiário na Vodafone. Mais de uma década depois, assume a direção de RH em Portugal

26 de Outubro, 2026
Estes foram os seis temas críticos que fizeram cair o acordo da reforma laboral

O salário mínimo vai subir em 2027. Saiba quais os três valores em cima da mesa

12 de Outubro, 2026
Coverflex prevê subida nos custos dos seguros de saúde das empresas em Portugal

O seu salário líquido vai aumentar em novembro. Simule aqui quanto vai receber a mais com a descida de 50% do IRS

21 de Outubro, 2026
Desemprego trava nos 5,8% e mercado de trabalho resiste – mas há sinais que não podem ser ignorados

O currículo pode abrir portas, mas há seis fatores que podem decidir uma contratação

30 de Outubro, 2026
Potenciar o talento: o grande desafio das empresas nos dias de hoje

Potenciar o talento: o grande desafio das empresas nos dias de hoje

30 de Outubro, 2026

Opinião Este artigo Filipa Gameiro, LLH | DBM Portugal. O elo esquecido: os gestores intermédios na transformação organizacional

30 de Outubro, 2026

Agenda de Eventos

Nov 3
Novembro 3 @ 8:00 - Novembro 5 @ 17:00

Conferência: Labour Law Day

Nov 4
Novembro 4 @ 8:00 - Novembro 6 @ 17:00

Conferência: Transparência Salarial

Nov 4
10:00 - 16:00

This Is Me- Associação Salvador

Nov 24
Novembro 24 @ 8:00 - Novembro 26 @ 17:00

Conferência: People Analytics Day

Ver calendário
TODOS OS EPISÓDIOS AQUI

Passaporte

Luís García Bocos começou como estagiário na Vodafone. Mais de uma década depois, assume a direção de RH em Portugal

Luís García Bocos começou como estagiário na Vodafone. Mais de uma década depois, assume a direção de RH em Portugal

26 de Outubro, 2026
Entrou na Eurofirms em 2017 e agora vai liderar a operação em Portugal. Conheça Lucília Queirós

Entrou na Eurofirms em 2017 e agora vai liderar a operação em Portugal. Conheça Lucília Queirós

21 de Outubro, 2026
Da Academia Montepio à Federação Portuguesa de Futebol. O novo desafio de Lurdes Romeiro Serrão

Da Academia Montepio à Federação Portuguesa de Futebol. O novo desafio de Lurdes Romeiro Serrão

13 de Outubro, 2026

Newsletter Semanal

  • 15.2k Fans
  • 3k Followers
  • 1.4k Subscribers

RHmagazine | Leia gratuitamente

Vídeos | Eventos by iiRH

https://www.youtube.com/watch?v=gaMUX4V0g_k
https://www.youtube.com/watch?v=2vJi28grd30&t=16s

assinatura da newsletter

O IIRH-Instituto de Informação em Recursos Humanos é o mais importante ponto de encontro do setor da Gestão de Pessoas de Portugal e é detentor da marca RHmagazine. No IIRH proporcionamos interações relevantes aos profissionais de Recursos Humanos, a empresas fornecedoras do setor e a estudiosos da área. Somos inovadores e influentes, criamos conhecimento através dos nossos Estudos e Publicações (RHmagazine, Guias práticos e eBooks) e proporcionamos experiências diferenciadoras de networking nos nossos eventos físicos (Fórum RH, Global Talent Day e Prémios RH) e digitais (webinares). 

Compartilhamos informações transformadoras para as empresas. Facilitamos o networking , criamos oportunidades!  

Somos 100% RH há 28 anos!

Acompanhe-nos nas Redes Socias

Twitter Facebook-f Youtube Instagram Linkedin

© 2020 IIRH. All rights reserved.

Made with ❤ by JCG

Welcome Back!

Login to your account below

Forgotten Password?

Retrieve your password

Please enter your username or email address to reset your password.

Log In

Add New Playlist

No Result
View All Result
  • RHmagazine
    • Ler a RHmagazine Digital GRATUITAMENTE
    • Saiba mais sobre a RHmagazine
    • Arquivo de edições da RHmagazine
    • Assinar a RHmagazine (papel)
  • ATUALIDADE
    • MERCADORH
      • NOTÍCIAS DO MERCADORH
      • PESSOASRH
      • PASSAPORTE
      • CRÓNICAS & OPINIÃO
      • MERCADO DOS BENEFÍCIOS by Edenred
    • ESTRATÉGIA
      • RECRUTAMENTO & ONBOARDING
      • APRENDIZAGEM, FORMAÇÃO E COACHING
      • SAÚDE E BEM ESTAR
      • COMPENSAÇÃO & REMUNERAÇÃO
      • SOFTWARES RH
      • DIREITO DO TRABALHO
      • TENDÊNCIAS RH
      • GESTÃO DA CARREIRA RH
      • ARTIGOS TÉCNICOS
  • EVENTOSRH
    • EVENTOS ONLINE WEBINARS
    • EVENTOS PRESENCIAIS
  • BIBLIOTECARH
    • GUIAS | EBOOKS | ESTUDOS
    • PODCASTS
  • FORNECEDORESRH
  • employer branding
  • FormaçãoRH
  • Sobre nós

© 2020 IIRH - All rights reserved. (function(e,t,o,n,p,r,i){e.visitorGlobalObjectAlias=n;e[e.visitorGlobalObjectAlias]=e[e.visitorGlobalObjectAlias]||function(){(e[e.visitorGlobalObjectAlias].q=e[e.visitorGlobalObjectAlias].q||[]).push(arguments)};e[e.visitorGlobalObjectAlias].l=(new Date).getTime();r=t.createElement("script");r.src=o;r.async=true;i=t.getElementsByTagName("script")[0];i.parentNode.insertBefore(r,i)})(window,document,"https://diffuser-cdn.app-us1.com/diffuser/diffuser.js","vgo"); vgo('setAccount', '610690736'); vgo('setTrackByDefault', true); vgo('process');