ASSINAR NEWSLETTER
Quarta-feira, Setembro 16, 2026
  • Login
RHmagazine
  • RHmagazineLEIA AQUI GRATUITAMENTE!
    • Ler a RHmagazine Digital GRATUITAMENTE
    • Saiba mais sobre a RHmagazine
    • Arquivo de edições da RHmagazine
    • Assinar a RHmagazine (papel)
  • ATUALIDADE
    • MERCADORH
      • NOTÍCIAS DO MERCADORH
      • PESSOASRH
      • PASSAPORTE
      • CRÓNICAS & OPINIÃO
      • MERCADO DOS BENEFÍCIOS by Edenred
    • ESTRATÉGIA
      • RECRUTAMENTO & ONBOARDING
      • APRENDIZAGEM, FORMAÇÃO E COACHING
      • SAÚDE E BEM ESTAR
      • COMPENSAÇÃO & REMUNERAÇÃO
      • SOFTWARES RH
      • DIREITO DO TRABALHO
      • TENDÊNCIAS RH
      • GESTÃO DA CARREIRA RH
      • ARTIGOS TÉCNICOS
  • EVENTOSRH
    • EVENTOS ONLINE WEBINARS
    • EVENTOS PRESENCIAIS
  • BIBLIOTECARH
    • GUIAS | EBOOKS | ESTUDOS
    • PODCASTS
  • FORNECEDORESRH
  • FormaçãoRH
  • Sobre nós
No Result
View All Result
RHmagazine
No Result
View All Result

Rita Silva, Aon Portugal. “Não basta pagar bem, é preciso recompensar melhor”

Na visão de Rita Silva, Human Capital Portugal Deputy da Aon Portugal, os riscos humanos deixaram de ser uma variável operacional para assumir um peso estratégico nas organizações. A resposta, segundo a própria, passa por cruzar dados, benefícios, saúde e bem-estar numa abordagem mais integrada à gestão de talento.

IIRH Por IIRH
18 de Maio, 2026
em Cadernos Especiais, DESTAQUES, HR
0
Rita Silva, Aon Portugal. “Não basta pagar bem, é preciso recompensar melhor”
18
Partilhas
198
Visualizações
Como está a Aon Portugal a apoiar a gestão dos riscos do capital humano e que tendências são mais críticas no mercado português?

Num contexto em que o capital humano se tornou um dos principais fatores de risco e competitividade, a Aon Portugal reforça o apoio às organizações com modelos que combinam dados, tecnologia e consultoria especializada. Isso implica olhar não apenas para salários, mas para o conjunto de total rewards – compensação, benefícios, saúde, bem-estar e experiência do colaborador – e perceber como influenciam atração, retenção, produtividade e engagement.

As empresas enfrentam desafios relacionados com pressão salarial, rotatividade e dificuldade de retenção, maior rigor no planeamento de aumentos e exigências de transparência e equidade salarial. Paralelamente, temas como saúde mental, produtividade, absentismo e bem-estar exigem abordagens mais estruturadas, pelo impacto direto em custos e continuidade de negócio.

Na prática, apoiamos as organizações em projetos de diagnóstico de risco humano, construção de estruturas salariais e de carreira e programas de saúde e bem-estar, ajudando a transformar estes riscos em alavancas de competitividade.

A gestão de benefícios e programas de saúde tornou-se central na atração e retenção. Que mudanças nas prioridades de empresas e colaboradores?

Vemos uma evolução clara do papel dos benefícios: deixam de ser um complemento para se tornarem um dos principais instrumentos de atração, retenção e reforço da proposta de valor ao colaborador. Os colaboradores continuam a valorizar remuneração competitiva, mas a combinação entre pay e benefícios é hoje o principal fator de escolha e permanência numa organização.

Globalmente, os nossos estudos mostram que a maioria dos empregadores está a ajustar a sua estratégia de total rewards e a articulá-la melhor com o EVP, mas reconhece que ainda há espaço para melhorar a medição do impacto destes programas na produtividade e no desempenho. Ao mesmo tempo, mais de metade dos colaboradores valoriza a personalização dos benefícios, embora poucos sintam que têm essa possibilidade, o que demonstra margem para maior alinhamento entre a proposta de valor das organizações e as aspirações das suas pessoas.

Além disso, os custos médicos continuam a crescer acima da inflação, obrigando as empresas a serem mais seletivas e a investir em programas com impacto real em saúde e produtividade. Neste contexto, tem-se assistido ao crescimento da oferta de serviços de saúde digital, apoio psicológico e programas de bem-estar integrados.

As empresas procuram responder às necessidades de uma força de trabalho mais diversa e exigente. Há uma preocupação em ajustar benefícios por segmentos – famílias com filhos, trabalhadores mais seniores, perfis altamente qualificados – impulsionando modelos flexíveis que permitam aos colaboradores escolher benefícios de acordo com o seu momento de vida.

Para os líderes de recursos humanos (RH), o foco está em alinhar compensação e benefícios com a estratégia de talento: compreender o que é diferenciador para segmentos críticos e desenhar programas que combinem compensação, saúde, proteção financeira e flexibilidade, com disciplina na gestão do investimento.

Como estão a análise de dados e modelos preditivos a transformar compensação, benefícios e risco humano nas empresas portuguesas?

A transformação impulsionada por dados tem sido determinante na evolução das estratégias de gestão de pessoas. Hoje, é possível cruzar dados de remuneração, benefícios, utilização de planos de saúde, absentismo, engagement e perceções dos colaboradores, para apoiar decisões que equilibram competitividade, sustentabilidade de custos e valor percebido.

Através de bases de dados salariais globais e ferramentas de talent intelligence, as organizações conseguem comparar práticas salariais com o mercado, modelar cenários para orçamentos de aumentos, bónus, incentivos e benefícios e identificar funções críticas onde a competitividade pode estar comprometida. Para os líderes de RH, isto significa usar dados não apenas para reportar, mas para influenciar decisões estratégicas lado a lado com a direção financeira e a gestão de topo.

Onde estão as principais fragilidades na gestão de pessoas em Portugal e que mudanças devem as empresas assumir para mitigar riscos?

Muitas organizações continuam a operar com estruturas salariais desajustadas, modelos de carreira pouco claros e uma visão fragmentada da compensação. A gestão da saúde e bem-estar tende a ser reativa, quando as necessidades atuais e os riscos emergentes (envelhecimento da força de trabalho, doenças crónicas, saúde mental, pressão financeira) exigem estratégias preventivas e integradas, que combinem dados clínicos, absentismo, produtividade e feedback dos colaboradores.

Para enfrentar os próximos anos, é fundamental reforçar a governance salarial, adotar ferramentas de análise de
dados e feedback, estruturar frameworks de carreira transparentes e desenvolver programas de benefícios centrados nas pessoas, segmentados e flexíveis.

Que mensagem essencial traz ao Fórum RH e o que pretende a Aon Portugal acrescentar ao debate?

No Fórum RH, queremos reforçar uma convicção crítica: os riscos humanos são riscos estratégicos e, por isso, devem ser geridos com a mesma disciplina, rigor analítico e visão integrada que outros riscos de negócio.

A nossa mensagem é simples: não basta pagar bem, é preciso recompensar melhor. Isso implica olhar para salários, benefícios, saúde e bem-estar, usando dados reais para perceber o que as pessoas valorizam, o que funciona e onde é preciso ajustar rapidamente a estratégia.

Artigo publicado na edição 164 da RHmagazine, referente aos meses de maio e junho de 2026

Assista também ao Fórum RH Talks com Nuno Abreu, Responsável da área de Consultoria da Aon. Este podcast integra uma série de conversas promovida pela RHmagazine, em parceria com os parceiros do Fórum RH 2026, dedicada aos grandes desafios, tendências e transformações da gestão de pessoas.


Aproveite e leia já as últimas edições da RHmagazine AQUI

Mais sobre absentismoAon Portugalatração e retenção de talentobem estarBenefícios flexíveisBenefícios;CompensaçãoEmployer BrandingEngagementequidade salarialExperiência do ColaboradorFlexibilidadeFórum RHGestão de pessoasliderançapeople analyticsprodutividaderecursos humanosRemuneraçãoRHSaúdeSaúde mentaltotal rewardstransparência salarial
Notícia anterior

Cofidis: cultura de confiança e de proximidade

Notícia seguinte

Academia Salvador: formar para incluir, transformar para crescer

Recomendamos

Regresso às aulas. Tem filhos? Este direito que “quase ninguém usa” pode ajudá-lo a conciliar trabalho e escola

Regresso às aulas. Tem filhos? Este direito que “quase ninguém usa” pode ajudá-lo a conciliar trabalho e escola

15 de Setembro, 2026
Trabalhadores estrangeiros em Portugal: o panorama legal atual

Do “no-poach” aos salários: a Concorrência está cada vez mais de olhos postos nos recursos humanos

15 de Setembro, 2026
Crónica: 2025 – O Ano de Todos os Perigos – por Mário Ceitil, Assembleia Geral da APG

Crónica. “A tecnoautocracia e o mal-estar na aprendizagem”, por Mário Ceitil

15 de Setembro, 2026
Mercado de escritórios em risco com a IA? Lisboa prova que não é bem assim

Na China, a IA já permite fazer mais com menos pessoas. Os tribunais começam agora a definir os limites

14 de Setembro, 2026
Quatro desafios, quatro webinars. Da saúde à transparência salarial, WTW debate o que está a mudar nas empresas

Quatro desafios, quatro webinars. Da saúde à transparência salarial, WTW debate o que está a mudar nas empresas

14 de Setembro, 2026
“A transparência salarial vai muito além de uma alteração legislativa”: o que esteve em debate no encontro do Grupo Egor

“A transparência salarial vai muito além de uma alteração legislativa”: o que esteve em debate no encontro do Grupo Egor

14 de Setembro, 2026
VEJA MAIS
Notícia seguinte
Academia Salvador: formar para incluir, transformar para crescer

Academia Salvador: formar para incluir, transformar para crescer

  • MAIS POPULARES
  • ÚLTIMAS
Coverflex prevê subida nos custos dos seguros de saúde das empresas em Portugal

Aumentos salariais de 3,2% em 2027? Sim, mas não para todos. Passamos a explicar

7 de Setembro, 2026
Sabe em que condições pode aplicar a isenção de horário de trabalho?

Sabe em que condições pode aplicar a isenção de horário de trabalho?

11 de Novembro, 2024
RH Talk – O Paradoxo de 2026: mais tecnologia, menos energia humana?

RH Talk – O Paradoxo de 2026: mais tecnologia, menos energia humana?

25 de Junho, 2026
Regresso às aulas. Tem filhos? Este direito que “quase ninguém usa” pode ajudá-lo a conciliar trabalho e escola

Regresso às aulas. Tem filhos? Este direito que “quase ninguém usa” pode ajudá-lo a conciliar trabalho e escola

15 de Setembro, 2026
Trabalhadores estrangeiros em Portugal: o panorama legal atual

Do “no-poach” aos salários: a Concorrência está cada vez mais de olhos postos nos recursos humanos

15 de Setembro, 2026
Crónica: 2025 – O Ano de Todos os Perigos – por Mário Ceitil, Assembleia Geral da APG

Crónica. “A tecnoautocracia e o mal-estar na aprendizagem”, por Mário Ceitil

15 de Setembro, 2026

Agenda de Eventos

Set 19
9:00 - 19:00

EU DECIDO 2026

Set 30
9:00 - 12:30

Employer Branding by iiRH 2026

Out 1
10:00 - 11:00

Human Risk Insights Talks

Out 20
8:30 - 18:00

Global Talent Day 2026

Nov 3
Novembro 3 @ 8:00 - Novembro 5 @ 17:00

Conferência: Labour Law Day

Ver calendário
TODOS OS EPISÓDIOS AQUI

Passaporte

LeYa inicia novo capítulo com Sofia Correia de Barros como CEO

LeYa inicia novo capítulo com Sofia Correia de Barros como CEO

7 de Setembro, 2026
Carla Sousa é a nova Business Director da Unidade de Serviços da Talenter

Carla Sousa é a nova Business Director da Unidade de Serviços da Talenter

4 de Setembro, 2026
Manuel Flahault é o novo rosto da liderança da Air France-KLM na Península Ibérica

Manuel Flahault é o novo rosto da liderança da Air France-KLM na Península Ibérica

1 de Setembro, 2026

Newsletter Semanal

  • 15.2k Fans
  • 3k Followers
  • 1.4k Subscribers

RHmagazine | Leia gratuitamente

Vídeos | Eventos by iiRH

https://www.youtube.com/watch?v=gaMUX4V0g_k
https://www.youtube.com/watch?v=2vJi28grd30&t=16s

assinatura da newsletter

O IIRH-Instituto de Informação em Recursos Humanos é o mais importante ponto de encontro do setor da Gestão de Pessoas de Portugal e é detentor da marca RHmagazine. No IIRH proporcionamos interações relevantes aos profissionais de Recursos Humanos, a empresas fornecedoras do setor e a estudiosos da área. Somos inovadores e influentes, criamos conhecimento através dos nossos Estudos e Publicações (RHmagazine, Guias práticos e eBooks) e proporcionamos experiências diferenciadoras de networking nos nossos eventos físicos (Fórum RH, Global Talent Day e Prémios RH) e digitais (webinares). 

Compartilhamos informações transformadoras para as empresas. Facilitamos o networking , criamos oportunidades!  

Somos 100% RH há 28 anos!

Acompanhe-nos nas Redes Socias

Twitter Facebook-f Youtube Instagram Linkedin

© 2020 IIRH. All rights reserved.

Made with ❤ by JCG

Welcome Back!

Login to your account below

Forgotten Password?

Retrieve your password

Please enter your username or email address to reset your password.

Log In

Add New Playlist

No Result
View All Result
  • RHmagazine
    • Ler a RHmagazine Digital GRATUITAMENTE
    • Saiba mais sobre a RHmagazine
    • Arquivo de edições da RHmagazine
    • Assinar a RHmagazine (papel)
  • ATUALIDADE
    • MERCADORH
      • NOTÍCIAS DO MERCADORH
      • PESSOASRH
      • PASSAPORTE
      • CRÓNICAS & OPINIÃO
      • MERCADO DOS BENEFÍCIOS by Edenred
    • ESTRATÉGIA
      • RECRUTAMENTO & ONBOARDING
      • APRENDIZAGEM, FORMAÇÃO E COACHING
      • SAÚDE E BEM ESTAR
      • COMPENSAÇÃO & REMUNERAÇÃO
      • SOFTWARES RH
      • DIREITO DO TRABALHO
      • TENDÊNCIAS RH
      • GESTÃO DA CARREIRA RH
      • ARTIGOS TÉCNICOS
  • EVENTOSRH
    • EVENTOS ONLINE WEBINARS
    • EVENTOS PRESENCIAIS
  • BIBLIOTECARH
    • GUIAS | EBOOKS | ESTUDOS
    • PODCASTS
  • FORNECEDORESRH
  • FormaçãoRH
  • Sobre nós

© 2020 IIRH - All rights reserved. (function(e,t,o,n,p,r,i){e.visitorGlobalObjectAlias=n;e[e.visitorGlobalObjectAlias]=e[e.visitorGlobalObjectAlias]||function(){(e[e.visitorGlobalObjectAlias].q=e[e.visitorGlobalObjectAlias].q||[]).push(arguments)};e[e.visitorGlobalObjectAlias].l=(new Date).getTime();r=t.createElement("script");r.src=o;r.async=true;i=t.getElementsByTagName("script")[0];i.parentNode.insertBefore(r,i)})(window,document,"https://diffuser-cdn.app-us1.com/diffuser/diffuser.js","vgo"); vgo('setAccount', '610690736'); vgo('setTrackByDefault', true); vgo('process');