ASSINAR NEWSLETTER
Terça-feira, Outubro 20, 2026
  • Login
RHmagazine
  • RHmagazineLEIA AQUI GRATUITAMENTE!
    • Ler a RHmagazine Digital GRATUITAMENTE
    • Saiba mais sobre a RHmagazine
    • Arquivo de edições da RHmagazine
    • Assinar a RHmagazine (papel)
  • ATUALIDADE
    • MERCADORH
      • NOTÍCIAS DO MERCADORH
      • PESSOASRH
      • PASSAPORTE
      • CRÓNICAS & OPINIÃO
      • MERCADO DOS BENEFÍCIOS by Edenred
    • ESTRATÉGIA
      • RECRUTAMENTO & ONBOARDING
      • APRENDIZAGEM, FORMAÇÃO E COACHING
      • SAÚDE E BEM ESTAR
      • COMPENSAÇÃO & REMUNERAÇÃO
      • SOFTWARES RH
      • DIREITO DO TRABALHO
      • TENDÊNCIAS RH
      • GESTÃO DA CARREIRA RH
      • ARTIGOS TÉCNICOS
  • EVENTOSRH
    • EVENTOS ONLINE WEBINARS
    • EVENTOS PRESENCIAIS
  • BIBLIOTECARH
    • GUIAS | EBOOKS | ESTUDOS
    • PODCASTS
  • FORNECEDORESRH
  • employer branding
  • FormaçãoRH
  • Sobre nós
No Result
View All Result
RHmagazine
No Result
View All Result

Ao minuto: acompanhe aqui a 8.ª edição do Global Talent Day

A RHmagazine acompanha, ao longo do dia, os principais momentos do Global Talent Day (GTD) 2026.

IIRH Por IIRH
20 de Outubro, 2026
em DESTAQUES, TENDÊNCIAS RH
0
Ao minuto: acompanhe aqui a 8.ª edição do Global Talent Day
7
Partilhas
78
Visualizações

O

GTD, uma iniciativa do Instituto de Informação em Recursos Humanos (iiRH)/RHmagazine, regressa esta terça-feira, 20 de outubro, ao Fórum Tecnológico de Lisboa, na Lispolis, para uma edição dedicada às transformações que estão a mudar a forma como as empresas trabalham, lideram e gerem pessoas.

Sob o tema “Experiência do Colaborador 6.0: como criar organizações mais humanas, inteligentes e preparadas para o futuro do trabalho”, o encontro reúne profissionais de recursos humanos (RH), responsáveis empresariais e especialistas para discutir desafios que atravessam organizações de diferentes dimensões e setores. Sob o tema “Experiência do Colaborador 6.0: como criar organizações mais humanas, inteligentes e preparadas para o futuro do trabalho”, a 8.ª edição do encontro reúne especialistas, líderes empresariais e profissionais de recursos humanos (RH).

A transparência salarial é um dos temas em destaque, numa altura em que as empresas enfrentam novas exigências. A inteligência artificial (IA) ocupa igualmente um lugar central no programa, não apenas pelas oportunidades de automatização e aumento da produtividade, mas também pelas dúvidas que levanta sobre o desenvolvimento de competências e o futuro das profissões. Há ainda espaço para discutir a liderança de equipas multigeracionais, o bem-estar financeiro, a formação personalizada, a gestão de talento baseada em dados e as dificuldades de entrada dos jovens no mercado de trabalho.

Além das conferências e mesas-redondas, o programa integra três workshops e uma área de exposição com experiências interativas, demonstrações tecnológicas e iniciativas promovidas pelos patrocinadores. Entre as atividades anunciadas estão uma experiência imersiva de realidade virtual que testa competências de comunicação e confiança, jogos relacionados com a gestão de pessoas e o GTD Quest, que desafia os participantes a percorrer os stands e a acumular pontos para se habilitarem a ganhar prémios.

O evento conta com a Coverflex como patrocinador premium e com o apoio da ADP, ATEC, Bizneo HR, B-Training Consulting, Clan, Factorial, Grow-Ing, ISCTE Executive Education, Nova School of Business and Economics, SISQUAL WFM e Wellhub/Urban Sports Club. Entre os expositores e outros apoios estão a Academia Cuatrecasas, Adecco Portugal, Aquaservice, Centralmed, corporate benefits, Cuboo Experience, deel., Delta Cafés, Didaskalia, Edenred Portugal, Escola Comércio Lisboa, EVOLVE, GFoundry, Grupo Egor, HR Path, InPar, Lispolis, Nubhora, Porto Business School, Pulso Portugal, UPstanding Talent Management, VIP District by Epassi e Wall Street English Portugal.

08h25 | O GTD 2026 já abriu portas

O Fórum Tecnológico de Lisboa, na Lispolis, abre as portas à 8.ª edição do GTD, que reúne profissionais de recursos humanos, líderes empresariais e especialistas para discutir as transformações do mundo do trabalho. São esperados mais de 500 participantes.

09h08 | Arranca a 8.ª edição

A sessão inaugural, a cargo de Cristina Martins de Barros, Fundadora do iiRH e Diretora Editorial da RHmagazine, dá início a um dia dedicado às mudanças tecnológicas, económicas e geracionais que estão a transformar o mundo do trabalho. Segue-se um momento de humor corporativo protagonizado pela Didaskalia, antes da primeira palestra, dedicada à convivência entre diferentes gerações nas empresas.

09h32 | Quatro gerações na mesma empresa: o problema está nas idades ou na liderança?

Baby Boomers, Geração X, Millennials e Geração Z partilham hoje os mesmos espaços de trabalho. Mas será que as diferenças geracionais são tão profundas como se afirma ou estaremos a transformar estereótipos em explicações demasiado simples para problemas complexos? Generosa do Nascimento, Diretora do Executive Master em Gestão Estratégica de Pessoas e Liderança do ISCTE Executive Education, sobe ao palco para desafiar as empresas a repensarem a forma como olham para a diversidade geracional.

Na sua intervenção, designada “Coortes Geracionais: “Choques” ou “Pontes”, a responsável recomenda “passarmos verdadeiramente do paradigma da gestão de recursos humanos para um conceito de gestão estratégica de pessoas”. Quanto ao papel do líder, considera que é necessária uma liderança visionária, em que cada líder desenvolve uma relação com os colaboradores.

“A idade influencia experiências, mas não determina capacidades.” “Incluam”, apela.

09h54 | Atrair talento não chega. O verdadeiro desafio é fazer as pessoas quererem ficar

As empresas investem cada vez mais na atração de profissionais, mas nem sempre conseguem criar condições para que estes queiram permanecer. A retenção de talento está no centro da conversa entre Rui Miguel Nabeiro, CEO do Grupo Nabeiro-Delta Cafés, e José Pedro Fernandes, Vice-Presidente da SISQUAL WFM.

Para Rui Miguel Nabeiro, a resposta começa na relação de confiança entre as organizações e os trabalhadores. “A proximidade entre as pessoas, a liberdade de cometerem erros e de não terem medo de errar, faz crescer e evoluir. Ter uma organização em que as pessoas podem propor é uma empresa em crescimento e inovação”, defende.

10h00 | Dizer a alguém para ser mais proativo não chega

“Precisas de ter mais iniciativa.” A frase é familiar a muitos profissionais, mas pode deixar uma pergunta por responder: o que significa, concretamente, fazer diferente? Rui Santos, Diretor-Geral da InPar, dedica o primeiro workshop do GTD – “Como dar Feedback: O feedback que muda comportamentos” – à importância de estruturar conversas de feedback capazes de promover autonomia e responsabilização. A sessão decorre entre as 10h00 e as 11h00, em paralelo com o programa principal da conferência.

10h14 | O dinheiro também pesa no bem-estar

As preocupações financeiras não desaparecem quando começa o horário de trabalho. A dificuldade em poupar, a gestão das despesas quotidianas e a incerteza quanto ao futuro económico podem acompanhar os trabalhadores ao longo do dia. Inês Odila, Country Manager da Coverflex Portugal, coloca a literacia financeira no centro da discussão sobre o bem-estar dos colaboradores, sublinhando que se trata de uma “competência essencial para a autonomia dos colaboradores”. “Durante muitos anos decidimos coisas pelos colaboradores. Hoje, começamos a ter as pessoas cada vez mais a questionar” e, portanto, “cada vez falamos mais de flexibilidade e de personalização”.

10h40 | Transparência salarial: as empresas vão ter de explicar diferenças que antes ficavam por explicar

Porque é que dois trabalhadores com funções semelhantes recebem salários diferentes? Que critérios justificam essas diferenças? E estarão as empresas preparadas para explicar decisões remuneratórias que, durante anos, raramente tiveram de fundamentar perante os colaboradores?

A transparência salarial está a colocar estas perguntas no centro da gestão de pessoas. O tema reúne Mariana Pinto Leite, Head of People & Talent da Sogrape Vinhos, Carla Regina Oliveira, Corporate Director of Human Resources da Brasmar, e Maria João Banazol, Gestora de Remunerações, Benefícios e Analytics da Sumol Compal, numa mesa-redonda moderada por Jorge Bento, District Sales Manager da ADP Iberia.


Aproveite e leia já as últimas edições da RHmagazine AQUI

Mais sobre futuro do trabalhoGestão de talentoGlobal Talent Day 2026GTDGTD 2026IAInteligência Artificialliderançarecursos humanosRHtransparência salarial
Notícia anterior

As empresas têm explicações a dar: 63% dos trabalhadores não acreditam nos critérios que ditam os seus salários

Recomendamos

Transparência salarial: o “elefante” nos corredores das empresas

As empresas têm explicações a dar: 63% dos trabalhadores não acreditam nos critérios que ditam os seus salários

19 de Outubro, 2026
Greves nas escolas: a empresa é obrigada a aceitar a falta dos pais?

Greves nas escolas: a empresa é obrigada a aceitar a falta dos pais?

19 de Outubro, 2026
“Um bom kit funciona quando cada elemento cumpre uma função clara”

“Um bom kit funciona quando cada elemento cumpre uma função clara”

19 de Outubro, 2026
Há um novo observatório dedicado ao bem-estar nas empresas e os RH devem conhecê-lo. Chama-se WellLab

Há um novo observatório dedicado ao bem-estar nas empresas e os RH devem conhecê-lo. Chama-se WellLab

16 de Outubro, 2026
O problema não é apenas quem falta. Afinal, as maiores perdas vêm de quem está presente (e os números impressionam)

O problema não é apenas quem falta. Afinal, as maiores perdas vêm de quem está presente (e os números impressionam)

16 de Outubro, 2026
Aceitaria um emprego por causa deste benefício? Há um dado que deve fazer os RH repensar a estratégia

Aceitaria um emprego por causa deste benefício? Há um dado que deve fazer os RH repensar a estratégia

16 de Outubro, 2026
VEJA MAIS

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

  • MAIS POPULARES
  • ÚLTIMAS
Estes foram os seis temas críticos que fizeram cair o acordo da reforma laboral

O salário mínimo vai subir em 2027. Saiba quais os três valores em cima da mesa

12 de Outubro, 2026
RH Talk – O Paradoxo de 2026: mais tecnologia, menos energia humana?

RH Talk – O Paradoxo de 2026: mais tecnologia, menos energia humana?

25 de Junho, 2026
Já disponíveis as tabelas de retenção de IRS para 2026. Veja aqui!

Já disponíveis as tabelas de retenção de IRS para 2026. Veja aqui!

6 de Janeiro, 2026
Ao minuto: acompanhe aqui a 8.ª edição do Global Talent Day

Ao minuto: acompanhe aqui a 8.ª edição do Global Talent Day

20 de Outubro, 2026
Transparência salarial: o “elefante” nos corredores das empresas

As empresas têm explicações a dar: 63% dos trabalhadores não acreditam nos critérios que ditam os seus salários

19 de Outubro, 2026
Greves nas escolas: a empresa é obrigada a aceitar a falta dos pais?

Greves nas escolas: a empresa é obrigada a aceitar a falta dos pais?

19 de Outubro, 2026

Agenda de Eventos

Out 20
8:30 - 18:00

Global Talent Day 2026

Nov 3
Novembro 3 @ 8:00 - Novembro 5 @ 17:00

Conferência: Labour Law Day

Nov 4
Novembro 4 @ 8:00 - Novembro 6 @ 17:00

Conferência: Transparência Salarial

Nov 4
10:00 - 16:00

This Is Me- Associação Salvador

Nov 24
Novembro 24 @ 8:00 - Novembro 26 @ 17:00

Conferência: People Analytics Day

Ver calendário
TODOS OS EPISÓDIOS AQUI

Passaporte

Da Academia Montepio à Federação Portuguesa de Futebol. O novo desafio de Lurdes Romeiro Serrão

Da Academia Montepio à Federação Portuguesa de Futebol. O novo desafio de Lurdes Romeiro Serrão

13 de Outubro, 2026
United Hospitality Management tem nova responsável de RH para a Europa. Quem foi escolhida?

United Hospitality Management tem nova responsável de RH para a Europa. Quem foi escolhida?

12 de Outubro, 2026
Verdasca Group escolhe Sónia Afonso como nova Diretora de Recursos Humanos

Sónia Afonso é a nova Diretora de Recursos Humanos da Marec, Espaço Casa

7 de Outubro, 2026

Newsletter Semanal

  • 15.2k Fans
  • 3k Followers
  • 1.4k Subscribers

RHmagazine | Leia gratuitamente

Vídeos | Eventos by iiRH

https://www.youtube.com/watch?v=gaMUX4V0g_k
https://www.youtube.com/watch?v=2vJi28grd30&t=16s

assinatura da newsletter

O IIRH-Instituto de Informação em Recursos Humanos é o mais importante ponto de encontro do setor da Gestão de Pessoas de Portugal e é detentor da marca RHmagazine. No IIRH proporcionamos interações relevantes aos profissionais de Recursos Humanos, a empresas fornecedoras do setor e a estudiosos da área. Somos inovadores e influentes, criamos conhecimento através dos nossos Estudos e Publicações (RHmagazine, Guias práticos e eBooks) e proporcionamos experiências diferenciadoras de networking nos nossos eventos físicos (Fórum RH, Global Talent Day e Prémios RH) e digitais (webinares). 

Compartilhamos informações transformadoras para as empresas. Facilitamos o networking , criamos oportunidades!  

Somos 100% RH há 28 anos!

Acompanhe-nos nas Redes Socias

Twitter Facebook-f Youtube Instagram Linkedin

© 2020 IIRH. All rights reserved.

Made with ❤ by JCG

Welcome Back!

Login to your account below

Forgotten Password?

Retrieve your password

Please enter your username or email address to reset your password.

Log In

Add New Playlist

No Result
View All Result
  • RHmagazine
    • Ler a RHmagazine Digital GRATUITAMENTE
    • Saiba mais sobre a RHmagazine
    • Arquivo de edições da RHmagazine
    • Assinar a RHmagazine (papel)
  • ATUALIDADE
    • MERCADORH
      • NOTÍCIAS DO MERCADORH
      • PESSOASRH
      • PASSAPORTE
      • CRÓNICAS & OPINIÃO
      • MERCADO DOS BENEFÍCIOS by Edenred
    • ESTRATÉGIA
      • RECRUTAMENTO & ONBOARDING
      • APRENDIZAGEM, FORMAÇÃO E COACHING
      • SAÚDE E BEM ESTAR
      • COMPENSAÇÃO & REMUNERAÇÃO
      • SOFTWARES RH
      • DIREITO DO TRABALHO
      • TENDÊNCIAS RH
      • GESTÃO DA CARREIRA RH
      • ARTIGOS TÉCNICOS
  • EVENTOSRH
    • EVENTOS ONLINE WEBINARS
    • EVENTOS PRESENCIAIS
  • BIBLIOTECARH
    • GUIAS | EBOOKS | ESTUDOS
    • PODCASTS
  • FORNECEDORESRH
  • employer branding
  • FormaçãoRH
  • Sobre nós

© 2020 IIRH - All rights reserved. (function(e,t,o,n,p,r,i){e.visitorGlobalObjectAlias=n;e[e.visitorGlobalObjectAlias]=e[e.visitorGlobalObjectAlias]||function(){(e[e.visitorGlobalObjectAlias].q=e[e.visitorGlobalObjectAlias].q||[]).push(arguments)};e[e.visitorGlobalObjectAlias].l=(new Date).getTime();r=t.createElement("script");r.src=o;r.async=true;i=t.getElementsByTagName("script")[0];i.parentNode.insertBefore(r,i)})(window,document,"https://diffuser-cdn.app-us1.com/diffuser/diffuser.js","vgo"); vgo('setAccount', '610690736'); vgo('setTrackByDefault', true); vgo('process');