O evento do IIRH dedicado à formação e desenvolvimento de colaboradores está de volta, para a sua 3.ª edição. Sob o mote “HR Rebooted”, serão abordados temas como liderança, digitalização da aprendizagem, employee experience, diversidade e inclusão nas equipas e saúde mental. Mafalda Ribeiro, autora e palestrante motivacional, será a nossa keynote speaker de encerramento. Inscreva-se e junte-se a nós, dia 23 de novembro, no auditório da LISPOLIS, no Lumiar (Lisboa).
É já no dia 23 de novembro (terça-feira) que regressa o Global Talent Day, em formato presencial. O evento, destinado aos profissionais de RH, e dedicado à formação dos colaboradores, decorrerá ao longo de todo o dia, com a sessão de abertura marcada para as 09h00 e o encerramento previsto para as 17h15. Durante o dia, serão dinamizadas sete mesas redondas, apresentados dois casos práticos, e o final do Global Talent Day está reservado para a palestra motivacional da nossa keynote speaker Mafalda Ribeiro. Apresentamos-lhe, ao pormenor, cada uma das temáticas.
A inaugurar o dia, temos a mesa redonda “2020-2021: Que lições ficam de 2 anos que mudaram o mundo da formação, desenvolvimento e retenção dos colaboradores?”, na qual se irá refletir precisamente sobre os desafios da pandemia para o setor RH, nomeadamente no que à área da formação diz respeito. O que supôs esta crise para os RH? Que processos novos vieram para ficar? É a estas e a mais questões que os oradores já confirmados Nuno Feijoca, head of talent management nos CTT, Bruno Nunes, wellness corporate manager na Holmes Place Health Clubs, e Nuno Martins, chefe da repartição de Carreiras e Promoções na Força Aérea Portuguesa, se propõem a responder.
Segue-se a temática “Novos tempos, novas formas de aprender. O que vai ficar da aprendizagem virtual usada durante o confinamento” a ser debatida por Alexandra Teixeira, training coordinator da Worten, e Pedro Costa Santos, co-founder & CCO na Learninghubz, os oradores, para já, confirmados. Nesta mesa redonda, ficaremos a par das novas tendências de formação, com o incremento de modelos formativos baseados em tecnologia dos MOOC, o e-learning, o micro-learning e até podcasts e tutoriais personalizados.
Pelas 11h, debater-se-á sobre “Employee Centricity: importância que os colaboradores têm na construção da notoriedade de uma marca e na amplificação dos seus conteúdos” com Paulo Rossas, chief innovation officer na Lisbon Digital School. Trabalhadores realizados e satisfeitos, mesmo após o fim do vínculo contratual, poderão ser os embaixadores da marca, fazendo reviews, recomendando a empresa aos amigos… é o que se chama de marketing de proximidade ou de micro influenciadores. Por isso, uma boa experiência do colaborador deve ir desde a fase inicial pré-recrutamento (apresentação da vaga num portal de emprego) e prolongar-se até ao fim, às ditas plataformas de alumni.
Trinta minutos depois, o tema em reflexão será “Employee Value Proposition: o que propor para conseguir atrair e reter talento?”, que à data conta com a confirmação de Luís Antunes, diretor de Recursos Humanos na PHC. Neste novo mundo do teletrabalho, não apresentar uma proposta de valor do colaborador personalizada, isto é, um conjunto de benefícios atraentes em troca do seu trabalho, leva à fuga de talentos. Há, portanto, que apostar numa employee value proposition eficaz para reter os colaboradores.
Na última mesa redonda antes da pausa para almoço, o mote para o debate prende-se com a “Employee Centricity: Como colocar o colaborador no centro da estratégia”, que terá a moderação de Gonçalo Ribeiro, head of management consulting na LCG, e a participação de Cláudia Vieira, learning manager na Jerónimo Martins, como oradora já confirmada.
2.ª parte da programação: Liderança, Proximidade, Bem-estar e Motivação
Depois da pausa para almoço e networking, iremos falar sobre liderança. “Desafios de liderança: um novo modelo de liderança e de gestão de pessoas” é o tema da primeira mesa redonda da tarde, com Rita Figueiredo, head of talent, learning and development na Galp, Carla Belo, human resources manager no Grupo Boticário Portugal, e Miguel Faro Viana, training and development director na Infraestruturas de Portugal. Com a pandemia, revelou-se ainda mais necessária uma liderança empática. Mas como formar e desenvolver as lideranças para este modelo de liderança empática sem esquecer a performance? Como apoiar os líderes nos seus desafios de equipes remotas e cada vez mais multiculturais? É isso que ficaremos a saber!
Segue-se a apresentação do caso do projeto teatral de intervenção comunitária no Vale da Arregaça em Coimbra, que ilustrará o tema da relação entre a arte e o sentimento de pertença e do compromisso entre as pessoas. “Re(ligar) as pessoas através da arte” será conduzido por Sandra Pinheiro, playwriter na Didaskalia.
Às 15h30, será dinamizada a última mesa redonda “Employee experience, engagement e wellbeing: como incorporar a formação na employee experience?”. Como aumentar o engagement e construir uma cultura de aprendizagem contínua dentro da sua organização? Como incorporar o wellbeing no dia a dia dos colaboradores? Felicidade e bem-estar também são parte da formação? Qual o impacto do teletrabalho? Se quer saber a resposta a estas questões então terá de ouvir Armanda Antunes, training & quality manager na Dashlane, Sónia Saraiva, CEO da Human Performance, e João Estanqueiro, people experience manager na EDP, que serão moderados por Sandra Pinheiro, playwriter na Didaskalia.
Antes da palestra de encerramento, poderá ainda contar com o caso prático da Auchan Retail Portugal – “Como a realidade virtual pode transformar a formação de colaboradores?” –, com apresentação de Inês Alvorão, HR manager training & development na empresa.
Por fim, e para acabar com chave d’ouro, teremos connosco Mafalda Ribeiro, autora e palestrante motivacional, e a keynote speaker do dia. Superação, resiliência, reinvenção, saúde mental, adaptabilidade, empatia, diversidade e inclusão foram palavras que ganharam ainda mais relevância no “novo normal”. É a partir delas que Mafalda Ribeiro escreve a sua história há 38 anos, partilhando-a com os demais e motivando. Será a motivação um dom ou um talento? É a motivação um recurso natural ou um instrumento adquirido para lidar com pessoas? A motivação é uma causa ou uma consequência da felicidade? Como é que nos auto-motivamos num ambiente desmotivador? A motivação planta-se ou basta regar? Vai mesmo ter de marcar presença no Global Talent Day 2021 se quiser ser inspirado pela speaker!
Aprendizagem e desenvolvimento, fator de atração e retenção
O “Workplace Learning Report 2021” publicado pelo LinkedIn, com base em inquéritos realizados a mais de 5.000 profissionais espalhados por 27 países, revela dados bastante favoráveis a respeito da formação. 66% dos profissionais considera que a aprendizagem e desenvolvimento (L&D, na sigla em inglês) passou de ser algo “bom de ter” para algo “necessário de ter”. O upskilling e o reskilling estão no topo das áreas com maior enfoque nos programas de L&D para 59% dos inquiridos – um aumento de 15% em relação a junho do ano passado –, com os colaboradores a permanecer nas empresas 2x mais tempo quando existe a possibilidade de mobilidade interna. A resiliência e a fluência digital são as competências mais valorizadas atualmente por estes profissionais e quase dois terços (64%) dos participantes no estudo dizem que a L&D está a contribuir para um ambiente mais diversificado, inclusivo e equitativo nas empresas. 76% dos inquiridos da Geração Z diz que a formação é a chave para uma carreira de sucesso. É para discutir e refletir sobre estas questões e muito mais que deve marcar presença no Global Talent Day 2021. Vai querer perder?
A 3.ª edição do Global Talent Day conta com o patrocínio da Cobee e da Talentia Software (patrocinadores premium) e com a presença dos seguintes expositores: ATEC – Academia de Formação, CECOA – Centro de Formação Profissional para o Comércio e Afins, Didaskalia, Holmes Place, InPar – In Partnership Business Consulting, ISEG – Executive Education, Learninghubz, Lisbon Digital School e Vr2Work.
A entrada no evento é gratuita, mas reservada a profissionais de recursos humanos no ativo em organizações. A entrada realiza-se por convite do IIRH ou de um patrocinador ou expositor do evento.