Foi a principal impulsionadora do lançamento da rede de mulheres no grupo Accor, a WAAG, atualmente convertida numa rede para a diversidade, sob o nome Riise, que lidera na Europa do sul. Impulsionou, a partir da área de comunicação, a visibilidade do movimento #HeForShe em que Accor participa. E promoveu vários projetos “Solidarity by AccorHotels” com a Cruz Vermelha e a Associação Entre Mulheres, que visam ajudar a capacitar as mulheres em situação de vulnerabilidade.
Em entrevista ao infoRH, Rebeca Ávila, diretora de Comunicação de Accor Espanha e Portugal e diretora de responsabilidade social corporativa da Accor Europa do Sul, fala dos esforços que têm sido feito para promover a diversidade, a igualdade e responsabilidade social dentro do grupo.
O Grupo Accor conta com um 45% de mulheres líderes e com um vasto trabalho desenvolvido na área da igualdade. De que forma o envolvimento neste tipo de projetos se reflete no dia a dia e na cultura empresarial da organização? Faz da empresa um melhor lugar para se trabalhar, tanto para mulheres, como para homens?
Sentimo-nos muito orgulhosos dos avanços feitos em matéria de igualdade, assim como de assistir como na Accor a igualdade profissional é um fato.
A diversidade é um poderoso motor da inteligência coletiva: é importante envolver homens e mulheres nos níveis mais elevados para dar o exemplo. Promover a diversidade de género é um dever de todos, sem distinção.
No Accor, além da paridade entre homens e mulheres, procuramos promover a criação de equipas mistas, também em nível geracional e cultural. Somos uma empresa internacional com presença em cem países e com um grande potencial humano, onde a igualdade e diversidade são promovidas tanto no dia a dia do grupo, como através de campanhas específicas de comunicação, conferências e workshops. Não há dúvida de que trabalhar neste ambiente é bom para todos.
A Rebeca foi a principal impulsionadora do lançamento da rede de mulheres nos AccorHotels, a WAAG. Como definiria o papel e importância das empresas neste tipo de causas globais?
Efetivamente, e como já tive a oportunidade de mencionar, acreditamos na diversidade a tal ponto que a rede de mulheres WAAG for renomeada e repensada de maneira a ser uma rede pela diversidade.
Considero crucial que as empresas estejam envolvidas nas causas globais porque têm, sem dúvida, um papel decisivo. O Accor entendeu neste sentido a sua responsabilidade corporativa e, até ao momento, foi a primeira cadeia hoteleira a lançar uma rede de mulheres para favorecer a igualdade de oportunidades profissionais. Lideramos também o movimento #HeforShe junto da ONU, e hoje todos podemos ver os progressos alcançados.
A igualdade e diversidade são aspetos que se refletem, na prática, nos resultados do grupo? De que forma?
Está demonstrado que equipas diversas, compostas por homens e mulheres, de diferentes nacionalidades e culturas e de diferentes gerações, são as equipas mais enriquecedoras e as que apresentam um melhor desempenho. No Accor, como grupo hoteleiro internacional com presença em mais de cem países, sabemos que é efetivamente verdade, acreditamos na diversidade como um fator-chave do desempenho coletivo, e somos fiéis defensores dela.
O grupo Accor tem também uma forte política de responsabilidade social. De que forma os colaboradores são envolvidos nas práticas desenvolvidas?
O Accor tem uma experiência em matéria de RSC de mais de 25 anos e entendemos que a área deve ser entendida e trabalhada desde uma perspetiva 360º. Tanto do ponto de vista dos temas tão amplos que abrangemos – reflorestação, luta contra o desperdício alimentar, eliminação do plástico, alimentação saudável, igualdade, diversidade, etc. – como do ponto de vista dos públicos a que nos dirigimos – parceiros, fornecedores, clientes, comunidades e, claramente, os nossos colaboradores.
A nossa filosofia concebe cada hotel como um planeta em si mesmo e apreciamos assistir como se tornam realidade as políticas e programas de RSC do universo Accor. Neste processo, o apoio dos nossos colaboradores é indispensável e, por este motivo, eles também participam na fase de desenho dos programas e são envolvidos através de grupos de trabalho no seu desenvolvimento. Estamos cientes que o seu feedback operacional é muito importante para continuarmos a melhorar os nossos projetos.
Tinham estabelecido a meta de, até 2020, reduzir em 30% o desperdício de comida nos seus hotéis. Este marco vai ser alcançado?
Efetivamente, tendo em conta que Accor serve uma média de 200 milhões de refeições anualmente, nos seus dez mil restaurantes de todo o mundo, o nosso ambicioso compromisso é alcançar uma redução de 30% de desperdício alimentar nos nossos hotéis até o final de 2020.
Já há dois anos que o Accor iniciou uma campanha para que os hotéis desenvolvam diferentes iniciativas com o objetivo de lutar contra o desperdício alimentar junto de colaboradores, clientes e o público em geral. Os hotéis são desafiados a criar e partilhar as suas iniciativas para reduzir o desperdício de comida, atuando em três níveis: aposta numa cozinha responsável, promoção do trabalho em conjunto entre colaboradores e clientes do hotel e reutilização ou doação de produtos, dando-lhes uma nova vida.
Desenhar menus zero desperdício, substituir a louça por tigelas de menor tamanho para limitar o desperdício, ou organizar cursos de cozinha para os colaboradores fomentarem o aproveitamento de alimentos, são exemplos de propostas a nível local, mas com um impacto real e a longo prazo que os nossos hotéis já estão a colocar em marcha.
46% dos hotéis Accor contam com um programa para reduzir o desperdício de alimentos através do qual, só o ano passado, o grupo obteve uma redução de excedentes na ordem das 2.800 toneladas.
O grupo disponibiliza ferramentas e soluções nos seus hotéis em função da sua tipologia. Desta maneira, o Accor oferece kits de soluções adaptadas a cada unidade onde, por exemplo, grandes hotéis com um alto nível de hóspedes, eventos, refeições servidas, etc., operam com tablets Winnow que os ajudam a controlar o desperdício de comida nas suas cozinhas. Nos hotéis de menor tamanho onde a oferta de F&B está mais focalizada nos pequenos-almoços, utiliza-se a app Too Good to Go, através da qual conseguem dar saída ao excedente de alimentos. A parceria será lançada brevemente em Portugal. A poupança do Accor situa-se entre os 25 mil euros e as dez toneladas de comida por hotel, graças aos programas promovidos dentro do grupo para lutar contra o desperdício alimentar.
Outra meta era que, até ao presente ano, cada unidade garantisse que 75% das frutas ou legumes são da época. O objetivo foi conseguido?
Sim, legumes e frutas da época são hoje uma realidade nos nossos hotéis. Uma das prioridades de Accor em matéria de RSC é a alimentação saudável, e refletimos o nosso firme compromisso através duma carta com nove pontos, obrigatórios para todas as unidades hoteleiras. Entre eles, estão por exemplo o já referido compromisso para uma alimentação sustentável de reduzir em 30% a média de desperdício alimentar, assim com outros relativos à saúde, como ampliar a oferta de produtos biológicos e apoiar a agroecologia, ou banir as espécies de peixe ameaçadas e promover a pesca responsável. A ambição do Accor é oferecer aos nossos clientes uma verdadeira experiência culinária através de uma alimentação de qualidade, saudável e sustentável.