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Maria Roman, Lidl Portugal: “Acreditamos que o sucesso do negócio está nas nossas pessoas”

Sonia Santos Dias Por Sonia Santos Dias
8 de Agosto, 2022
em DESTAQUES, PESSOAS
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Maria Roman, Lidl Portugal: “Acreditamos que o sucesso do negócio está nas nossas pessoas”
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O Lidl Portugal foi considerado uma das 24 melhores empresas para trabalhar. Um dos melhores reconhecimentos para quem tem como prioridade o investimento nos seus colaboradores.

Que estratégias utiliza o Lidl para motivar os seus colaboradores?

No Lidl, acreditamos que o sucesso do negócio está nas nossas pessoas, pelo que o investimento nelas será sempre prioritário e orientador das nossas ações. Sendo os nossos colaboradores um dos nossos pilares mais importantes, consideramos fundamental a aposta no acompanhamento do ciclo de vida de cada um. Adaptado ao novo contexto de trabalho, é essencial ainda assegurar que os colaboradores não tenham que renunciar à sua vida pessoal em prol da profissional. Mais do que um emprego, a procura atual de um estilo de vida equilibrado, que possibilite a conjugação fluída entre prioridades da vida pessoal e profissional. Também o acolhimento e integração, ao qual chamamos ‘Onboarding’, é fundamental tanto para os novos colaboradores como para o Lidl. Este processo garante a retenção dos melhores talentos e proporciona aos mesmos o melhor ambiente e bem-estar profissional, tendo como objetivo dotar o novo colaborador das ferramentas necessárias para que o seu processo de integração seja um êxito.

Em matéria de formação contínua, que oferta é disponibilizada?

No Lidl investimos em formação específica adaptada às diferentes realidades da nossa empresa – escritórios, lojas e entrepostos. A atração, formação e retenção de novos talentos faz parte do nosso ADN. Com vista à progressão de carreira, possibilitamos o desenvolvimento pessoal e profissional num ambiente internacional, diverso, com novos desafios todos os dias.

Temos definido um processo de gestão de talento que identifica os pontos fortes e potencial de melhoria dos nossos colaboradores, assim como o potencial de desenvolvimento e o crescimento dentro da empresa. Neste sentido, dispomos de uma oferta de formações de âmbito diversificado para que os colaboradores possam progredir e adquirir conhecimento de acordo com os objetivos definidos. Para cargos de chefia, dispomos de programas específicos de liderança, assentes na preparação dos colaboradores para a nova função. Apostamos também em formações estratégicas, com programas de alinhamento e atualização das equipas.

Temos definido um processo de gestão de talento que identifica os pontos fortes e potencial de melhoria dos nossos colaboradores, assim como o potencial de desenvolvimento e o crescimento dentro da empresa

O Lidl tem vários projetos na área da sustentabilidade. No caso dos vossos colaboradores, de que forma os estão a envolver nesta ambiciosa meta global?

A sustentabilidade faz parte do ADN do Lidl e é vivida integralmente através da adoção de boas práticas económicas, ambientais e sociais ao longo da nossa cadeia de valor, centrando-se na política de oferecer qualidade ao melhor preço. Assim sendo, o envolvimento dos colaboradores nos projetos de âmbito sustentável é parte ativa da nossa estratégia de responsabilidade social, transversal a toda a empresa.

Ainda na sustentabilidade, em termos de contratação, têm em conta questões como igualdade e diversidade?

A igualdade e diversidade são promovidas ativamente no Lidl. Acreditamos que a igualdade de oportunidades e diversidade são componentes essenciais para o sucesso corporativo e pessoal a longo prazo. Nesse sentido, e baseados sempre na meritocracia, acreditamos que é importante que haja um equilíbrio entre homens e mulheres a ocupar cargos de liderança na empresa. É desta forma, que conseguimos enriquecer a gestão da mesma e avaliar diferentes opções para o nosso futuro. Assim, tem sido garantida a igualdade de oportunidades de carreira para todos os colaboradores.

O Lidl foi o primeiro retalhista alimentar em Portugal a assinar os Women’s Empowerment Principles (WEPs), estabelecidos em 2015 pela ONU Mulheres e pelo Pacto Mundial das Nações Unidas, representativos da primeira iniciativa mundial que tem como objetivo promover e fortalecer o papel das mulheres nas empresas. O Lidl aderiu ainda ao Target Gender Equality, um programa acelerador da igualdade de género nas empresas.

Acreditamos que a igualdade de oportunidades e diversidade são componentes essenciais para o sucesso corporativo e pessoal a longo prazo

No campo dos benefícios, que boas práticas tem desenvolvido o Lidl?

Investir nos nossos colaboradores é uma prioridade estratégica da nossa empresa, pois acreditamos no desenvolvimento das carreiras profissionais, no Lidl, com uma visão de longo prazo. Fruto do nosso trabalho contínuo, a nível de gestão de recursos humanos, foi a distinção que recebemos este ano do Top Employers Institute. Pela primeira vez, o Lidl Portugal recebeu esta nomeação, tendo sido a única insígnia no retalho nacional a receber a mesma, o que nos deixa muito orgulhosos.


Entrevista publicada no suplemento especial “Melhores Práticas em RH” que acompanhou a edição n.º 140 da RHmagazine, referente aos meses de maio/junho de 2022.

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