ASSINAR NEWSLETTER
Segunda-feira, Agosto 10, 2026
  • Login
RHmagazine
  • RHmagazineLEIA AQUI GRATUITAMENTE!
    • Ler a RHmagazine Digital GRATUITAMENTE
    • Saiba mais sobre a RHmagazine
    • Arquivo de edições da RHmagazine
    • Assinar a RHmagazine (papel)
  • ATUALIDADE
    • MERCADORH
      • NOTÍCIAS DO MERCADORH
      • PESSOASRH
      • PASSAPORTE
      • CRÓNICAS & OPINIÃO
      • MERCADO DOS BENEFÍCIOS by Edenred
    • ESTRATÉGIA
      • RECRUTAMENTO & ONBOARDING
      • APRENDIZAGEM, FORMAÇÃO E COACHING
      • SAÚDE E BEM ESTAR
      • COMPENSAÇÃO & REMUNERAÇÃO
      • SOFTWARES RH
      • DIREITO DO TRABALHO
      • TENDÊNCIAS RH
      • GESTÃO DA CARREIRA RH
      • ARTIGOS TÉCNICOS
  • EVENTOSRH
    • EVENTOS ONLINE WEBINARS
    • EVENTOS PRESENCIAIS
  • BIBLIOTECARH
    • GUIAS | EBOOKS | ESTUDOS
    • PODCASTS
  • FORNECEDORESRH
  • FormaçãoRH
  • Sobre nós
No Result
View All Result
RHmagazine
No Result
View All Result

Rita Cadillon, Cegid: “O maior desafio não é técnico – é humano” na integração da PHC

Num contexto de transformação organizacional, a Cegid apostou na mobilidade interna, na formação alinhada com o negócio e na criação de uma cultura comum. Em entrevista à RHmagazine, Rita Cadillon explica como o programa One Cegid estruturou a integração da PHC e que indicadores utilizam para medir impacto em retenção, desempenho e engagement.

Ana Rita Rebelo Por Ana Rita Rebelo
4 de Março, 2026
em DESTAQUES, PESSOAS
0
Rita Cadillon, Cegid: “O maior desafio não é técnico – é humano” na integração da PHC
50
Partilhas
559
Visualizações
“Do ponto de vista de recursos humanos, o maior desafio na integração de uma empresa menor num grupo multinacional não é técnico – é humano.” É desta forma que Rita Cadillon, Diretora de Recursos Humanos da Cegid em Portugal e África, resume o processo de integração da PHC no grupo. Numa organização que conta atualmente com 1.900 colaboradores na região ILA (Ibéria, Espanha e América Latina) e que foi distinguida como Top Employer 2026 em Portugal, a responsável sublinha à RHmagazine que o desafio “passa por garantir alinhamento organizacional sem destruir a identidade que tornou a empresa valiosa”.

A estratégia passou por “mapear o talento crítico, avaliando os níveis de engagement“, e por atuar “juntamente com as lideranças, nos valores e no sentido de pertença, trabalhando para a criação de uma cultura única”. A responsável destaca ainda que “a comunicação interna tem um papel fundamental, com transparência e espaços para questionar”, a par do trabalho desenvolvido “no sentido da equidade interna”, nomeadamente no modelo de trabalho e na harmonização de benefícios.

“Desde o início, criámos o programa One Cegid”, explica Rita Cadillon, salientando que o mesmo tem servido “de base para várias ações de aproximação das pessoas e da sua forma de trabalhar”. Entre as medidas implementadas estão flexibilidade de horários, seis dias de férias adicionais, um dia licença parental alargada” e a possibilidade de trabalho remoto em situações específicas, além da integração de processos e da criação de um programa de eventos internos comuns, que “potencia o sentido de pertença dos colaboradores“.

Quais foram os principais desafios na integração das culturas Cegid e PHC e que decisões estruturais tiveram de tomar?

Do ponto de vista de recursos humanos, o maior desafio na integração de uma empresa menor num grupo multinacional não é técnico – é humano. Passa por garantir alinhamento organizacional sem destruir a identidade que tornou a empresa valiosa.

Nesse sentido, as prioridades estratégicas têm sido a mapear o talento crítico, avaliando os níveis de engagement, atuando, juntamente com as lideranças, nos valores e no sentido de pertença, trabalhando para a criação de uma cultura única. A comunicação interna tem um papel fundamental, com transparência e espaços para questionar. Finalmente, trabalhar no sentido da equidade interna, como, por exemplo, no modelo de trabalho e na harmonização de benefícios.

O programa One Cegid foi o eixo dessa integração. O que mudou concretamente no dia a dia das equipas? Que iniciativas implementaram e que resultados mensuráveis observaram ao longo do último ano?

Desde o início, criámos o programa One Cegid, que tem servido de base para várias ações de aproximação das pessoas e da sua forma de trabalhar. Para isso, criámos um modelo de trabalho que procurou integrar as boas práticas de ambas as empresas, apostando na flexibilidade de horários, seis dias de férias adicionais e medidas de equilíbrio com a vida pessoal, como um dia licença parental alargada e a possibilidade de trabalho remoto em situações específicas.

Além disso, estamos a trabalhar na harmonização de benefícios e, durante este ano, contamos ter realidades bastante aproximadas entre as duas empresas. Também já integramos os processos de recursos humanos e criamos um programa de eventos internos comuns, que potencia o sentido de pertença dos colaboradores.

“Em 2025, foram mais de 50 movimentações e promoções internas em Portugal.”

Que impacto teve a integração na retenção e na mobilidade interna? Podem partilhar dados ou indicadores que evidenciem essa evolução?

A mobilidade interna é uma ferramenta importante no desenvolvimento profissional dos nossos colaboradores. A integração da PHC tem sido uma oportunidade de reorganizar as equipas e de potenciar esse desenvolvimento, criando funções transversais, task forces para apoiar a integração do negócio e preenchendo posições com talento interno. Em 2025, foram mais de 50 movimentações e promoções internas em Portugal.

Num contexto de transformação, que competências de liderança consideraram críticas? Como avaliaram os líderes existentes e que mudanças foram necessárias ao nível de expectativas, desenvolvimento ou substituição de perfis?

Procuramos avaliar e desenvolver as competências de liderança numa empresa em constante mudança e com um alto nível de exigência de performance. A equipa de liderança foi alvo de um assessment exaustivo e temos em curso um programa de formação, que trabalha temas como gestão da mudança em contexto de integração. A capacidade de adaptação, de trabalhar sob pressão e a tomada de decisão são competências essenciais para gerir as equipas e o negócio na Cegid.

Os planos de desenvolvimento individual abrangem todos os colaboradores. Como garantem que são instrumentos efetivos de progressão interna? Que indicadores utilizam para medir impacto em carreira, desempenho e retenção?

Na Cegid, contamos com planos de desenvolvimento individual que são alinhados com as aspirações, competências e potencial de cada colaborador, e integrados na nossa estratégia de gestão de talento.
Para garantir que os planos são instrumentos efetivos de progressão, envolvemos cada colaborador e respetivo líder no processo de definição de objetivos, identificando oportunidades de formação, mentoring, mobilidade interna e participação em projetos estratégicos. Este acompanhamento é contínuo e inclui avaliações regulares de progresso e feedback contínuo, assegurando que o plano se mantém relevante e motivador.

Para medir o impacto, utilizamos indicadores como o número de recrutamentos preenchidos internamente, o número de mobilidades internas, a percentagem de talento com novas posições e percentagem de saídas voluntárias e os respetivos motivos.

Afirmam que a formação está alinhada com a estratégia do negócio. Como operacionalizam esse alinhamento? Que parte da formação responde a prioridades estratégicas e que impacto conseguem demonstrar em resultados organizacionais?

Na Cegid, vemos a formação como um pilar fundamental para o sucesso do negócio e para a concretização da nossa visão estratégica. É pensada para desenvolver as competências necessárias para o negócio. No último ano, a aposta tem sido customer experience e IA generativa, dois eixos fundamentais para nos fazer crescer.

A nível de impacto, a evolução do nosso Employee Net Promoter Score e a redução do churn no último ano demonstram o impacto da priorização da experiência do cliente na nossa atividade, em todas as áreas.

Como conseguiram crescer sem redução estrutural? Que papel tiveram as políticas de retenção e employer branding nesse resultado?

O crescimento do negócio tem permitido manter um número de colaboradores estável, com novas oportunidades e mobilidade internas. A integração é um processo desafiante e que tem exigido uma análise e um repensar de processos, com integração de boas práticas de ambas as empresas.

O nosso maior employer branding está alicerçado em criar uma experiência em que os colaboradores se sintam parte desse processo de mudança e que consigam evoluir com a empresa.


Aproveite e leia já as últimas edições da RHmagazine AQUI

Mais sobre cultura organizacionaldesenvolvimento de pessoasEmployer BrandingEntrevistaequidade internaGestão de talentoliderançaMobilidade Internaone cegidPHCrecursos humanosRHRita CadillonTransformação organizacional
Notícia anterior

IA, liderança e cultura sob pressão: o que vai marcar o People Engagement Summit 2026

Notícia seguinte

Formação em 2026: especialistas determinam o que separa L&D com impacto do invisível

Recomendamos

Mais do que espaço: o escritório como ferramenta de cultura na MSD Portugal

Mais do que espaço: o escritório como ferramenta de cultura na MSD Portugal

10 de Agosto, 2026
Um dia livre por semana? A Geração Z está (quase) a consegui-lo

Da carreira linear ao portefólio profissional: como a Geração Z está a mudar os percursos de trabalho

10 de Agosto, 2026
Opinião Eduardo Marques Lopes, Clan. A formação como motor de atração e desenvolvimento de talento

Opinião Eduardo Marques Lopes, Clan. A formação como motor de atração e desenvolvimento de talento

7 de Agosto, 2026
Crónica: 2025 – O Ano de Todos os Perigos – por Mário Ceitil, Assembleia Geral da APG

Crónica. “Mas haverá ainda lugar para o pensamento estratégico?”, por Mário Ceitil

7 de Agosto, 2026
Pedro Brito: Nova SBE prepara “astronautas corporativos”

Esta é a instituição de ensino superior portuguesa que mais convence os líderes empresariais

6 de Agosto, 2026
61% dos profissionais admitem mudar de emprego após o verão. Como podem as empresas evitar perder talento?

61% dos profissionais admitem mudar de emprego após o verão. Como podem as empresas evitar perder talento?

6 de Agosto, 2026
VEJA MAIS
Notícia seguinte
Formação em 2026: especialistas determinam o que separa L&D com impacto do invisível

Formação em 2026: especialistas determinam o que separa L&D com impacto do invisível

  • MAIS POPULARES
  • ÚLTIMAS
Lauak Portugal tem nova Diretora de Recursos Humanos

Lauak Portugal tem nova Diretora de Recursos Humanos

10 de Fevereiro, 2026
Academias de formação: da visão à transformação

Academias de formação: da visão à transformação

11 de Março, 2026
Sabe em que condições pode aplicar a isenção de horário de trabalho?

Sabe em que condições pode aplicar a isenção de horário de trabalho?

11 de Novembro, 2024
Mais do que espaço: o escritório como ferramenta de cultura na MSD Portugal

Mais do que espaço: o escritório como ferramenta de cultura na MSD Portugal

10 de Agosto, 2026
Um dia livre por semana? A Geração Z está (quase) a consegui-lo

Da carreira linear ao portefólio profissional: como a Geração Z está a mudar os percursos de trabalho

10 de Agosto, 2026
Opinião Eduardo Marques Lopes, Clan. A formação como motor de atração e desenvolvimento de talento

Opinião Eduardo Marques Lopes, Clan. A formação como motor de atração e desenvolvimento de talento

7 de Agosto, 2026

Agenda de Eventos

Out 20
8:30 - 18:00

Global Talent Day 2026

Nov 3
Novembro 3 @ 8:00 - Novembro 5 @ 17:00

Conferência: Labour Law Day

Nov 4
Novembro 4 @ 8:00 - Novembro 6 @ 17:00

Conferência: Transparência Salarial

Nov 5
10:00 - 16:00

This Is Me- Associação Salvador

Nov 24
Novembro 24 @ 8:00 - Novembro 26 @ 17:00

Conferência: Total Rewards Day

Ver calendário
TODOS OS EPISÓDIOS AQUI

Passaporte

Danone Portugal tem uma nova Diretora de Recursos Humanos. Conheça Mathilde Aponte Faucherie

Danone Portugal tem uma nova Diretora de Recursos Humanos. Conheça Mathilde Aponte Faucherie

4 de Agosto, 2026
Novo ciclo no ISEG. Mário Caldeira assume presidência até 2030

Novo ciclo no ISEG. Mário Caldeira assume presidência até 2030

30 de Julho, 2026
A arquitetura do futuro é híbrida e desenha-se na S+A. Entrevista a Mafalda Carvalho

Mafalda Carvalho é a nova DRH da SER – Senior Exclusive Residences

28 de Julho, 2026

Newsletter Semanal

  • 15.2k Fans
  • 3k Followers
  • 1.4k Subscribers

RHmagazine | Leia gratuitamente

Vídeos | Eventos by iiRH

https://www.youtube.com/watch?v=gaMUX4V0g_k
https://www.youtube.com/watch?v=2vJi28grd30&t=16s

assinatura da newsletter

O IIRH-Instituto de Informação em Recursos Humanos é o mais importante ponto de encontro do setor da Gestão de Pessoas de Portugal e é detentor da marca RHmagazine. No IIRH proporcionamos interações relevantes aos profissionais de Recursos Humanos, a empresas fornecedoras do setor e a estudiosos da área. Somos inovadores e influentes, criamos conhecimento através dos nossos Estudos e Publicações (RHmagazine, Guias práticos e eBooks) e proporcionamos experiências diferenciadoras de networking nos nossos eventos físicos (Fórum RH, Global Talent Day e Prémios RH) e digitais (webinares). 

Compartilhamos informações transformadoras para as empresas. Facilitamos o networking , criamos oportunidades!  

Somos 100% RH há 28 anos!

Acompanhe-nos nas Redes Socias

Twitter Facebook-f Youtube Instagram Linkedin

© 2020 IIRH. All rights reserved.

Made with ❤ by JCG

Welcome Back!

Login to your account below

Forgotten Password?

Retrieve your password

Please enter your username or email address to reset your password.

Log In

Add New Playlist

No Result
View All Result
  • RHmagazine
    • Ler a RHmagazine Digital GRATUITAMENTE
    • Saiba mais sobre a RHmagazine
    • Arquivo de edições da RHmagazine
    • Assinar a RHmagazine (papel)
  • ATUALIDADE
    • MERCADORH
      • NOTÍCIAS DO MERCADORH
      • PESSOASRH
      • PASSAPORTE
      • CRÓNICAS & OPINIÃO
      • MERCADO DOS BENEFÍCIOS by Edenred
    • ESTRATÉGIA
      • RECRUTAMENTO & ONBOARDING
      • APRENDIZAGEM, FORMAÇÃO E COACHING
      • SAÚDE E BEM ESTAR
      • COMPENSAÇÃO & REMUNERAÇÃO
      • SOFTWARES RH
      • DIREITO DO TRABALHO
      • TENDÊNCIAS RH
      • GESTÃO DA CARREIRA RH
      • ARTIGOS TÉCNICOS
  • EVENTOSRH
    • EVENTOS ONLINE WEBINARS
    • EVENTOS PRESENCIAIS
  • BIBLIOTECARH
    • GUIAS | EBOOKS | ESTUDOS
    • PODCASTS
  • FORNECEDORESRH
  • FormaçãoRH
  • Sobre nós

© 2020 IIRH - All rights reserved. (function(e,t,o,n,p,r,i){e.visitorGlobalObjectAlias=n;e[e.visitorGlobalObjectAlias]=e[e.visitorGlobalObjectAlias]||function(){(e[e.visitorGlobalObjectAlias].q=e[e.visitorGlobalObjectAlias].q||[]).push(arguments)};e[e.visitorGlobalObjectAlias].l=(new Date).getTime();r=t.createElement("script");r.src=o;r.async=true;i=t.getElementsByTagName("script")[0];i.parentNode.insertBefore(r,i)})(window,document,"https://diffuser-cdn.app-us1.com/diffuser/diffuser.js","vgo"); vgo('setAccount', '610690736'); vgo('setTrackByDefault', true); vgo('process');