ASSINAR NEWSLETTER
Quinta-feira, Setembro 17, 2026
  • Login
RHmagazine
  • RHmagazineLEIA AQUI GRATUITAMENTE!
    • Ler a RHmagazine Digital GRATUITAMENTE
    • Saiba mais sobre a RHmagazine
    • Arquivo de edições da RHmagazine
    • Assinar a RHmagazine (papel)
  • ATUALIDADE
    • MERCADORH
      • NOTÍCIAS DO MERCADORH
      • PESSOASRH
      • PASSAPORTE
      • CRÓNICAS & OPINIÃO
      • MERCADO DOS BENEFÍCIOS by Edenred
    • ESTRATÉGIA
      • RECRUTAMENTO & ONBOARDING
      • APRENDIZAGEM, FORMAÇÃO E COACHING
      • SAÚDE E BEM ESTAR
      • COMPENSAÇÃO & REMUNERAÇÃO
      • SOFTWARES RH
      • DIREITO DO TRABALHO
      • TENDÊNCIAS RH
      • GESTÃO DA CARREIRA RH
      • ARTIGOS TÉCNICOS
  • EVENTOSRH
    • EVENTOS ONLINE WEBINARS
    • EVENTOS PRESENCIAIS
  • BIBLIOTECARH
    • GUIAS | EBOOKS | ESTUDOS
    • PODCASTS
  • FORNECEDORESRH
  • FormaçãoRH
  • Sobre nós
No Result
View All Result
RHmagazine
No Result
View All Result

Estudo ManpowerGroup: Empresas que inovam mais criam mais emprego

IIRH Por IIRH
2 de Março, 2021
em MERCADO RH, RECRUTAMENTO & ONBOARDING, TENDÊNCIAS RH
0
Estudo do ManpowerGroup mostra que empresas que inovam mais criam mais emprego
20
Partilhas
218
Visualizações

O estudo «Skills Revolution Reboot: Os Três R’s – Renovar, Requalificar, Redistribuir» do ManpowerGroup indica que as empresas que inovam mais criam mais emprego.

A pandemia levou 30% das empresas em Portugal a acelerar os seus planos de digitalização e automação. A conclusão é do estudo «Skills Revolution Reboot: os três R’s – Renovar, Requalificar, Redistribuir», do ManpowerGroup, que avalia o impacto da Covid-19 na transformação digital e nas competências, e que indica ainda que apenas 16% dos empregadores nacionais optaram por suspender os seus projetos de digitalização. A nível global, 38% dos empregadores optaram por acelerar a transformação digital e 17% por adiar.

Segundo o inquérito, conduzido a mais de 26 mil empregadores, em mais de 40 países, as empresas que estão a digitalizar mais estão também a contratar mais: a nível global, 86% dos empregadores que estão a automatizar planeiam aumentar ou manter o seu número de colaboradores, um valor que desce para 11% no caso das empresas que tencionam reduzir ou suspender os seus planos de digitalização. Em Portugal, esta realidade é ainda mais acentuada, com 90% dos empregadores com planos de automatização a declarar pretender contratar mais colaboradores e apenas 3% a planear reduzir essas contratações.

«Há já alguns anos que, no ManpowerGroup, temos identificado uma correlação positiva entre a automatização e a criação de emprego, contrariando visões mais pessimistas. Hoje, a pandemia acelerou de forma significativa o impacto da digitalização na forma como vivemos e trabalhamos e estamos a observar de forma clara estes efeitos positivos ao nível da criação de emprego. Não obstante, e tal como assinalamos neste estudo, esta é uma realidade díspar. Paralelamente, estão também estão a aumentar as desigualdades no mundo do trabalho, como consequência de uma recuperação económica em K e do crescente desencontro entre o talento disponível e necessidades do mercado. Acentua-se o fosso entre os que dispõem de competências com elevada procura e aqueles que não as têm. Corrigir este desequilíbrio é um desafio prioritário, que teremos de abordar mediante um esforço conjunto de empresas, setor público e instituições de ensino. Nesse sentido, é com muito otimismo que observamos o valor de 41% de empresas portuguesas que apontam o esforço de qualificação e requalificação como a primeira prioridade para os Recursos Humanos. Este é de facto o caminho que teremos todos de percorrer, para ajudar os trabalhadores das áreas mais afetadas pela pandemia e dotar o país e as empresas do talento que necessitam para concretizar o seu desenvolvimento», analisa Rui Teixeira, Chief Operations Officer da ManpowerGroup Portugal.

Uma digitalização que reforça os mais capazes

Mas nem todas as organizações revelaram capacidade para acelerar os seus planos de transformação digital. O estudo do ManpowerGroup revela que, a nível global, 45% dos empregadores afirmam que a crise da Covid-19 não teve qualquer impacto nos seus projetos de digitalização. Em Portugal, este número sobe para 51% e coloca o país na lista dos 10 que vão automatizar menos, na companhia da China, Reino Unido, Índia, Espanha, Eslovénia, Israel, França, República Checa e Hong Kong. O grupo dos 10 que vão digitalizar mais é encabeçado pela Alemanha e inclui ainda Áustria, Grécia, Suíça, Panamá, Costa Rica, Japão, Guatemala, Itália e México.

Ao mesmo tempo, vemos também como as grandes empresas (mais de 250 colaboradores) são quem planeia digitalizar e contratar mais, em Portugal e a nível global. Por oposição, as empresas de menor dimensão, mais impactadas pela pandemia, tendem a suspender os seus projetos de digitalização e apresentam planos de contratação mais reduzidos. As grandes organizações pretendem automatizar principalmente as funções de produção, as funções administrativas, de IT e Front Office. As pequenas empresas preferem avançar com as funções de suporte, como o apoio administrativo, atendimento ao cliente e finanças.

Os setores mais lentos a automatizar antes da pandemia estão agora a recuperar caminho. É o caso das Finanças, Seguros, Imobiliário e Serviços, que apostam na digitalização para as funções de primeira linha e em áreas administrativas ou de atendimento ao cliente. A nível global, 21% das empresas destes setores tencionam digitalizar mais na sequência da pandemia. Já os setores mais afetados pela crise – Indústria, Construção e Retalho – mostram-se divididos entre agir rapidamente ou esperar para ver.

No que diz respeito aos empregadores portugueses, no setor do retalho 16% prefere automatizar já e 7% esperar; na Indústria, 11% quer avançar e 20% adiar; nas Finanças, Seguros e Imobiliário e Serviços, 13% quer agilizar e 8% suspender.

Recuperação em K

O estudo do ManpowerGroup revela também que, um ano depois do início da crise, estamos a assistir ao arranque de uma recuperação em forma de K, ou seja, uma recuperação a duas velocidades, com alguns setores e pessoas a recuperar melhor e de forma mais rápida e outros tendencialmente a ficarem ainda mais para trás. Ao mesmo tempo, a escassez de talento agrava-se à medida que a procura de competências técnicas aumenta, provocando uma cisão crescente na força de trabalho entre quem tem ou não as capacidades mais desejadas.

Entre as competências mais procuradas contam-se, agora, especialistas em cibersegurança, gestores de projeto, analistas de dados, especialistas em marketing digital, profissionais de saúde e especialistas em logística e gestão de armazéns, entre outros. Na ponta descendente do K estão funções como atendimento ao cliente, funções administrativas, gestor de operações ou trabalhadores da construção.

Paralelamente, a revolução nas competências está também a gerar uma maior procura por competências humanas. Soft skills como a comunicação, gestão de prioridades, adaptabilidade, pensamento analítico e a iniciativa e empatia são hoje consideradas fundamentais para conseguir uma força de trabalho ágil e resiliente em momentos de mudança e disrupção, reforçando a empregabilidade a longo prazo.


ASSINE AQUI A NOSSA NEWSLETTER SEMANAL E RECEBA OS MELHORES ARTIGOS DA SEMANA!
Mais sobre CompetênciasconclusõesdigitalizaçãoEmpresasestudoManpowerGrouprecuperação económicaRedistribuirrequalificarSkills Revolution Reboot: os três R’s - Renovar
Notícia anterior

Multipessoal assinala um ano desde a transformação da marca e faz sorteio

Notícia seguinte

ARTIGO: Os desafios da gestão de recursos humanos na era digital

Recomendamos

Mercado de escritórios em risco com a IA? Lisboa prova que não é bem assim

Na China, a IA já permite fazer mais com menos pessoas. Os tribunais começam agora a definir os limites

14 de Setembro, 2026
Quatro desafios, quatro webinars. Da saúde à transparência salarial, WTW debate o que está a mudar nas empresas

Quatro desafios, quatro webinars. Da saúde à transparência salarial, WTW debate o que está a mudar nas empresas

14 de Setembro, 2026
“A transparência salarial vai muito além de uma alteração legislativa”: o que esteve em debate no encontro do Grupo Egor

“A transparência salarial vai muito além de uma alteração legislativa”: o que esteve em debate no encontro do Grupo Egor

14 de Setembro, 2026
Marque na agenda: Clan e Câmara Municipal de Santarém juntam empresas e talento no 1.º The Talent Event

Marque na agenda: Clan e Câmara Municipal de Santarém juntam empresas e talento no 1.º The Talent Event

11 de Setembro, 2026
EU DECIDO 2026 junta diferentes gerações para discutir liderança, mudança e IA

EU DECIDO 2026 junta diferentes gerações para discutir liderança, mudança e IA

11 de Setembro, 2026
Wellow Network compra A Temporária. Talenter integra 650 trabalhadores e 60 clientes

Wellow Network compra A Temporária. Talenter integra 650 trabalhadores e 60 clientes

11 de Setembro, 2026
VEJA MAIS
Notícia seguinte
ARTIGO: Os desafios da gestão de recursos humanos na era digital

ARTIGO: Os desafios da gestão de recursos humanos na era digital

  • MAIS POPULARES
  • ÚLTIMAS
Coverflex prevê subida nos custos dos seguros de saúde das empresas em Portugal

Novo corte do IRS chega aos salários em novembro. Fizemos as contas e há um “mas” que os RH (e trabalhadores) devem saber

16 de Setembro, 2026
Coverflex prevê subida nos custos dos seguros de saúde das empresas em Portugal

Aumentos salariais de 3,2% em 2027? Sim, mas não para todos. Passamos a explicar

7 de Setembro, 2026
RH Talk – O Paradoxo de 2026: mais tecnologia, menos energia humana?

RH Talk – O Paradoxo de 2026: mais tecnologia, menos energia humana?

25 de Junho, 2026
Coverflex prevê subida nos custos dos seguros de saúde das empresas em Portugal

Novo corte do IRS chega aos salários em novembro. Fizemos as contas e há um “mas” que os RH (e trabalhadores) devem saber

16 de Setembro, 2026
Regresso às aulas. Tem filhos? Este direito que “quase ninguém usa” pode ajudá-lo a conciliar trabalho e escola

Regresso às aulas. Tem filhos? Este direito que “quase ninguém usa” pode ajudá-lo a conciliar trabalho e escola

15 de Setembro, 2026
Trabalhadores estrangeiros em Portugal: o panorama legal atual

Do “no-poach” aos salários: a Concorrência está cada vez mais de olhos postos nos recursos humanos

15 de Setembro, 2026

Agenda de Eventos

Set 19
9:00 - 19:00

EU DECIDO 2026

Set 30
9:00 - 12:30

Employer Branding by iiRH 2026

Out 1
10:00 - 11:00

Human Risk Insights Talks

Out 20
8:30 - 18:00

Global Talent Day 2026

Nov 3
Novembro 3 @ 8:00 - Novembro 5 @ 17:00

Conferência: Labour Law Day

Ver calendário
TODOS OS EPISÓDIOS AQUI

Passaporte

LeYa inicia novo capítulo com Sofia Correia de Barros como CEO

LeYa inicia novo capítulo com Sofia Correia de Barros como CEO

7 de Setembro, 2026
Carla Sousa é a nova Business Director da Unidade de Serviços da Talenter

Carla Sousa é a nova Business Director da Unidade de Serviços da Talenter

4 de Setembro, 2026
Manuel Flahault é o novo rosto da liderança da Air France-KLM na Península Ibérica

Manuel Flahault é o novo rosto da liderança da Air France-KLM na Península Ibérica

1 de Setembro, 2026

Newsletter Semanal

  • 15.2k Fans
  • 3k Followers
  • 1.4k Subscribers

RHmagazine | Leia gratuitamente

Vídeos | Eventos by iiRH

https://www.youtube.com/watch?v=gaMUX4V0g_k
https://www.youtube.com/watch?v=2vJi28grd30&t=16s

assinatura da newsletter

O IIRH-Instituto de Informação em Recursos Humanos é o mais importante ponto de encontro do setor da Gestão de Pessoas de Portugal e é detentor da marca RHmagazine. No IIRH proporcionamos interações relevantes aos profissionais de Recursos Humanos, a empresas fornecedoras do setor e a estudiosos da área. Somos inovadores e influentes, criamos conhecimento através dos nossos Estudos e Publicações (RHmagazine, Guias práticos e eBooks) e proporcionamos experiências diferenciadoras de networking nos nossos eventos físicos (Fórum RH, Global Talent Day e Prémios RH) e digitais (webinares). 

Compartilhamos informações transformadoras para as empresas. Facilitamos o networking , criamos oportunidades!  

Somos 100% RH há 28 anos!

Acompanhe-nos nas Redes Socias

Twitter Facebook-f Youtube Instagram Linkedin

© 2020 IIRH. All rights reserved.

Made with ❤ by JCG

Welcome Back!

Login to your account below

Forgotten Password?

Retrieve your password

Please enter your username or email address to reset your password.

Log In

Add New Playlist

No Result
View All Result
  • RHmagazine
    • Ler a RHmagazine Digital GRATUITAMENTE
    • Saiba mais sobre a RHmagazine
    • Arquivo de edições da RHmagazine
    • Assinar a RHmagazine (papel)
  • ATUALIDADE
    • MERCADORH
      • NOTÍCIAS DO MERCADORH
      • PESSOASRH
      • PASSAPORTE
      • CRÓNICAS & OPINIÃO
      • MERCADO DOS BENEFÍCIOS by Edenred
    • ESTRATÉGIA
      • RECRUTAMENTO & ONBOARDING
      • APRENDIZAGEM, FORMAÇÃO E COACHING
      • SAÚDE E BEM ESTAR
      • COMPENSAÇÃO & REMUNERAÇÃO
      • SOFTWARES RH
      • DIREITO DO TRABALHO
      • TENDÊNCIAS RH
      • GESTÃO DA CARREIRA RH
      • ARTIGOS TÉCNICOS
  • EVENTOSRH
    • EVENTOS ONLINE WEBINARS
    • EVENTOS PRESENCIAIS
  • BIBLIOTECARH
    • GUIAS | EBOOKS | ESTUDOS
    • PODCASTS
  • FORNECEDORESRH
  • FormaçãoRH
  • Sobre nós

© 2020 IIRH - All rights reserved. (function(e,t,o,n,p,r,i){e.visitorGlobalObjectAlias=n;e[e.visitorGlobalObjectAlias]=e[e.visitorGlobalObjectAlias]||function(){(e[e.visitorGlobalObjectAlias].q=e[e.visitorGlobalObjectAlias].q||[]).push(arguments)};e[e.visitorGlobalObjectAlias].l=(new Date).getTime();r=t.createElement("script");r.src=o;r.async=true;i=t.getElementsByTagName("script")[0];i.parentNode.insertBefore(r,i)})(window,document,"https://diffuser-cdn.app-us1.com/diffuser/diffuser.js","vgo"); vgo('setAccount', '610690736'); vgo('setTrackByDefault', true); vgo('process');