ASSINAR NEWSLETTER
Quarta-feira, Julho 29, 2026
  • Login
RHmagazine
  • RHmagazineLEIA AQUI GRATUITAMENTE!
    • Ler a RHmagazine Digital GRATUITAMENTE
    • Saiba mais sobre a RHmagazine
    • Arquivo de edições da RHmagazine
    • Assinar a RHmagazine (papel)
  • ATUALIDADE
    • MERCADORH
      • NOTÍCIAS DO MERCADORH
      • PESSOASRH
      • PASSAPORTE
      • CRÓNICAS & OPINIÃO
      • MERCADO DOS BENEFÍCIOS by Edenred
    • ESTRATÉGIA
      • RECRUTAMENTO & ONBOARDING
      • APRENDIZAGEM, FORMAÇÃO E COACHING
      • SAÚDE E BEM ESTAR
      • COMPENSAÇÃO & REMUNERAÇÃO
      • SOFTWARES RH
      • DIREITO DO TRABALHO
      • TENDÊNCIAS RH
      • GESTÃO DA CARREIRA RH
      • ARTIGOS TÉCNICOS
  • EVENTOSRH
    • EVENTOS ONLINE WEBINARS
    • EVENTOS PRESENCIAIS
  • BIBLIOTECARH
    • GUIAS | EBOOKS | ESTUDOS
    • PODCASTS
  • FORNECEDORESRH
  • FormaçãoRH
  • Sobre nós
No Result
View All Result
RHmagazine
No Result
View All Result

Como superar a proscrastinação

IIRH Por IIRH
10 de Outubro, 2018
em GESTÃO DA CARREIRA RH, MERCADO RH
0
Como superar a proscrastinação
51
Partilhas
354
Visualizações

A procrastinação apresenta-se sob muitos disfarces. Por vezes, decidimos realizar uma tarefa, mas encontramos infinitas razões para adiá-la. Ou então, priorizamos o que pode ser eliminado rapidamente de nossa lista de afazeres –  como responder a e-mails –, mas deixamos os desafios grandes e complexos, intocados, para outro dia.

Em outras ocasiões, pensamos estar muito ocupados – e acreditamos, de facto, que estamos –, mas isso não passa de uma artimanha para evitar tarefas realmente importantes. Quando olhamos, então, para os itens incompletos no final da lista, é inevitável o sentimento de deceção consigo mesmo.

Esse problema acontece porque o cérebro foi programado para a procrastinação. Em geral, evitamos tarefas que prometem um benefício futuro em troca de esforço no presente. Isso porque é mais fácil para o cérebro processar problemas concretos do que abstratos e os problemas imediatos são bem mais tangíveis se comparados com os benefícios desconhecidos e incertos do futuro. Assim, a mente avalia como prioridade o esforço de curto prazo, que se sobrepõe facilmente aos benefícios de longo prazo – algo que os cientistas comportamentais chamam de viés do presente.

Como pode, então, tornar-se menos míope diante de tarefas que escapam de sua percepção? A solução é reequilibrar a análise de custo-benefício. Deve fazer com que os benefícios da ação pareçam ser maiores e os custos menores. Deve encarar a recompensa por uma tarefa incómoda como sendo maior do que o transtorno imediato de enfrentá-la.

Como fazer para que os benefícios de uma ação pareçam maiores e mais concretos?

Procure visualizar antecipadamente a satisfação de terminar a tarefa. Investigadores descobriram, por exemplo, que as pessoas tendem a poupar mais para a reforma quando olham para fotografias, manipuladas digitalmente, em que parecem mais velhas. Porquê? Porque assim o seu futuro fica mais real, aumentando sua perceção sobre o benefício futuro da poupança. Uma versão simplificada dessa técnica pode ajudar-nos com tarefas que evitamos. Reserve um momento para criar uma imagem mental vivida dos benefícios. Assim, se há uma ligação que evita ou um e-mail que adia, dê ao seu cérebro uma mãozinha, imaginando a satisfação virtuosa que vai sentir quando terminar – e também, talvez, a expressão de alívio no rosto de alguém que recebeu de si o que precisava.

Assuma o compromisso publicamente. Dizer às pessoas que vamos fazer algo pode amplificar poderosamente o apelo para realmente entrarmos em ação, pois o sistema de recompensa do cérebro é altamente sensível à posição social. Pesquisas demonstram que ser respeitado pelos outros, mesmo por estranhos, é muito importante. A maioria das pessoas não quer parecer tola ou preguiçosa. Então, ao ousar dizer “enviarei o relatório até o final do dia”, acrescentamos benefícios sociais para cumprir a nossa promessa – o que pode ser suficiente para aceitar que aquilo deve realmente ser feito.

Considere o lado negativo de não agir. Pesquisas revelam que, estranhamente, não avaliamos o status quo de forma adequada. Geralmente pesamos os prós e contras de fazer uma determinada coisa, mas raramente consideramos os prós e contras da sua não realização. Conhecido como viés de omissão, pode levar a ignorar alguns benefícios óbvios de uma determinada ação. Suponha que está a adiar os preparativos para uma reunião. É atraído por tarefas mais interessantes, diz a si mesmo que pode preparar a reunião amanhã (ou no dia seguinte). Mas se refletir sobre a desvantagem de adiar, perceberá que amanhã será tarde demais para receber dos seus colegas as informações importantes de que precisa. Mas, se começar imediatamente, ainda dá tempo de entrar em contacto com eles – então, finalmente, as suas engrenagens rangem e entra em ação.

Para fazer com que os custos da ação pareçam menores:

Identifique o primeiro passo. Às vezes evitamos uma tarefa porque ela nos assusta. Talvez “aprender francês” esteja na nossa lista de coisas a fazer, mas como encaixar isso numa agenda atribulada? O truque é dividir tarefas grandes e indefinidas em pequenos passos que não parecem tão difíceis. Melhor ainda: identifique, para começar, o menor passo possível, algo tão fácil que até o seu cérebro, com o seu viés para o presente, possa entender que os benefícios superam o custo do esforço. Assim, em vez de “aprender francês”, pode optar por “escrever um e-mail para a Nicole a pedir dicas sobre como aprender francês.” Depois de atingir esse modesto objetivo, irá sentir-se mais motivado para dar o próximo pequeno passo do que se ficasse a criticar-se sobre a sua falta de competência linguística.

Após o primeiro passo, permita-se uma recompensa. Podemos fazer com que o custo do esforço pareça ainda menor vinculando esse pequeno passo a algo que estamos realmente ansiosos para fazer. Em outras palavras, a ideia é vincular a tarefa que estamos a evitar a algo que não estamos a evitar. Por exemplo, pode permitir-se ler revistas de fofoca quando está na academia, porque o prazer da culpa ajuda a diluir a perceção no seu cérebro do “custo” de curto prazo do exercício. Da mesma forma, pode reunir a autodisciplina necessária para terminar uma tarefa fugidia se prometer a si mesmo que vai trabalhar nela num café agradável e com a sua bebida favorita na mão.

Elimine os bloqueios ocultos. Às vezes tentamos repetidamente atacar uma tarefa, mas deparamo-nos com uma indisposição em dar o primeiro passo. Ouvimos uma vozinha na nossa cabeça, dizendo: “Sim, boa ideia, mas… agora não”. Nesse ponto, precisamos de questionar essa voz para descobrir porque tomar uma atitude se tornou tão pouco atraente. Isso não exige, necessariamente, fazer psicoterapia. Pacientemente, faça algumas perguntas a si mesmo – “Porque parece ser tão difícil fazer isto?” e “Porque é que isto está a acontecer?” – e o bloqueio pode vir à tona rapidamente. Muitas vezes, o problema é que um outro compromisso também importante está a contaminar a sua motivação. Por exemplo, suponha que estava a achar difícil definir as suas metas de manhã cedo. Algumas perguntas podem revelar que a dificuldade decorre do seu desejo igualmente intenso de tomar café da manhã com sua família. Ao deixar o conflito mais explícito, fica muito mais fácil encontrar uma maneira de superá-lo – talvez, definindo as suas metas diárias na noite anterior, ou o seu trajeto para o trabalho.

Então, da próxima vez que estiver espantado com sua própria incapacidade de realizar tarefas importantes, seja compreensivo consigo mesmo. Reconheça que onseu cérebro precisa de ajuda para ser menos míope. Tente tomar pelo menos uma medida para fazer com que os benefícios da ação pareçam maiores e uma outra para fazer o custo da ação parecer menor. A sua lista abandonada de coisas a fazer agradecerá.

Caroline Webb é autora de How to have a good day: harness the power of behavioral science to transform your working life (Pan MacMillan, 2016). É tambem CEO da empresa de coaching Sevenshift e conselheira sénior da McKinsey & Company.

 

Artigo originalmente publicado em: http://hbrbr.uol.com.br/como-superar-a-procrastinacao/
Mais sobre Atualidade;Procrastinaçãoprodutividade
Notícia anterior

Profissionais querem mais oportunidades e flexibilidade no trabalho

Notícia seguinte

Como saber se alguém está pronto para ser gestor

Recomendamos

Porque é que profissionais brilhantes continuam a passar despercebidos?

Porque é que profissionais brilhantes continuam a passar despercebidos?

9 de Julho, 2026
De murais de gratidão a projetos de impacto social: 12 ideias para celebrar o Dia Internacional dos Recursos Humanos

Os três comportamentos que distinguem os líderes humildes dos arrogantes

2 de Julho, 2026
CIP continuará a empenhar-se na “geração de emprego, criação de riqueza e consolidação da paz social”

CIP continuará a empenhar-se na “geração de emprego, criação de riqueza e consolidação da paz social”

25 de Junho, 2026
Portugal perde competitividade e cai três posições no ranking mundial do IMD

Portugal perde competitividade e cai três posições no ranking mundial do IMD

25 de Junho, 2026
Coverflex lança ferramenta de transparência salarial com IA para ajudar empresas a preparar-se para novas exigências europeias

Coverflex lança ferramenta de transparência salarial com IA para ajudar empresas a preparar-se para novas exigências europeias

25 de Junho, 2026
Lisboa no Top 20 global das cidades que melhor atraem e retêm talento qualificado

Lisboa no Top 20 global das cidades que melhor atraem e retêm talento qualificado

25 de Junho, 2026
VEJA MAIS
Notícia seguinte
ARGUS estabelece parceria com WIL Group

Como saber se alguém está pronto para ser gestor

  • MAIS POPULARES
  • ÚLTIMAS
Atualidade laboral. O luto e a licença parental

Avaliação de desempenho: ferramenta de gestão ou elemento de prova?

23 de Julho, 2026
Entrevista a Domingos Pinto. Quando os dados guiam a produção: Simoldes dá forma à fábrica digital

Entrevista a Domingos Pinto. Quando os dados guiam a produção: Simoldes dá forma à fábrica digital

22 de Julho, 2026
Carla Caracol assume liderança de RH de Engineering & Construction na Proman

Carla Caracol assume liderança de RH de Engineering & Construction na Proman

10 de Março, 2026
Transparência salarial: a sua empresa está preparada? Descarregue este guia prático (gratuito)

Transparência salarial: a sua empresa está preparada? Descarregue este guia prático (gratuito)

29 de Julho, 2026
Entrevista a José Theotónio. Check-out de talento? No Pestana, a experiência cinco estrelas começa por dentro

Entrevista a José Theotónio. Check-out de talento? No Pestana, a experiência cinco estrelas começa por dentro

29 de Julho, 2026
Afinal, o que procuram os jovens numa carreira? Este estudo deixa pistas para os DRH

Afinal, o que procuram os jovens numa carreira? Este estudo deixa pistas para os DRH

29 de Julho, 2026

Agenda de Eventos

Out 20
8:30 - 18:00

Global Talent Day 2026

Nov 3
Novembro 3 @ 8:00 - Novembro 5 @ 17:00

Conferência: Labour Law Day

Nov 4
Novembro 4 @ 8:00 - Novembro 6 @ 17:00

Conferência: Transparência Salarial

Nov 5
10:00 - 16:00

This Is Me- Associação Salvador

Nov 24
Novembro 24 @ 8:00 - Novembro 26 @ 17:00

Conferência: Total Rewards Day

Ver calendário
TODOS OS EPISÓDIOS AQUI

Passaporte

A arquitetura do futuro é híbrida e desenha-se na S+A. Entrevista a Mafalda Carvalho

Mafalda Carvalho é a nova DRH da SER – Senior Exclusive Residences

28 de Julho, 2026
Gi Group Holding Portugal anuncia nova liderança. Saiba quem sucede a Thomas Marra

Gi Group Holding Portugal anuncia nova liderança. Saiba quem sucede a Thomas Marra

15 de Julho, 2026
Há um novo líder na Multicare. Saiba quem é

Há um novo líder na Multicare. Saiba quem é

6 de Julho, 2026

Newsletter Semanal

  • 15.2k Fans
  • 3k Followers
  • 1.4k Subscribers

RHmagazine | Leia gratuitamente

Vídeos | Eventos by iiRH

https://www.youtube.com/watch?v=gaMUX4V0g_k
https://www.youtube.com/watch?v=2vJi28grd30&t=16s

assinatura da newsletter

O IIRH-Instituto de Informação em Recursos Humanos é o mais importante ponto de encontro do setor da Gestão de Pessoas de Portugal e é detentor da marca RHmagazine. No IIRH proporcionamos interações relevantes aos profissionais de Recursos Humanos, a empresas fornecedoras do setor e a estudiosos da área. Somos inovadores e influentes, criamos conhecimento através dos nossos Estudos e Publicações (RHmagazine, Guias práticos e eBooks) e proporcionamos experiências diferenciadoras de networking nos nossos eventos físicos (Fórum RH, Global Talent Day e Prémios RH) e digitais (webinares). 

Compartilhamos informações transformadoras para as empresas. Facilitamos o networking , criamos oportunidades!  

Somos 100% RH há 28 anos!

Acompanhe-nos nas Redes Socias

Twitter Facebook-f Youtube Instagram Linkedin

© 2020 IIRH. All rights reserved.

Made with ❤ by JCG

Welcome Back!

Login to your account below

Forgotten Password?

Retrieve your password

Please enter your username or email address to reset your password.

Log In

Add New Playlist

No Result
View All Result
  • RHmagazine
    • Ler a RHmagazine Digital GRATUITAMENTE
    • Saiba mais sobre a RHmagazine
    • Arquivo de edições da RHmagazine
    • Assinar a RHmagazine (papel)
  • ATUALIDADE
    • MERCADORH
      • NOTÍCIAS DO MERCADORH
      • PESSOASRH
      • PASSAPORTE
      • CRÓNICAS & OPINIÃO
      • MERCADO DOS BENEFÍCIOS by Edenred
    • ESTRATÉGIA
      • RECRUTAMENTO & ONBOARDING
      • APRENDIZAGEM, FORMAÇÃO E COACHING
      • SAÚDE E BEM ESTAR
      • COMPENSAÇÃO & REMUNERAÇÃO
      • SOFTWARES RH
      • DIREITO DO TRABALHO
      • TENDÊNCIAS RH
      • GESTÃO DA CARREIRA RH
      • ARTIGOS TÉCNICOS
  • EVENTOSRH
    • EVENTOS ONLINE WEBINARS
    • EVENTOS PRESENCIAIS
  • BIBLIOTECARH
    • GUIAS | EBOOKS | ESTUDOS
    • PODCASTS
  • FORNECEDORESRH
  • FormaçãoRH
  • Sobre nós

© 2020 IIRH - All rights reserved. (function(e,t,o,n,p,r,i){e.visitorGlobalObjectAlias=n;e[e.visitorGlobalObjectAlias]=e[e.visitorGlobalObjectAlias]||function(){(e[e.visitorGlobalObjectAlias].q=e[e.visitorGlobalObjectAlias].q||[]).push(arguments)};e[e.visitorGlobalObjectAlias].l=(new Date).getTime();r=t.createElement("script");r.src=o;r.async=true;i=t.getElementsByTagName("script")[0];i.parentNode.insertBefore(r,i)})(window,document,"https://diffuser-cdn.app-us1.com/diffuser/diffuser.js","vgo"); vgo('setAccount', '610690736'); vgo('setTrackByDefault', true); vgo('process');