ASSINAR NEWSLETTER
Quinta-feira, Julho 30, 2026
  • Login
RHmagazine
  • RHmagazineLEIA AQUI GRATUITAMENTE!
    • Ler a RHmagazine Digital GRATUITAMENTE
    • Saiba mais sobre a RHmagazine
    • Arquivo de edições da RHmagazine
    • Assinar a RHmagazine (papel)
  • ATUALIDADE
    • MERCADORH
      • NOTÍCIAS DO MERCADORH
      • PESSOASRH
      • PASSAPORTE
      • CRÓNICAS & OPINIÃO
      • MERCADO DOS BENEFÍCIOS by Edenred
    • ESTRATÉGIA
      • RECRUTAMENTO & ONBOARDING
      • APRENDIZAGEM, FORMAÇÃO E COACHING
      • SAÚDE E BEM ESTAR
      • COMPENSAÇÃO & REMUNERAÇÃO
      • SOFTWARES RH
      • DIREITO DO TRABALHO
      • TENDÊNCIAS RH
      • GESTÃO DA CARREIRA RH
      • ARTIGOS TÉCNICOS
  • EVENTOSRH
    • EVENTOS ONLINE WEBINARS
    • EVENTOS PRESENCIAIS
  • BIBLIOTECARH
    • GUIAS | EBOOKS | ESTUDOS
    • PODCASTS
  • FORNECEDORESRH
  • FormaçãoRH
  • Sobre nós
No Result
View All Result
RHmagazine
No Result
View All Result

OPINIÃO: Reconverter ou gerir escassez

IIRH Por IIRH
23 de Fevereiro, 2022
em CRÓNICAS & OPINIÃO
0
OPINIÃO: Reconverter ou gerir escassez
20
Partilhas
217
Visualizações

Autor: João Santos, COO do WYgroup, assumiu desde janeiro de 2021 a liderança para as operações empresariais de Comunicação e Media, cujo principal objetivo é o alinhamento estratégico de seis das agências do grupo – By, Performance Sales, FEVER, WHITE, BloomCast e NERVO. Anteriormente, liderou o grupo Tempus durante 16 anos, e soma ainda cargos como diretor de Marketing da Lactogal (2000-2004), diretor de Marketing e Vendas da Dyrup (1997-1999), diretor do Departamento de Electrodomésticos da Bosch (1992-1997) ou Trade Marketing manager da Renova (1991-1992).


V

ivemos, do ponto de vista tecnológico, um período sem paralelo em Portugal. Nenhum país da nossa dimensão conseguiu criar tantos Unicórnios; melhor, será necessário juntar Espanha, Grécia e Itália para chegarem ao mesmo número que o nosso país. Só por isso devíamos estar orgulhosos! Mas há mais, a capacidade do nosso país para atrair hubs multinacionais de tecnologia que criam de raiz ou que mudam os seus centros de competência para Portugal tem sido surpreendente a todos os níveis. A diversidade de setores é também ela surpreendente, de setores tão distintos como as financeiras, o mercado automóvel ou o retalho digital.

Vários e positivos fatores têm contribuído para este desenvolvimento e para este sucesso. Desde logo, a qualidade formativa das universidades portuguesas que têm produzido talento de elevadíssima qualidade. Depois, e para além da formação, a natural apetência portuguesa para as línguas, permitindo que Portugal seja hoje o sétimo país do mundo com melhor proficiência no domínio da língua inglesa.

E eis que em 2016 a Web Summit muda-se para Lisboa. Criticada por muitos, apelidada de “feira de vaidades” ou de perda de tempo e dinheiro, a verdade é que vem ajudar a mudar mais rapidamente um setor em mudança acelerada no nosso país. Pela primeira vez, os grandes decisores internacionais da área da tecnologia “bateram” de frente com a realidade portuguesa: formação de alto nível, talentos bem preparados, escolas de grande qualidade formativa, ambiente social e económico estável, um elevado nível de segurança, dentro da zona Euro, mas…com salários muito mais baixos do que os países mais tecnológicos. Quando existem oportunidades, os grandes investidores normalmente não as costumam perder. E aqui não foi exceção: Portugal foi capaz de avançar rapidamente com inúmeros projetos tecnológicos e de suporte tecnológico com magnitudes e grandezas inimagináveis até então. E que bom que isso é! Finalmente o sonho de Portugal começar a vender produtos e serviços de alto valor acrescentado estava a acontecer.

Portugal é hoje o sétimo país do mundo com melhor proficiência no domínio da língua inglesa

Mas num mundo globalizado, nem tudo o que parece é. A tecnologia desmaterializou negócios. Mais do que transferências físicas, hoje preocupamo-nos com a transferência digital. O mundo físico entrou numa realidade quase paralela, onde é utilizado apenas como suporte a uma transação digital, e não o contrário. As maiores companhias de táxis, não os possuem; a maior empresa de turismo, não tem um único hotel; ou a maior empresa de venda de produtos, só agora começa a ter as suas primeiras lojas, e poucas. Todas estas mudanças de ecossistemas pedem suporte digital e tecnológico. Começaram a surgir um conjunto de novas profissões até aqui inimagináveis – alguém se lembraria, há 20 anos, de ter um gestor de redes sociais na sua equipa de Marketing? Ou um especialista em SEO? Ou um Analista de Data? E podíamos continuar. O emprego mudou e está a mudar. A inteligência artificial e a sua massificação em várias áreas e funções e a aplicação de machine learning noutras trará mais uma mudança enorme no mercado de emprego e nos empregos do futuro próximo.

No WYgroup, estamos todos os dias com uma insaciável curiosidade a tentar descobrir o novo. A pesquisar e a tentar recrutar o que ainda não existe. A tentar desenhar as funções do futuro. Sabemos que as profissões vão mudar. No seu âmbito e nas suas capacidades. E logo nas suas necessidades e conhecimentos. Mas será que nos podemos dar ao luxo de desperdiçar profissionais com experiência comprovada em vários setores, mas que, por motivos vários, não tiveram a hipótese de serem expostos aos processos de digitalização? Será que um profissional com 10, 15, 20 anos de experiência profissional não pode ser reconvertido? A resposta é óbvia e linear – é possível e é urgente que essa reconversão seja feita. Se, por um lado, a digitalização promove a destruição de algumas funções de baixo valor acrescentado, também é verdade que cria muitas outras de muito mais elevado valor e para as quais começamos a estar deficitários. E iremos ficar ainda mais no futuro, pelo que o trabalho de reconversão não só é necessário do ponto de vista do desenvolvimento humano, como será imprescindível do ponto de vista do desenvolvimento organizacional.

A inteligência artificial e a sua massificação e a aplicação de machine learning trará mais uma mudança enorme no mercado de emprego e nos empregos do futuro próximo

O momento que estamos a atravessar impele-nos e dirige-nos para essa solução. Acrescentar mais alunos às Universidades de Engenharia e Tecnologia tem um “time-to-market” de, pelo menos, três a cinco anos. Um processo de reconversão de um profissional maduro e competente pode demorar entre seis a 12 meses. O custo económico da escassez de inteligência só será superado a curto prazo reconvertendo, reeducando, e sobretudo, dando oportunidades.

Felizmente, existe em Portugal uma quantidade apreciável de entidades – públicas e privadas – com competências para promover essa transição. Para ajudar a que o momento que estamos a viver seja mais facilmente ultrapassado sem os custos económicos da escassez e o seu consequente aumento de preço. O desafio que fica subjacente é como fazê-lo em tempo útil e com a direção e o rumo certos. O desafio que temos pela frente pode significar um enorme salto qualitativo para o nosso país. Culturalmente, somos um povo tradicionalmente defensivo, que corre poucos riscos, ainda que o nosso passado mais glorioso tenha sido vivido exatamente graças ao arrojo e à audácia que nos levaram por caminhos que mais ninguém tinha percorrido até então.

Este é o momento para o voltar a fazer. Mas desta vez na área da educação e do emprego. Alterando o paradigma do fazer barato, para um de maior valor acrescentado. Alterando da manufatura para o pensamento. Mudando de setor e sobretudo aumentando valor. Se parte dos investimentos das empresas e se uma parte do valor que está no Plano de Recuperação e Resiliência for aplicado na reconversão dos mais de 100.000 portugueses que têm experiência e competência para partirem para um novo desafio profissional de maior valor, partiremos para um novo ciclo de desenvolvimento, onde as nossas competências estão entre as melhores do mundo.

Assim o queiramos fazer.

Siga-nos no LinkedIn, Facebook, Instagram e Twitter e assine aqui a nossa newsletter para receber as mais recentes notícias do setor a cada semana!

Mais sobre CompetênciasEmprego do Futuroopiniãoprofissões do futuroreconversão profissionalreskillingTendências RHupskill/reskillWYgroup
Notícia anterior

Armindo Martins, ex-comandante TAP: “O papel do líder no avião é o de dar espaço e autonomia ao outro”

Notícia seguinte

À conversa com… Inês Vaz Pereira, EY (c/ VÍDEO)

Recomendamos

Transparência salarial: preparação para a Diretiva Europeia

Transparência salarial: preparação para a Diretiva Europeia

19 de Dezembro, 2025
Opinião Ricardo Sousa, Workplace Options. Bem-estar e saúde mental: uma prioridade para as empresas em Portugal

Opinião Ricardo Sousa, Workplace Options. Bem-estar e saúde mental: uma prioridade para as empresas em Portugal

12 de Dezembro, 2025
Opinião Ricardo Faustino, ISQ Academy. Aprender com propósito, crescer com consistência

Opinião Ricardo Faustino, ISQ Academy. Aprender com propósito, crescer com consistência

5 de Dezembro, 2025
ChatGPT e recursos de IA: RH em transformação

ChatGPT e recursos de IA: RH em transformação

28 de Novembro, 2025
Opinião Manuel Moutinho De Carvalho. Políticas de inovação em gestão de pessoas como propósito central na sua fidelização

Opinião Manuel Moutinho De Carvalho. Políticas de inovação em gestão de pessoas como propósito central na sua fidelização

27 de Novembro, 2025
Opinião Nuno Cordeiro, HP. Transformar o trabalho e colocar as pessoas em primeiro lugar

Opinião Nuno Cordeiro, HP. Transformar o trabalho e colocar as pessoas em primeiro lugar

24 de Novembro, 2025
VEJA MAIS
Notícia seguinte
À conversa com… Inês Vaz Pereira, EY (c/ VÍDEO)

À conversa com… Inês Vaz Pereira, EY (c/ VÍDEO)

  • MAIS POPULARES
  • ÚLTIMAS
Já disponíveis as tabelas de retenção de IRS para 2026. Veja aqui!

Já disponíveis as tabelas de retenção de IRS para 2026. Veja aqui!

6 de Janeiro, 2026
Academias de formação: da visão à transformação

Academias de formação: da visão à transformação

11 de Março, 2026
Lauak Portugal tem nova Diretora de Recursos Humanos

Lauak Portugal tem nova Diretora de Recursos Humanos

10 de Fevereiro, 2026
Novo ciclo no ISEG. Mário Caldeira assume presidência até 2030

Novo ciclo no ISEG. Mário Caldeira assume presidência até 2030

30 de Julho, 2026
O mercado de trabalho acaba de dar um sinal que não se via desde 2011

O mercado de trabalho acaba de dar um sinal que não se via desde 2011

30 de Julho, 2026
Transparência salarial: a sua empresa está preparada? Descarregue este guia prático (gratuito)

Transparência salarial: a sua empresa está preparada? Descarregue este guia prático (gratuito)

29 de Julho, 2026

Agenda de Eventos

Out 20
8:30 - 18:00

Global Talent Day 2026

Nov 3
Novembro 3 @ 8:00 - Novembro 5 @ 17:00

Conferência: Labour Law Day

Nov 4
Novembro 4 @ 8:00 - Novembro 6 @ 17:00

Conferência: Transparência Salarial

Nov 5
10:00 - 16:00

This Is Me- Associação Salvador

Nov 24
Novembro 24 @ 8:00 - Novembro 26 @ 17:00

Conferência: Total Rewards Day

Ver calendário
TODOS OS EPISÓDIOS AQUI

Passaporte

Novo ciclo no ISEG. Mário Caldeira assume presidência até 2030

Novo ciclo no ISEG. Mário Caldeira assume presidência até 2030

30 de Julho, 2026
A arquitetura do futuro é híbrida e desenha-se na S+A. Entrevista a Mafalda Carvalho

Mafalda Carvalho é a nova DRH da SER – Senior Exclusive Residences

28 de Julho, 2026
Gi Group Holding Portugal anuncia nova liderança. Saiba quem sucede a Thomas Marra

Gi Group Holding Portugal anuncia nova liderança. Saiba quem sucede a Thomas Marra

15 de Julho, 2026

Newsletter Semanal

  • 15.2k Fans
  • 3k Followers
  • 1.4k Subscribers

RHmagazine | Leia gratuitamente

Vídeos | Eventos by iiRH

https://www.youtube.com/watch?v=gaMUX4V0g_k
https://www.youtube.com/watch?v=2vJi28grd30&t=16s

assinatura da newsletter

O IIRH-Instituto de Informação em Recursos Humanos é o mais importante ponto de encontro do setor da Gestão de Pessoas de Portugal e é detentor da marca RHmagazine. No IIRH proporcionamos interações relevantes aos profissionais de Recursos Humanos, a empresas fornecedoras do setor e a estudiosos da área. Somos inovadores e influentes, criamos conhecimento através dos nossos Estudos e Publicações (RHmagazine, Guias práticos e eBooks) e proporcionamos experiências diferenciadoras de networking nos nossos eventos físicos (Fórum RH, Global Talent Day e Prémios RH) e digitais (webinares). 

Compartilhamos informações transformadoras para as empresas. Facilitamos o networking , criamos oportunidades!  

Somos 100% RH há 28 anos!

Acompanhe-nos nas Redes Socias

Twitter Facebook-f Youtube Instagram Linkedin

© 2020 IIRH. All rights reserved.

Made with ❤ by JCG

Welcome Back!

Login to your account below

Forgotten Password?

Retrieve your password

Please enter your username or email address to reset your password.

Log In

Add New Playlist

No Result
View All Result
  • RHmagazine
    • Ler a RHmagazine Digital GRATUITAMENTE
    • Saiba mais sobre a RHmagazine
    • Arquivo de edições da RHmagazine
    • Assinar a RHmagazine (papel)
  • ATUALIDADE
    • MERCADORH
      • NOTÍCIAS DO MERCADORH
      • PESSOASRH
      • PASSAPORTE
      • CRÓNICAS & OPINIÃO
      • MERCADO DOS BENEFÍCIOS by Edenred
    • ESTRATÉGIA
      • RECRUTAMENTO & ONBOARDING
      • APRENDIZAGEM, FORMAÇÃO E COACHING
      • SAÚDE E BEM ESTAR
      • COMPENSAÇÃO & REMUNERAÇÃO
      • SOFTWARES RH
      • DIREITO DO TRABALHO
      • TENDÊNCIAS RH
      • GESTÃO DA CARREIRA RH
      • ARTIGOS TÉCNICOS
  • EVENTOSRH
    • EVENTOS ONLINE WEBINARS
    • EVENTOS PRESENCIAIS
  • BIBLIOTECARH
    • GUIAS | EBOOKS | ESTUDOS
    • PODCASTS
  • FORNECEDORESRH
  • FormaçãoRH
  • Sobre nós

© 2020 IIRH - All rights reserved. (function(e,t,o,n,p,r,i){e.visitorGlobalObjectAlias=n;e[e.visitorGlobalObjectAlias]=e[e.visitorGlobalObjectAlias]||function(){(e[e.visitorGlobalObjectAlias].q=e[e.visitorGlobalObjectAlias].q||[]).push(arguments)};e[e.visitorGlobalObjectAlias].l=(new Date).getTime();r=t.createElement("script");r.src=o;r.async=true;i=t.getElementsByTagName("script")[0];i.parentNode.insertBefore(r,i)})(window,document,"https://diffuser-cdn.app-us1.com/diffuser/diffuser.js","vgo"); vgo('setAccount', '610690736'); vgo('setTrackByDefault', true); vgo('process');