ASSINAR NEWSLETTER
Sexta-feira, Julho 31, 2026
  • Login
RHmagazine
  • RHmagazineLEIA AQUI GRATUITAMENTE!
    • Ler a RHmagazine Digital GRATUITAMENTE
    • Saiba mais sobre a RHmagazine
    • Arquivo de edições da RHmagazine
    • Assinar a RHmagazine (papel)
  • ATUALIDADE
    • MERCADORH
      • NOTÍCIAS DO MERCADORH
      • PESSOASRH
      • PASSAPORTE
      • CRÓNICAS & OPINIÃO
      • MERCADO DOS BENEFÍCIOS by Edenred
    • ESTRATÉGIA
      • RECRUTAMENTO & ONBOARDING
      • APRENDIZAGEM, FORMAÇÃO E COACHING
      • SAÚDE E BEM ESTAR
      • COMPENSAÇÃO & REMUNERAÇÃO
      • SOFTWARES RH
      • DIREITO DO TRABALHO
      • TENDÊNCIAS RH
      • GESTÃO DA CARREIRA RH
      • ARTIGOS TÉCNICOS
  • EVENTOSRH
    • EVENTOS ONLINE WEBINARS
    • EVENTOS PRESENCIAIS
  • BIBLIOTECARH
    • GUIAS | EBOOKS | ESTUDOS
    • PODCASTS
  • FORNECEDORESRH
  • FormaçãoRH
  • Sobre nós
No Result
View All Result
RHmagazine
No Result
View All Result

3.º Fórum de Learning & Development – Culture of High Performance: quando a aprendizagem serve a performance

IIRH Por IIRH
4 de Maio, 2026
em APRENDIZAGEM & FORMAÇÃO, DESTAQUES
0
3.º Fórum de Learning & Development – Culture of High Performance: quando a aprendizagem serve a performance
27
Partilhas
297
Visualizações

Por Fábio Miguel Rodrigues, PwC’s Academy Senior Executive

No passado dia 16 de abril de 2026, a PwC’s Academy, em parceria com a IE University e o IIRH como media partner, reuniu profissionais de Learning & Development, Academias Corporativas e Recursos Humanos no 3.º Fórum de Learning & Development. Esta edição teve como tema central Culture of High Performance, colocando o foco no papel estratégico do L&D na construção de culturas de desempenho sustentáveis, orientadas a resultados e centradas nas pessoas.

Num contexto marcado por elevada pressão organizacional, rápida evolução tecnológica e escassez de competências críticas, o Fórum afirmou-se como um espaço de reflexão e partilha, reunindo líderes, especialistas e responsáveis de L&D em torno de um desafio comum: alinhar aprendizagem, performance e talento de forma integrada e com impacto real no negócio.

Da academia ao ecossistema de aprendizagem

A abertura do Fórum esteve a cargo de Catarina João Morgado, PwC’s Academy Director, que apresentou uma leitura evolutiva das academias corporativas com foco grandes tendências atuais. Da formação isolada e reativa à construção de verdadeiros ecossistemas de aprendizagem, performance, carreira e talento, ficou clara a mudança profunda no papel do L&D nas organizações e nos seus negócios.

Segundo dados partilhados, apenas 36% das organizações atingiram hoje este nível de maturidade, em que a aprendizagem está diretamente ligada à performance e às decisões estratégicas de talento. Este cenário reforça a necessidade dos profissionais de L&D se posicionarem como verdadeiros consultores do negócio, capazes de diagnosticar necessidades, desenhar soluções relevantes e medir impacto.

Ao longo da sua intervenção, Catarina Morgado desenvolveu ainda o conceito de Cultura de Alto Desempenho. Longe de significar pressão constante ou intensidade permanente, uma cultura de high performance assenta em sistemas bem desenhados, que combinam elevadas expectativas com elevados níveis de suporte organizacional.

Ficou também claro que a aprendizagem organizacional encontra-se, hoje, num claro ponto de viragem. Dados partilhados indicam que 79% dos CEO identificam a falta de competências como uma ameaça direta ao crescimento dos seus negócios, o que coloca o desenvolvimento de pessoas no centro das decisões estratégicas. Não se trata apenas de aprender mais, mas de aprender ao ritmo e ao nível que a performance exige. Este equilíbrio entre cultura de aprendizagem e cultura de performance foi um dos eixos estruturantes da reflexão ao longo desta manhã.

More. Better. Now.

Seguiu-se a reflexão trazida pelo Professor Sergey Gorbatov, da IE University, em torno do modelo More. Better. Now (MBN), que propõe uma nova lógica para a liderança e gestão de talento num contexto de mercados cada vez mais assimétricos.

Num cenário marcado pela aceleração tecnológica e pela integração da inteligência artificial no trabalho diário, o Professor Gorbatov destacou que estratégias de talento indiferenciadas já não são apenas ineficazes – são estrategicamente negligentes. O mercado de trabalho está a dividir-se entre funções amplificadas pela IA, funções profundamente reconfiguradas e outras progressivamente substituídas, o que exige escolhas conscientes sobre onde investir mais, onde desenvolver melhor e onde agir agora.

O modelo proposto como um instrumento de diagnóstico e decisão, ajudando líderes e profissionais de L&D a equilibrar três tensões críticas: diferenciação e inclusão, profundidade técnica e versatilidade, desafio e compaixão. Mais do que um framework estático, trata-se de uma lente estratégica que reforça o papel do L&D como mediador entre estratégia, liderança e resultados sustentáveis.

Casos práticos: da estratégia à execução

A discussão desenvolvida ao longo do Fórum traduziu-se nos casos práticos apresentados, que ilustraram diferentes formas de alinhar aprendizagem, desempenho e liderança em contextos organizacionais distintos, mas marcados por desafios comuns.

Do Grupo Casais, Inês Faria partilhou a experiência da organização na implementação de uma Arquitetura de Talento assente em competências, sublinhando o seu papel enquanto infraestrutura transversal a todo o ciclo de gestão de pessoas – da atração ao desenvolvimento, passando pela mobilidade e progressão. A ligação entre competências, aprendizagem e contexto real de trabalho reforçou a ideia de que o desenvolvimento só gera impacto quando está integrado nas decisões operacionais e de carreira.

Em representação da PwC Portugal, Alexia de Andrade apresentou a abordagem da organização à construção de uma Culture of High Performance, destacando o papel do feedback contínuo e multidirecional como mecanismo central de aprendizagem, alinhamento e desenvolvimento. A partilha evidenciou como a promoção da segurança psicológica, aliada a práticas consistentes de feedback, permite reforçar a clareza comportamental, acelerar ciclos de aprendizagem e tornar o desempenho mais sustentável ao longo do tempo.

Já o novobanco, através da intervenção de Carla Relvas, apresentou a construção do seu Ecossistema de Aprendizagem em Competências Digitais, com particular enfoque na literacia em Inteligência Artificial e na adoção do Copilot. Este caso demonstrou como o L&D pode assumir um papel ativo na transformação digital, combinando desenvolvimento de competências, adoção tecnológica e foco em resultados mensuráveis para o negócio.

Reflexões finais: muito mais do que formação

O 3.º Fórum de Learning & Development deixou uma mensagem clara: culturas de alto desempenho não nascem da pressão nem de iniciativas isoladas, mas de sistemas que ligam aprendizagem, liderança e performance de forma consistente ao longo do tempo.

Se assim é, então o papel do L&D também tem de mudar. Já não basta entregar formação ou responder a pedidos do negócio. O L&D é chamado a desenhar práticas, rotinas e escolhas que sustentem o desenvolvimento das pessoas e tornem a performance sustentável. Mais do que desenvolver competências individuais, o desafio está em construir capacidade coletiva e ajudar as organizações a aprender e a evoluir num contexto de mudança permanente.


Aproveite e leia já as últimas edições da RHmagazine AQUI

Mais sobre academias corporativascultura organizacionaldesempenhodesenvolvimento de pessoaseventos rhformacaoGestão de talentoIE UniversityLearning and DevelopmentliderançaPortugalPwCrecursos humanosTalento
Notícia anterior

Páginas Amarelas cria área de People & Culture e chama Marta Reis para liderar mudança. Conheça-a

Notícia seguinte

Como a MC Sonae deu voz ao silêncio sobre saúde mental

Recomendamos

Crónica: O que é isso de Mindset Digital? – por Catarina João Morgado, PwC’s Academy

Crónica. “Entre a crítica, a leveza e 100.000 pessoas a dançar”, por Catarina João Morgado

31 de Julho, 2026
“Simples, eficaz e integrada”: Michael Page aposta em marca única para reforçar resposta às empresas

“Simples, eficaz e integrada”: Michael Page aposta em marca única para reforçar resposta às empresas

31 de Julho, 2026
Tem uma proposta de emprego em vista? Nova funcionalidade da Coverflex quer garantir que não lhe escapa nenhum detalhe

Tem uma proposta de emprego em vista? Nova funcionalidade da Coverflex quer garantir que não lhe escapa nenhum detalhe

30 de Julho, 2026
Novo ciclo no ISEG. Mário Caldeira assume presidência até 2030

Novo ciclo no ISEG. Mário Caldeira assume presidência até 2030

30 de Julho, 2026
O mercado de trabalho acaba de dar um sinal que não se via desde 2011

O mercado de trabalho acaba de dar um sinal que não se via desde 2011

30 de Julho, 2026
Transparência salarial: a sua empresa está preparada? Descarregue este guia prático (gratuito)

Transparência salarial: a sua empresa está preparada? Descarregue este guia prático (gratuito)

29 de Julho, 2026
VEJA MAIS
Notícia seguinte
Como a MC Sonae deu voz ao silêncio sobre saúde mental

Como a MC Sonae deu voz ao silêncio sobre saúde mental

  • MAIS POPULARES
  • ÚLTIMAS
Academias de formação: da visão à transformação

Academias de formação: da visão à transformação

11 de Março, 2026
Já disponíveis as tabelas de retenção de IRS para 2026. Veja aqui!

Já disponíveis as tabelas de retenção de IRS para 2026. Veja aqui!

6 de Janeiro, 2026
Carla Caracol assume liderança de RH de Engineering & Construction na Proman

Carla Caracol assume liderança de RH de Engineering & Construction na Proman

10 de Março, 2026
Crónica: O que é isso de Mindset Digital? – por Catarina João Morgado, PwC’s Academy

Crónica. “Entre a crítica, a leveza e 100.000 pessoas a dançar”, por Catarina João Morgado

31 de Julho, 2026
“Simples, eficaz e integrada”: Michael Page aposta em marca única para reforçar resposta às empresas

“Simples, eficaz e integrada”: Michael Page aposta em marca única para reforçar resposta às empresas

31 de Julho, 2026
Tem uma proposta de emprego em vista? Nova funcionalidade da Coverflex quer garantir que não lhe escapa nenhum detalhe

Tem uma proposta de emprego em vista? Nova funcionalidade da Coverflex quer garantir que não lhe escapa nenhum detalhe

30 de Julho, 2026

Agenda de Eventos

Out 20
8:30 - 18:00

Global Talent Day 2026

Nov 3
Novembro 3 @ 8:00 - Novembro 5 @ 17:00

Conferência: Labour Law Day

Nov 4
Novembro 4 @ 8:00 - Novembro 6 @ 17:00

Conferência: Transparência Salarial

Nov 5
10:00 - 16:00

This Is Me- Associação Salvador

Nov 24
Novembro 24 @ 8:00 - Novembro 26 @ 17:00

Conferência: Total Rewards Day

Ver calendário
TODOS OS EPISÓDIOS AQUI

Passaporte

Novo ciclo no ISEG. Mário Caldeira assume presidência até 2030

Novo ciclo no ISEG. Mário Caldeira assume presidência até 2030

30 de Julho, 2026
A arquitetura do futuro é híbrida e desenha-se na S+A. Entrevista a Mafalda Carvalho

Mafalda Carvalho é a nova DRH da SER – Senior Exclusive Residences

28 de Julho, 2026
Gi Group Holding Portugal anuncia nova liderança. Saiba quem sucede a Thomas Marra

Gi Group Holding Portugal anuncia nova liderança. Saiba quem sucede a Thomas Marra

15 de Julho, 2026

Newsletter Semanal

  • 15.2k Fans
  • 3k Followers
  • 1.4k Subscribers

RHmagazine | Leia gratuitamente

Vídeos | Eventos by iiRH

https://www.youtube.com/watch?v=gaMUX4V0g_k
https://www.youtube.com/watch?v=2vJi28grd30&t=16s

assinatura da newsletter

O IIRH-Instituto de Informação em Recursos Humanos é o mais importante ponto de encontro do setor da Gestão de Pessoas de Portugal e é detentor da marca RHmagazine. No IIRH proporcionamos interações relevantes aos profissionais de Recursos Humanos, a empresas fornecedoras do setor e a estudiosos da área. Somos inovadores e influentes, criamos conhecimento através dos nossos Estudos e Publicações (RHmagazine, Guias práticos e eBooks) e proporcionamos experiências diferenciadoras de networking nos nossos eventos físicos (Fórum RH, Global Talent Day e Prémios RH) e digitais (webinares). 

Compartilhamos informações transformadoras para as empresas. Facilitamos o networking , criamos oportunidades!  

Somos 100% RH há 28 anos!

Acompanhe-nos nas Redes Socias

Twitter Facebook-f Youtube Instagram Linkedin

© 2020 IIRH. All rights reserved.

Made with ❤ by JCG

Welcome Back!

Login to your account below

Forgotten Password?

Retrieve your password

Please enter your username or email address to reset your password.

Log In

Add New Playlist

No Result
View All Result
  • RHmagazine
    • Ler a RHmagazine Digital GRATUITAMENTE
    • Saiba mais sobre a RHmagazine
    • Arquivo de edições da RHmagazine
    • Assinar a RHmagazine (papel)
  • ATUALIDADE
    • MERCADORH
      • NOTÍCIAS DO MERCADORH
      • PESSOASRH
      • PASSAPORTE
      • CRÓNICAS & OPINIÃO
      • MERCADO DOS BENEFÍCIOS by Edenred
    • ESTRATÉGIA
      • RECRUTAMENTO & ONBOARDING
      • APRENDIZAGEM, FORMAÇÃO E COACHING
      • SAÚDE E BEM ESTAR
      • COMPENSAÇÃO & REMUNERAÇÃO
      • SOFTWARES RH
      • DIREITO DO TRABALHO
      • TENDÊNCIAS RH
      • GESTÃO DA CARREIRA RH
      • ARTIGOS TÉCNICOS
  • EVENTOSRH
    • EVENTOS ONLINE WEBINARS
    • EVENTOS PRESENCIAIS
  • BIBLIOTECARH
    • GUIAS | EBOOKS | ESTUDOS
    • PODCASTS
  • FORNECEDORESRH
  • FormaçãoRH
  • Sobre nós

© 2020 IIRH - All rights reserved. (function(e,t,o,n,p,r,i){e.visitorGlobalObjectAlias=n;e[e.visitorGlobalObjectAlias]=e[e.visitorGlobalObjectAlias]||function(){(e[e.visitorGlobalObjectAlias].q=e[e.visitorGlobalObjectAlias].q||[]).push(arguments)};e[e.visitorGlobalObjectAlias].l=(new Date).getTime();r=t.createElement("script");r.src=o;r.async=true;i=t.getElementsByTagName("script")[0];i.parentNode.insertBefore(r,i)})(window,document,"https://diffuser-cdn.app-us1.com/diffuser/diffuser.js","vgo"); vgo('setAccount', '610690736'); vgo('setTrackByDefault', true); vgo('process');