• IIRH
  • POLÍTICA DE PRIVACIDADE E PROTEÇÃO DE DADOS
ASSINAR NEWSLETTER
Segunda-feira, Maio 23, 2022
  • Login
RHmagazine
  • RHmagazineAssine aqui!
    • Apresentação
    • Arquivo de edições
    • Assinatura da revista
    • ÁREA PESSOAL – Assinatura RHM Digital
  • MERCADO RH
    • COVID19
    • NOTÍCIAS DO MERCADO RH
    • AGENDA DE EVENTOS
    • PASSAPORTE
    • PESSOAS
    • CRÓNICAS & OPINIÃO
  • ESTRATEGIA
    • RECRUTAMENTO & ONBOARDING
    • APRENDIZAGEM, FORMAÇÃO E COACHING
    • SAÚDE E BEM ESTAR
    • COMPENSAÇÃO & REMUNERAÇÃO
    • SOFTWARES RH
    • DIREITO DO TRABALHO
    • TENDÊNCIAS RH
    • GESTÃO DA CARREIRA RH
    • ARTIGOS TÉCNICOS
  • PESSOAS
  • Newsletter
  • GUIARH
  • Webinars & Guias
    • Webinars
    • Guias, ebooks e estudos
  • FormaçãoRH
  • Quem somos
No Result
View All Result
RHmagazine
No Result
View All Result

OPINIÃO: Trabalho remoto: o catalisador para uma nova transformação nas TIC

IIRH Por IIRH
20 de Maio, 2021
em CRÓNICAS & OPINIÃO, MERCADO RH
0
OPINIÃO: Trabalho remoto: o catalisador para uma nova transformação nas TIC
27
Partilhas
300
Visualizações

 

Autora: Daniela Costa, diretora de gestão e desenvolvimento da Eurotux

 


Analisar o que foi o último ano no que respeita aos recursos humanos nas empresas é mergulhar nas profundas alterações que a pandemia Covid-19 impôs a empresas e colaboradores.

No meio de todas as consequências negativas que este “novo normal” nos trouxe, surgiram também várias práticas de trabalho que contribuem positivamente para o bem-estar e saúde de todos.

As empresas viram-se obrigadas a adaptar-se para terem as suas equipas a trabalhar remotamente, criando processos e metodologias que permitem uma maior autonomia na execução das tarefas, mas também exigem maior responsabilidade individual. Adicionalmente, houve uma mudança de paradigma na relação das empresas com os seus clientes. Em Portugal ainda existia muito a necessidade de proximidade na prestação de serviços. Com instalações em Braga há mais de 20 anos, a Eurotux desde sempre prestou os seus serviços remotamente e muitos foram os desafios que enfrentou.

Empresas nas condições geográficas da Eurotux debatiam-se com a dificuldade de fazer com que o mercado aceitasse esta forma de prestar serviços, dada a necessidade de reuniões presenciais e de, perante um problema, o fornecedor conseguir estar em poucos minutos no cliente para o ajudar. Para se adaptar, a Eurotux adotou a estratégia de investir numa frota alargada de veículos e de ter equipas permanentemente na rua, de forma a encurtar as distâncias.

Com a nova realidade imposta pela pandemia, o fator geográfico deixou de ser determinante na escolha de um fornecedor de TI. Mais importante do que estar no edifício ao lado, é fundamental garantir o nível de serviço, com a qualidade exigida, independentemente da localização física da equipa. As reuniões tornam-se muito mais produtivas quando realizadas remotamente: em poucos minutos várias pessoas «encontram-se numa sala» e discutem os assuntos em agenda, com muito menos interrupções e conversas paralelas.

Por outro lado, há a qualidade de vida dos colaboradores. Quantas horas de carro ou de avião se poupam e quanto desse tempo se pode aproveitar com a família, amigos ou passatempos? Uma vida mais saudável e com menos stress permite também realizar o trabalho com maior foco e produtividade.

Olhando para o futuro e aprendendo as lições que a pandemia ensinou ao mercado e especificamente ao setor das empresas de Tecnologias de Informação e Comunicação, esperamos a aplicação de um modelo misto – a possibilidade de coexistir trabalho presencial e remoto. As relações humanas no mundo profissional são importantes e, por isso, acreditamos que o modelo misto é o mais saudável e equilibrado para todas as partes.

No início do ano de 2020, a maior preocupação das empresas foi a de proteger e tranquilizar os colaboradores. Mas o que era um movimento reativo de resposta às implicações de uma pandemia longa e dura acabou por se tornar numa nova forma de olhar para a gestão dos recursos humanos. Esta nova abordagem de valorização pessoal e de ajuste a um trabalho remoto dentro da empresa e na prestação de serviços de TIC aos clientes traduziu-se em alguns casos na reconfiguração do próprio ADN das organizações, com as implicações que essa transformação tem, não apenas nos modelos de negócio, mas também na gestão de recursos humanos, das expectativas dos colaboradores e na forma como eles sentem a empresa e como a empresa neles confia.


ASSINE AQUI A NOSSA NEWSLETTER SEMANAL E RECEBA OS MELHORES ARTIGOS DA SEMANA!
Mais sobre ClientescomunicaçãoremotoreuniõesTecnologias de InformaçãoteletrabalhoTITIC
Notícia anterior

ISQ e ISCTE firmam parceria na área da inteligência artificial e querem fomentar conhecimento em Portugal

Notícia seguinte

Page Assessment passa a designar-se Michael Page Consulting

Notícia seguinte
Page Assessment passa a designar-se Michael Page Consulting

Page Assessment passa a designar-se Michael Page Consulting

Assine aqui

Últimas entradas

ISEG lança uma nova identidade de marca e assinatura

ISEG no ‘Top 50’ das Melhores Escolas de Gestão! Quem o diz é o Financial Times

Por IIRH
23 de Maio, 2022
0

O ISEG foi classificado entre as 50...

Agilidade e transparência na formação e avaliação de desempenho

Metro de Lisboa tem 10 vagas disponíveis para estágios remunerados. Candidate-se até 10 de junho!

Por IIRH
23 de Maio, 2022
0

O Metropolitano de Lisboa (ML) acaba de...

A RHmagazine e a Universidade Europeia comemoram juntas o Dia Internacional dos Recursos Humanos

A RHmagazine e a Universidade Europeia comemoram juntas o Dia Internacional dos Recursos Humanos

Por Ana Rita Maciel
20 de Maio, 2022
0

Foi na tarde de 20 de maio...

ManpowerGroup: Planos de contratação mais fortes no último trimestre do ano

41% dos empregadores portugueses esperam aumentar as suas equipas no 3.º trimestre de 2022

Por IIRH
20 de Maio, 2022
0

Os empregadores nacionais avançam com perspetivas muito...

Sem planos para o verão? O Lidl abriu candidaturas pera estágios remunerados – e há vagas para RH

Sem planos para o verão? O Lidl abriu candidaturas pera estágios remunerados – e há vagas para RH

Por IIRH
20 de Maio, 2022
0

O programa Lidl Summer Up, dirigido a...

VEJA MAIS

Compensação

Siga-nos

Maio 2022
Mai 24 2022

FÓRUM RH 2022

Estádio Sport Lisboa e Benfica
Junho 2022
Jun 01 - 02 2022

Formação: Atração De Talento Na Era Digital

Setembro 2022
Set 23 - 27 2022

Conferência eXperience Agile Week

Outubro 2022
Out 25 2022

Global Talent Day 2022

Auditório da Lispolis - Lisboa
No event found!

O IIRH-Instituto de Informação em Recursos Humanos é o mais importante ponto de encontro do setor da Gestão de Pessoas de Portugal. Proporcionamos interações relevantes aos profissionais de Recursos Humanos, a empresas fornecedoras do setor e a estudiosos da área. Somos inovadores e influentes, criamos conhecimento através dos nossos Estudos e Publicações (RHmagazine, Guias práticos e eBooks) e proporcionamos experiências diferenciadoras de networking nos nossos eventos físicos (Fórum RH, Global Talent Day e Prémios RH) e digitais (webinares). 

Compartilhamos informações transformadoras para as empresas. Facilitamos o networking , criamos oportunidades!  

Somos 100% RH há 26 anos!

Twitter Facebook-f Youtube Instagram Linkedin

© 2020 IIRH. All rights reserved.

Made with ❤ by JCG

No Result
View All Result
  • RHmagazine
    • Apresentação
    • Arquivo de edições
    • Assinatura da revista
    • ÁREA PESSOAL – Assinatura RHM Digital
  • MERCADO RH
    • COVID19
    • NOTÍCIAS DO MERCADO RH
    • AGENDA DE EVENTOS
    • PASSAPORTE
    • PESSOAS
    • CRÓNICAS & OPINIÃO
  • ESTRATEGIA
    • RECRUTAMENTO & ONBOARDING
    • APRENDIZAGEM, FORMAÇÃO E COACHING
    • SAÚDE E BEM ESTAR
    • COMPENSAÇÃO & REMUNERAÇÃO
    • SOFTWARES RH
    • DIREITO DO TRABALHO
    • TENDÊNCIAS RH
    • GESTÃO DA CARREIRA RH
    • ARTIGOS TÉCNICOS
  • PESSOAS
  • Newsletter
  • GUIARH
  • Webinars & Guias
    • Webinars
    • Guias, ebooks e estudos
  • FormaçãoRH
  • Quem somos

© 2020 IIRH - All rights reserved. (function(e,t,o,n,p,r,i){e.visitorGlobalObjectAlias=n;e[e.visitorGlobalObjectAlias]=e[e.visitorGlobalObjectAlias]||function(){(e[e.visitorGlobalObjectAlias].q=e[e.visitorGlobalObjectAlias].q||[]).push(arguments)};e[e.visitorGlobalObjectAlias].l=(new Date).getTime();r=t.createElement("script");r.src=o;r.async=true;i=t.getElementsByTagName("script")[0];i.parentNode.insertBefore(r,i)})(window,document,"https://diffuser-cdn.app-us1.com/diffuser/diffuser.js","vgo"); vgo('setAccount', '610690736'); vgo('setTrackByDefault', true); vgo('process');

Welcome Back!

Login to your account below

Forgotten Password?

Retrieve your password

Please enter your username or email address to reset your password.

Log In