A Plural – Cooperativa Farmacêutica, CRL, adquiriu um conjunto de ativos pertencentes à Udifar II – Distribuição Farmacêutica, S.A. Na sequência desta operação, as duas empresas ficaram «Unidas pela História e Juntas pelas Farmácias» e passaram a apresentar-se ao mercado como Plural+Udifar.
Com a compra deste conjunto de ativos, foram integrados na nova empresa cerca de 40 colaboradores da Udifar, sendo que a Plural+Udifar tem atualmente 350 colaboradores, que estão distribuídos pelas plataformas logísticas de norte a sul do país. Para garantir a melhor integração possível, foram realizadas várias iniciativas internas de acolhimento. A RHmagazine esteve à conversa com Miguel Silvestre, Presidente do Conselho de Administração da Plural+Udifar, para perceber que iniciativas foram desenvolvidas e que desafios se impõem agora a nível da gestão de pessoas.
Foram integrados na nova empresa cerca de 40 colaboradores da Udifar. Nesse âmbito, foi realizada uma série de iniciativas internas de acolhimento para garantir a integração dos novos colaboradores. Que iniciativas foram estas e qual é o balanço que faz?
O balanço não podia ser efetivamente mais positivo, tendo-se efetuado o processo de integração garantindo e mantendo toda a nossa qualidade e nível de serviço às farmácias. O processo de integração desenrolou-se em diferentes etapas, ao longo do ano de 2020. A realização de reuniões constantes entre os colaboradores da Udifar e as nossas equipas, por forma a tornar todo o processo esclarecedor, teve um impacto preponderante na confiança que paulatinamente ia sendo construída ao longo do processo.
Ambas as administrações, Plural e Udifar, fizeram questão de, em diferentes momentos, efetuar comunicações – muitas delas decisivas para a estabilidade e sucesso do projeto. Garantir uma transição com um objetivo win-win era de facto o ponto essencial, e claramente esse objetivo foi alcançado. Unidos pela história… essa era a nossa mensagem principal.
Não podemos deixar de assinalar de forma marcante o primeiro dia em que os colaboradores passaram a ser Plural+Udifar, com a realização de várias iniciativas, e onde todos os colaboradores tiveram oportunidade de receber as suas boas-vindas de forma individual por parte de toda a administração e diretores da Plural+Udifar.
Em termos mais operacionais foram também desenhados programas de desenvolvimento e aprendizagem com a participação dos colaboradores Plural, objetivando assim a transmissão, por um lado, da nossa cultura organizacional e, por outro lado, a disponibilização de know-how e experiência adquirida ao longo dos anos pelos nossos colaboradores.
A Plural+Udifar formam agora a maior cooperativa de distribuição farmacêutica constituída por capitais totalmente portugueses. Ao todo, contam agora com 350 colaboradores. Que desafios se impuseram ou se impõem a nível da gestão de pessoas, agora que contam com um número maior de colaboradores?
A cooperativa já possuía um headcount de cerca de 300 colaboradores, pelo que, em si, a integração de mais 50 colaboradores, vindos praticamente em exclusivo de outra cooperativa, trouxe essencialmente o desafio de conseguir efetuar a sua integração de forma progressiva e promover a adaptação à nossa cultura organizacional.
O desgaste emocional nestes colaboradores era um facto incontornável, tendo em conta o facto do processo de aquisição se revelar complexo, quer ao nível da sua operacionalidade, quer ao nível da sua temporalidade. Mas a nossa estratégia de gestão de pessoas manteve os seus pilares essenciais, foco no desenvolvimento de competências e desenvolvimento de capacidades com uma abordagem sistémica, experiencial e pragmática, onde as condições de trabalho de excelência permitem, ano após ano, elevados índices de satisfação, como os que se têm vindo a revelar, por parte dos colaboradores.
Obviamente que o crescimento do nosso número de colaboradores implica ajustamentos ao nível das várias direções, bem assim como o desenvolvimento de projetos de empoderamento que permitem o “crescimento” dos nossos colaboradores e uma tomada de decisão mais rápida, tornando a nossa cooperativa mais flexível e com maior agilidade para eventuais adaptações necessárias ao mercado.
Apresentam-se agora ao mercado enquanto Plural+Udifar, e surgiu também uma nova assinatura. O que significa, na prática, a consolidação desta aquisição?
As expectativas da Plural são enormes com a consolidação desta operação em que incorporámos o nome UDIFAR no da PLURAL. Deste modo queremos transmitir claramente ao mercado que, a partir de agora, à Plural juntou-se também a UDIFAR, e transmitir tudo o que esta empresa representa no que à distribuição grossista farmacêutica diz respeito – a sua história, os seus valores, a sua identidade corporativa -, permitindo assim à farmácia olhar para a Plural e não “ver” só a Plural, mas sim “ver” também a UDIFAR.
Esta mensagem é muito forte na medida em que ambas as empresas pertencem e são juridicamente constituídas como empresas cooperativas, pelo que ambas eram detidas por cooperadores que são proprietários de farmácias. Atendendo a que a UDIFAR tinha um número muito significativo de cooperadores que não faziam parte da Plural, surge então a natural expectativa desses cooperadores ingressarem na Plural, fazendo assim aumentar significativamente a sua atividade.
A nível de recursos humanos, que desafios trouxe esta aquisição? Mesmo com a pandemia, como mantiveram as vossas pessoas motivadas e comprometidas com a organização?
Foi um processo com especificidades e desafios constantes ao nível dos recursos humanos, com atuações a vários níveis. Por um lado, a necessidade de efetuar o ajustamento das nossas operações, que implicou o encerramento de duas das plataformas e, por outro lado, a integração de um conjunto de colaboradores, com níveis de antiguidade muito altos e inseridos num modelo de cultura e gestão com óbvias diferenças, e que implicavam assim um conjunto de estratégias para promover o alinhamento organizacional. Todo este processo, em plena pandemia, se tornou ainda mais desafiante.
Mas quando as nossas equipas conhecem, vivem e respiram a missão, visão, valores e cultura da cooperativa, revelando um empenhamento só possível num estádio de cultura organizacional maduro e consistente, tudo se torna mais facilitado.
O nosso modelo de gestão de pessoas, assente numa estratégia de proximidade, permite igualmente atuar de forma célere e assertiva, o que acabou também por ser um facilitador. A aposta na comunicação foi também preponderante em todo o processo, mantendo os nossos colaboradores com vários canais comunicacionais em aberto, mantendo-os informados de forma regular sobre todos os projetos em curso, permitindo de forma clara a diminuição de tensões e ansiedades no mecanismo de ajustamento organizacional. O desempenho levado a cabo pela cooperativa ao longo da pandemia tem demonstrado um elevado nível, fruto do trabalho em equipa desenvolvido e de toda a responsabilidade e sentido de missão que os nossos colaboradores demonstraram, traçando em conjunto um caminho que nos levará a ser cada vez mais fortes e unidos.
A nível de estratégia de negócio e de gestão de pessoas, que planos reservam para o futuro?
A estratégia de negócio passa efetivamente por cimentar a posição da Plural+Udifar como o principal distribuidor farmacêutico de capitais portugueses, aumentado a sua quota de mercado, sempre na procura incessante do melhor serviço para o cliente. Efetivamente este crescimento só será possível apostando claramente num modelo de operação cada vez mais automatizado e flexível, onde colaboradores dotados de competências chave são envolvidos numa dinâmica e interação que permite rápida adaptação e aprendizagem.
A dispersão de recursos pelas diversas plataformas logísticas encerra em si um desafio importante, por forma a que a distância seja transformada em proximidade, sendo este um driver que continuará a ser efetivamente trabalhado, com recurso a plataformas tecnológicas que permitem difundir a nossa missão, valores e visão, de forma consistente e transversal, por todos os nossos colaboradores. O desenvolvimento contínuo dos nossos colaboradores, a digitalização de processos e a criação de programas de life balance, com o contínuo desenvolvimento do plano de benefícios entregues aos nossos colaboradores, são aspetos-chave para fortalecer a marca Plural+Udifar, reforçando a posição da cooperativa ao nível da sua competitividade de mercado.
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