• IIRH
  • POLÍTICA DE PRIVACIDADE E PROTEÇÃO DE DADOS
ASSINAR NEWSLETTER
Terça-feira, Junho 6, 2023
  • Login
RHmagazine
  • RHmagazineLEIA AQUI GRATUITAMENTE!
    • Ler a RHmagazine Digital GRATUITAMENTE
    • Saiba mais sobre a RHmagazine
    • Arquivo de edições
    • Assinar a RHmagazine (papel)
  • MERCADO RH
    • NOTÍCIAS DO MERCADO RH
    • AGENDA DE EVENTOS
    • PASSAPORTE
    • PESSOAS
    • CRÓNICAS & OPINIÃO
  • ESTRATEGIA
    • RECRUTAMENTO & ONBOARDING
    • APRENDIZAGEM, FORMAÇÃO E COACHING
    • SAÚDE E BEM ESTAR
    • COMPENSAÇÃO & REMUNERAÇÃO
    • SOFTWARES RH
    • DIREITO DO TRABALHO
    • TENDÊNCIAS RH
    • GESTÃO DA CARREIRA RH
    • ARTIGOS TÉCNICOS
  • PESSOAS
  • Newsletter
  • GUIARH
  • Webinars & Guias
    • Webinars
    • Guias, ebooks e estudos
  • FormaçãoRH
  • Quem somos
No Result
View All Result
RHmagazine
No Result
View All Result

Como lidar facilmente com um confronto no trabalho?

IIRH Por IIRH
19 de Maio, 2021
em SAÚDE E BEM-ESTAR
0
Como lidar facilmente com um confronto no trabalho?
24
Partilhas
265
Visualizações

O ato de confrontar alguém pode ser estranho, stressante e desconfortável, mas a verdade é que é necessário enfrentar os problemas – e existem situações que se apresentam no trabalho que exigem um confronto. 

Na Fast Company, Corey Weiner, CEO do Jun Group, apela à importância de não deixar os problemas “apodrecerem” e crescerem. Eis algumas dicas do profissional para enfrentar os confrontos da melhor maneira:

  • Não comece com rodeios

Uma das maneiras mais simples de começar um confronto é reconhecer que será desconfortável. Começar a conversa com palavras gentis ou elogios leva a que a pessoa do outro lado fique apenas à espera do inevitável «mas». Parece contraintuitivo, mas a verdade é que manter as coisas o mais positivas possível vai dificultar o processo. Por isso, o ideal é começar a conversa diretamente, criando um cenário para um diálogo mais aberto sobre o problema. Estabeleça a tónica da conversa logo à partida e prepare a outra pessoa com o conhecimento de que a conversa será difícil, de modo a que ela saiba o que esperar.

  • Use a palavra «eu» em vez de «nós» ou «você»

Colocar a outra parte na defensiva só vai prejudicar o confronto. A pessoa do outro lado pensará apenas em proteger-se e em desviar os “tiros” da sua direção. Este estado de espírito não vai contribuir para a resolução dos problemas. Por isso, expresse-se utilizando a palavra «eu» e evite linguagem desnecessariamente incendiária. Por exemplo, em vez de dizer «você não me ouviu e ignorou o que eu disse», diga «a maneira como se desenrolou a nossa reunião fez-me sentir que a minha opinião não era importante para você». Evite também a palavra «nós», porque pode indicar que está a conversar sobre a pessoa pelas costas. Mantenha a conversa entre si e a outra pessoa.

  • Seja factual, não emocional

Num confronto, um dos erros comuns é passar do conteúdo puramente factual para opiniões derivadas de emoções. Mantenha-se fiel aos factos. É também importante que saiba ouvir caso a pessoa do outro lado questione os seus factos – não fique na defensiva e esteja disposto a ouvir e a aceitar que pode estar errado sobre algumas situações.

Não se deixe levar por outras temáticas que não aquela que é o foco da conversa. As pessoas têm a tendência de evitar abordar os problemas de frente. Por exemplo, quando confrontadas com um problema, há pessoas que podem ficar emocionais e desviar a temática para um problema pessoal. Quando isto acontece, a tendência natural da pessoa que iniciou a conversa é tentar “acalmar” a outra parte e conversar sobre esse assunto pessoal naquele momento. É importante que resista a esta tentação, que mantenha o foco da conversa, e que se ofereça para falar sobre o assunto pessoal noutro momento. Ouça a pessoa, não interrompa o desabafo, mas certifique-se de que se volta ao tema em questão. Assuma o controlo da conversa para garantir que obtém o que necessita. No entanto, se a pessoa, por algum motivo, ficar muito temperamental, com raiva ou a chorar, ofereça-se para remarcar a conversa noutra data ou horário.

  • Mantenha em mente o relacionamento

O objetivo do confronto é chegar a um lugar melhor e mais produtivo no seu relacionamento com a pessoa. Seja claro sobre o que o incomoda e sobre quais são as suas expectativas relativamente ao futuro e à pessoa. E deixe que a outra parte responda e se comprometa.

 

Fonte: Fast Company


ASSINE AQUI A NOSSA NEWSLETTER SEMANAL E RECEBA OS MELHORES ARTIGOS DA SEMANA!
Mais sobre chefecolegaconfrontoLocal de Trabalhoproblemaresolvertrabalho
Notícia anterior

Paula Carneiro, Presidente da APPDI: «Organizações diversas e inclusivas tomam melhores decisões»

Notícia seguinte

ARTIGO: A compaixão no trabalho: benefícios para profissionais e organizações

Notícia seguinte
ARTIGO: A compaixão no trabalho: benefícios para profissionais e organizações

ARTIGO: A compaixão no trabalho: benefícios para profissionais e organizações

Leia aqui a ultima edição

Últimas entradas

Suite HR da Talentia continua a evoluir para melhorar a experiência do colaborador

Talentia Software assina parceria com a LIDERTEAM para oferecer a sua solução HCM

Por IIRH
5 de Junho, 2023
0

A Talentia Software assina parceria com a...

e-mails pessoais

Pode uma empresa ler os e-mails pessoais do trabalhador, se ele os envia do computador de serviço?

Por IIRH
5 de Junho, 2023
0

Com a proteção de dados pessoais cada...

Urban Sports Club e BMW estabelecem parceria que oferece subscrição aos colaboradores

Urban Sports Club e BMW estabelecem parceria que oferece subscrição aos colaboradores

Por IIRH
5 de Junho, 2023
0

Em comunicado, a Urban Sports Club fechou...

ARTIGO: ESG – Um guia para a Sustentabilidade e Saúde Mental nas Empresas

ARTIGO: ESG – Um guia para a Sustentabilidade e Saúde Mental nas Empresas

Por IIRH
2 de Junho, 2023
0

Autor: Jéssica Alves, psicóloga Team 24 Numa...

upskilling

ManpowerGroup identifica três razões para os líderes investirem em upskilling

Por IIRH
2 de Junho, 2023
0

A ManpowerGroup identifica que, nos últimos anos,...

ChatGPT

ChatGPT na formação empresarial? Esta empresa já o faz

Por IIRH
2 de Junho, 2023
0

A GoodHabitz, multinacional holandesa que e-learning corporativo,...

VEJA MAIS

Compensação

Agenda de Eventos RH

27 Jun

Seminário de apresentação do projeto de norma Portuguesa 4590 – Sistema de Gestão do Bem-Estar e Felicidade Organizacional e dinamização da resposta ao inquérito público do IPQ

Terça-feira, Egas Moniz School of Health & Science
EVENT DETAIL
29 - 30 Jun

Formação: People Analytics

Quinta-feira
EVENT DETAIL
10 Out

Global Talent Day 2023

Terça-feira, Fórum Tecnológico da Lispolis
EVENT DETAIL
No event found!

Siga-nos nas Redes Socias

O IIRH-Instituto de Informação em Recursos Humanos é o mais importante ponto de encontro do setor da Gestão de Pessoas de Portugal. Proporcionamos interações relevantes aos profissionais de Recursos Humanos, a empresas fornecedoras do setor e a estudiosos da área. Somos inovadores e influentes, criamos conhecimento através dos nossos Estudos e Publicações (RHmagazine, Guias práticos e eBooks) e proporcionamos experiências diferenciadoras de networking nos nossos eventos físicos (Fórum RH, Global Talent Day e Prémios RH) e digitais (webinares). 

Compartilhamos informações transformadoras para as empresas. Facilitamos o networking , criamos oportunidades!  

Somos 100% RH há 26 anos!

Twitter Facebook-f Youtube Instagram Linkedin

© 2020 IIRH. All rights reserved.

Made with ❤ by JCG

No Result
View All Result
  • RHmagazine
    • Ler a RHmagazine Digital GRATUITAMENTE
    • Saiba mais sobre a RHmagazine
    • Arquivo de edições
    • Assinar a RHmagazine (papel)
  • MERCADO RH
    • NOTÍCIAS DO MERCADO RH
    • AGENDA DE EVENTOS
    • PASSAPORTE
    • PESSOAS
    • CRÓNICAS & OPINIÃO
  • ESTRATEGIA
    • RECRUTAMENTO & ONBOARDING
    • APRENDIZAGEM, FORMAÇÃO E COACHING
    • SAÚDE E BEM ESTAR
    • COMPENSAÇÃO & REMUNERAÇÃO
    • SOFTWARES RH
    • DIREITO DO TRABALHO
    • TENDÊNCIAS RH
    • GESTÃO DA CARREIRA RH
    • ARTIGOS TÉCNICOS
  • PESSOAS
  • Newsletter
  • GUIARH
  • Webinars & Guias
    • Webinars
    • Guias, ebooks e estudos
  • FormaçãoRH
  • Quem somos

© 2020 IIRH - All rights reserved. (function(e,t,o,n,p,r,i){e.visitorGlobalObjectAlias=n;e[e.visitorGlobalObjectAlias]=e[e.visitorGlobalObjectAlias]||function(){(e[e.visitorGlobalObjectAlias].q=e[e.visitorGlobalObjectAlias].q||[]).push(arguments)};e[e.visitorGlobalObjectAlias].l=(new Date).getTime();r=t.createElement("script");r.src=o;r.async=true;i=t.getElementsByTagName("script")[0];i.parentNode.insertBefore(r,i)})(window,document,"https://diffuser-cdn.app-us1.com/diffuser/diffuser.js","vgo"); vgo('setAccount', '610690736'); vgo('setTrackByDefault', true); vgo('process');

Welcome Back!

Login to your account below

Forgotten Password?

Retrieve your password

Please enter your username or email address to reset your password.

Log In

Add New Playlist