ASSINAR NEWSLETTER
Sexta-feira, Outubro 30, 2026
  • Login
RHmagazine
  • RHmagazineLEIA AQUI GRATUITAMENTE!
    • Ler a RHmagazine Digital GRATUITAMENTE
    • Saiba mais sobre a RHmagazine
    • Arquivo de edições da RHmagazine
    • Assinar a RHmagazine (papel)
  • ATUALIDADE
    • MERCADORH
      • NOTÍCIAS DO MERCADORH
      • PESSOASRH
      • PASSAPORTE
      • CRÓNICAS & OPINIÃO
      • MERCADO DOS BENEFÍCIOS by Edenred
    • ESTRATÉGIA
      • RECRUTAMENTO & ONBOARDING
      • APRENDIZAGEM, FORMAÇÃO E COACHING
      • SAÚDE E BEM ESTAR
      • COMPENSAÇÃO & REMUNERAÇÃO
      • SOFTWARES RH
      • DIREITO DO TRABALHO
      • TENDÊNCIAS RH
      • GESTÃO DA CARREIRA RH
      • ARTIGOS TÉCNICOS
  • EVENTOSRH
    • EVENTOS ONLINE WEBINARS
    • EVENTOS PRESENCIAIS
  • BIBLIOTECARH
    • GUIAS | EBOOKS | ESTUDOS
    • PODCASTS
  • FORNECEDORESRH
  • employer branding
  • FormaçãoRH
  • Sobre nós
No Result
View All Result
RHmagazine
No Result
View All Result

Ambientes híbridos promovem um melhor e maior desempenho dos trabalhadores

IIRH Por IIRH
28 de Fevereiro, 2022
em TENDÊNCIAS RH
0
Opinião: Hybrid People
19
Partilhas
206
Visualizações

Poder trabalhar de onde quiser e economizar o tempo que o deslocamento até o escritório implica, principalmente nas grandes cidades, é percebido como uma vantagem que o modelo de teletrabalho trouxe. De acordo com a Robert Walters, 52% dos profissionais consideram importante ter a possibilidade de trabalhar remotamente.

No entanto, existem fatores que impedem que todos se deixem convencer pela nova modalidade de trabalho, como a dificuldade de concentração e desconexão ao trabalhar em casa e a falta de contacto direto com os colegas de trabalho. O desafio para os gestores nesse contexto é manter o controle sobre as tarefas dos colaboradores que não compartilham o mesmo espaço de trabalho e que a produtividade não seja comprometida, sem perder de vista a satisfação dos colaboradores para reforçar sua fidelidade à organização.

O teletrabalho já é um fator determinante na hora de avaliar um novo emprego. Segundo dados da consultora global de recrutamento Robert Walters, 52% dos profissionais consideram importante ter a possibilidade de trabalhar remotamente. Isso indica que, assim como o salário, por exemplo, o tipo de trabalho é decisivo para que os empregados decidam se querem continuar nas suas empresas ou se são incentivados a procurar uma vaga noutra empresa mais flexível. Sete em cada 10 pessoas já estão a considerar uma redução salarial em troca de melhores condições de conciliação e bem-estar.

52% dos profissionais consideram importante ter a possibilidade de trabalhar remotamente

As organizações devem encontrar uma forma de satisfazer essa necessidade dos trabalhadores e as expectativas de produção e crescimento dos negócios, criando uma estratégia que proporcione uma proposta atrativa para as suas equipas de trabalho e favoreça a sua produtividade.

Existem certos fatores que vinculam o trabalho ao aumento da produtividade, independentemente do local onde são realizadas as tarefas que um trabalhador deve realizar.

Sete em cada 10 pessoas já estão a considerar uma redução salarial em troca de melhores condições de conciliação e bem-estar

Assim, é importante:

  • O mesmo esquema de flexibilidade para os diferentes colaboradores, oferecendo uma política uniforme, mas obviamente alinhada com as características do cargo e suas responsabilidades.
  • Priorize o trabalho por objetivos: um trabalho bem feito e dentro do prazo é o melhor indicador de produtividade, muito mais confiável do que as horas que uma pessoa passa em frente ao computador.
  • Satisfação dos colaboradores de forma a gerar um ambiente de confiança: Os colaboradores são mais produtivos quando demonstram que são confiáveis e, acima de tudo, que contam com eles para que a empresa continue a crescer. A falta de satisfação por parte do empregado leva à baixa produtividade do trabalho, o que levará a um possível descumprimento dos objetivos e, portanto, à perda de rentabilidade, bem como à possível perda de talentos.
  • Inclusão de rotinas de bem-estar: O comprometimento e a motivação dos funcionários melhoram em 70% quando estes percebem que a sua empresa cuida de seu bem-estar, além de serem fatores que garantem a atração e retenção de talentos. Cuidado com o bem-estar do colaborador vai além do ambiente de trabalho e engloba políticas como conciliação, remuneração flexível ou programas de benefícios ou incentivos, que permitem ao colaborador equilibrar a sua vida pessoal e profissional e, assim, aumentar sua eficiência e produtividade.

O comprometimento e a motivação dos funcionários melhoram em 70% quando estes percebem que a sua empresa cuida de seu bem-estar

  • Desenvolver a cultura da empresa: envolver os funcionários nas ações que a organização está a realizar e mantê-los atualizados sobre o que está a ser feito desenvolve um sentimento de comprometimento que, hoje, é bastante escasso.
  • Uma nova liderança: Passar de comunicações ‘’um por todos’’ (pré-pandemia, com mensagens excessivamente genéricas) para conversas mais interativas, um para um, reduzindo assim a lacuna de perceções entre líder e funcionário. Dessa forma, entender-se-á o que é realmente importante para cada profissional, oferecendo a maior flexibilidade possível.
  • De volta ao básico: Fornecer espaços adequados para trabalhar com todas as necessidades incluídas. E, também, fornecer as ferramentas tecnológicas para trabalhar de qualquer lugar. Apoie-se na tecnologia, ajudando os funcionários e a própria empresa a permanecer no caminho da verdadeira digitalização.

Siga-nos no LinkedIn, Facebook, Instagram e Twitter e assine aqui a nossa newsletter para receber as mais recentes notícias do setor a cada semana!

Mais sobre ConfiançaFlexibilidadeprodutividadeRobert WaltersRobert Walters PortugalteletrabalhoTrabalho híbrido
Notícia anterior

Atualidade laboral: O impacto do alívio das restrições COVID-19 no setor do trabalho

Notícia seguinte

À conversa com… Catarina Conceição Silva, Capgemini Portugal (c/ VÍDEO)

Recomendamos

Desemprego trava nos 5,8% e mercado de trabalho resiste – mas há sinais que não podem ser ignorados

O currículo pode abrir portas, mas há seis fatores que podem decidir uma contratação

30 de Outubro, 2026
Longevidade: há vida profissional depois dos 50. E as empresas, estão preparadas?

As empresas preocupam-se com o talento de amanhã. E quem prepara a reforma do talento de hoje?

28 de Outubro, 2026
Portugal é campeão europeu a valorizar benefícios. Mas há um problema que as empresas não podem ignorar

Portugal é campeão europeu a valorizar benefícios. Mas há um problema que as empresas não podem ignorar

28 de Outubro, 2026
De que serve oferecer um benefício se os trabalhadores não o querem utilizar?

De que serve oferecer um benefício se os trabalhadores não o querem utilizar?

27 de Outubro, 2026
Há dois tipos de profissionais a ganhar terreno nos RH. Em qual deles se encaixa?

Há dois tipos de profissionais a ganhar terreno nos RH. Em qual deles se encaixa?

23 de Outubro, 2026
Mercado de escritórios em risco com a IA? Lisboa prova que não é bem assim

Despedir hoje para poupar amanhã? A IA pode trocar as voltas às empresas

23 de Outubro, 2026
VEJA MAIS
Notícia seguinte
À conversa com… Catarina Conceição Silva, Capgemini Portugal (c/ VÍDEO)

À conversa com… Catarina Conceição Silva, Capgemini Portugal (c/ VÍDEO)

  • MAIS POPULARES
  • ÚLTIMAS
Luís García Bocos começou como estagiário na Vodafone. Mais de uma década depois, assume a direção de RH em Portugal

Luís García Bocos começou como estagiário na Vodafone. Mais de uma década depois, assume a direção de RH em Portugal

26 de Outubro, 2026
Estes foram os seis temas críticos que fizeram cair o acordo da reforma laboral

O salário mínimo vai subir em 2027. Saiba quais os três valores em cima da mesa

12 de Outubro, 2026
Coverflex prevê subida nos custos dos seguros de saúde das empresas em Portugal

O seu salário líquido vai aumentar em novembro. Simule aqui quanto vai receber a mais com a descida de 50% do IRS

21 de Outubro, 2026
Desemprego trava nos 5,8% e mercado de trabalho resiste – mas há sinais que não podem ser ignorados

O currículo pode abrir portas, mas há seis fatores que podem decidir uma contratação

30 de Outubro, 2026
Potenciar o talento: o grande desafio das empresas nos dias de hoje

Potenciar o talento: o grande desafio das empresas nos dias de hoje

30 de Outubro, 2026

Opinião Este artigo Filipa Gameiro, LLH | DBM Portugal. O elo esquecido: os gestores intermédios na transformação organizacional

30 de Outubro, 2026

Agenda de Eventos

Nov 3
Novembro 3 @ 8:00 - Novembro 5 @ 17:00

Conferência: Labour Law Day

Nov 4
Novembro 4 @ 8:00 - Novembro 6 @ 17:00

Conferência: Transparência Salarial

Nov 4
10:00 - 16:00

This Is Me- Associação Salvador

Nov 24
Novembro 24 @ 8:00 - Novembro 26 @ 17:00

Conferência: People Analytics Day

Ver calendário
TODOS OS EPISÓDIOS AQUI

Passaporte

Luís García Bocos começou como estagiário na Vodafone. Mais de uma década depois, assume a direção de RH em Portugal

Luís García Bocos começou como estagiário na Vodafone. Mais de uma década depois, assume a direção de RH em Portugal

26 de Outubro, 2026
Entrou na Eurofirms em 2017 e agora vai liderar a operação em Portugal. Conheça Lucília Queirós

Entrou na Eurofirms em 2017 e agora vai liderar a operação em Portugal. Conheça Lucília Queirós

21 de Outubro, 2026
Da Academia Montepio à Federação Portuguesa de Futebol. O novo desafio de Lurdes Romeiro Serrão

Da Academia Montepio à Federação Portuguesa de Futebol. O novo desafio de Lurdes Romeiro Serrão

13 de Outubro, 2026

Newsletter Semanal

  • 15.2k Fans
  • 3k Followers
  • 1.4k Subscribers

RHmagazine | Leia gratuitamente

Vídeos | Eventos by iiRH

https://www.youtube.com/watch?v=gaMUX4V0g_k
https://www.youtube.com/watch?v=2vJi28grd30&t=16s

assinatura da newsletter

O IIRH-Instituto de Informação em Recursos Humanos é o mais importante ponto de encontro do setor da Gestão de Pessoas de Portugal e é detentor da marca RHmagazine. No IIRH proporcionamos interações relevantes aos profissionais de Recursos Humanos, a empresas fornecedoras do setor e a estudiosos da área. Somos inovadores e influentes, criamos conhecimento através dos nossos Estudos e Publicações (RHmagazine, Guias práticos e eBooks) e proporcionamos experiências diferenciadoras de networking nos nossos eventos físicos (Fórum RH, Global Talent Day e Prémios RH) e digitais (webinares). 

Compartilhamos informações transformadoras para as empresas. Facilitamos o networking , criamos oportunidades!  

Somos 100% RH há 28 anos!

Acompanhe-nos nas Redes Socias

Twitter Facebook-f Youtube Instagram Linkedin

© 2020 IIRH. All rights reserved.

Made with ❤ by JCG

Welcome Back!

Login to your account below

Forgotten Password?

Retrieve your password

Please enter your username or email address to reset your password.

Log In

Add New Playlist

No Result
View All Result
  • RHmagazine
    • Ler a RHmagazine Digital GRATUITAMENTE
    • Saiba mais sobre a RHmagazine
    • Arquivo de edições da RHmagazine
    • Assinar a RHmagazine (papel)
  • ATUALIDADE
    • MERCADORH
      • NOTÍCIAS DO MERCADORH
      • PESSOASRH
      • PASSAPORTE
      • CRÓNICAS & OPINIÃO
      • MERCADO DOS BENEFÍCIOS by Edenred
    • ESTRATÉGIA
      • RECRUTAMENTO & ONBOARDING
      • APRENDIZAGEM, FORMAÇÃO E COACHING
      • SAÚDE E BEM ESTAR
      • COMPENSAÇÃO & REMUNERAÇÃO
      • SOFTWARES RH
      • DIREITO DO TRABALHO
      • TENDÊNCIAS RH
      • GESTÃO DA CARREIRA RH
      • ARTIGOS TÉCNICOS
  • EVENTOSRH
    • EVENTOS ONLINE WEBINARS
    • EVENTOS PRESENCIAIS
  • BIBLIOTECARH
    • GUIAS | EBOOKS | ESTUDOS
    • PODCASTS
  • FORNECEDORESRH
  • employer branding
  • FormaçãoRH
  • Sobre nós

© 2020 IIRH - All rights reserved. (function(e,t,o,n,p,r,i){e.visitorGlobalObjectAlias=n;e[e.visitorGlobalObjectAlias]=e[e.visitorGlobalObjectAlias]||function(){(e[e.visitorGlobalObjectAlias].q=e[e.visitorGlobalObjectAlias].q||[]).push(arguments)};e[e.visitorGlobalObjectAlias].l=(new Date).getTime();r=t.createElement("script");r.src=o;r.async=true;i=t.getElementsByTagName("script")[0];i.parentNode.insertBefore(r,i)})(window,document,"https://diffuser-cdn.app-us1.com/diffuser/diffuser.js","vgo"); vgo('setAccount', '610690736'); vgo('setTrackByDefault', true); vgo('process');