ASSINAR NEWSLETTER
Sábado, Setembro 12, 2026
  • Login
RHmagazine
  • RHmagazineLEIA AQUI GRATUITAMENTE!
    • Ler a RHmagazine Digital GRATUITAMENTE
    • Saiba mais sobre a RHmagazine
    • Arquivo de edições da RHmagazine
    • Assinar a RHmagazine (papel)
  • ATUALIDADE
    • MERCADORH
      • NOTÍCIAS DO MERCADORH
      • PESSOASRH
      • PASSAPORTE
      • CRÓNICAS & OPINIÃO
      • MERCADO DOS BENEFÍCIOS by Edenred
    • ESTRATÉGIA
      • RECRUTAMENTO & ONBOARDING
      • APRENDIZAGEM, FORMAÇÃO E COACHING
      • SAÚDE E BEM ESTAR
      • COMPENSAÇÃO & REMUNERAÇÃO
      • SOFTWARES RH
      • DIREITO DO TRABALHO
      • TENDÊNCIAS RH
      • GESTÃO DA CARREIRA RH
      • ARTIGOS TÉCNICOS
  • EVENTOSRH
    • EVENTOS ONLINE WEBINARS
    • EVENTOS PRESENCIAIS
  • BIBLIOTECARH
    • GUIAS | EBOOKS | ESTUDOS
    • PODCASTS
  • FORNECEDORESRH
  • FormaçãoRH
  • Sobre nós
No Result
View All Result
RHmagazine
No Result
View All Result

Paulo Portas alerta para a imprevisibilidade e volatilidade do mercado internacional

O vice-presidente da Câmara de Comércio e Indústria Portuguesa quis alertar as empresas sobre o que podem enfrentar em 2023

IIRH Por IIRH
19 de Abril, 2023
em MERCADO RH
0
Paulo Portas

O vice-presidente da Câmara de Comércio e Indústria Portuguesa discursou no Growth Fórum. | Foto: Guilherme Lopes

10
Partilhas
115
Visualizações

Não é uma novidade que o ano de 2023 seria difícil para as empresas, especialmente com o risco acrescido da guerra na Ucrânia e a tensão entre os Estados Unidos e a China. Por isso, Paulo Portas quis deixar uma alerta aos convidados presentes no Growth Forum – que, mesmo não sendo do agrado de todos, pode ser uma ideia importante para aproveitar um ano que ainda têm oportunidades.

“Existe um grau de imprevisibilidade que tem de estar presente nas vossas decisões”, afirma Paulo Portas, enfatizando o facto que a guerra e a pandemia aconteceram fora do mundo das previsões de quem tem a função de as prever. Por isso, mais do que nunca, o vice-presidente da Câmara de Comércio e Indústria Portuguesa (CCIP), enfatiza a necessidade de melhorar as capacidades de risk assessment das empresas.

“Outra coisa que não é de agrado é a volatilidade. Aquilo que pode ser previsível, com cautelas, pode-se tornar invisível e volátil – como, por exemplo, o diálogo entre os Estados Unidos e a China, que foi interrompido no início de este ano. Por isso, habituem-se ao mundo com uma potência dominante, os Estados Unidos, e a potência desafiante, a China”, explica.

2023 será um ano “modesto” em termos de crescimento

“A previsão para 2023 era má. Com o que sabemos hoje, 2023 não será um ano brilhante, mas parece-nos que não vai ser um ano recessivo“, reitera Paulo Portas. O vice-presidente da CCIP também relembrou que era “provável” um cenário de estagflação nos Estados Unidos, cenário esse que passou de “provável” para “possível“.

Nesse sentido, Paulo Portas aproveitou para apresentar alguns fatores que fazem com que esteja menos pessimista relativamente ao ano de 2023 e que ajudaram as economias europeias a ganhar maior resiliência.

“Ocorreu um inverno menos rigoroso, o que resultou num menor consumo de energia. Existiu uma abertura antecipada da China, comparativamente com o que eram as expectativas do Ocidente. E, no caso da União Europeia, o divórcio, ou decoupling, da dependência energética entre a Europa e a Rússia foi absolutamente extraordinário, porque ocorreu em 12 meses”, enumera.

Quatro fatores que podem ajudar as empresas em 2023

Além de fatores externos que permitiram com que o ano seja “modesto”, também existem fatores, exclusivos à economia portuguesa, que contribuem para este balanço positivo.

“O peso extraordinário do turismo no PIB português, e duvido que vá mudar (21 mil milhões de euros), e das exportações. Quando Portugal esteve falido, muitas empresas internacionalizaram-se e eu lembro o dia em que as exportações representavam 40% do PIB português. Hoje, representam 50% do PIB português. Incentivo que vocês continuem nesse passo”, afirma Paulo Portas, dirigindo-se à audiência.

Outro fator foi a compra de ativos (agrícolas, imobiliários, industriais, entre outros), que representam milhares de milhões de euros que entram na economia.

Em terceiro lugar, o que Paulo Portas chama de “mix energético”, em que Portugal deixou de ter uma dependência energética da Rússia, que durava a décadas, para uma mistura de energia proveniente de países como África e Estados Unidos.

Em último lugar, Paulo Portas também considera como importante a “bazuca europeia”, mesmo tendo reservas relativamente à efetividade da mesma.

Quatro pontos essenciais para as empresas

Paulo Portas também aproveitou a apresentação para tecer quatro pontos essenciais para as empresas em 2023.

“Continuem a internacionalizar, porque o mundo com dificuldades não é um mundo com dificuldades simétricas, e tenham atenção a preconceitos relativamente a oportunidades em outros mercados. Não estejam dependentes de somente um mercado. Tenham maior cuidado ou conservadorismo financeiro relativamente ao endividamento das vossas empresas. E, se as vossas empresas dependerem exclusivamente dos recursos humanos, tenham cuidado com a escassez, derivada da demografia e da produtividade“, elenca.

“Desejo-vos uma coisa: Os melhores negócios, os melhores contratos e os melhores lucros em 2023”, conclui Paulo Portas.


Siga-nos no LinkedIn, Facebook, Instagram e Twitter e assine aqui a nossa newsletter para receber as mais recentes notícias do setor a cada semana!

Mais sobre 2023CascaisCCIPCrescimentoEmpresasestagflaçãoExportaçãogrowth forumNova SBE Executive EducationoportunidadesPaulo PortasTurismo
Notícia anterior

Opinião: O Impacto da comunicação na saúde mental e relações humanas

Notícia seguinte

Filipe de Botton, Executive Chairman da Logoplaste, insiste que as empresas têm que colaborar entre si

Recomendamos

Wellow Network compra A Temporária. Talenter integra 650 trabalhadores e 60 clientes

Wellow Network compra A Temporária. Talenter integra 650 trabalhadores e 60 clientes

11 de Setembro, 2026
Prepare-se: idade da reforma vai voltar a mexer. Saiba quanto e porquê

Reformados e desempregados estão a voltar ao mercado de trabalho. Este projeto já ajudou 5.400 pessoas

8 de Setembro, 2026
O que é a nova “economia de competências humanas” que está a ganhar força com a IA?

“Adeus”, Mercer. A partir de agora, a marca passa a chamar-se Marsh

4 de Setembro, 2026
Há uma nova Top Employer em Portugal. Aubay conquista certificação internacional

Há uma nova Top Employer em Portugal. Aubay conquista certificação internacional

3 de Setembro, 2026

De benefício a sistema: o caminho da Cachapuz rumo à certificação NP 4590

20 de Agosto, 2026
“Simples, eficaz e integrada”: Michael Page aposta em marca única para reforçar resposta às empresas

“Simples, eficaz e integrada”: Michael Page aposta em marca única para reforçar resposta às empresas

31 de Julho, 2026
VEJA MAIS
Notícia seguinte
Filipe de Botton

Filipe de Botton, Executive Chairman da Logoplaste, insiste que as empresas têm que colaborar entre si

  • MAIS POPULARES
  • ÚLTIMAS
Coverflex prevê subida nos custos dos seguros de saúde das empresas em Portugal

Aumentos salariais de 3,2% em 2027? Sim, mas não para todos. Passamos a explicar

7 de Setembro, 2026
Aumentos, salários e carreiras. O que muda na Função Pública até 2029

O seu salário líquido pode aumentar já em novembro. Saiba porquê

9 de Setembro, 2026
Prepare-se: idade da reforma vai voltar a mexer. Saiba quanto e porquê

Reformados e desempregados estão a voltar ao mercado de trabalho. Este projeto já ajudou 5.400 pessoas

8 de Setembro, 2026
Marque na agenda: Clan e Câmara Municipal de Santarém juntam empresas e talento no 1.º The Talent Event

Marque na agenda: Clan e Câmara Municipal de Santarém juntam empresas e talento no 1.º The Talent Event

11 de Setembro, 2026
EU DECIDO 2026 junta diferentes gerações para discutir liderança, mudança e IA

EU DECIDO 2026 junta diferentes gerações para discutir liderança, mudança e IA

11 de Setembro, 2026
Wellow Network compra A Temporária. Talenter integra 650 trabalhadores e 60 clientes

Wellow Network compra A Temporária. Talenter integra 650 trabalhadores e 60 clientes

11 de Setembro, 2026

Agenda de Eventos

Set 19
9:00 - 19:00

EU DECIDO 2026

Set 30
9:00 - 12:30

Employer Branding by iiRH 2026

Out 20
8:30 - 18:00

Global Talent Day 2026

Nov 3
Novembro 3 @ 8:00 - Novembro 5 @ 17:00

Conferência: Labour Law Day

Nov 4
Novembro 4 @ 8:00 - Novembro 6 @ 17:00

Conferência: Transparência Salarial

Ver calendário
TODOS OS EPISÓDIOS AQUI

Passaporte

LeYa inicia novo capítulo com Sofia Correia de Barros como CEO

LeYa inicia novo capítulo com Sofia Correia de Barros como CEO

7 de Setembro, 2026
Carla Sousa é a nova Business Director da Unidade de Serviços da Talenter

Carla Sousa é a nova Business Director da Unidade de Serviços da Talenter

4 de Setembro, 2026
Manuel Flahault é o novo rosto da liderança da Air France-KLM na Península Ibérica

Manuel Flahault é o novo rosto da liderança da Air France-KLM na Península Ibérica

1 de Setembro, 2026

Newsletter Semanal

  • 15.2k Fans
  • 3k Followers
  • 1.4k Subscribers

RHmagazine | Leia gratuitamente

Vídeos | Eventos by iiRH

https://www.youtube.com/watch?v=gaMUX4V0g_k
https://www.youtube.com/watch?v=2vJi28grd30&t=16s

assinatura da newsletter

O IIRH-Instituto de Informação em Recursos Humanos é o mais importante ponto de encontro do setor da Gestão de Pessoas de Portugal e é detentor da marca RHmagazine. No IIRH proporcionamos interações relevantes aos profissionais de Recursos Humanos, a empresas fornecedoras do setor e a estudiosos da área. Somos inovadores e influentes, criamos conhecimento através dos nossos Estudos e Publicações (RHmagazine, Guias práticos e eBooks) e proporcionamos experiências diferenciadoras de networking nos nossos eventos físicos (Fórum RH, Global Talent Day e Prémios RH) e digitais (webinares). 

Compartilhamos informações transformadoras para as empresas. Facilitamos o networking , criamos oportunidades!  

Somos 100% RH há 28 anos!

Acompanhe-nos nas Redes Socias

Twitter Facebook-f Youtube Instagram Linkedin

© 2020 IIRH. All rights reserved.

Made with ❤ by JCG

Welcome Back!

Login to your account below

Forgotten Password?

Retrieve your password

Please enter your username or email address to reset your password.

Log In

Add New Playlist

No Result
View All Result
  • RHmagazine
    • Ler a RHmagazine Digital GRATUITAMENTE
    • Saiba mais sobre a RHmagazine
    • Arquivo de edições da RHmagazine
    • Assinar a RHmagazine (papel)
  • ATUALIDADE
    • MERCADORH
      • NOTÍCIAS DO MERCADORH
      • PESSOASRH
      • PASSAPORTE
      • CRÓNICAS & OPINIÃO
      • MERCADO DOS BENEFÍCIOS by Edenred
    • ESTRATÉGIA
      • RECRUTAMENTO & ONBOARDING
      • APRENDIZAGEM, FORMAÇÃO E COACHING
      • SAÚDE E BEM ESTAR
      • COMPENSAÇÃO & REMUNERAÇÃO
      • SOFTWARES RH
      • DIREITO DO TRABALHO
      • TENDÊNCIAS RH
      • GESTÃO DA CARREIRA RH
      • ARTIGOS TÉCNICOS
  • EVENTOSRH
    • EVENTOS ONLINE WEBINARS
    • EVENTOS PRESENCIAIS
  • BIBLIOTECARH
    • GUIAS | EBOOKS | ESTUDOS
    • PODCASTS
  • FORNECEDORESRH
  • FormaçãoRH
  • Sobre nós

© 2020 IIRH - All rights reserved. (function(e,t,o,n,p,r,i){e.visitorGlobalObjectAlias=n;e[e.visitorGlobalObjectAlias]=e[e.visitorGlobalObjectAlias]||function(){(e[e.visitorGlobalObjectAlias].q=e[e.visitorGlobalObjectAlias].q||[]).push(arguments)};e[e.visitorGlobalObjectAlias].l=(new Date).getTime();r=t.createElement("script");r.src=o;r.async=true;i=t.getElementsByTagName("script")[0];i.parentNode.insertBefore(r,i)})(window,document,"https://diffuser-cdn.app-us1.com/diffuser/diffuser.js","vgo"); vgo('setAccount', '610690736'); vgo('setTrackByDefault', true); vgo('process');