A Coverflex é uma empresa portuguesa que oferece uma solução de compensação flexível para empresas e colaboradores. Estivemos à conversa com Nuno Pinto, CEO da Coverflex, para perceber com que propósito surgiu esta solução, a quem se destina, e quais os objetivos para o mercado português.
De onde surge a Coverflex e com que propósito?
A Coverflex surge como resposta e solução para os problemas encontrados pelos quatro fundadores ao longo das nossas carreiras e experiências como empreendedores. Ao longo dos anos e das diferentes realidades em que nos víamos inseridos, deparámo-nos com as mesmas dificuldades na gestão da compensação dos colaboradores.
Para começar, a falta de flexibilidade na compensação (salário), que não permite ajustes às diferentes realidades e necessidades de cada colaborador (uns procuram um PPR, outros priorizam um cheque infância, outros têm preferência por um seguro de saúde com mais coberturas, outros gostariam de ter acesso a condições especiais na compra de determinados produtos…). Qualquer solução existente pressupõe outros problemas, como encarar experiências dispersas, complicadas e não digitais, que obrigam gestores a lidar com e a pagar diferentes fornecedores de benefícios (seguros de saúde, cheques creche, cartões refeição…), traduzindo-se estes processos em várias horas de telefonemas, emails, etc.
A forma como todas estas componentes da compensação não estão consolidadas faz com que qualquer empresa que não tenha uma equipa de RH com disponibilidade para investir as horas necessárias na gestão de fornecedores, processos de reembolso e outras burocracias não consiga oferecer benefícios relevantes aos seus colaboradores.
O propósito da Coverflex é o de oferecer uma experiência totalmente diferente e incomparavelmente mais fácil para empresas de qualquer dimensão. No produto que criámos, o gestor da empresa só precisa de definir os parâmetros (quais os benefícios que quer oferecer e quanto quer investir em cada colaborador) e fica a cargo do colaborador otimizar para a sua situação individual, usufruindo do impacto fiscal (para empresa e colaborador) associado aos benefícios sociais.
Os colaboradores querem poder tomar decisões no que diz respeito à sua compensação: como a recebem, quando e como a gastam.
A quem se destinam as soluções da Coverflex? A todas as empresas e colaboradores? Independentemente do tamanho da empresa e do número de colaboradores?
A solução da Coverflex é útil e vantajosa para empresas de todos os tamanhos e perfis. O produto que desenvolvemos é uma forma de melhorar a qualidade de vida dos colaboradores de qualquer tipo de empresa, aumentando o valor líquido que estes recebem ao mesmo tempo que a empresa reduz custos e poupa recursos em gestões burocráticas complicadas e morosas.
Posto isto, uma das grandes vantagens da nossa solução, e uma das partes mais importantes da nossa missão, é permitir que empresas mais pequenas, por exemplo startups e unipessoais, com recursos mais limitados ou sem equipas de RH, consigam oferecer pacotes de compensação mais completos e relevantes para as suas equipas. Dar-lhes as ferramentas para, num espaço de minutos e de forma completamente digital, sem qualquer custo de adesão ou implementação, permitir que os seus colaboradores paguem o infantário ou escola dos seus filhos, ou emitir e gerir os cartões de refeição de toda a equipa na mesma plataforma onde atribuem e gerem seguros de saúde.
Para as grandes empresas, a Coverflex simplifica todos os processos. Hoje em dia, as equipas de RH procuram soluções digitais para consolidar fornecedores e a gestão dos benefícios, eliminando as atuais burocracias e processos de controlo e acompanhamento (aprovação de faturas, gestão de saldos por colaborador, aprovações de despesas…). O que oferecemos dá resposta a estas necessidades.
A Coverflex é uma empresa relativamente recente em Portugal. O que traz esta solução? Quais são os objetivos da Coverflex para o mercado português?
O nosso produto está a ser utilizado pelas empresas e colaboradores desde novembro de 2020, mas estamos a trabalhar no conceito e em todas as suas ramificações e implicações fiscais, legais e laborais desde 2019.
Traz três conceitos novos que todas as empresas procuravam neste domínio: flexibilização (personalização por empresa e colaborador), digitalização (simplicidade na aquisição e gestão) e inovação (fácil usufruto por parte das empresas e colaboradores).
Queremos ser a solução dominante do mercado português no final de 2021. Por esta altura, não temos dúvidas da diferença que o nosso produto tem para todos os concorrentes e esse é o feedback inicial que estamos a receber do mercado e das diversas empresas com quem falamos no dia a dia.
Com quantas empresas se encontram já a trabalhar?
Lançámos o produto em novembro de 2020 e estamos neste momento a trabalhar com centenas de empresas portuguesas, de diferentes áreas, perfis e dimensões. Já há milhares de colaboradores que utilizam o nosso produto no seu dia a dia.
A Coverflex permite uma gestão de compensações num só sítio. Em que se diferencia das restantes soluções já existentes em Portugal?
A primeira grande vantagem é a agregação: como um “all-in-one”, oferecemos os serviços de um fornecedor de cartão refeição, cheque creche/infância e agente de seguros num só sítio. A segunda é a introdução de um cartão que permite agregar o subsídio de alimentação e o saldo de benefícios, solução inovadora no mercado. Através da nossa tecnologia, conseguimos unir estes dois conceitos que tornam o produto distinto em duas vertentes:
1) juntar o cartão refeição à oferta de benefícios, o que permite à empresa centralizar estas gestões num só fornecedor;
2) oferecer flexibilidade ao colaborador no gasto dos benefícios em vez de, como no caso das outras plataformas, obrigar os colaboradores a comprometerem-se com escolhas às vezes feitas com um ano de antecedência.
A flexibilização dos planos de benefícios é cada vez mais determinante, o que se torna evidente para todos dada a situação que vivemos atualmente.
A vida muda e aquilo que parecia prioritário há um ano pode neste momento revelar-se obsoleto. Isto leva a muitas circunstâncias em que colaboradores que tenham tomado decisões acerca dos seus planos de benefícios com demasiada antecedência acabem por não usufruir deles e se sintam frustrados e pouco motivados.
As empresas estão a investir em planos que podem não ser adotados ou utilizados pelos seus colaboradores.
Adicionalmente, temos um preço transparente (valor por colaborador, por mês), que não varia com a utilização. Queremos que o nosso produto seja utilizado sempre que possível, e por isso decidimos não colocar taxas por cada utilização. Com a Coverflex, é claro o investimento que é feito. Conseguimos criar um processo que não tem custos de implementação, não obriga a compromissos anuais e permite uma maior flexibilidade para acompanhar a adaptação de cada empresa.
É essa a proposta de valor que trazemos diferente para o mercado: o nosso sucesso vai ser medido pela adoção das empresas e dos colaboradores aos planos de benefícios. O que pretendemos é ajudar as empresas e os colaboradores a terem uma experiência melhor.
ASSINE AQUI A NOSSA NEWSLETTER SEMANAL E RECEBA OS MELHORES ARTIGOS DA SEMANA!