ASSINAR NEWSLETTER
Domingo, Novembro 1, 2026
  • Login
RHmagazine
  • RHmagazineLEIA AQUI GRATUITAMENTE!
    • Ler a RHmagazine Digital GRATUITAMENTE
    • Saiba mais sobre a RHmagazine
    • Arquivo de edições da RHmagazine
    • Assinar a RHmagazine (papel)
  • ATUALIDADE
    • MERCADORH
      • NOTÍCIAS DO MERCADORH
      • PESSOASRH
      • PASSAPORTE
      • CRÓNICAS & OPINIÃO
      • MERCADO DOS BENEFÍCIOS by Edenred
    • ESTRATÉGIA
      • RECRUTAMENTO & ONBOARDING
      • APRENDIZAGEM, FORMAÇÃO E COACHING
      • SAÚDE E BEM ESTAR
      • COMPENSAÇÃO & REMUNERAÇÃO
      • SOFTWARES RH
      • DIREITO DO TRABALHO
      • TENDÊNCIAS RH
      • GESTÃO DA CARREIRA RH
      • ARTIGOS TÉCNICOS
  • EVENTOSRH
    • EVENTOS ONLINE WEBINARS
    • EVENTOS PRESENCIAIS
  • BIBLIOTECARH
    • GUIAS | EBOOKS | ESTUDOS
    • PODCASTS
  • FORNECEDORESRH
  • employer branding
  • FormaçãoRH
  • Sobre nós
No Result
View All Result
RHmagazine
No Result
View All Result

Susana Nunes, DECO PROteste: “As competências comerciais são uma prioridade da organização”

A política e práticas da DECO PROteste nas áreas da Gestão de Pessoas, DE&I e sustentabilidade e o impacto da transformação digital na vida daquela associação, segundo a responsável máxima pelos seus RH e comunicação interna.

IIRH Por IIRH
15 de Outubro, 2025
em Cadernos Especiais, DESTAQUES, HR, PESSOAS
0
Susana Nunes, DECO PROteste: “As competências comerciais são uma  prioridade da organização”
16
Partilhas
174
Visualizações

Qual foi o impacto da revolução digital na Gestão de Pessoas da DECO PROteste?

O impacto foi grande. Começámos por ser uma empresa familiar e tivemos que passar por uma fase de profissionalização. O performance management, por exemplo, era feito em Word, mas já introduzimos o SuccessFactors. De ferramentas colaborativas, só tínhamos o Yammer, mas agora também possuímos o Teams e o SharePoint. Passámos a nossa academia para o digital, trouxemos o 70-20-10, dispomos de um Programa de Gestão de Recrutamentos (ATS) materializado num site de carreiras que não existia e utilizamos Inteligência Artificial (IA).

Justamente, na sua perspetiva, de que forma é que a IA ainda vai revolucionar mais a Gestão de Pessoas?

Vai revolucionar muito. Por exemplo, nós já utilizamos o ChatGPT, na área de Recursos Humanos, para descritivos de funções. Isto significa que não tenho de investir um dia inteiro a elaborar uma job description, o que é fantástico. Mas não acredito que vá substituir as pessoas. Acho que vai libertá-las para tarefas que acrescentem maior valor à organização. Sou a favor da IA e tento transmitir esta visão à equipa. Devemos explorar ao máximo estas ferramentas.

De que forma é que a DECO PROteste promove uma cultura que incentiva a diversidade, a inclusão, a colaboração e a inovação?

Nós temos uma política DEI, quer ao nível do grupo, quer ao nível local. Adaptámos o código de conduta e todos os colaboradores fizeram formação, pelo que há uma maior sensibilidade na DECO PROteste. Como líderes, é crucial que perguntemos como é que os colaboradores estão e que os respeitemos. As pessoas têm backgrounds, perspetivas e etnias diferentes, pelo que precisamos de passar esta mensagem nos nossos processos de recrutamento.

Devido a um trabalho da DECO PROteste, foi instituído o Dia Nacional da Sustentabilidade e até temos grupos internacionais que trabalham especificamente nesta área

Como é que as práticas de RH contribuem para as metas de sustentabilidade e de impacto social da própria organização?

Devido a um trabalho da DECO PROteste, foi instituído o Dia Nacional da Sustentabilidade e até temos grupos internacionais que trabalham especificamente esta parte. Existe da nossa parte muito cuidado com os fornecedores, a nossa revista é parcialmente reciclável – porque não dá para ser na totalidade – e estamos a digitalizar a nossa oferta, temos painéis solares no edifício, possuímos o certificado verde da EDP e procuramos sensibilizar os colaboradores para replicarem estas boas práticas.

Perante as mudanças na cultura organizacional, como é que a DECO PROteste mantém a sua identidade e coesão?

O nosso ADN não mudou. Continuamos a defender o consumidor, mas queremos ter uma maior proximidade com as marcas. A chave está na comunicação. Nós explicámos aos nossos colaboradores como seria a nova marca e o que significava este novo posicionamento. As lideranças devem estar alinhadas com o que pretendemos para o futuro da organização; portanto, também comunicámos muito com os líderes. Temos de ser credíveis naquilo que estamos a transmitir e agir em conformidade.

Quais são as principais estratégias de atração e retenção de talento na DECO PROteste?

Temos trabalhado muito o nosso employer branding. As nossas pessoas são o centro da atividade de produção e sentimos que havia necessidade de divulgar externamente as boas-práticas. Apostamos muito nos posts do LinkedIn e tentamos mostrar ao máximo aquilo que fazemos internamente e as funções que desempenhamos. Todas as ferramentas do mercado que existem, nós temos. E temos mesmo a possibilidade de impactar.

O nosso ADN não mudou. Continuamos a defender o consumidor, mas queremos ter uma maior proximidade com as marcas. A chave está na comunicação

Quais são as principais tendências na área de RH?

Uma das tendências é o novo perfil de liderança. Precisamos de ter lideranças diferentes, que evoluam para aquilo que as novas gerações valorizam. Outra tendência é a de escutar os colaboradores: temos uma iniciativa, o “People Sessions”, na qual os colaboradores têm um pequeno-almoço com o Country Manager. Ainda há a questão da diversidade nas equipas, porque temos propensão a estar com pessoas que tenham o perfil mais parecido com o nosso. Outra tendência é a da confiança nas organizações, que tem vindo a diminuir.

Quais são as vossas prioridades na Gestão de Pessoas?

Uma prioridade são as competências comerciais da organização. Temos de ser mais comerciais: não só a equipa de vendas, mas todos os colaboradores da organização. Por outro lado, a digitalização, principalmente em termos de mindset, é também uma prioridade. Outra prioridade é o nosso business acumen, porque mudámos muito nos últimos anos e precisamos de ter uma linguagem comum a toda a equipa. Por fim, as lideranças mais fortes, claro.

Como é que a DECO PROteste se vê daqui a 25 anos?

Espero que nos mantenhamos relevantes para a sociedade, mas mais digitais e voltados para as populações mais jovens. Vejo a DECO PROteste como a única referência na defesa do consumidor, mesmo em relação à concorrência. Queremos ser a referência para a concorrência.

Artigo publicado na edição 155 da RHmagazine, referente aos meses de novembro e dezembro de 2024


Aproveite e leia já as últimas edições da RHmagazine AQUI

Mais sobre Boas práticascoesãoDeco-protestediversidadeEntrevistaimpacto socialInclusãoInovaçãoSusana NunesSustentabilidade
Notícia anterior

Não conseguiu assistir? Eis as conclusões do webinar “Flexibilidade com propósito”

Notícia seguinte

Regresso às aulas: pais podem faltar ao trabalho para ir à escola dos filhos? ACT responde

Recomendamos

Desemprego trava nos 5,8% e mercado de trabalho resiste – mas há sinais que não podem ser ignorados

O currículo pode abrir portas, mas há seis fatores que podem decidir uma contratação

30 de Outubro, 2026
Potenciar o talento: o grande desafio das empresas nos dias de hoje

Potenciar o talento: o grande desafio das empresas nos dias de hoje

30 de Outubro, 2026

Opinião Este artigo Filipa Gameiro, LLH | DBM Portugal. O elo esquecido: os gestores intermédios na transformação organizacional

30 de Outubro, 2026
Turnos, confiança e compromisso: uma nova prioridade para as empresas

Turnos, confiança e compromisso: uma nova prioridade para as empresas

28 de Outubro, 2026
Longevidade: há vida profissional depois dos 50. E as empresas, estão preparadas?

As empresas preocupam-se com o talento de amanhã. E quem prepara a reforma do talento de hoje?

28 de Outubro, 2026
Portugal é campeão europeu a valorizar benefícios. Mas há um problema que as empresas não podem ignorar

Portugal é campeão europeu a valorizar benefícios. Mas há um problema que as empresas não podem ignorar

28 de Outubro, 2026
VEJA MAIS
Notícia seguinte
Regresso às aulas: pais podem faltar ao trabalho para ir à escola dos filhos? ACT responde

Regresso às aulas: pais podem faltar ao trabalho para ir à escola dos filhos? ACT responde

  • MAIS POPULARES
  • ÚLTIMAS
Luís García Bocos começou como estagiário na Vodafone. Mais de uma década depois, assume a direção de RH em Portugal

Luís García Bocos começou como estagiário na Vodafone. Mais de uma década depois, assume a direção de RH em Portugal

26 de Outubro, 2026
Estes foram os seis temas críticos que fizeram cair o acordo da reforma laboral

O salário mínimo vai subir em 2027. Saiba quais os três valores em cima da mesa

12 de Outubro, 2026
Coverflex prevê subida nos custos dos seguros de saúde das empresas em Portugal

O seu salário líquido vai aumentar em novembro. Simule aqui quanto vai receber a mais com a descida de 50% do IRS

21 de Outubro, 2026
Desemprego trava nos 5,8% e mercado de trabalho resiste – mas há sinais que não podem ser ignorados

O currículo pode abrir portas, mas há seis fatores que podem decidir uma contratação

30 de Outubro, 2026
Potenciar o talento: o grande desafio das empresas nos dias de hoje

Potenciar o talento: o grande desafio das empresas nos dias de hoje

30 de Outubro, 2026

Opinião Este artigo Filipa Gameiro, LLH | DBM Portugal. O elo esquecido: os gestores intermédios na transformação organizacional

30 de Outubro, 2026

Agenda de Eventos

Nov 3
Novembro 3 @ 8:00 - Novembro 5 @ 17:00

Conferência: Labour Law Day

Nov 4
Novembro 4 @ 8:00 - Novembro 6 @ 17:00

Conferência: Transparência Salarial

Nov 4
10:00 - 16:00

This Is Me- Associação Salvador

Nov 24
Novembro 24 @ 8:00 - Novembro 26 @ 17:00

Conferência: People Analytics Day

Ver calendário
TODOS OS EPISÓDIOS AQUI

Passaporte

Luís García Bocos começou como estagiário na Vodafone. Mais de uma década depois, assume a direção de RH em Portugal

Luís García Bocos começou como estagiário na Vodafone. Mais de uma década depois, assume a direção de RH em Portugal

26 de Outubro, 2026
Entrou na Eurofirms em 2017 e agora vai liderar a operação em Portugal. Conheça Lucília Queirós

Entrou na Eurofirms em 2017 e agora vai liderar a operação em Portugal. Conheça Lucília Queirós

21 de Outubro, 2026
Da Academia Montepio à Federação Portuguesa de Futebol. O novo desafio de Lurdes Romeiro Serrão

Da Academia Montepio à Federação Portuguesa de Futebol. O novo desafio de Lurdes Romeiro Serrão

13 de Outubro, 2026

Newsletter Semanal

  • 15.2k Fans
  • 3k Followers
  • 1.4k Subscribers

RHmagazine | Leia gratuitamente

Vídeos | Eventos by iiRH

https://www.youtube.com/watch?v=gaMUX4V0g_k
https://www.youtube.com/watch?v=2vJi28grd30&t=16s

assinatura da newsletter

O IIRH-Instituto de Informação em Recursos Humanos é o mais importante ponto de encontro do setor da Gestão de Pessoas de Portugal e é detentor da marca RHmagazine. No IIRH proporcionamos interações relevantes aos profissionais de Recursos Humanos, a empresas fornecedoras do setor e a estudiosos da área. Somos inovadores e influentes, criamos conhecimento através dos nossos Estudos e Publicações (RHmagazine, Guias práticos e eBooks) e proporcionamos experiências diferenciadoras de networking nos nossos eventos físicos (Fórum RH, Global Talent Day e Prémios RH) e digitais (webinares). 

Compartilhamos informações transformadoras para as empresas. Facilitamos o networking , criamos oportunidades!  

Somos 100% RH há 28 anos!

Acompanhe-nos nas Redes Socias

Twitter Facebook-f Youtube Instagram Linkedin

© 2020 IIRH. All rights reserved.

Made with ❤ by JCG

Welcome Back!

Login to your account below

Forgotten Password?

Retrieve your password

Please enter your username or email address to reset your password.

Log In

Add New Playlist

No Result
View All Result
  • RHmagazine
    • Ler a RHmagazine Digital GRATUITAMENTE
    • Saiba mais sobre a RHmagazine
    • Arquivo de edições da RHmagazine
    • Assinar a RHmagazine (papel)
  • ATUALIDADE
    • MERCADORH
      • NOTÍCIAS DO MERCADORH
      • PESSOASRH
      • PASSAPORTE
      • CRÓNICAS & OPINIÃO
      • MERCADO DOS BENEFÍCIOS by Edenred
    • ESTRATÉGIA
      • RECRUTAMENTO & ONBOARDING
      • APRENDIZAGEM, FORMAÇÃO E COACHING
      • SAÚDE E BEM ESTAR
      • COMPENSAÇÃO & REMUNERAÇÃO
      • SOFTWARES RH
      • DIREITO DO TRABALHO
      • TENDÊNCIAS RH
      • GESTÃO DA CARREIRA RH
      • ARTIGOS TÉCNICOS
  • EVENTOSRH
    • EVENTOS ONLINE WEBINARS
    • EVENTOS PRESENCIAIS
  • BIBLIOTECARH
    • GUIAS | EBOOKS | ESTUDOS
    • PODCASTS
  • FORNECEDORESRH
  • employer branding
  • FormaçãoRH
  • Sobre nós

© 2020 IIRH - All rights reserved. (function(e,t,o,n,p,r,i){e.visitorGlobalObjectAlias=n;e[e.visitorGlobalObjectAlias]=e[e.visitorGlobalObjectAlias]||function(){(e[e.visitorGlobalObjectAlias].q=e[e.visitorGlobalObjectAlias].q||[]).push(arguments)};e[e.visitorGlobalObjectAlias].l=(new Date).getTime();r=t.createElement("script");r.src=o;r.async=true;i=t.getElementsByTagName("script")[0];i.parentNode.insertBefore(r,i)})(window,document,"https://diffuser-cdn.app-us1.com/diffuser/diffuser.js","vgo"); vgo('setAccount', '610690736'); vgo('setTrackByDefault', true); vgo('process');