A Norauto Portugal está empenhada em cumprir os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) das Nações Unidas, na igualdade e noutros temas que acabam por constituir, também, estratégias de impacto positivo.
De que forma está a Norauto a incutir práticas de sustentabilidade nos vossos colaboradores?
A sustentabilidade faz parte dos nossos valores e da nossa cultura e como tal está integrada em todos os processos. A sensibilização começa no onboarding e prolonga-se por todo o employee life cycle, através de ações regulares, como workshops, mesas redondas e formações e-learning de forma a alcançar 100% dos colaboradores. Além disso, temos objetivos integrados no negócio que nos relembram a nossa missão de “disponibilizar soluções de mobilidade sustentável a todos os automobilistas”.
Os critérios ESG implicam objetivos a nível ambiental, social e de governação. No caso do pilar social, como são tratadas pela Norauto questões como a igualdade e a diversidade na gestão dos recursos humanos?
O compromisso com o desenvolvimento sustentável integra a responsabilidade social da empresa e nesse sentido abrange igualmente temas como a saúde e bem-estar dos nossos clientes e colaboradores, tal como a redução de desigualdades. Por outro lado, questões como a paridade de género, a multiculturalidade ou a deficiência são abordadas na nossa política de diversidade e inclusão e obedecem a objetivos estipulados internamente. A nível de direção de topo contamos com um rácio de 50% de mulheres e esperamos atingir pelo menos 30% nos centros. Nos nossos quadros, contamos atualmente com 12 nacionalidades e diversos protocolos estabelecidos na área do recrutamento inclusivo.
Questões como a paridade de género, a multiculturalidade ou a deficiência são abordadas na nossa política de diversidade e inclusão e obedecem a objetivos estipulados internamente
No quadro dos ODS das Nações Unidas, as empresas devem igualmente promover os melhores padrões sociais. Em que é que a vossa estratégia se destaca na relação com os colaboradores?
A nossa estratégia de impacto positivo está assente em cinco ODS principais, entre os quais o 3 – saúde de qualidade e o 10 – redução das desigualdades. A saúde, a segurança e o bem-estar das nossas pessoas são assumidos como prioritários e diariamente os nossos colaboradores são desafiados a adotar e manter hábitos saudáveis. Há mais de um ano implementámos uma App que incentiva os colaboradores a cumprir os 10.000 passos recomendados pela OMS, ao mesmo tempo com uma forte componente social, transformando este movimento num valor financeiro que é depois doado pela empresa a ONG selecionadas pelos colaboradores. Como forma de incentivar a natalidade é atribuído o “Prémio de Nascimento”, uma ajuda a todos os colaboradores que são pais através da oferta de diversos produtos, entre eles a cadeirinha automóvel.
Dos 610 colaboradores da empresa em Portugal, 93% têm contratos sem termo e um conjunto de benefícios extrassalariais, que procuram cobrir o maior número de situações do dia a dia. Todas as nossas pessoas têm seguro de vida, seguro de saúde e consultas de psicologia gratuitas. Existe uma aposta muito grande na formação e desenvolvimento das nossas pessoas o que se traduz numa taxa de progressões internas superior a 70% das equipas de managers.
Dos 610 colaboradores da empresa em Portugal, 93% têm contratos sem termo e um conjunto de benefícios extrassalariais, que procuram cobrir o maior número de situações do dia a dia
Tendo ainda em vista este quadro dos ODS a cumprir até 2030, que objetivos pretendem atingir até ao final da década na estratégia de recursos humanos?
Embora o setor oficinal não seja ainda muito atraente para as mulheres, mantemos o nosso objetivo de atingir a quota de 30% de mulheres nos nossos centros e ainda este ano realizamos um workshop de manutenção automóvel dedicado às mulheres como forma de desmistificar alguns conceitos. Outra meta importante é a “Zero” acidentes de trabalho, onde continuaremos a investir em ações de sensibilização e formação até ser alcançada.
Paralelamente continuamos a apostar em ações de bem-estar, de forma a manter os índices atuais de satisfação acima dos 80%.
Os novos desafios de sustentabilidade têm cada vez mais peso na captação e retenção de talento. Como trabalha a Norauto, em termos estratégicos, esta vertente?
Para as novas gerações, os temas da sustentabilidade assumem tanta ou maior importância do que progredir na carreira ou ter uma evolução de salário. Querem estar numa empresa que dá flexibilidade aos seus colaboradores para manter o seu estilo de vida, que tenha um propósito, valores éticos e se preocupa com a sociedade e com o ambiente. Como empresa do Grupo Mobivia, existe uma visão multinacional sobre o assunto, tal como um boost muito importante do grupo para avançar e investir rapidamente nesta área, o que implica enormes desafios para todos aqueles que procuram, cada vez mais, ter menos, mas melhor impacto no planeta.
Entrevista publicada no suplemento especial “Melhores Práticas em RH” que acompanhou a edição n.º 140 da RHmagazine, referente aos meses de maio/junho de 2022.
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