ASSINAR NEWSLETTER
Sexta-feira, Setembro 18, 2026
  • Login
RHmagazine
  • RHmagazineLEIA AQUI GRATUITAMENTE!
    • Ler a RHmagazine Digital GRATUITAMENTE
    • Saiba mais sobre a RHmagazine
    • Arquivo de edições da RHmagazine
    • Assinar a RHmagazine (papel)
  • ATUALIDADE
    • MERCADORH
      • NOTÍCIAS DO MERCADORH
      • PESSOASRH
      • PASSAPORTE
      • CRÓNICAS & OPINIÃO
      • MERCADO DOS BENEFÍCIOS by Edenred
    • ESTRATÉGIA
      • RECRUTAMENTO & ONBOARDING
      • APRENDIZAGEM, FORMAÇÃO E COACHING
      • SAÚDE E BEM ESTAR
      • COMPENSAÇÃO & REMUNERAÇÃO
      • SOFTWARES RH
      • DIREITO DO TRABALHO
      • TENDÊNCIAS RH
      • GESTÃO DA CARREIRA RH
      • ARTIGOS TÉCNICOS
  • EVENTOSRH
    • EVENTOS ONLINE WEBINARS
    • EVENTOS PRESENCIAIS
  • BIBLIOTECARH
    • GUIAS | EBOOKS | ESTUDOS
    • PODCASTS
  • FORNECEDORESRH
  • FormaçãoRH
  • Sobre nós
No Result
View All Result
RHmagazine
No Result
View All Result

Ana Fagulha, NBS: “A gestão de pessoas será cada vez mais orientada por dados”

Em entrevista à RHmagazine, a HR Manager do Nestlé Business Services destaca o que está a mudar na gestão de pessoas e como o centro português se prepara para o futuro.

Ana Rita Rebelo Por Ana Rita Rebelo
19 de Novembro, 2025
em DESTAQUE DA SEMANA, PESSOAS
0
Ana Fagulha, NBS: “A gestão de pessoas será cada vez mais orientada por dados”
126
Partilhas
1.4k
Visualizações
Numa altura em que a Nestlé atravessa uma profunda transformação global, é em Portugal que uma parte desse futuro está a ser construída. No centro de Lisboa, o Nestlé Business Services (NBS) tornou-se um dos motores desta mudança, reunindo cerca de mil profissionais que operam como “um verdadeiro hub de talento para o Grupo Nestlé”, como realça Ana Fagulha, HR Manager na NBS, em entrevista à RHmagazine. 

“As mudanças globais reforçam o papel estratégico de RH, que atua como facilitador da transformação”, sublinha. No NBS, essa evolução traduz-se numa aposta em equipas com “fortes competências digitais”, preparadas para explorar o potencial tecnológico e responder às exigências crescentes do negócio. E é este alinhamento entre talento, tecnologia e visão que tem consolidado o centro português como uma peça-chave no futuro global da Nestlé.

A Nestlé vive uma fase de grande transformação global, com medidas de reestruturação anunciadas recentemente. Que impacto têm estas mudanças no trabalho do departamento de recursos humanos (RH) e no ambiente interno da empresa?

A NBS tem crescido de forma sustentada. Conta, atualmente, com cerca de mil colaboradores e representa um verdadeiro hub de talento para o Grupo Nestlé. Temos apostado na criação de equipas com fortes competências digitais, capazes de maximizar o potencial da tecnologia e, assim, garantir serviços de excelência para todo o grupo.

As mudanças globais reforçam o papel estratégico de RH, que atua como facilitador da transformação.  A nossa missão é criar um ambiente de confiança e transparência, e garantir que as equipas se sentem apoiadas. Trabalhamos para alinhar as necessidades do negócio com o desenvolvimento das pessoas, promovendo uma comunicação clara. Este contexto de evolução contínua reforça a importância de uma cultura interna que valoriza a adaptabilidade, a formação incluindo reskilling e upskilling, a inovação e o desenvolvimento contínuo, pilares que orientam o nosso trabalho em RH e que contribuem para um ambiente dinâmico e colaborativo.

Em tempos de mudança e incerteza, reter talento torna-se um desafio ainda maior. Que estratégias têm ajudado a manter o compromisso e a motivação das equipas?

Manter o compromisso e a motivação das equipas exige uma abordagem centrada nas pessoas. Na Nestlé Business Services, a retenção baseia-se em três pilares: desenvolvimento contínuo, reconhecimento e flexibilidade. Apostamos em programas de aprendizagem personalizados, oportunidades de mobilidade interna e práticas de liderança que promovem inclusão e bem-estar.

Além disso, reforçamos a escuta ativa e o feedback, criando um ambiente onde cada colaborador sente que contribui para um propósito maior. Estas estratégias combinadas são fundamentais para manter as equipas comprometidas.

Como se mantém uma cultura organizacional forte quando as equipas estão dispersas por vários países?

Manter uma cultura organizacional forte num contexto internacional exige foco e consistência. É fundamental garantir que os valores da organização são vividos e comunicados de forma clara, independentemente da localização geográfica, a começar pelos nossos líderes, que representam esses valores no dia-a-dia, através de comportamentos concretos. Na NBS, a comunicação regular e transparente, através de canais digitais eficazes, ajuda a criar um sentimento de proximidade e alinhamento.

“A tecnologia é um acelerador, mas as pessoas continuam a ser o centro da transformação.”

É igualmente essencial promover momentos de conexão entre as equipas de diferentes países, seja através de projetos colaborativos, eventos virtuais ou encontros presenciais, sempre que possível. A valorização da diversidade cultural, aliada a uma visão comum, enriquece a cultura e reforça o sentimento de pertença.

Por fim, reconhecer e celebrar conquistas locais dentro de uma narrativa global contribui para que todos se sintam parte de algo maior, como é a organização da NBS que conta com sete centros de serviço em todo o mundo e mais de oito mil colaboradores.

De que forma é que o investimento em tecnologia pode coexistir com o foco no desenvolvimento humano?

A tecnologia é um acelerador, mas as pessoas continuam a ser o centro da transformação. A automatização liberta tempo para atividades de maior valor, enquanto o investimento em competências digitais e comportamentais assegura que são as Pessoas que lideram a mudança.

Na NBS combinamos a inovação tecnológica com programas de desenvolvimento, promovendo a adaptabilidade e a aprendizagem contínua, permitindo-nos ser uma empresa extremamente dinâmica, com acesso a tecnologias digitais que colocamos ao serviço das pessoas, das marcas e dos produtos da Nestlé. O acesso a este tipo de tecnologia é um dos fatores de sucesso e principais atrativos da NBS, onde os colaboradores podem ter em primeira mão as ferramentas mais recentes disponíveis no setor.

A transformação tecnológica traz também o desafio da requalificação. Que novas competências serão essenciais para os profissionais – líderes e equipas – acompanharem esta mudança?

As competências digitais, o pensamento crítico e a adaptabilidade serão competências essenciais. Acrescentamos ainda competências sociais e emocionais. Estas capacidades permitem que os líderes e as equipas respondam com agilidade às exigências tecnológicas e culturais do futuro. Na NBS, apostamos na formação contínua das nossas pessoas.

Em áreas como a inteligência artificial (IA), a velocidade da transformação é incomparavelmente mais alta do que noutras áreas mais tradicionais, o que significa que as nossas pessoas são constantemente desafiadas a manterem-se permanentemente atualizadas.

Portugal tem ganho destaque como hub de talento dentro da Nestlé. Que fatores explicam esta relevância e que contributo traz o centro nacional para as operações globais?

Portugal destaca-se pela combinação de competências técnicas, proficiência digital e capacidade de trabalhar em ambientes multiculturais, elementos que decorrem da qualidade do nosso ensino e da nossa apetência natural para conviver com outras pessoas e com outras culturas. O nosso centro NBS em Portugal contribui para projetos globais em áreas como serviços partilhados, digitalização e inovação, reforçando a competitividade e a eficiência da Nestlé a nível mundial.

Este é também um importante fator de atratividade e de sucesso da nossa empresa, uma vez que permite aos Colaboradores a participação em iniciativas e projetos absolutamente pioneiros a uma escala global.

Olhando para o futuro, que tendências vão marcar a gestão de pessoas nesta nova fase da Nestlé?

As principais tendências incluem a integração da IA nos processos de RH, a personalização da experiência do colaborador, e a valorização da diversidade e inclusão. A gestão de pessoas será cada vez mais orientada por dados, com um foco claro no desenvolvimento de competências e na criação de ambientes de trabalho saudáveis e colaborativos.

Também na NBS estamos a trabalhar nessa área, no sentido de, através dos dados que recolhemos e tratamos, contribuirmos para facilitar os processos de gestão de RH, tornando-os mais simples e mais eficientes.


Aproveite e leia já as últimas edições da RHmagazine AQUI

Mais sobre Dadosfuturo do trabalhoGestão de pessoasGrupo NestléliderançaNBSNestlé Business Servicesrecursos humanosTalentoTecnologiaTransformação digital
Notícia anterior

Total rewards: a força que transforma a proposta de valor da MSD

Notícia seguinte

Crónica. “Mais tempo, mais futuro”, por Emília Roseiro

Recomendamos

Já são conhecidos os vencedores dos Wellbeing Awards 2026. Espreite a lista completa

Já são conhecidos os vencedores dos Wellbeing Awards 2026. Espreite a lista completa

17 de Setembro, 2026
Entrevista a Maria Antónia Cadillón. O código define, os embaixadores fazem o resto: assim se vive a ética na Lactogal

Entrevista a Maria Antónia Cadillón. O código define, os embaixadores fazem o resto: assim se vive a ética na Lactogal

17 de Setembro, 2026
JPS Kohli, SkillUp: “Continua a existir um desfasamento entre intenção e execução” na requalificação profissional

JPS Kohli, SkillUp: “Continua a existir um desfasamento entre intenção e execução” na requalificação profissional

10 de Setembro, 2026
Coverflex prevê subida nos custos dos seguros de saúde das empresas em Portugal

Aumentos salariais de 3,2% em 2027? Sim, mas não para todos. Passamos a explicar

7 de Setembro, 2026
Há uma nova Top Employer em Portugal. Aubay conquista certificação internacional

Há uma nova Top Employer em Portugal. Aubay conquista certificação internacional

3 de Setembro, 2026
Entrevista a Myriam Ouaki, PARES. Em Portugal, o silêncio também é uma resposta

Entrevista a Myriam Ouaki, PARES. Em Portugal, o silêncio também é uma resposta

25 de Agosto, 2026
VEJA MAIS
Notícia seguinte
Crónica: Construir uma Cultura de Feedback – por Emília Roseiro

Crónica. "Mais tempo, mais futuro", por Emília Roseiro

  • MAIS POPULARES
  • ÚLTIMAS
Pressão dos custos leva empresas portuguesas a rever benefícios

Novo corte do IRS chega aos salários em novembro. Fizemos as contas e há um “mas” que os RH (e trabalhadores) devem saber

16 de Setembro, 2026
RH Talk – O Paradoxo de 2026: mais tecnologia, menos energia humana?

RH Talk – O Paradoxo de 2026: mais tecnologia, menos energia humana?

25 de Junho, 2026
Sabe em que condições pode aplicar a isenção de horário de trabalho?

Sabe em que condições pode aplicar a isenção de horário de trabalho?

11 de Novembro, 2024
Já são conhecidos os vencedores dos Wellbeing Awards 2026. Espreite a lista completa

Já são conhecidos os vencedores dos Wellbeing Awards 2026. Espreite a lista completa

17 de Setembro, 2026
Entrevista a Maria Antónia Cadillón. O código define, os embaixadores fazem o resto: assim se vive a ética na Lactogal

Entrevista a Maria Antónia Cadillón. O código define, os embaixadores fazem o resto: assim se vive a ética na Lactogal

17 de Setembro, 2026
Porque saem os colaboradores e o que ainda os faz querer ficar (segundo 258 DRH)

Vai despedir-se? Não entregue a carta antes de saber isto

17 de Setembro, 2026

Agenda de Eventos

Set 19
9:00 - 19:00

EU DECIDO 2026

Set 30
9:00 - 12:30

Employer Branding by iiRH 2026

Out 1
10:00 - 11:00

Human Risk Insights Talks

Out 20
8:30 - 18:00

Global Talent Day 2026

Nov 3
Novembro 3 @ 8:00 - Novembro 5 @ 17:00

Conferência: Labour Law Day

Ver calendário
TODOS OS EPISÓDIOS AQUI

Passaporte

LeYa inicia novo capítulo com Sofia Correia de Barros como CEO

LeYa inicia novo capítulo com Sofia Correia de Barros como CEO

7 de Setembro, 2026
Carla Sousa é a nova Business Director da Unidade de Serviços da Talenter

Carla Sousa é a nova Business Director da Unidade de Serviços da Talenter

4 de Setembro, 2026
Manuel Flahault é o novo rosto da liderança da Air France-KLM na Península Ibérica

Manuel Flahault é o novo rosto da liderança da Air France-KLM na Península Ibérica

1 de Setembro, 2026

Newsletter Semanal

  • 15.2k Fans
  • 3k Followers
  • 1.4k Subscribers

RHmagazine | Leia gratuitamente

Vídeos | Eventos by iiRH

https://www.youtube.com/watch?v=gaMUX4V0g_k
https://www.youtube.com/watch?v=2vJi28grd30&t=16s

assinatura da newsletter

O IIRH-Instituto de Informação em Recursos Humanos é o mais importante ponto de encontro do setor da Gestão de Pessoas de Portugal e é detentor da marca RHmagazine. No IIRH proporcionamos interações relevantes aos profissionais de Recursos Humanos, a empresas fornecedoras do setor e a estudiosos da área. Somos inovadores e influentes, criamos conhecimento através dos nossos Estudos e Publicações (RHmagazine, Guias práticos e eBooks) e proporcionamos experiências diferenciadoras de networking nos nossos eventos físicos (Fórum RH, Global Talent Day e Prémios RH) e digitais (webinares). 

Compartilhamos informações transformadoras para as empresas. Facilitamos o networking , criamos oportunidades!  

Somos 100% RH há 28 anos!

Acompanhe-nos nas Redes Socias

Twitter Facebook-f Youtube Instagram Linkedin

© 2020 IIRH. All rights reserved.

Made with ❤ by JCG

Welcome Back!

Login to your account below

Forgotten Password?

Retrieve your password

Please enter your username or email address to reset your password.

Log In

Add New Playlist

No Result
View All Result
  • RHmagazine
    • Ler a RHmagazine Digital GRATUITAMENTE
    • Saiba mais sobre a RHmagazine
    • Arquivo de edições da RHmagazine
    • Assinar a RHmagazine (papel)
  • ATUALIDADE
    • MERCADORH
      • NOTÍCIAS DO MERCADORH
      • PESSOASRH
      • PASSAPORTE
      • CRÓNICAS & OPINIÃO
      • MERCADO DOS BENEFÍCIOS by Edenred
    • ESTRATÉGIA
      • RECRUTAMENTO & ONBOARDING
      • APRENDIZAGEM, FORMAÇÃO E COACHING
      • SAÚDE E BEM ESTAR
      • COMPENSAÇÃO & REMUNERAÇÃO
      • SOFTWARES RH
      • DIREITO DO TRABALHO
      • TENDÊNCIAS RH
      • GESTÃO DA CARREIRA RH
      • ARTIGOS TÉCNICOS
  • EVENTOSRH
    • EVENTOS ONLINE WEBINARS
    • EVENTOS PRESENCIAIS
  • BIBLIOTECARH
    • GUIAS | EBOOKS | ESTUDOS
    • PODCASTS
  • FORNECEDORESRH
  • FormaçãoRH
  • Sobre nós

© 2020 IIRH - All rights reserved. (function(e,t,o,n,p,r,i){e.visitorGlobalObjectAlias=n;e[e.visitorGlobalObjectAlias]=e[e.visitorGlobalObjectAlias]||function(){(e[e.visitorGlobalObjectAlias].q=e[e.visitorGlobalObjectAlias].q||[]).push(arguments)};e[e.visitorGlobalObjectAlias].l=(new Date).getTime();r=t.createElement("script");r.src=o;r.async=true;i=t.getElementsByTagName("script")[0];i.parentNode.insertBefore(r,i)})(window,document,"https://diffuser-cdn.app-us1.com/diffuser/diffuser.js","vgo"); vgo('setAccount', '610690736'); vgo('setTrackByDefault', true); vgo('process');