O Alerta Emprego está de parabéns! Hoje, o portal de emprego online celebra nove anos de atividade. Para assinalar a data, a RHmagazine falou com a General Manager Joana Piteira, que para além de contextualizar o grande crescimento do portal ao longo dos anos, revela-nos as tendências do mercado de trabalho.
Que linha evolutiva traça destes nove anos de atuação do Alerta Emprego?
Com a comemoração destes nove anos do Alerta Emprego, não poderíamos estar mais orgulhosos da evolução que tivemos e do que conquistámos. Em menos de uma década, já ajudámos na relação entre milhares de empresas e candidatos e permitimos a inserção de centenas de profissionais em novas empresas.
Além disso, temos um alcance de nível nacional, já que empresas dos diversos setores e que atuam em todo o território partilham as suas vagas em aberto no nosso portal, algo que muito nos orgulha.
Desta forma, ao longo dos anos, tivemos mais de 618.925 candidatos e 16.846 empresas registados, 260.839 empregos publicados e 1.292.910 candidaturas recebidas, o que mostra a nossa evolução ao longo do tempo e o impacto que já tivemos em milhares de pessoas e negócios. A isto, juntam-se as dezenas de eventos que já promovemos, nomeadamente as doze edições do Job Summit, tanto generalistas como especializados em setores como o Turismo, Tecnologia ou mesmo com foco nas universidades.
Por tudo isto, consideramos que somos já hoje uma ponte de extrema importância entre profissionais e empresas, mas, apesar deste contínuo crescimento, vemos ainda bastante espaço para evoluir no futuro.
Ao longo dos anos, tivemos mais de 618.925 candidatos e 16.846 empresas registados, 260.839 empregos publicados e 1.292.910 candidaturas recebidas
O que vos diferencia da concorrência?
Consideramos que o que nos diferencia de outras empresas é que somos mais do que um portal de emprego que tem apenas ofertas de emprego, tendo soluções e serviços pensados para as organizações e profissionais.
No que respeita às empresas, ajudamo-las a encontrarem os melhores candidatos, facilitando o seu processo de recrutamento e de atração de profissionais. Nesse sentido, além da vertente de partilha de anúncios no nosso site, temos diversas soluções de marketing e divulgação, adaptada a cada cliente, dinamizamos os Job Summit, feiras de emprego tanto generalistas como segmentadas a um determinado setor que ligam milhares de recrutadores e profissionais. Temos também o nosso serviço de Employer Branding para as empresas, em que realizamos material de vídeo para sua divulgação. A estes, junta-se ainda o “Finders”, serviço que as empresas podem contratar e em que tratamos de todo o seu processo de recrutamento, desde a análise de candidaturas às entrevistas aos profissionais.
Para os candidatos, além de sermos a base para procurarem a sua nova oportunidade de emprego, disponibilizamos um blog com milhares de artigos e dicas para os ajudar a melhorar a sua procura de emprego e também com artigos úteis sobre o mercado de trabalho, finanças, impostos, direitos, etc. Temos também uma plataforma que os ajuda a apresentarem-se da melhor forma às empresas e a prepararem os seus currículos – a CV Factory.
Como veem o mercado de trabalho, atualmente?
O que sentimos é que o mercado, atualmente, está realmente em constante mudança, pelo que surgem de dia para dia novas necessidades por parte das empresas, bem como diferentes prioridades do lado dos profissionais, sendo necessário equilibrar estes dois lados para benefício de todos.
Entre outras tendências, assistimos hoje à denominada “The Great Resignation”, em que milhares de profissionais abandonam, por vontade própria, as organizações onde trabalham. Isto mostra que é difícil hoje identificarem-se a 100% com uma organização, e, consequentemente, sentirem-se motivados. É precisamente por isso que cada vez mais migram de organização em organização, tendo como principal desafio descobrirem o que realmente os motiva e o que os faz permanecer numa organização, de forma a poderem comunicá-lo às entidades empregadoras.
Aliado à atual escassez de talento e falta de mão-de-obra, este é um dos fatores que faz com que as organizações enfrentem hoje desafios crescentes no que toca à captação de novos profissionais e retenção dos seus colaboradores, sendo necessário que estas criem propostas de valor adaptadas às suas prioridades. Este é assim o momento ideal para acompanharem aquilo que é privilegiado pelos profissionais, criando benefícios e medidas que promovam o seu bem-estar e pertença na organização, o que vai hoje muito além do salário e também para estarem presentes, darem-se a conhecer e divulgarem a sua marca.
Estes são apenas alguns pontos que caracterizam o mercado de trabalho de hoje e mostram que tanto empresas como profissionais têm de estar atentos às suas mudanças, para que se possam manter competitivos e serem bem-sucedidos.
Tratando-se o Alerta Emprego de um portal de emprego online, que contribui para a ligação entre milhares de candidatos e empresas, a que tendências têm assistido?
Entre as várias tendências a que temos assistido no mercado, e que conseguimos analisar devido ao nosso contacto direto com as organizações, a escassez de talento atual é realmente uma das maiores preocupações para as organizações. Desta forma, os empregadores têm hoje uma grande dificuldade em recrutarem os profissionais de que precisam por falta de mão-de-obra, sendo que esta tendência é relatada na maioria dos setores atualmente, desde os mais tradicionais aos mais disruptivos – tanto em Portugal como no resto da Europa e EUA.
Neste sentido, o setor tecnológico é, atualmente, um dos que sente uma maior necessidade de contratar, mas onde a dificuldade na atração de talento é mais sentida. Isto, porque as funções em TI exigem competências técnicas muito especificas, sendo a procura por estas mais elevada do que a oferta. Por outro lado, setores como construção e restauração enfrentam hoje uma elevada escassez de talento – pós-pandemia –, devido ao facto de não oferecerem condições de trabalho, muitas vezes, tão favoráveis para os profissionais, no que respeita aos modelos de trabalho, horários ou mesmo ao vencimento.
Setores como construção e restauração enfrentam hoje uma elevada escassez de talento, por não oferecerem condições de trabalho, muitas vezes, tão favoráveis, no que respeita aos modelos de trabalho, horários ou ao vencimento
De que forma o Alerta Emprego apoia as organizações na sua resposta à escassez de talento?
Como já referido, temos como posicionamento ser o braço direito das empresas e recrutadores no momento de procura de talento, sendo que o fazemos através de diferentes soluções e serviços que lhes permitem chegar da melhor forma a estes profissionais.
Para além dos nossos serviços de Employer Branding e “Finders” e as feiras de emprego Job Summit já mencionados, temos uma pessoa dedicada exclusivamente a fazer o acompanhamento dos clientes e a perceber como estão a correr os processos de recrutamento e, posteriormente, aconselhar qual o melhor caminho para alcançarem os seus objetivos.
O Job Summit vai já na sua 7.ª edição generalista. Que balanço faz desta iniciativa? E por que é importante para as empresas e candidatos participarem?
Ao longo dos anos o Job Summit tem vindo a crescer e a chegar a cada vez mais pessoas, pelo que fazemos um balanço muito positivo do evento. É por isso que este ano voltamos em outubro, de forma generalista, depois de termos realizado já no início do ano, edições mais especializadas e vocacionadas a determinados setores.
Esta é uma iniciativa que pretende quebrar as barreiras que existem entre candidatos e empresas e colocá-los online e em direto a interagirem durante um dia, para além claro, de apoiar as organizações na sua resposta à escassez de talento, pelo que é uma ótima oportunidade para darem a conhecer as suas ofertas e o que têm para oferecer. Desta forma, no decorrer da iniciativa, os recrutadores terão a possibilidade de ter momentos de conversação individuais com os candidatos, bem como receberem candidaturas e realizarem entrevistas em tempo real e em formato online. Além disso, o evento conta também com momentos de webinar, onde serão debatidos diversos temas e onde as empresas poderão passar o seu conhecimento aos profissionais, o que é muito positivo para estes últimos.
Por tudo isto, esperamos que o Job Summit seja uma mais-valia para as empresas presentes – pelo recrutamento de novo talento –, mas também que represente um apoio para os profissionais, que estejam proativamente à procura de emprego, ou não.
Como antevê a evolução do setor nos próximos cinco anos? E para o Alerta Emprego, em concreto, o que perspetiva?
No que respeita ao recrutamento, vemos um futuro em que as empresas terão de se continuar a adaptar e a encontrar novas formas de chegarem ao talento. Desta forma, acreditamos num recrutamento cada vez mais digital, nos vários momentos do processo.
No momento de procura de candidatos, por parte das empresas, estas utilizarão cada vez mais plataformas digitais para encontrarem os perfis que mais se identifiquem com o que procuram, sendo também os profissionais cada vez mais passivos na busca de emprego. Aliás, acredito que o futuro passará por cada vez mais serem as empresas a procurarem os candidatos, não o contrário.
Acreditamos num recrutamento cada vez mais digital, nos vários momentos do processo
Por outro lado, serão utilizadas as redes sociais e as plataformas de emprego online, como é o exemplo do Alerta Emprego, nomeadamente na procura de oportunidades de carreira por parte dos profissionais. Vejo ainda que serão utilizadas novas tecnologias, como a Inteligência Artificial, Machine Learning ou Big Data, tanto durante a análise de currículos, triagem de CVS, entre outros momentos dos processos.
No que respeita ao futuro do Alerta Emprego, pretendemos apoiar as empresas para acompanharem estas tendências, continuando a inovar e a pensar nas suas principais necessidades, trazendo sempre novas soluções que acrescentem valor ao mercado e à medida do que as empresas precisam.
Acredito que o futuro passará por cada vez mais serem as empresas a procurarem os candidatos, não o contrário
O mercado online está em constante evolução e queremos acompanhar essas tendências. Assim, tendo em conta os serviços que prestamos quer às empresas como a candidatos, temos como objetivo a curto e médio prazo continuar a crescer a nível de marca e a inovar, sendo mais do que um portal com milhares de ofertas e continuar a ir além: acompanhando o mercado, através da criação de novas iniciativas que venham impactar positivamente as empresas e candidatos, bem como com a consolidação dos nossos diversos serviços. Por fim, pretendemos crescer cada vez mais no mercado nacional, chegando a mais candidatos e tendo cada vez mais empresas que estejam a recrutar, no nosso portal, bem como aumentar o número de candidaturas diárias, nomeadamente atingindo valores pré-pandemia.
Nº de colaboradores: 10
Nº de clientes: 2.015
Nº de visitas mensais no portal: 300.000, em média
Nº de candidatos ativos: 200.000 ativos de 618.925 candidatos registados
Nº de vagas publicadas, até ao momento: 260.839
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