ASSINAR NEWSLETTER
Sábado, Outubro 31, 2026
  • Login
RHmagazine
  • RHmagazineLEIA AQUI GRATUITAMENTE!
    • Ler a RHmagazine Digital GRATUITAMENTE
    • Saiba mais sobre a RHmagazine
    • Arquivo de edições da RHmagazine
    • Assinar a RHmagazine (papel)
  • ATUALIDADE
    • MERCADORH
      • NOTÍCIAS DO MERCADORH
      • PESSOASRH
      • PASSAPORTE
      • CRÓNICAS & OPINIÃO
      • MERCADO DOS BENEFÍCIOS by Edenred
    • ESTRATÉGIA
      • RECRUTAMENTO & ONBOARDING
      • APRENDIZAGEM, FORMAÇÃO E COACHING
      • SAÚDE E BEM ESTAR
      • COMPENSAÇÃO & REMUNERAÇÃO
      • SOFTWARES RH
      • DIREITO DO TRABALHO
      • TENDÊNCIAS RH
      • GESTÃO DA CARREIRA RH
      • ARTIGOS TÉCNICOS
  • EVENTOSRH
    • EVENTOS ONLINE WEBINARS
    • EVENTOS PRESENCIAIS
  • BIBLIOTECARH
    • GUIAS | EBOOKS | ESTUDOS
    • PODCASTS
  • FORNECEDORESRH
  • employer branding
  • FormaçãoRH
  • Sobre nós
No Result
View All Result
RHmagazine
No Result
View All Result

World InsurTech Report 2020: COVID-19 acelera digitalização no setor segurador

IIRH Por IIRH
29 de Setembro, 2020
em MERCADO RH
0
World InsurTech Report 2020: COVID-19 acelera digitalização no setor segurador
11
Partilhas
123
Visualizações

Segundo o  World InsurTech Report 2020 (WITR), publicado pela Capgemini e pela Efma, as seguradoras devem explorar novas formas de implementar funcionalidades capazes de responderem às necessidades digitais dos clientes, sobretudo face à entrada das BigTechs[1] e de outros players não tradicionais no mercado segurador.

A COVID-19 fortaleceu o nível de envolvimento e aumentou as expectativas dos clientes. Neste contexto, as seguradoras ao centrarem os seus esforços na digitalização estão também a criar novas oportunidades para as InsurTechs. À medida que a presença das BigTechs se faz sentir de forma crescente no sector segurador, as fronteiras entre as companhias de seguros tradicionais, as InsurTechs, as BigTechs e os seus parceiros tecnológicos, estão a esbater-se cada vez mais. Para se manterem competitivas, as seguradoras precisam de melhorar a sua atuação nas áreas que têm mais impacto, nomeadamente no que diz respeito à implementação de estratégias orientadas ao cliente, aos processos inteligentes, aos ecossistemas abertos e à gestão ágil dos produtos/serviços.

“As seguradoras têm de perceber que a sua concorrência já não se limita só às outras companhias e que precisam igualmente de ter em conta as BigTechs e os  outros players não tradicionais, que frequentemente oferecem uma melhor experiência aos clientes”, afirma Anirban Bose, CEO da Financial Services Strategic Business Unit e Member of the Executive Board do Grupo Capgemini. “Ao desenvolverem as suas relações com as InsurTechs, as seguradoras poderão implementar a sua digitalização de forma mais rápida e eficiente, e assim fortalecer as relações com os seus clientes e resistir melhor aos novos entrantes.”

“As seguradoras precisam de colocar os clientes no centro de todos os seus negócios,” refere John Berry, CEO da Efma. “A maturidade das InsurTechs e a sua vontade de colaborar com as seguradoras no fornecimento de novas soluções tecnológicas continua a aumentar. Deste modo as companhias de seguros poderão responder de forma mais adequada e ágil às necessidades crescentes dos seus clientes.”

A influência da Covid-19 nos vários ramos dos seguros

A Covid-19 repercutiu-se de várias formas nos diferentes ramos dos seguros: tem havido um aumento dos sinistros nos ramos vida e saúde, enquanto os seguros de viagem e automóvel estão em declínio. No entanto, todas as seguradoras registaram mudanças nas suas interações com os clientes. Embora mais de 90% das seguradoras tradicionais tenha conseguido continuar a exercer as suas atividades remotamente, o impacto da Covid-19 na sua relação com os clientes fez-se sentir, sobretudo no que diz respeito à angariação e retenção de novos clientes. Em julho, 61% das seguradoras (um valor superior aos 57% verificados em abril) afirmaram que a Covid-19 tinha impacto na angariação de novos clientes, e 42% (29% em abril) na fidelização dos clientes.

BigTechs centradas nos clientes são as estrelas da Era digital

A Covid-19 não é a única ameaça à angariação e retenção de clientes. As BigTechs elevaram a fasquia no que diz respeito à experiência e à confiança do cliente durante a pandemia, com processos resistentes à crise, com respostas em tempo real e serviços intuitivos. A abertura dos clientes para subscreverem seguros junto das BigTechs aumentou de 17% em 2016, para 36% em janeiro de 2020, e atingiu os 44% em abril deste ano. Para competirem com as BigTechs, as seguradoras terão de se focar no que são as principais prioridades do negócio atualmente: proporcionar uma experiência de excelência aos clientes (94%), implementar processos com capacidade de resistência a eventuais crises (90%), disponibilizar respostas em tempo real (87%), ser um parceiro cuidadoso (86%) e oferecer os seguros como uma utility (70%). Ainda que a utilização da Cloud e das API[2] abertas seja essencial, a verdade é que as seguradoras tradicionais ficam muito aquém nestas matérias. Apenas 19% das seguradoras inquiridas afirmaram possuir processos automáticos, só 29% têm métodos de desenvolvimento centrados nos seres humanos e sistemas prontos para o digital, apenas 38% implementaram APIs abertos e só 48% têm uma empresa cloud native.

Quando mais concorrência significa maior colaboração

O estudo conclui que, para melhorarem as suas capacidades, as seguradoras devem criar ou comprar tecnologia, ou desenvolvê-la em colaboração com outras empresas especialistas, depois de ponderarem cuidadosamente os prós e os contras dos quatro principais fatores envolvidos nesta equação: tempo, investimento, autonomia e diferenciação. A colaboração através de parcerias é a forma mais eficaz das seguradoras acederem às tecnologias de que precisam e de se manterem competitivas. As parcerias com especialistas, através do acesso partilhado, permitem que os players do setor segurador se foquem no seu core business e ofereçam mais valor aos seus clientes, enquanto mantém a sua rentabilidade.

A vontade de colaborar entre os players do setor segurador tem vindo a aumentar. Assim, e de acordo com o World InsurTech Report 2020:

  • 67% das seguradoras está disponível para colaborar com as InsurTechs;
  • 85% das InsurTechs quer fazer parcerias com fornecedores de tecnologias, e 83% quer colaborar com as seguradoras;
  • Mais de 60% das seguradoras e das InsurTechs revelou estar interessada em colaborar com as BigTech.

Para acelerarem e aumentarem a eficiência e para incentivarem as parcerias com os especialistas, as companhias de seguros tradicionais terão de adotar uma nova mentalidade e de priorizar o acesso partilhado aos dados e aos recursos, em vez de privilegiarem a propriedade. Deste modo, poderão também focar-se no seucore business e disponibilizar ofertas de maior valor através da hiperpersonalização e da coinovação contínua.

Metodologia do Estudo

O WITR 2020 abrange três grandes ramos dos seguros: vida, não-vida e saúde. A edição deste ano do estudo baseia-se nos resultados de um inquérito e de um conjunto de entrevistas levados a cabo junto das companhias de seguros tradicionais e das InsurTechs.
A informação foi recolhida junto de mais de 175 gestores de topo em 26 mercados: África do Sul, Alemanha, Argentina, Austrália, Áustria, Bélgica, Brasil, Bulgária, Canadá, Croácia, Emirados Árabes Unidos, Espanha, EUA, França, Hong Kong, Índia, Israel, Itália, Japão, México, Holanda, Reino Unido, Singapura, Suécia, Suíça e Turquia.

 

Mais sobre CapgeminicovidEfmaseguradorasSegurosWorld InsurTech Report 2020 (WITR)
Notícia anterior

Fundação para a Ciência e Tecnologia (FCT) lança site de produção de conteúdos gratuitos

Notícia seguinte

MDS tem novo Diretor Geral de Operações e Sistemas de Informação

Recomendamos

Turnos, confiança e compromisso: uma nova prioridade para as empresas

Turnos, confiança e compromisso: uma nova prioridade para as empresas

28 de Outubro, 2026
Factorial apresenta novo posicionamento. Saiba o que está por detrás da mudança

Factorial apresenta novo posicionamento. Saiba o que está por detrás da mudança

26 de Outubro, 2026
Pilhas de currículos para analisar? Esta startup portuguesa quer dar uma ajuda aos RH com IA

Pilhas de currículos para analisar? Esta startup portuguesa quer dar uma ajuda aos RH com IA

26 de Outubro, 2026
“Um bom kit funciona quando cada elemento cumpre uma função clara”

“Um bom kit funciona quando cada elemento cumpre uma função clara”

19 de Outubro, 2026
Os benefícios existem, mas os seus colaboradores usam-nos?

Os benefícios existem, mas os seus colaboradores usam-nos?

16 de Outubro, 2026
A nova fase da Talenter começa com um regresso às origens

A nova fase da Talenter começa com um regresso às origens

14 de Outubro, 2026
VEJA MAIS
Notícia seguinte
João Vieira é o novo Diretor Geral de Operações e Sistemas de Informação da MDS

MDS tem novo Diretor Geral de Operações e Sistemas de Informação

  • MAIS POPULARES
  • ÚLTIMAS
Luís García Bocos começou como estagiário na Vodafone. Mais de uma década depois, assume a direção de RH em Portugal

Luís García Bocos começou como estagiário na Vodafone. Mais de uma década depois, assume a direção de RH em Portugal

26 de Outubro, 2026
Estes foram os seis temas críticos que fizeram cair o acordo da reforma laboral

O salário mínimo vai subir em 2027. Saiba quais os três valores em cima da mesa

12 de Outubro, 2026
Coverflex prevê subida nos custos dos seguros de saúde das empresas em Portugal

O seu salário líquido vai aumentar em novembro. Simule aqui quanto vai receber a mais com a descida de 50% do IRS

21 de Outubro, 2026
Desemprego trava nos 5,8% e mercado de trabalho resiste – mas há sinais que não podem ser ignorados

O currículo pode abrir portas, mas há seis fatores que podem decidir uma contratação

30 de Outubro, 2026
Potenciar o talento: o grande desafio das empresas nos dias de hoje

Potenciar o talento: o grande desafio das empresas nos dias de hoje

30 de Outubro, 2026

Opinião Este artigo Filipa Gameiro, LLH | DBM Portugal. O elo esquecido: os gestores intermédios na transformação organizacional

30 de Outubro, 2026

Agenda de Eventos

Nov 3
Novembro 3 @ 8:00 - Novembro 5 @ 17:00

Conferência: Labour Law Day

Nov 4
Novembro 4 @ 8:00 - Novembro 6 @ 17:00

Conferência: Transparência Salarial

Nov 4
10:00 - 16:00

This Is Me- Associação Salvador

Nov 24
Novembro 24 @ 8:00 - Novembro 26 @ 17:00

Conferência: People Analytics Day

Ver calendário
TODOS OS EPISÓDIOS AQUI

Passaporte

Luís García Bocos começou como estagiário na Vodafone. Mais de uma década depois, assume a direção de RH em Portugal

Luís García Bocos começou como estagiário na Vodafone. Mais de uma década depois, assume a direção de RH em Portugal

26 de Outubro, 2026
Entrou na Eurofirms em 2017 e agora vai liderar a operação em Portugal. Conheça Lucília Queirós

Entrou na Eurofirms em 2017 e agora vai liderar a operação em Portugal. Conheça Lucília Queirós

21 de Outubro, 2026
Da Academia Montepio à Federação Portuguesa de Futebol. O novo desafio de Lurdes Romeiro Serrão

Da Academia Montepio à Federação Portuguesa de Futebol. O novo desafio de Lurdes Romeiro Serrão

13 de Outubro, 2026

Newsletter Semanal

  • 15.2k Fans
  • 3k Followers
  • 1.4k Subscribers

RHmagazine | Leia gratuitamente

Vídeos | Eventos by iiRH

https://www.youtube.com/watch?v=gaMUX4V0g_k
https://www.youtube.com/watch?v=2vJi28grd30&t=16s

assinatura da newsletter

O IIRH-Instituto de Informação em Recursos Humanos é o mais importante ponto de encontro do setor da Gestão de Pessoas de Portugal e é detentor da marca RHmagazine. No IIRH proporcionamos interações relevantes aos profissionais de Recursos Humanos, a empresas fornecedoras do setor e a estudiosos da área. Somos inovadores e influentes, criamos conhecimento através dos nossos Estudos e Publicações (RHmagazine, Guias práticos e eBooks) e proporcionamos experiências diferenciadoras de networking nos nossos eventos físicos (Fórum RH, Global Talent Day e Prémios RH) e digitais (webinares). 

Compartilhamos informações transformadoras para as empresas. Facilitamos o networking , criamos oportunidades!  

Somos 100% RH há 28 anos!

Acompanhe-nos nas Redes Socias

Twitter Facebook-f Youtube Instagram Linkedin

© 2020 IIRH. All rights reserved.

Made with ❤ by JCG

Welcome Back!

Login to your account below

Forgotten Password?

Retrieve your password

Please enter your username or email address to reset your password.

Log In

Add New Playlist

No Result
View All Result
  • RHmagazine
    • Ler a RHmagazine Digital GRATUITAMENTE
    • Saiba mais sobre a RHmagazine
    • Arquivo de edições da RHmagazine
    • Assinar a RHmagazine (papel)
  • ATUALIDADE
    • MERCADORH
      • NOTÍCIAS DO MERCADORH
      • PESSOASRH
      • PASSAPORTE
      • CRÓNICAS & OPINIÃO
      • MERCADO DOS BENEFÍCIOS by Edenred
    • ESTRATÉGIA
      • RECRUTAMENTO & ONBOARDING
      • APRENDIZAGEM, FORMAÇÃO E COACHING
      • SAÚDE E BEM ESTAR
      • COMPENSAÇÃO & REMUNERAÇÃO
      • SOFTWARES RH
      • DIREITO DO TRABALHO
      • TENDÊNCIAS RH
      • GESTÃO DA CARREIRA RH
      • ARTIGOS TÉCNICOS
  • EVENTOSRH
    • EVENTOS ONLINE WEBINARS
    • EVENTOS PRESENCIAIS
  • BIBLIOTECARH
    • GUIAS | EBOOKS | ESTUDOS
    • PODCASTS
  • FORNECEDORESRH
  • employer branding
  • FormaçãoRH
  • Sobre nós

© 2020 IIRH - All rights reserved. (function(e,t,o,n,p,r,i){e.visitorGlobalObjectAlias=n;e[e.visitorGlobalObjectAlias]=e[e.visitorGlobalObjectAlias]||function(){(e[e.visitorGlobalObjectAlias].q=e[e.visitorGlobalObjectAlias].q||[]).push(arguments)};e[e.visitorGlobalObjectAlias].l=(new Date).getTime();r=t.createElement("script");r.src=o;r.async=true;i=t.getElementsByTagName("script")[0];i.parentNode.insertBefore(r,i)})(window,document,"https://diffuser-cdn.app-us1.com/diffuser/diffuser.js","vgo"); vgo('setAccount', '610690736'); vgo('setTrackByDefault', true); vgo('process');