Aproxima-se o final de 2020 e o início de um novo ano também muito incerto… No entanto, e apesar de todas as incertezas, é possível definir metas e objetivos!
Na passagem de ano, aproveite para renovar as energias e para se preparar para um novo ciclo. Para que entre da melhor forma em 2021, siga estas dicas:
- Reflita sobre o passado
Faça uma pausa e pense sobre o ano que passou. Qual foi o ponto de partida e onde é que se encontra agora? Ao fazer esta reflexão, conseguirá avaliar não só os resultados, mas também o caminho percorrido. As prioridades vão-se alterando, pelo que, quando isso acontecer, o mote deverá ser: começar, parar e continuar.
- Defina objetivos
Muitas empresas tiveram de cessar atividade devido à pandemia em 2020. Outras continuaram em funcionamento, mas sofreram grandes quebras de faturação. No entanto, é essencial que líderes, managers e trabalhadores não percam o sentido do seu trabalho. Defina metas profissionais para não perder o sentido de determinação e o propósito!
Estabeleça metas «Smart»:
– Específicas (specific): O que quer atingir?
– Mensuráveis (mensurable): Como vai medir a sua conquista? O que irá provar que está a avançar?
– Alcançáveis (achievable): Que factos e dados mostram que é possível atingir determinado objetivo?
– Relevantes (relevant): Porque é que determinado objetivo é relevante? Como vai impactar positivamente a sua vida?
– Temporais (time): Que prazo vai estipular para alcançar essa meta?
- Faça um plano
Organize desde já a sua rotina e não deixe que o teletrabalho ou a pandemia o façam perder a noção do tempo e o sentido de organização. Comece por estabelecer regras simples, como horários (para acordar, para ir dormir, para trabalhar…). Faça um planeamento diário, semanal ou mensal, para se preparar para todas as eventualidades e chegar à sua meta.
- Opte por propostas práticas
Na hora de definir os objetivos, dê prioridade às tarefas práticas. Por exemplo: se sabe que não vai conseguir ir ao ginásio três vezes por semana, experimente optar por uma caminhada ao ar livre ou por fazer exercício em casa. Este tipo de metas imediatas ajuda na concretização de metas a longo prazo.
- Estabeleça metas a longo prazo
Aprender um novo idioma, aprender a tocar um instrumento, ler um conjunto de livros ou aprender novas competências são exemplos de objetivos a longo prazo que deverá manter. É benéfico para a sua saúde mental que tenha este tipo de metas.
- Concilie as metas pessoais e profissionais
Tire um tempo para refletir sobre se a sua vida profissional permite que consiga atingir a sua meta pessoal e vice-versa. Isto vai ajudar na definição de metas realistas.
Fonte: UOL, Exame., Empresas & Negócios
ASSINE AQUI A NOSSA NEWSLETTER SEMANAL E RECEBA OS MELHORES ARTIGOS DA SEMANA!