ASSINAR NEWSLETTER
Domingo, Novembro 1, 2026
  • Login
RHmagazine
  • RHmagazineLEIA AQUI GRATUITAMENTE!
    • Ler a RHmagazine Digital GRATUITAMENTE
    • Saiba mais sobre a RHmagazine
    • Arquivo de edições da RHmagazine
    • Assinar a RHmagazine (papel)
  • ATUALIDADE
    • MERCADORH
      • NOTÍCIAS DO MERCADORH
      • PESSOASRH
      • PASSAPORTE
      • CRÓNICAS & OPINIÃO
      • MERCADO DOS BENEFÍCIOS by Edenred
    • ESTRATÉGIA
      • RECRUTAMENTO & ONBOARDING
      • APRENDIZAGEM, FORMAÇÃO E COACHING
      • SAÚDE E BEM ESTAR
      • COMPENSAÇÃO & REMUNERAÇÃO
      • SOFTWARES RH
      • DIREITO DO TRABALHO
      • TENDÊNCIAS RH
      • GESTÃO DA CARREIRA RH
      • ARTIGOS TÉCNICOS
  • EVENTOSRH
    • EVENTOS ONLINE WEBINARS
    • EVENTOS PRESENCIAIS
  • BIBLIOTECARH
    • GUIAS | EBOOKS | ESTUDOS
    • PODCASTS
  • FORNECEDORESRH
  • employer branding
  • FormaçãoRH
  • Sobre nós
No Result
View All Result
RHmagazine
No Result
View All Result

Sandrine Teixeira, Lidl Portugal: “Quando o Lidl cresce, os colaboradores crescem connosco”

Com uma estratégia de pessoas alinhada com o crescimento do negócio, o Lidl Portugal consolida pelo 5.º ano consecutivo a sua posição como Top Employer. Percursos claros, formação contínua e uma experiência de colaborador coerente, da integração à progressão, estão no centro dessa consistência. À RHmagazine, Sandrine Teixeira, Chief People Officer da retalhista, explica as opções que lhe dão forma ao longo dos anos.

IIRH Por IIRH
2 de Março, 2026
em Cadernos Especiais, DESTAQUES, HR
1
Cisco: 29 anos de inovação e qualidade no trabalho
34
Partilhas
381
Visualizações
Que opções na gestão de pessoas explicam a continuidade do Lidl como Top Employer?

A nossa distinção pelo quinto ano consecutivo – e este ano com um motivo de orgulho acrescido, por termos alcançado a classificação mais elevada da história do Lidl Portugal – valida o caminho que temos construído. Esta consistência estratégica baseia-se numa cultura de continuidade, no compromisso de valorização das nossas pessoas e na criação de um ambiente de trabalho estruturado, inclusivo e orientado para o desenvolvimento de talento.

O facto de termos recebido também o selo “Enterprise”, que reconhece a transversalidade das nossas práticas a nível global, reforça que a valorização dos colaboradores faz parte do ADN do Lidl. A nossa prioridade é, e continuará a ser, garantir que quem trabalha connosco se sente respeitado e integrado.

O que distingue hoje a proposta de valor do Lidl para atrair e reter talento?

A nossa prioridade tem sido garantir uma proposta de valor sólida desde o primeiro dia. Não oferecemos apenas um emprego; oferecemos um percurso onde a formação é constante e a meritocracia funciona. Para nós, uma carreira de futuro constrói-se garantindo que quem chega se sente acolhido e dispõe, desde o início, das ferramentas certas para evoluir.

Um pilar fundamental desta estratégia é a clareza: os nossos colaboradores têm objetivos de desenvolvimento definidos. Isto garante que todos sabem exatamente o que se espera de si, criando as condições necessárias para oportunidades reais de crescimento e progressão, porque, quando o Lidl cresce, os nossos colaboradores crescem connosco.

Que áreas exigem maior investimento em atração e desenvolvimento de pessoas?

Olhamos para a atração das pessoas certas e para o onboarding como alicerces, assegurando que quem chega se sente integrado na cultura da empresa através de um processo de acolhimento robusto. Além disso, a nossa dimensão – com cerca de 382 mil colaboradores a nível global e mais de oito mil em Portugal – permite-nos oferecer oportunidades reais de mobilidade, desenvolvimento contínuo e crescimento, onde a promoção interna é uma realidade frequente.

O setor do retalho exige uma adaptação rápida e uma consistência que resista ao tempo e às oscilações do mercado. O desafio passa por manter uma dinâmica de evolução, preservando a transversalidade das nossas práticas.

Como garantem, na prática, a experiência prometida pela marca empregadora?

Garantimos essa coerência transformando a nossa promessa em processos claros e mensuráveis. Assegurando que não se trata de ações isoladas, mas de uma cultura de continuidade. Desde o recrutamento, quem se junta a nós encontra um plano claro para a sua inserção na equipa, garantindo o acesso imediato às ferramentas
necessárias para evoluir.

No que toca à progressão, não oferecemos apenas formação pontual, mas um percurso contínuo onde a meritocracia é o motor da promoção interna. Por fim, no bem-estar, a experiência materializa-se em
programas estruturados, como o seguro de saúde ou o projeto “Cuidamos de Ti”, que apoia os colaboradores e o agregado familiar direto no esclarecimento de dúvidas e na superação de desafios pessoais. Desta forma,
asseguramos um ambiente de trabalho inclusivo e orientado para as pessoas.

Que indicadores usam para medir o impacto das práticas de RH nas equipas?

Utilizamos uma combinação de indicadores operacionais e de escuta ativa. Sabemos que o sucesso da operação diária e a experiência positiva dos clientes dependem diretamente do empenho das equipas. Para medir esta motivação de forma rigorosa, realizamos a avaliação de clima organizacional com periodicidade trimestral. Estas ferramentas permitem-nos monitorizar o “pulso” da organização e agir rapidamente para garantir que continuamos no caminho certo.

Que desafios persistem na gestão de pessoas num setor exigente como o retalho?

O sucesso do Lidl em Portugal não se deve apenas à qualidade dos produtos, mas à excelência da operação diária assegurada pelas equipas. Quando investimos no bem-estar, na formação e satisfação, isso reflete-se no serviço em loja, na eficiência logística e na inovação.

Existe uma estreita articulação da estratégia de gestão de pessoas com os objetivos corporativos: se a equipa está motivada, esse entusiasmo transparece na experiência de compra. O nosso crescimento é o retorno do investimento diário nas nossas pessoas. Não damos o trabalho por concluído; o nosso foco mantém-se em oferecer um ambiente estruturado e de excelência para quem trabalha connosco.

  • Clima organizacional avaliado trimestralmente
  • 382.000 colaboradores a nível global (+ de 8.000 em Portugal)
  • 100% abrangidos por programas de bem-estar
  • 100% com avaliação de desempenho e objetivos definidos

Artigo publicado na edição 162 da RHmagazine, referente aos meses de janeiro e fevereiro de 2026


Aproveite e leia já as últimas edições da RHmagazine AQUI

Mais sobre aprendizagem contínuabem estardesenvolvimento de pessoaseficiênciaEquipasescuta ativaformacaoGestão de pessoasInclusãoLidl Portugalrecrutamentoretalhosatisfação
Notícia anterior

Opinião Rosa Martins, Edenred. O futuro dos benefícios extrassalariais

Notícia seguinte

Portugal no top 5 mundial da escassez de talento. Como chegámos aqui e o que mudar?

Recomendamos

Desemprego trava nos 5,8% e mercado de trabalho resiste – mas há sinais que não podem ser ignorados

O currículo pode abrir portas, mas há seis fatores que podem decidir uma contratação

30 de Outubro, 2026
Potenciar o talento: o grande desafio das empresas nos dias de hoje

Potenciar o talento: o grande desafio das empresas nos dias de hoje

30 de Outubro, 2026

Opinião Este artigo Filipa Gameiro, LLH | DBM Portugal. O elo esquecido: os gestores intermédios na transformação organizacional

30 de Outubro, 2026
Turnos, confiança e compromisso: uma nova prioridade para as empresas

Turnos, confiança e compromisso: uma nova prioridade para as empresas

28 de Outubro, 2026
Longevidade: há vida profissional depois dos 50. E as empresas, estão preparadas?

As empresas preocupam-se com o talento de amanhã. E quem prepara a reforma do talento de hoje?

28 de Outubro, 2026
Portugal é campeão europeu a valorizar benefícios. Mas há um problema que as empresas não podem ignorar

Portugal é campeão europeu a valorizar benefícios. Mas há um problema que as empresas não podem ignorar

28 de Outubro, 2026
VEJA MAIS
Notícia seguinte
Portugal no top 5 mundial da escassez de talento. Como chegámos aqui e o que mudar?

Portugal no top 5 mundial da escassez de talento. Como chegámos aqui e o que mudar?

Comentários 1

  1. carla says:
    8 meses ago

    Exmos. Senhores,
    Venho por este meio partilhar algumas preocupações relativamente às condições reais de trabalho vividas em lojas do Lidl em Portugal, empresa que tem sido distinguida com a certificação Top Employer.
    Tendo em conta que esta certificação avalia áreas como o ambiente de trabalho, o bem-estar dos colaboradores, as práticas de gestão de pessoas e o desenvolvimento de talento, considero importante que também seja conhecida a realidade que muitos trabalhadores relatam no terreno.
    Em várias lojas verifica-se uma pressão operacional muito elevada, com equipas frequentemente reduzidas face à quantidade de trabalho exigido. São definidos tempos de execução considerados por muitos colaboradores como irrealistas, incluindo objetivos de reposição de mercadoria com prazos muito curtos, mesmo quando não existe pessoal suficiente para cumprir essas metas.
    Apesar dessas limitações, a orientação transmitida às equipas é que todas as tarefas têm de ficar concluídas rapidamente e com qualidade. Como consequência, torna-se comum que chefias e colaboradores permaneçam além do horário previsto para conseguir finalizar o trabalho diário.
    Outro ponto frequentemente referido prende-se com a desigualdade na distribuição de horários e folgas entre algumas chefias, bem como situações percecionadas como favoritismo dentro das equipas. Em certos contextos surgem também ambientes de trabalho marcados por pressão constante sobre o ritmo de trabalho e críticas frequentes entre colegas.
    Existem ainda relatos de orientações e exigências por parte de níveis superiores de gestão que nem sempre têm em conta a realidade do número de colaboradores disponíveis nas lojas, o que aumenta ainda mais a pressão sobre as equipas locais.
    Como resultado destas situações, tem-se verificado um desgaste físico e psicológico crescente entre trabalhadores, bem como uma elevada rotatividade de colaboradores nas lojas. Muitos profissionais acabam por sair devido à intensidade do trabalho e às condições vividas diariamente. Mesmo entre chefias de secção existe um nível significativo de desmotivação, havendo casos de profissionais que ponderam abandonar a função ou regressar à posição de vendedor.
    Tendo em conta que a certificação Top Employer pretende reconhecer empresas com boas práticas na gestão de pessoas e no ambiente de trabalho, considero importante que estas realidades também possam ser consideradas para garantir uma avaliação completa.
    Com os melhores cumprimentos,

  • MAIS POPULARES
  • ÚLTIMAS
Luís García Bocos começou como estagiário na Vodafone. Mais de uma década depois, assume a direção de RH em Portugal

Luís García Bocos começou como estagiário na Vodafone. Mais de uma década depois, assume a direção de RH em Portugal

26 de Outubro, 2026
Estes foram os seis temas críticos que fizeram cair o acordo da reforma laboral

O salário mínimo vai subir em 2027. Saiba quais os três valores em cima da mesa

12 de Outubro, 2026
Coverflex prevê subida nos custos dos seguros de saúde das empresas em Portugal

O seu salário líquido vai aumentar em novembro. Simule aqui quanto vai receber a mais com a descida de 50% do IRS

21 de Outubro, 2026
Desemprego trava nos 5,8% e mercado de trabalho resiste – mas há sinais que não podem ser ignorados

O currículo pode abrir portas, mas há seis fatores que podem decidir uma contratação

30 de Outubro, 2026
Potenciar o talento: o grande desafio das empresas nos dias de hoje

Potenciar o talento: o grande desafio das empresas nos dias de hoje

30 de Outubro, 2026

Opinião Este artigo Filipa Gameiro, LLH | DBM Portugal. O elo esquecido: os gestores intermédios na transformação organizacional

30 de Outubro, 2026

Agenda de Eventos

Nov 3
Novembro 3 @ 8:00 - Novembro 5 @ 17:00

Conferência: Labour Law Day

Nov 4
Novembro 4 @ 8:00 - Novembro 6 @ 17:00

Conferência: Transparência Salarial

Nov 4
10:00 - 16:00

This Is Me- Associação Salvador

Nov 24
Novembro 24 @ 8:00 - Novembro 26 @ 17:00

Conferência: People Analytics Day

Ver calendário
TODOS OS EPISÓDIOS AQUI

Passaporte

Luís García Bocos começou como estagiário na Vodafone. Mais de uma década depois, assume a direção de RH em Portugal

Luís García Bocos começou como estagiário na Vodafone. Mais de uma década depois, assume a direção de RH em Portugal

26 de Outubro, 2026
Entrou na Eurofirms em 2017 e agora vai liderar a operação em Portugal. Conheça Lucília Queirós

Entrou na Eurofirms em 2017 e agora vai liderar a operação em Portugal. Conheça Lucília Queirós

21 de Outubro, 2026
Da Academia Montepio à Federação Portuguesa de Futebol. O novo desafio de Lurdes Romeiro Serrão

Da Academia Montepio à Federação Portuguesa de Futebol. O novo desafio de Lurdes Romeiro Serrão

13 de Outubro, 2026

Newsletter Semanal

  • 15.2k Fans
  • 3k Followers
  • 1.4k Subscribers

RHmagazine | Leia gratuitamente

Vídeos | Eventos by iiRH

https://www.youtube.com/watch?v=gaMUX4V0g_k
https://www.youtube.com/watch?v=2vJi28grd30&t=16s

assinatura da newsletter

O IIRH-Instituto de Informação em Recursos Humanos é o mais importante ponto de encontro do setor da Gestão de Pessoas de Portugal e é detentor da marca RHmagazine. No IIRH proporcionamos interações relevantes aos profissionais de Recursos Humanos, a empresas fornecedoras do setor e a estudiosos da área. Somos inovadores e influentes, criamos conhecimento através dos nossos Estudos e Publicações (RHmagazine, Guias práticos e eBooks) e proporcionamos experiências diferenciadoras de networking nos nossos eventos físicos (Fórum RH, Global Talent Day e Prémios RH) e digitais (webinares). 

Compartilhamos informações transformadoras para as empresas. Facilitamos o networking , criamos oportunidades!  

Somos 100% RH há 28 anos!

Acompanhe-nos nas Redes Socias

Twitter Facebook-f Youtube Instagram Linkedin

© 2020 IIRH. All rights reserved.

Made with ❤ by JCG

Welcome Back!

Login to your account below

Forgotten Password?

Retrieve your password

Please enter your username or email address to reset your password.

Log In

Add New Playlist

No Result
View All Result
  • RHmagazine
    • Ler a RHmagazine Digital GRATUITAMENTE
    • Saiba mais sobre a RHmagazine
    • Arquivo de edições da RHmagazine
    • Assinar a RHmagazine (papel)
  • ATUALIDADE
    • MERCADORH
      • NOTÍCIAS DO MERCADORH
      • PESSOASRH
      • PASSAPORTE
      • CRÓNICAS & OPINIÃO
      • MERCADO DOS BENEFÍCIOS by Edenred
    • ESTRATÉGIA
      • RECRUTAMENTO & ONBOARDING
      • APRENDIZAGEM, FORMAÇÃO E COACHING
      • SAÚDE E BEM ESTAR
      • COMPENSAÇÃO & REMUNERAÇÃO
      • SOFTWARES RH
      • DIREITO DO TRABALHO
      • TENDÊNCIAS RH
      • GESTÃO DA CARREIRA RH
      • ARTIGOS TÉCNICOS
  • EVENTOSRH
    • EVENTOS ONLINE WEBINARS
    • EVENTOS PRESENCIAIS
  • BIBLIOTECARH
    • GUIAS | EBOOKS | ESTUDOS
    • PODCASTS
  • FORNECEDORESRH
  • employer branding
  • FormaçãoRH
  • Sobre nós

© 2020 IIRH - All rights reserved. (function(e,t,o,n,p,r,i){e.visitorGlobalObjectAlias=n;e[e.visitorGlobalObjectAlias]=e[e.visitorGlobalObjectAlias]||function(){(e[e.visitorGlobalObjectAlias].q=e[e.visitorGlobalObjectAlias].q||[]).push(arguments)};e[e.visitorGlobalObjectAlias].l=(new Date).getTime();r=t.createElement("script");r.src=o;r.async=true;i=t.getElementsByTagName("script")[0];i.parentNode.insertBefore(r,i)})(window,document,"https://diffuser-cdn.app-us1.com/diffuser/diffuser.js","vgo"); vgo('setAccount', '610690736'); vgo('setTrackByDefault', true); vgo('process');