AWorten assumiu um compromisso com o mercado de trabalho e decidiu ajudar os mais jovens a terem o seu primeiro contacto com o mundo profissional. A empresa ancorou-se, assim, a uma estratégia que tinha como objetivo reformular a sua comunicação e torná-la mais jovem e tecnológica e criou a iniciativa Play Your Future, que contempla quatro programas de estágio diferentes.
O Play Your Future Trainee Programme está desenhado para acolher jovens graduados de licenciatura ou mestrado. Traduz-se num estágio profissional a full-time, com a duração de um ano, em que o trainee é integrado num departamento específico da Worten, onde irá acompanhar todo o trabalho aí desenvolvido, com a possibilidade de participar nos projetos e atividades diários. “Pretendemos proporcionar-lhes uma primeira experiência de trabalho que lhes permita ganhar uma perceção real da dinâmica que se vive numa grande empresa, com acompanhamento constante do Buddy e Orientador de estágio”, explica Inês de Castro, Head of People da Worten.

Com duração mais curta, a Worten tem também o Play Your Future in Summer, um estágio de verão de dois meses, em part-time, que tem início no mês de julho. “Neste programa o trainee faz parte de um projeto, formando equipa com outros jovens participantes, numa lógica multidisciplinar para, depois, apresentar o resultado a um comité Worten”, refere Inês de Castro. Está dedicado a alunos de licenciatura não finalistas (1o e 2o anos, e 3o apenas se seguirem para mestrado).
Também em part-time, mas com a duração máxima de seis meses, o Play Your Future Masters é promovido ao longo de todo ano, com vista ao desenvolvimento de uma tese académica, sem obrigatoriedade de um calendário fixo. Se os candidatos pretenderem, contudo, realizar um estágio a full time, podem optar pelo Play Your Future Masters Solutions, que é totalmente idêntico ao anterior, mas em regime total.
O talento jovem não é a única aposta da Worten. Com uma equipa de 4.600 colaboradores, em Portugal e Espanha, a Worten não está a margem de um dos principais atuais do mercado de trabalho: atrair e reter talento
Por último, o Play Your Future Creating Our Operational Leaders pretende atrair jovens talentos com vista ao desenvolvimento acelerado de futuros líderes para as áreas operacionais da Worten (Vendas, Logística e área técnica Worten Resolve), tendo início em setembro e prolongando-se durante 12 meses, em regime full-time.
O processo de recrutamento do programa de estágios assenta em quatro fases. “Nos vários processos, utilizamos diferentes ferramentas como a triagem curricular e as entrevistas telefónicas, para avaliar/validar os perfis e garantir que estão enquadrados com as vagas, bem como verificar o interesse e disponibilidade dos candidatos em participar no processo de recrutamento”, confere a Head of People da Worten. “Também promovemos entrevistas de grupo e/ou dinâmicas de grupo, para avaliar as soft skills dos candidatos, sem descurar, claro, as entrevistas individuais, através das quais tentamos perceber o percurso académico e conhecer os candidatos numa perspetiva mais pessoal”.
O processo de recrutamento fica concluído com o onboarding (The Adventure Starts Now).
Aposta no talento jovem, sem descurar a preocupação com a restante equipa
O talento jovem não é a única aposta da Worten. Com uma equipa de 4.600 colaboradores, em Portugal e Espanha, a empresa não está à margem de um dos principais desafios atuais do mercado de trabalho: atrair e reter talento.
Para conseguir colmatá-lo, conta com 30 pessoas no seu departamento de “People”, onde tem cinco equipas que atuam em diferentes frentes de forma a garantir uma gestão de pessoas que vai ao encontro das necessidades do negócio, mas que também promove o desenvolvimento pessoal e a satisfação no trabalho.
Para atrair talento, a sua estratégia passa pela aposta em “programas de work-life balance, formação e desenvolvimento de carreira que se adequam aos diferentes targets da empresa”, refere Inês de Castro.
Além do trabalho híbrido e flexibilidade de horário, para promover o equilíbrio entre a vida pessoal e profissional, a Worten possui também o programa Your Time, que agrega iniciativas como a atribuição de mais dois dias de férias por ano, bem como incentivos à formação através da atribuição anual de 500€ a qualquer colaborador que faça prova de ter transitado de ano (até ao 12º ano) ou a atribuição de bolsas de estudo para o ensino superior.
A Worten aposta no talento interno através da possibilidade de mobilidade e progressão de carreira dentro da empresa. “Um vendedor que tenha, porventura, terminado a sua licenciatura em marketing pode candidatar-se e realizar um ano de estágio na direção de Brand & Communication da Worten, mantendo naturalmente o seu salário. No final do ano, não havendo vaga na direção em que estagiou, terá sempre assegurada a função de origem”, explica Inês de Castro.
No radar para este ano, a Worten tem a aposta no desenvolvimento de competências da área de IT e Data (os perfis que têm maior dificuldade em encontrar), a promoção da diversidade e inclusão e a formação das suas lideranças. “A Worten está bastante focada nesta temática, tendo por base um plano de promoção de igualdade de género. Estamos também a trabalhar com os nossos líderes e com e com a equipa de Health & Safety para aumentar o nosso conhecimento e capacidade na integração de pessoas com deficiência. Por outro lado, os nossos líderes estão também a ter formação para melhor gerirem os desafios das equipas diversas, nomeadamente ao nível da gestão da parentalidade, que deve ser incentivada e apoiada”, remata Inês de Castro.
Programa de Trainees é aposta ganha
Os resultados do Play Your Future Trainee Programme têm-se mostrado animadores e, por isso, a Worten deu início, a 27 de março de 2023, às inscrições para mais uma edição deste programa, em que conta integrar 50 novos trainees.
Nº de candidaturas recebidas em 2022: 750
Nº de candidaturas recebidas em 2023 até ao momento: Mais de 1000
Nº de Trainees nos diferentes programas em 2022: 300
Taxa de integração desde a criação do programa: 58%
Artigo publicado na edição 146 da RHmagazine, referente aos meses de maio e junho de 2023