• IIRH
  • POLÍTICA DE PRIVACIDADE E PROTEÇÃO DE DADOS
ASSINAR NEWSLETTER
Quarta-feira, Maio 25, 2022
  • Login
RHmagazine
  • RHmagazineAssine aqui!
    • Apresentação
    • Arquivo de edições
    • Assinatura da revista
    • ÁREA PESSOAL – Assinatura RHM Digital
  • MERCADO RH
    • COVID19
    • NOTÍCIAS DO MERCADO RH
    • AGENDA DE EVENTOS
    • PASSAPORTE
    • PESSOAS
    • CRÓNICAS & OPINIÃO
  • ESTRATEGIA
    • RECRUTAMENTO & ONBOARDING
    • APRENDIZAGEM, FORMAÇÃO E COACHING
    • SAÚDE E BEM ESTAR
    • COMPENSAÇÃO & REMUNERAÇÃO
    • SOFTWARES RH
    • DIREITO DO TRABALHO
    • TENDÊNCIAS RH
    • GESTÃO DA CARREIRA RH
    • ARTIGOS TÉCNICOS
  • PESSOAS
  • Newsletter
  • GUIARH
  • Webinars & Guias
    • Webinars
    • Guias, ebooks e estudos
  • FormaçãoRH
  • Quem somos
No Result
View All Result
RHmagazine
No Result
View All Result

CRÓNICA: Criar Comunidades de imaginação partilhada, por Mário Ceitil

Mário Ceitil Por Mário Ceitil
17 de Junho, 2021
em CRÓNICAS & OPINIÃO, MERCADO RH
0
CRÓNICA: A «ignorância deliberada»
13
Partilhas
143
Visualizações

CRIAR COMUNIDADES DE IMAGINAÇÃO PARTILHADA: UM NOVO IMPERATIVO DA COMPETITIVIDADE

 

Autor: Mário Ceitil, Presidente da AP


 

Na tradição individualista do “self made man”, muito alinhada com uma leitura talvez um pouco apressada da perspetiva do darwinismo social que consagrou o famoso paradigma da “lei do mais forte” aplicado às sociedades humanas e às organizações, as estratégias de mercado têm sido dominantemente orientadas para lógicas de competição maniqueístas, de acordo com as quais há sempre alguém que ganha e, consequentemente, alguém que perde. Estas lógicas têm sido identificadas pelo famoso paradigma de interação humana de “win-lose”, que fez tradição durante longos anos nas estratégias de negociação, tanto em teoria como nas práticas quotidianas em diversos contextos.

Estas práticas que se têm traduzido em comportamentos de “win-lose” têm usado como referência a procura e a posse de informação sobre os adversários, particularmente sobre as suas fragilidades mais críticas, utilizando justamente essa informação, guardada e protegida a “sete chaves”, como instrumento de poder e domínio sobre a concorrência. Decorre desta lógica a famosa frase que, ainda hoje, é muitas vezes citada quase como verdade absoluta, de “o segredo é a alma do negócio”.

Hoje, no entanto, vivemos numa realidade completamente diferente ou, pelo menos, e fazendo jus a um certo realismo de base empírica, vivemos num ambiente em que os paradigmas enunciados como válidos são muito, ou mesmo radicalmente, diferentes daqueles que foram enunciados anteriormente.

Hoje, na era da revolução digital e num mundo muito menos espartilhado em feudos sociológicos ou económicos referenciados apenas a si próprios, o verdadeiro diferenciador competitivo não passa por cada operador dominar cada vez maiores “fatias” do mercado; passa, sim, por cada operador, através do seu sentido empreendedor, da sua imaginação e da sua capacidade para inovar, gerar “mais” e, sobretudo, melhores mercados, criando ecossistemas económicos e sociais onde não só todos cabem, mas, e sobretudo, onde o sucesso de cada um nutre a capacidade de outros para alcançarem o sucesso.

DE facto, e como é muito expressivamente assinalado na edição especial de Verão (2021) da HBR, assistimos, e participamos, hoje num processo de profunda transformação dos “business models” tradicionais; essa transformação é assente numa reconcepção sobre o que é a competição, segundo a qual “competir é identificar, de modo crescente, novas formas de colaboração e de conexão em vez de simplesmente oferecer ao mercado propostas de valor alternativas”.

Curiosamente, esta conceção tem um muito evidente alinhamento com as perspetivas mais recentes da neurociência e da biologia, particularmente no que diz respeito à caracterização dos fenómenos da “homeostase”, ou seja, as estratégias que os seres vivos dinamizam tanto para sobreviverem (” persistir”, na perspetiva de António Damásio) como para crescerem e florescerem (“prevalecer”, na designação do mesmo autor).

De acordo com estas perspetivas, se os seres vivos se limitarem a realizar um conjunto de estratégias de pura sobrevivência, aproveitando ao máximo os recursos a que conseguirem ter acesso, estarão condenados, num futuro mais ou menos incerto, embora inexorável, a definhar e a morrer. Para “prevalecerem” no tempo e no espaço de vida, é necessário, por isso, mais do sobreviver: é preciso reinventarem-se, através da recriação dos ecossistemas onde vivem e criarem um novo ambiente, mais rico em recursos e em novas oportunidades, coisa que só será possível através do estabelecimento de laços de conexão com outras espécies e estratégias comuns de coalescência e de coevolução.

Para transpormos estas ideias para a atual realidade sócio económica, confrontamo-nos com alguns desafios importantes:

– Passarmos de uma pura lógica de procura de lucros privados, para uma lógica de construção de benefícios para todos;

– Passarmos de uma lógica de competitividade “antropófaga” (tipo devorar e aniquilar a concorrência”), para uma ação “antropogénica”, ou seja cada um dar o seu contributo para que existam melhores oportunidades para todos;

– Passar de uma visão “micro” em que cada um só olha para o seu “umbigo”, para uma visão verdadeiramente sistémica em que cada parte isolada só realiza o seu mais profundo sentido quando se entrosa na sublimidade do todo.

Serão desafios fáceis? Provavelmente não.

Até porque, para além do já foi dito, há ainda uma outra questão, porventura mais crítica, que ainda teremos de resolver: a de que para construirmos um melhor futuro para todos, teremos de, pelo menos em alguns aspetos, renunciar a algumas prerrogativas individuais do presente.

Estaremos nós preparados para o fazer? Que cada um responda por si.

 

ASSINE AQUI A NOSSA NEWSLETTER SEMANAL E RECEBA OS MELHORES ARTIGOS DA SEMANA!

 

Mais sobre Crónica RHMário Ceitil
Notícia anterior

Dicas: O poder das palavras – expressões a utilizar para um ambiente de trabalho mais inclusivo 

Notícia seguinte

ONEDRIVE, Grupo Montalva, Bial, Controlauto, Águas e Energia do Porto e Amorim Cork vencem Prémio KAIZEN 

Notícia seguinte
ONEDRIVE, Grupo Montalva, Bial, Controlauto, Águas e Energia do Porto e Amorim Cork vencem Prémio KAIZEN 

ONEDRIVE, Grupo Montalva, Bial, Controlauto, Águas e Energia do Porto e Amorim Cork vencem Prémio KAIZEN 

Assine aqui

Últimas entradas

O Fórum RH está de volta ao Estádio do Sport Lisboa e Benfica! Acompanhe ao minuto tudo o que se passa no evento de referência do setor (c/ VÍDEOS)

O Fórum RH está de volta ao Estádio do Sport Lisboa e Benfica! Acompanhe ao minuto tudo o que se passa no evento de referência do setor (c/ VÍDEOS)

Por Ana Rita Maciel
24 de Maio, 2022
0

Sete meses depois da última edição do...

ISEG lança uma nova identidade de marca e assinatura

ISEG no ‘Top 50’ das Melhores Escolas de Gestão! Quem o diz é o Financial Times

Por IIRH
23 de Maio, 2022
0

O ISEG foi classificado entre as 50...

Agilidade e transparência na formação e avaliação de desempenho

Metro de Lisboa tem 10 vagas disponíveis para estágios remunerados. Candidate-se até 10 de junho!

Por IIRH
23 de Maio, 2022
0

O Metropolitano de Lisboa (ML) acaba de...

A RHmagazine e a Universidade Europeia comemoram juntas o Dia Internacional dos Recursos Humanos

A RHmagazine e a Universidade Europeia comemoram juntas o Dia Internacional dos Recursos Humanos

Por Ana Rita Maciel
20 de Maio, 2022
0

Foi na tarde de 20 de maio...

ManpowerGroup: Planos de contratação mais fortes no último trimestre do ano

41% dos empregadores portugueses esperam aumentar as suas equipas no 3.º trimestre de 2022

Por IIRH
20 de Maio, 2022
0

Os empregadores nacionais avançam com perspetivas muito...

VEJA MAIS

Compensação

Siga-nos

Junho 2022
Jun 01 - 02 2022

Formação: Atração De Talento Na Era Digital

Setembro 2022
Set 23 - 27 2022

Conferência eXperience Agile Week

Outubro 2022
Out 25 2022

Global Talent Day 2022

Auditório da Lispolis - Lisboa
No event found!

O IIRH-Instituto de Informação em Recursos Humanos é o mais importante ponto de encontro do setor da Gestão de Pessoas de Portugal. Proporcionamos interações relevantes aos profissionais de Recursos Humanos, a empresas fornecedoras do setor e a estudiosos da área. Somos inovadores e influentes, criamos conhecimento através dos nossos Estudos e Publicações (RHmagazine, Guias práticos e eBooks) e proporcionamos experiências diferenciadoras de networking nos nossos eventos físicos (Fórum RH, Global Talent Day e Prémios RH) e digitais (webinares). 

Compartilhamos informações transformadoras para as empresas. Facilitamos o networking , criamos oportunidades!  

Somos 100% RH há 26 anos!

Twitter Facebook-f Youtube Instagram Linkedin

© 2020 IIRH. All rights reserved.

Made with ❤ by JCG

No Result
View All Result
  • RHmagazine
    • Apresentação
    • Arquivo de edições
    • Assinatura da revista
    • ÁREA PESSOAL – Assinatura RHM Digital
  • MERCADO RH
    • COVID19
    • NOTÍCIAS DO MERCADO RH
    • AGENDA DE EVENTOS
    • PASSAPORTE
    • PESSOAS
    • CRÓNICAS & OPINIÃO
  • ESTRATEGIA
    • RECRUTAMENTO & ONBOARDING
    • APRENDIZAGEM, FORMAÇÃO E COACHING
    • SAÚDE E BEM ESTAR
    • COMPENSAÇÃO & REMUNERAÇÃO
    • SOFTWARES RH
    • DIREITO DO TRABALHO
    • TENDÊNCIAS RH
    • GESTÃO DA CARREIRA RH
    • ARTIGOS TÉCNICOS
  • PESSOAS
  • Newsletter
  • GUIARH
  • Webinars & Guias
    • Webinars
    • Guias, ebooks e estudos
  • FormaçãoRH
  • Quem somos

© 2020 IIRH - All rights reserved. (function(e,t,o,n,p,r,i){e.visitorGlobalObjectAlias=n;e[e.visitorGlobalObjectAlias]=e[e.visitorGlobalObjectAlias]||function(){(e[e.visitorGlobalObjectAlias].q=e[e.visitorGlobalObjectAlias].q||[]).push(arguments)};e[e.visitorGlobalObjectAlias].l=(new Date).getTime();r=t.createElement("script");r.src=o;r.async=true;i=t.getElementsByTagName("script")[0];i.parentNode.insertBefore(r,i)})(window,document,"https://diffuser-cdn.app-us1.com/diffuser/diffuser.js","vgo"); vgo('setAccount', '610690736'); vgo('setTrackByDefault', true); vgo('process');

Welcome Back!

Login to your account below

Forgotten Password?

Retrieve your password

Please enter your username or email address to reset your password.

Log In