Com cerca de 100.000 trabalhadores espalhados por todo o mundo, de mais de 140 nacionalidades, a Sanofi é uma companhia global de cuidados de saúde, cuja grande função é encontrar e disponibilizar opções de tratamentos inovadores. Recentemente, a empresa lançou um Conselho de Diversidade, Equidade e Inclusão (DE&I) – o primeiro do género na indústria farmacêutica –, e Eunice Antunes, a Diretora de Recursos Humanos, fala-nos dos moldes em que assenta a iniciativa.
Por que decidiram avançar com o Conselho de Diversidade, Equidade e Inclusão (DE&I)?
Em junho de 2021, reformulámos a nossa estratégia de DE&I, com objetivos bem definidos até 2025, que assentam em três pilares principais: construir uma liderança representativa, criar um ambiente de trabalho onde as nossas pessoas possam expressar a sua melhor versão e envolver-se com as comunidades que servimos.
Com este compromisso, lançámos o nosso próprio Conselho de Diversidade, Equidade e Inclusão, o primeiro do género na indústria farmacêutica, que conta com consultores especializados internos e externos.
O papel deste Conselho é garantir que a nossa estratégia de DE&I está a ser executada corretamente, monitorizar o progresso das nossas metas até 2025 e aconselhar sobre como acelerar o impacto da companhia neste período de tempo. Os membros externos terão a capacidade de nos trazer, precisamente, a diversidade e a frescura de que precisamos em termos de novos conhecimentos e experiências, além da sua visão que permitirá crescer e fortalecer a nossa missão.
Como chegaram aos três nomes externos que compõem o Conselho de Administração de DE&I da Sanofi?
O psicólogo organizacional e autor de best-sellers John Amaechi, a premiada empreendedora social Caroline Casey e o pioneiro e renomado líder de pensamento de DE&I, Dr. Rohini Anand, são os três nomes que compõem a equipa de consultores externos e representam três das vozes mais influentes na área de DE&I. Acreditamos que os mesmos nos ajudarão a trazer o exterior para dentro da companhia, para que possamos ouvir e aprender mais rápido, fortalecendo-nos à medida que avançamos na nossa jornada de DE&I.
Quais os principais objetivos deste Conselho para a empresa e seus recursos humanos? E expectativas?
Em termos de liderança representativa, temos como objetivo promover um local de trabalho inclusivo através do equilíbrio de géneros em todos os níveis de liderança, incluindo a representação de 50% das mulheres em cargos de liderança sénior e, pelo menos, 40% para executivos até 2025.
Ao nível do ambiente de trabalho, estamos a medir os nossos progressos em vertentes de diversidade como etnia, raça, religião, grau de incapacidade, LGBTQIA+ e geracional.
Temos como objetivo promover um local de trabalho inclusivo através do equilíbrio de géneros em todos os níveis de liderança
A nossa expectativa é a de que a construção de um ambiente diverso, equitativo e inclusivo influencie e impacte positivamente a forma como nos relacionamos interna e externamente e que contribua para uma sociedade mais saudável e sustentável.
A temática da Diversidade e Inclusão está cada vez mais presente no universo organizacional. Considera que uma iniciativa como esta joga a favor da atração e retenção de talentos?
Em Portugal, sentimos que a diversidade de género, de origens e de experiências que existe na Sanofi contribui para a riqueza e o valor da nossa missão.
É fundamental promover novas formas de trabalhar que fomentem um modelo de trabalho flexível, diverso e inclusivo que se adapte às necessidades individuais e promova um melhor equilíbrio entre vida pessoal e profissional, com foco no bem-estar e desenvolvimento das nossas pessoas (teletrabalho, flexibilidade horária ou oportunidades de mobilidade interna).
Fora do âmbito da D&I, que mais ações dinamizam no sentido de atrair e reter profissionais?
Temos diversas iniciativas e políticas internas, desde a promoção de um modelo de trabalho flexível, diverso e inclusivo que se adapta às necessidades de cada um, capaz de promover um melhor equilíbrio entre a vida pessoal e a profissional; passando pelo nosso talent graduate program, um programa que integra protocolos com universidades portuguesas para conceder estágios profissionais que permitam a aquisição de conhecimento e desenvolvimento de competências em contexto laboral real; até ao lançamento de uma “Licença Parental Global” e, mais recentemente, ao lançamento da nossa plataforma de voluntariado “We Volunteer”. Estes são alguns exemplos de iniciativas que temos vindo a desenvolver para atrair e também para reter as nossas pessoas.
Têm também um forte compromisso com a responsabilidade social. Dê-nos exemplos de ações/iniciativas levadas a cabo ou apoiadas pela Sanofi.
A área da responsabilidade social está focada nas populações mais sensíveis, nomeadamente crianças e idosos. Temos vindo, ao longo do tempo, a implementar diversas iniciativas que refletem o nosso compromisso e o dos nossos colaboradores, como o programa SANOFI SOLIDÁRIA, um programa que promove iniciativas de carácter social, quer sejam impulsionadas pela Sanofi, quer pelos seus colaboradores; o PROGRAMA MUN-SI, AGIR SOCIALMENTE no concelho de Oeiras, uma resposta interventiva e interativa à obesidade infantil; apoiamos a campanha Pirilampo Mágico, através da venda de Pirilampos, junto dos colaboradores; desenvolvemos o programa PLANET MOBILIZATION, que tem como objetivo monitorizar e reduzir o impacto ambiental, limitando o impacto no meio ambiente em todas as fases do ciclo de vida do produto – desde as matérias-primas que usamos nos nossos medicamentos, dispositivos e serviços até ao seu potencial impacto do fim da vida na saúde humana e no meio ambiente; mantemos uma estreita relação de colaboração com várias associações nacionais de doentes, nomeadamente no que se refere ao apoio relativamente a informação educativa sobre várias patologias, prevenção, formação e rastreios; anualmente, realizamos o DIA DA COMUNIDADE, uma ação de voluntariado que visa a melhoria de espaços de ONG’s locais, de modo a melhorar a experiência das pessoas em sociedade; lançámos, este ano, a plataforma WEVOLUNTEER, com o compromisso social e económico de contribuir com programas de voluntariado para os nossos colaboradores, em que podem usar horas do seu trabalho para contribuir para uma instituição.
Estão a recrutar, neste momento? Se sim, para que funções?
As nossas novas oportunidades de trabalho são publicadas, tanto internamente, como externamente e, para tal, damos uso às mais variadas ferramentas digitais para chegarmos a mais pessoas e talentos. Usamos o Workday para partilhar oportunidades internamente e, para o target externo, partilhamos as mesmas no nosso LinkedIn e website corporativo, no qual também podem ser encontradas todas as posições em aberto, assim como conselhos sobre como preparar o seu CV, o nosso processo de recrutamento e como se devem preparar para uma entrevista. O nosso website permite ainda realizar um job match com um determinado perfil de LinkedIn e fazer uma pesquisa de posições por palavra chave ou zona geográfica.
Atualmente, as áreas digital, data engineer, as novas plataformas de mRNA são algumas das posições em aberto para recrutamento.
Siga-nos no LinkedIn, Facebook, Instagram e Twitter e assine aqui a nossa newsletter para receber as mais recentes notícias do setor a cada semana!