O trabalho remoto tornou-se a norma para as mais variadas empresas, sejam elas grandes empresas ou PMEs.
Se a sua empresa pretende avançar com o regime de trabalho remoto, como irá desenvolver um plano para o teletrabalho a longo prazo?
Defina a sua visão para o trabalho remoto a longo prazo
Antes de estabelecer e implementar a sua visão para um plano de trabalho remoto, é importante considerar certos critérios. Quem o diz é Susan Heathfield, consultora de RH e gestão, num artigo publicado no The Balence Careers. De acordo com esta profissional, deverá investigar sobre as necessidades e vontades dos colaboradores. Faça uma análise relativamente à quantidade de colaboradores e equipas que desejam trabalhar remotamente no pós-Covid e à quantidade de dias por semana que os colaboradores preferem trabalhar no escritório. Faça reuniões gerais, pesquisas e votações, envolvendo os membros da equipa na tomada de decisões e no futuro do trabalho na empresa. A partir daí, poderá definir objetivos, de modo a que o cenário do teletrabalho a longo prazo seja possível.
As metas deverão incluir:
- Articulação de uma visão geral do que se espera alcançar com os colaboradores em trabalho remoto a longo prazo;
- Apoio aos colaboradores para que estes se mantenham saudáveis;
- Alcance de maior produtividade, através do conforto do colaborador e de menos tempo gasto em deslocamentos;
- Criação de moral positivo nos colaboradores;
- Considerações financeiras, como o aluguer do espaço de escritório ou custos com viagens de negócios;
- Configuração de estações de trabalho e áreas comumente usadas, para acomodar a necessidade de distanciamento social;
- Fornecimento de tecnologia e equipamento de escritório à força de trabalho remota, bem como de ferramentas adequadas para que o fluxo de trabalho seja estável (marcação de reuniões regulares; definição de horários);
- Suporte emocional e de equilíbrio entre trabalho e vida pessoal;
- Determinação das posições que podem funcionar remotamente de forma viável e respetiva frequência;
- Capacitação dos gestores para uma liderança capaz e eficaz.
Políticas necessárias ao plano de longo prazo
É importante e necessário que as políticas e as práticas da empresa sejam adaptadas ao “novo normal”. Estas são algumas das políticas e práticas RH, indicadas por Susan Heathfield, que poderá priorizar:
- Regras e normas principais que precisará de desenvolver para manter a cultura e os valores organizacionais – exemplo: desenvolver atividades sociais virtuais e de formação, e de reconhecimento de colaboradores;
- Apoio emocional dos colaboradores e ao equilíbrio entre vida pessoal e profissional – exemplo: considerar a possibilidade de creche para os pais trabalhadores e/ou políticas de licença do colaborador mais flexíveis;
- Realocação da economia de infraestrutura ao reduzir a necessidade de espaço de escritório – exemplo: fornecer bónus superiores aos colaboradores, atualizar a tecnologia ou apostar mais na formação;
- Garantia da segurança no escritório – exemplo: atender às necessidades de distanciamento, fornecer saneamento e limpeza extra para os espaços de trabalho, entre outros;
- Estabelecimento de horários e requisitos da força de trabalho – exemplo: relembrar que todas as regras e regulamentações existentes se aplicam também no local de trabalho remoto (de modo a evitar, por exemplo, algum comportamento hostil ou assédio);
- Avaliação da forma de contratar e de quem se contrata – exemplo: contratar pessoas globalmente, desenvolver treino de colaboradores remotos e um processo de integração;
- Enfatização da necessidade dos colaboradores de documentarem as suas realizações de desempenho e de manterem contacto permanente com os seus managers, para discutir metas de carreiras e necessidades de desenvolvimento – exemplo: reuniões Zoom regulares para atualizar o gerente sobre o andamento de determinado projeto ou para solicitar feedback.
Por fim, é também essencial que cada manager/gerente faça um plano com as suas respetivas equipas sobre como cumprir estes 10 imperativos de cultura de apoio:
- Comunicar e resolver problemas;
- Estabelecer normas de comportamento, interação e contribuição;
- Determinar o tempo de reunião entre gerente e colaboradores, e o tempo que a equipa estará em ambiente físico de escritório;
- Construir confiança e manter uma cultura de trabalho eficaz e de apoio;
- Medir a produtividade e a qualidade objetivamente;
- Lidar com os sentimentos de isolamento e solidão;
- Abordar desafios de colaboração, resultados e resolução de conflitos;
- Determinar as horas de trabalho adequadas, de forma a haver um equilíbrio entre vida pessoal e profissional;
- Desenvolver um método para avaliação geral periodicamente da nova experiência de trabalho.
Fonte: The Balence Careers.
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