[Caso Prático publicado na RHmagazine nº129]
A Unitel T+ é uma operadora de telecomunicações em Cabo Verde, que tem como prioridade dar continuidade à transformação digital na área de RH. A empresa conta com a ajuda da solução Upstanding na gestão de desenvolvimento do talento. Para conhecer melhor a estratégia adotada pela organização, a RHmagazine falou com Ricardina Andrade, diretora de transformação organizacional.
Que processos de RH têm automatizados na vossa empresa? E porque decidiram fazê-lo?
A decisão de automatização dos processos de RH na nossa empresa tem na sua base o que, na altura, foi considerado um grande problema. Havia um foco excessivo na execução de tarefas rotineiras, relegando para plano secundário o que era estratégico. A automatização permitiu-nos inverter esta situação, com a tecnologia a ocupar-se do operacional e os profissionais de RH e as lideranças a focarem-se naquilo que é decisivo. Isto permitiu-nos desenvolver um modelo de gestão de recursos humanos mais estratégico e focado na gestão das competências e do talento.
Atualmente, temos a maioria dos processos automatizados, como o processamento salarial e responsabilidades legais associadas, gestão contratual, admissão de colaboradores, gestão de férias, desvinculação, mobilidade interna, entre outros.
Em maio de 2020 lançámos o nosso Portal do Colaborador, que permitiu diminuir a distância entre os colaboradores dispersos pelas nove ilhas habitadas de Cabo verde. O colaborador tem acesso às suas informações individuais e realiza operações e solicitações de RH, como pedidos de férias e ausências, entre outros, de maneira mais eficaz e sem a necessidade de enviar e-mails.
Fica disponível um manancial de informações e de documentos, como o modelo de gestão de competências, os descritivos funcionais, o sistema de gestão de desempenho e o sistema de gestão da formação, além de ser um canal de excelência para a comunicação interna.
De que forma essa automatização vos tem trazido mais-valias?
A transformação digital na área de gestão de recursos humanos é, em nossa opinião, a forma mais adequada de unir pessoas, processos e tecnologia para se alcançar os objetivos organizacionais. Uma vez que implementamos o sistema na empresa há relativamente pouco tempo, acreditamos que maiores impactos estão por vir. Entretanto, já se pode claramente sentir o impacto da automatização na agilidade das nossas respostas, na redução dos erros cometidos, mas também na maior disponibilidade da equipa para se dedicar aos temas estratégicos fundamentais para a realização dos negócios da Unitel T+.
A nível do departamento dos RH, são imensos os impactos nas rotinas, otimização do tempo e na incidência de retrabalho e de erros e, principalmente, na visão mais ampla do fluxo de trabalho. Torna-se mais fácil o acesso às informações, permitindo a identificação de oportunidades de melhoria, difíceis de serem identificadas num processo manual, assim como a disponibilização de informações em tempo real para possibilitar ajustes na execução de tarefas e readequação dos trabalhos. Há ainda a registar uma redução de reclamações internas, indicador de melhoria do clima na organização.
Acreditamos que a médio prazo terá um impacto na eficiência e produtividade da empresa, com menor tempo dedicado e menor preocupação com questões importantes para a confiança do colaborador, passando a haver mais tempo para os temas estratégicos.
Atualmente, quais são as prioridades da vossa equipa de RH?
A prioridade é darmos continuidade à transformação digital, consolidando os instrumentos já implementados, e aproveitar os impactos do digital para reforçarmos um cunho mais estratégico à gestão de recursos humanos na Unitel T+.
É claro que tudo isto encerra desafios vários, como: a digitalização do processo de recrutamento e seleção, do nosso modelo de carreira; o redesenho de modelos de trabalho mais ajustados ao contexto atual, no quadro do processo de transformação organizacional em curso, oferecendo a melhor experiência aos nossos colaboradores e agregando mais valor aos nossos clientes e à sociedade; ter um RH mais inteligente, com recursos como people analytics, banco de dados inteligente e a introdução da inteligência artificial em alguns subsistemas.
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