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Eis os desafios que as empresas terão de superar com a ajuda dos RH

IIRH Por IIRH
23 de Abril, 2021
em MERCADO RH, TENDÊNCIAS RH
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Eis os desafios que as empresas terão de superar com a ajuda dos RH
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O mercado empresarial sofreu de forma desigual com o impacto da pandemia, deixando empresas e organizações numa situação delicada, devido a encerramentos forçados e quedas de receita. A Robert Walters, consultora global de recrutamento especializado, apresenta os cinco principais desafios que as empresas terão que superar com a ajuda dos seus departamentos de RH.

  • Guerra pelo talento global

Até há um ano, o teletrabalho era impensável para a grande maioria das empresas portuguesas que não tinham qualquer vínculo com o setor tecnológico. A sua generalização voluntária, ou forçada em inúmeras empresas, local e globalmente, abriu as portas para um novo tipo de trabalho. «Esta situação tem contribuído para que as empresas possam contratar trabalhadores em qualquer parte do mundo, bem como para que qualquer organização, independentemente da sua localização, coloque os holofotes nos talentos portugueses. Essa luta pelo talento obrigará a elevar os padrões de cultura organizacional e de salários de muitas empresas», explica François-Pierre Puech, country manager da Robert Walters Portugal.

  • Mudanças nas estruturas de compensação dos colaboradores

A queda da renda, a mudança nas modalidades de trabalho e as perspetivas de futuro da economia colocaram as estruturas de remuneração que as organizações construíram em risco. Num ambiente de contenção salarial, as empresas terão que aguçar a sua engenhosidade para compensar monetariamente o desempenho de cada profissional no curto, médio e longo prazo. Mas, acima de tudo, as empresas terão de ter especial interesse na remuneração intangível.

«No ambiente turbulento de hoje, algo tão simples como transparência, comunicação fluida e reconhecimento interno contribuem para a estabilidade emocional e satisfação dos colaboradores. Os profissionais exigirão que as suas organizações dissipem aqueles ambientes que geram incertezas, que comuniquem com fluência, invistam na sua formação, cuidem da sua saúde e ofereçam agilidade para a sua conciliação pessoal», esclarece François.

  • Motivação e integração da equipa remota

Devido à situação atual de saúde, muitas empresas não regressaram aos seus escritórios físicos, e mesmo algumas delas, principalmente as pertencentes ao setor de tecnologia, optaram pela implementação do teletrabalho de forma permanente e/ou indefinida.

«Embora a prioridade seja totalmente atraente, os profissionais precisam de estabelecer vínculos afetivos com colegas e superiores para aumentar o orgulho de pertencer. Esse sentimento é mais complicado de alcançar em colaboradores remotos, uma vez que, se não houver um plano de onboarding definido, eles não irão absorver a cultura e os valores corporativos, não se sentirão parte da organização, e o seu desempenho, progressão e lealdade poderão acabar por não ser o esperado», comenta François.

Embora em alguns setores o trabalho remoto seja amplamente requisitado, muitos profissionais com preferência por um modelo híbrido foram obrigados a adaptar-se a essa modalidade. As organizações em que isso ocorre devem reinventar os seus espaços de trabalho para acomodar as demandas e motivações da sua força de trabalho.

  • Impacto interno das reestruturações

O contexto económico tem levado muitas empresas a reestruturarem a sua força de trabalho, seja com saídas forçadas ou com mudanças internas. Porém, se o procedimento não for realizado de forma correta, o sentimento entre os trabalhadores será de distanciamento, diminuindo o comprometimento emocional com a organização.

  • Desenvolvimento interno de novas competências

Um ambiente em mudança exige profissionais ágeis e à frente de novos eventos. As empresas, através dos seus departamentos de RH, devem desenvolver competências entre os seus colaboradores, que facilitem o seu trabalho, desempenho e lhes permitam desenvolver o seu potencial nesses novos ambientes. Nestes programas de formação, qualificação e requalificação, o desenvolvimento das seguintes competências sociais será promovido:

  • Sentido crítico;
  • Curiosidade;
  • Capacidade de síntese;
  • Capacidade de análise;
  • Sensibilidade tecnológica.

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